Acho que sua resposta mistura dois momentos, o declínio acelerado do Fiat e o padrão bitcoin.

No padrão bitcoin empréstimos acontecerão como no tempo do padrao metálico. O não pagamento leva à tomada de bens, servidão ou punições físicas.

No declínio Fiat, vc poderá assumir dividas em fiat, com garantia em btc, e viver do dinheiro emprestado. Como o btc vai se valorizar frente ao fiat, sua margem vai se renovar de tempos em tempos, e vc toma mais empréstimo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Esse é o meu ponto, eu fiz essa diferenciação em cima.

Quando a moeda FIAT estiver em declínio, o empréstimo colateralizado em btc faz todo o sentido. mas no padrão Bitcoin, já não fará sentido.

A pergunta no twitter, refere-se ao período no padrão Bitcoin, mas a maioria dos bitcoiners responderam, que o empréstimo colateralizado era a solução. Posso estar errado, mas eu estou com muitas dificuldades em perceber qual a vantagem desses empréstimos, por isso perguntei.

A sensação que eu tenho, é que as pessoas usam constantemente a expressão "empréstimo colateralizado" como resposta para tudo, sem nunca ter pensado verdadeiramente no assunto. Ouviram alguém dizer isso, agora repetem, sem pensar no que dizem.

Mas é só voltar ao passado. Empréstimos eram muito menores e concedidos a reis e grandes comerciantes que possuíam nome e garantias. O exemplo notório é aquele do Mercador de Veneza.

A resposta simples é essa: Não, não haveria empréstimos pra se comprar uma casa ou uma geladeira (consumo). Mas sim pra grandes empreendimentos com risco retorno melhor do que só segurar bitcoins. Um desses momentos, foi no passado, o patrocínio da Coroa Espanhola para descobrir umarotaa mais curta para as Índias.

Gostei da sua provocação, vou te seguir.

Outro dia via um podcast fascinante justamente sobre isso, qual seria a elasticidade do bitcoin num ambiente já de padrão bitcoin? Nas curvas de oferta e demanda, a oferta de bitcoin é inelástica, logo uma linha vertical.

Tá, mas n é bem assiim... A oferta poderia envergar um pouquinho (credito, alavancagem). Mas logo "reverticalizaria" à medida q as pessoas desconfiassem de algum problema no banco, pediriam seus bitcoins de volta.

Não haveria estouros de bolhas etc, pq o fenômeno seria sempre localizado, n se espalhando como erva daninha como é hohe

Claro que era uma provocação. Concordo com tudo o que dizes.