Avatar
gak
135d2b016eb41672477291ea7bcafe5f00e007dc6612610ff58a08655bc1b095
Contro il potere terrorista dello stato Si erge il contropotere organizzato.

Uma das utilidades extraordinárias do bitcoin, ainda pouco conhecida, é sua aplicação em tribunais privados. Deixe-me explicar.

Existe um certo tipo de carteira de bitcoin chamada "Multisig", nela, as chaves privadas são "compartilhadas" entre um determinado número de usuários. No caso de justiça privada, seria utilizada uma carteira que é compartilhada por 3 pessoas, e precisa de 2 assinaturas para movimentar fundos.

Vamos para um exemplo prático: João e Maria estão em disputa por um valor qualquer, eles precisam encontrar um terceiro de confiança para julgar quem está certo, geralmente, vão atrás da justiça estatal, isso porque ela possui o "enforcement", isto é, os meios necessários para se cumprir a lei (soldados armados). Se por exemplo, o juíz fosse uma pessoa aleatória, e ele determinasse que Maria está certa, João não iria ceder o valor, pois não há nada que aquela pessoa possa fazer para tirar o valor dele à força. Aí que entra o Bitcoin e a carteira multisig.

O bitcoin soluciona esse problema, ambos depositam o valor na carteira multisig com 3 assinaturas, a deles e a do árbitro, que então julgará quem está correto (no nosso exemplo, Maria), e para mover os fundos de João para Maria, basta duas assinaturas, que serão do árbitro e a da própria Maria.

Claro, funciona apenas em casos onde ambos os lados acreditam que estão certos, e estão buscando solucionar.

O fato é que, sem a carteira multisig de bitcoin, após o árbitro dar a sentença de que João terá que pagar a Maria, teríamos que depender da boa vontade dele. Com a carteira multisig, temos o "enforcement".

Como compraram pão com reais antes de 1994? Eles usavam cruzeiros para comprar. Era melhor que eles tivessem guardado cruzeiros ou ouro?

Sempre que me sinto para baixo, eu assisto vídeos de pessoas criticando o Bitcoin. É muito bom sentir o privilégio de compreender algo que poucos conseguem.

Confesso que, uns tempos atrás, quando eu via alguém criticar o Bitcoin, eu ficava com raiva. Isso porque eu acreditava que, para o Bitcoin funcionar, as pessoas precisariam estar convencidas de que é uma boa escolha acumular satoshis.

Como agora compreendo que aqueles que não aceitarem o Bitcoin, serão obliterados financeiramente, e, aqueles que aceitam nesse estágio inicial, são recompensados ao pagarem mais barato pelo mesmo, tenho essa sensação descrita no primeiro parágrafo.

Está no prefácio, mas resumindo seriam pessoas que ou não conhecem muito bem a base do libertarianismo ou pessoas que desejam divulgar porém não sabem explicar libertarianismo para outros.

Salve, pessoal! Estou divulgado o e-book que escrevi sobre libertarianismo/anarcocapitalismo, ele é totalmente gratuito mas você pode escolher um valor para enviar como forma de agradecimento através da Lightning.

O objetivo dele é explicar o básico sobre anarcocapitalismo, tudo bem separado e organizado em tópicos, de uma maneira simples e clara, em apenas 20 páginas.

Para quem deseja adquirir, aqui está o link: https://tipybit.com/gak/products/guia-anarcocapitalista

Basta definir o valor da doação (caso não queira doar, defina como 0) e clicar em buy now, e irá aparecer o PDF para você baixar e começar a ler, divulgar, alterar, fazer o que você quiser.

Boa leitura a todos, críticas construtivas são bem-vindas. (Você também pode doar me enviando uns sats por esse post!)

#brasil #nostrbrasil #anarcocapitalismo #libertarianismo #bitcoinbrasil

Você preferiria ser extremamente burro numa sociedade extremamente inteligente, ou ser extremamente inteligente numa sociedade extremamente burra?

Sou um libertario bem mais "trezoitao" do que "fraga", de fato. Meu problema é com as consequências dessa viadagem toda. Ou melhor, a doença por trás do sintoma que é a depravação moral. Pois, por exemplo, no Império Romano, o hedonismo, a viadagem e as orgias antecederam o colapso estrutural da sociedade. Também sou um adepto do "Faça o que quiser, só não me encha o saco", mas isso não me impede de perceber que, se todo mundo começar a usar crack, o mundo no futuro estará bem pior, e eu devo me preocupar com isso, concorda? a mesma lógica vale para depravação.

Eu entendi o que você quis dizer. Mas meu ponto é que, não vou nem entrar mais no mérito dos valores tradicionais mais, o que eu estou dizendo é o seguinte:

Depravação moral generalizada precede colapso estrutural da sociedade, como exemplo no Império Romano durante seu fim. Realmente, a sociedade evoluiu após o colapso romano, mas muitas, MUITAS, pessoas morreram no processo. E isso numa época que as pessoas tinham relativa autossuficiência, já hoje em dia até para comer, as pessoas dependem de um supermercado.

Apesar de não poder, por conta própria, alterar o destino da sociedade, ao ter consciência da degradação moral da civilização, você poderá se preparar física e financeiramente para seu colapso.

E não se engane, depravação e hedonismo sempre precedem colapsos societais (vide Império Romano e suas orgias).

Se o colapso da civilização não irá te afetar, então realmente, bato palmas pois você está muito bem preparado.

Futebol brasileiro se tornou uma piada. Nunca tive tradição de assistir muito, mas dei uma olhada no Criciúma X Flamengo um dia desses, kkk...

Que roubo infernal! Um pênalti sem sentido nenhum (mesmo após ter olhado no VAR) e outro pênalti marcado enquanto tinha duas bolas em campo. Seria cômico se não fosse trágico.

Depende. Assistir a abertura das olimpíadas realmente é uma "perda de tempo" e raiva desnecessária, apenas assisti pois sabia que teria algo de interessante para comentar por aqui (e mesmo assim, não vi tudo).

E não, não é uma bobagem. Acho muita ingenuidade achar que ter uma sociedade formada por depravados e homens sem masculinidade não fará diferença nenhuma na sua vida de maneira significativa.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a decadência moral da civilização ocidental, recomendo assistir a abertura das olimpíadas desse ano, e compare-a com as anteriores, é inacreditável como o gayzismo e a depravação avançaram. Não consegui encontrar um homem com valores masculinos nem uma mulher modesta nas poucas partes que tive o desprazer de ver.

Mas o texto de hoje é curto, foi mais um desabafo mesmo... enfim, sejam homens fortes e mulheres virtuosas.