Olá,

Como Português sempre me pergunto porque será que existem tantos brasileiros a mudarem-se para Portugal. Isto porque os preços das casas são atraentes no Brasil, e existem oportunidades económicas, etc, etc.

Então acabo sempre por encontrar o ponto de que o grande problema é mesmo a insegurança. Nesse sentido pergunto-me, será que o Brasil é inseguro também em cidades/vilas mais pequenas?

É dizer, será que a vida não é boa em sitios mais rurais ao ponto de que as pessoas nunca voltam para municipios mais pequenos, e optam sempre por sair do país. i.e de São Paulo para Portugal, e nunca de São Paulo para uma vila pequena no interior do Brasil.

Obrigado e cumprimentos!

#brasil #portugal #askbrasil #pt

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O problema do Brasil é que você sempre se fode, os políticos sempre colocam o pé na tua frente para você tropeçar e cair, se não são os políticos são as pessoas comuns, em cidades pequenas é pior na maioria dos lugares, parece que todos querem o seu mal, a maior parte tem QI baixo e mais atrapalha do que ajuda, sinto que não consigo me desenvolver seja humanamente ou economicamente por conta da cultura. As lei, são leis burras, que só servem para te proibir de algo, nunca colaboram para o desenvolvimento, a burocracia funciona para sugar sua paciência, enquanto quem paga propina consegue o que quiser além das leis, principalmente amigos do rei, tem leis que ninguém conhece que você precisa uma petição com assinatura de meia dúzia de deputados, o papel que te dão dá a você vantagens econômicas surreais, quem tenta abrir um negócio de acordo com as regras gerais normalmente fracassa em até 2 anos. Não sobrando muita coisa você consegue um emprego inútil que te paga bem, mas nunca vai ser pago o bem o suficiente, caso não fique recebendo um salário mínimo trabalhando 6 dias e folgando 1.

Os preços aqui comparados com o se ganha é uma coisa ridícula, por exemplo em uma capital não sei como alguém sobrevive ganhando menos de 3 salários mínimos, você precisa um para ter o que comer, mais um e um pouco para ter moradia e um tanto para emprevistos, a média salarial aqui é 3000 reais e o salário mínimo 1500.

Sei que tem insegurança em todos os lugares, mas nós grandes centros o nível já é de guerra urbana, insuportável. Mas eu acho que o mais pega na vida do interior é que em valores absolutos você é recompensado com menos dinheiro e nosso dinheiro não vale nada, daí a maioria só subsiste mesmo, porque não tem dinheiro e nem trabalho. Se você vier morar ganhando em Euro ou Dólar certamente vai ter uma vida de rei, mas com essa moedinha de nada, esse token do dólar chamado de Real, você não vai muito pra frente. Daí muita gente só vê a alternativa de vazar mesmo.

Para mim o problema seria os serviços de saúde que são horríveis no interior, mas isso depende do estado e o porte da cidade. Quanto a violência acredito que no interior é menor. Minha família migrou do interior para capital por diversos motivos, porém hoje com educação cara e pior nas capitais, violência e custo de vida não seinse compensa sair do interior para capital. A questão é como ter dinheiro no interior?

Obrigado pela resposta! Então neste caso o desafio seria talvez encontrar trabalho remoto, e/ou em combinação criar algo na agricultura local, etc.

E claro, mudar a perspectiva das pessoas para uma vida mais soberana e com mais qualidade de vida talvez?

Persistem os problemas de Saúde.

Como fica vc se retorcendo de dor a 50km de um hospital minimamente equipado? (Parece uma distância curta, mas dependendo do local - por exemplo uma serra - ou das estradas, pode ser uma eternidade).

Outra, e no caso de um tratamento intensivo, onde deve,-se semanalmente se tratar?

Uma coisa q n foi lembrada é a infra para rede elétrica. Dependendo do local vc pode ficar dias sem eletricidade

Ele pode ter a opção de procurar uma cidade de 200 mil habitantes e ficar na vizinhança dela. São alternativas. E mais capital líquido fora do Brasil ou melhor na on-chain.

De onde vem a renda "na onchain"? 🙄

Me expressei mal. Não renda na onchain, é ter capital mesmo guardado em Bitcoin. Quanto a ganhar dinheiro fiat etc...não tenho ideia. Hahaha

Isto na verdade são tudo problemas fáceis de resolver. 50km é pouca distância na verdade, etc.

Não se a dor for enlouquecedora.

Analgésicos, primeiros socorros, médicos nas proximidades, ambulâncias, etc, etc. Pode-se criar estruturas de emergência que te salvem a vida. É dizer, se esse é o teu medo então essa é a tua oportunidade. Porque o objectivo é ser mais livre. Dá para criar modelos melhores.

