Ele está fazendo referência à passagem bíblica do Evangelho de Marcos 12.17.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu sei. Só acho uma interpretação enganosa tratar até mesmo o Bitcoin como um dinheiro de César, assim como também acho enganoso tratar o Bitcoin como algo divino e acima de todo o resto das coisas...

Mas se ainda acham que todo dinheiro é de César, podem se desfazer dele deixando tudo comigo, eu aceito kkk

Na minha visão pessoal, mesmo no sentido estritamente econômico, o capital humano é muito mais valioso que o capital financeiro, mas, ainda assim, precisamos de ferramentas para produzir diversas coisas e um bom dinheiro é uma excelente ferramenta.

César figura aí como poderes temporais distintos dos espirituais. Jesus alerta para distinguir bem um do outro. Até o BTC pode fazer mal à alma se se confundir as coisas. É só ver o tanto de doido de pedra nesse meio: é um maluco a cada bloco minerado.

Mesmo que se coloque dessa forma, não há algo próprio do dinheiro em si (desconsiderando o funcionamento FIAT) que o leve a um César, pois o dinheiro é só uma ferramenta de troca e não uma conduta espiritual.

...por isso o Sathoshi não poderia ser um santo.

Acho que você está confundindo a figura Satoshi com o dinheiro ou com o uso comum do dinheiro.

Satoshi foi quem possibilitou, através da criação de um novo dinheiro, que pessoas no mundo todo pudessem ter autonomia e não financiarem ao Estado, "o César", a máquina de escravidão, guerras e desgraças.

Parto aqui da questão de se produzir isso é ou não espiritualmente elevado, inclusive a ponto de ser beatificado. Por isso perguntei...

Só não vejo como o Satoshi se comprara a um 'César'.

Concordo que, de fato, do dinheiro em si, não. Porém, repito: Até o BTC pode fazer mal à alma se se confundir as coisas.

Tudo pode fazer mal se mal usado ou se mal tratado...