Tudo isso pode acontecer em qualquer lado. Quem realmente quer, encontra solução. Quem não quer, encontra obstáculos.

Que interessante, toda essa estrutura já existe... em grandes centros urbanos.

Quando vc tiver uma dor lacinante a 50km de uma ajuda mínima, vamos ver se toda essa teoria romântica autossuficiente pseudolibertária vai te servir.

Não é encontrar obstáculos, é simplesmemte crer na divisão do trabalho.

Sim. Se você tiver rendas em euro ou dólares fica bem confortável. E compra uma pistola ou revólver caso precise queimar algum vagabundo.

Hoje moro em Portugal mais pretendo fazer isso comprar uma quantidade de terra em um interior no Brasil e viver. Mais pra mim pra valer a pena o cara realmente tem que ter renda extra vinda do exterior e um segundo passaporte

Eu discordo de vc. Apenas uma opinião.

Terra é física e pode ser confiscada ou invadida num lugar sem lei.

O melhor cenário é uma combinação. i. ter uma pequena parcela de seus bitcoins convertidos em "investimentos" q gerem fluxo de caixa (como expus acima) e ii. ter a mobilidade q vc falou, n só em termos de cidadania, mas residência fiscal em um lugar com burocracia atrasada (onde processos burocráticos dependem de papelada e carimbos demorados).

Eu acho essa combinação muito espartana pra pessoas comuns, com família etc. Talvez n tudo, mas partes dessa combinação, seja o melhor pra cada um.

Eu tenho filho e tenho muita vontade de criar raízes em um lugar fixo. Quero ter essa propriedade pra isso, mais em uma situação de ter que deixar pra trás numa situação de confisco por exemplo o meu volume de patrimônio vai tá em Bitcoin e o restante em algum investimento nós EUA.

Eu entendi que são três coisas q te atraem nessa combinação, me corrija se for o caso, por favor.

A primeira é o prazer de trabalhar a terra, a segunda é a poupança de bitcoin e a terceira é uma espécie de complementação de renda advinda de moeda mais forte. OK.

Vou dar agora meus objetivos. Primeiramente vem o bitcoin, para passar para a próxima geração e servir de seguro. Segundo vem a renda, só q diferentemente de vc, não quero perder em custos, altos spreads de conversão cambial interfiat e yields baixíssimos.

Em terceiro, quero me dedicar à filantropia. Em vida criar uma estrutura sustentável de modo que as futuras gerações toquem isso. Já pensei sobre a "maldição" que seria os filhos assumirem os negócios dos pais, mas q se dane, quem em sã consciência não gostaria de ter como objetivo de vida ajudar o próximo!?

O Brasil tem laços antigos com Portugal qua vão de culinária, língua, religião e etc. Vários dispositivos legais favorecem portugueses, por exemplo. É mais uma opção. Veja, se explodir uma guerra em larga escala no continente europeu tem um lugar para ir tranquilamente.

O que quebra minha cabeça é ter que vender meus Satoshi pra comprar porcaria pra ter renda passiva

Você acha que vale mais a pena trocar os Bitcoins por ativos que gerem caixa em fiat do que por exemplo manter os Bitcoins e pegar empréstimo colaterizado em Bitcoin para pagar as despesas do mundo fiat?

Sim, pq esse último q vc abordou n existe!

Não existe hoje viabilidade, ou seja, um emprestimo de 5 anos a juros não absurdos! Até aq isso é um sonho (pode ser q mude, mas estou escutando issohaá uns 5 - 10 anos e naaaada até aq!)

As cidades de interior são mais seguras e, normalmente, tem uma qualidade de vida maior, mas o problema é que não tem oportunidade de crescimento financeiro nenhum. Os próprios jovens dessas cidades mudam-se para centros meiores, buscando oportunidade e estudo, então, a maioria delas está lentamente decaindo. No geral, esse país não recompensa quem quer viver honestamente, muito pelo contrário, ele trata o honesto como marginal, e o marginal como pobre coitado, tabto na justiça, quanto na economia, e por isso a melhor escolha que se pode fazer é sair desse inferno.

Honestamente, a princípio foi por causa da violência urbana, sendo muito sincero (assaltos, tiroteios etc). Mas hoje percebo que há outros benefícios que eu nem dava importância na época. Estou nos EUA há 2 meses, antes pensei em ir para Portugal em virtude do idioma; mesmo sabendo falar inglês, passei alguns perrengues no início que certamente não teria passado em Portugal.