Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

PF faz operação de busca e apreensão contra juiz Marcos Scalercio por suspeita de crimes sexuais em SP

Polícia Federal investiga magistrado por denúncias de que abusou sexualmente de mulheres. Em 2023 CNJ o aposentou compulsoriamente por entender que assediou e importunou três vítimas quando era juiz do trabalho e professor de direito. A defesa de Scalercio não foi encontrada para comentar o assunto. CNJ pune juiz Marcos Scalercio, acusado de assédio sexual em SP

A Polícia Federal (PF) realizou nesta quarta-feira (19) uma operação de busca e apreensão contra o juiz Marcos Scalercio, investigado por suspeita de ter cometido crimes sexuais contra mulheres em São Paulo. A equipe de reportagem tenta contato com a defesa do magistrado para comentar o assunto.

A "Operação Verres" tem o objetivo de cumprir mandado expedido pela Justiça Federal para "localizar e apreender elementos que possam comprovar os detalhes investigados, contribuindo para o esclarecimento dos fatos", segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da PF.

Seriam apreendidos computadores e outros equipamentos eletrônicos do juiz.

Em 2023, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, havia punido Scalercio administrativamente com a aposentadoria compulsória após ele ter sido acusado de assédio sexual e importunação sexual contra ao menos três mulheres em São Paulo. Em outras ocasiões, Scalercio sempre negou as acusações.

Segundo as vítimas, os crimes ocorreram em 2014, 2018 e 2020. Elas são: uma aluna do cursinho Damásio, uma funcionária do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) e uma advogada.

O magistrado, que era juiz substituto do TRT-2 e professor, sempre negou as acusações por meio de sua defesa. O Damásio também desligou o docente após as denúncias.

Os casos foram revelados em agosto de 2022 pelo g1 após as mulheres procurarem a organização que combate o assédio contra mulheres Me Too Brasil e o Projeto Justiceiras.

A investigação da PF contra Scalercio ocorre no âmbito criminal e pode resultar em prisão, caso ele seja considerado culpado. O inquérito apura crimes contra a dignidade sexual. Além das três vítimas citadas acima, a Polícia Federal recebeu outras denúncias de mulheres contra o magistrado.

"As investigações tiveram início a partir de denúncias de diversas vítimas, que levaram à instauração de inquérito no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, uma vez que o investigado possuía prerrogativa de foro. Com a posterior aposentadoria compulsória do suspeito, o caso foi redistribuído para a Justiça Federal de 1º grau de jurisdição, permitindo o avanço das investigações", informa outro trecho do comunicado da Polícia Federal.

O nome da operação, Verres , faz referência a Gaio (Caio) Verres, magistrado romano que atuou na Sicília entre 73 e 71 aC e foi acusado de abusar de seu poder para explorar e assediar mulheres, conforme descrito na obra em Verrem.

Após a repercussão dos casos na imprensa, o Me Too Brasil recebeu mais relatos de mulheres que acusam Scalercio de crimes sexuais. Até 2023, o movimento totalizava 96 denúncias. Seis delas o acusaram de estupro.

A investigação contra Scalercio na Polícia Federal é acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo. No aspecto criminal, condenados por assédio sexual podem ser punidos com até dois anos de prisão.

Assédio e importunação sexual são crimes no Brasil. Podem ocorrer em um contexto em que há relação hierárquica entre o agressor e a vítima, no qual ele a constrange, geralmente no ambiente de trabalho, seja usando palavras ou cometendo ações de cunho sexual, sempre sem o consentimento da pessoa, como um beijo ou um toque forçados, por exemplo.

Denúncias são de 2014, 2018 e 2020

Scalercio tinha sido afastado de suas funções desde 2022 pelo CNJ. O órgão havia aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) à época para apurar as denúncias feitas pelas mulheres.

Nesse PAD que respondia no conselho, Scalercio foi acusado por uma então aluna do cursinho Damásio Educacional (voltado a estudantes de direito, onde ele dava aulas como professor); uma funcionária do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e uma advogada que o conheceu pelas redes sociais.

A ex-estudante do Damásio contou que foi atacada pelo professor quando o encontrou numa cafeteria em 2014. A funcionária do TRT-2 falou que foi assediada dentro do gabinete do magistrado no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em 2018. E a advogada disse que o juiz a importunou pelas redes sociais dele na internet, em 2020.

Com a punição do CNJ, Scalercio deixou a função de juiz e passou a receber a aposentadoria proporcional, que será calculada pelo tempo de serviço. Para isso, o salário dele será usado como base de cálculo. Segundo o site do TRT-2, um juiz substituto ganha, em média, salário de mais de R$ 32 mil mensais.

A aposentadoria compulsória é considerada a punição mais grave na magistratura. Outras punições previstas são: disponibilidade (não trabalha e fica afastado, mas é limitado a um período de tempo), remoção para outra unidade, censura ou advertência.

Marcos Scalercio também era professor do cursinho Damásio.

Reprodução/Instagram

CNJ pune juiz acusado de assédio e importunação sexual

Após denúncias, outras mulheres acusam juiz e professor de assédio sexual

.

TRT de São Paulo decidiu invertigar o juiz Marcos Scalercio por novas denpuncias de assédio sexual e importunação sexual

Juiz do TRT-SP é interrogado pelo CNJ sobre caso de assédio

Juiz do trabalho em SP é acusado de assediar sexualmente advogadas, alunas e estagiárias

jOd

3 mulheres ouvidas pelo CNJ

Funcionária do TRT-SP denuncia juiz por assédio

Em 2022, o g1 e a TV Globo entrevistaram duas das três mulheres que acusam Scalercio de assédio e importunação sexual no Processo Administrativo Disciplinar aberto contra ele pelo Conselho Nacional de Justiça:

"Ele ficava falando de me levar livros até a minha faculdade e um dia simplesmente apareceu. Entrei no carro dele e nós fomos numa cafeteria próxima ao local, quando ele tentou me agarrar", afirmou uma delas, que foi aluna dele no cursinho Damásio em 2014, em entrevista ao g1 e a TV Globo.

"Ele se levantou, veio perto da minha cadeira, se apoiou na minha cadeira e começou a tentar me beijar, me assustei e fui para trás com a cadeira. Mas ele forçava todo o corpo pesado nos meus braços, até que teve uma hora que ele fez menos força, e eu consegui me desvincular. Ele tentava me beijar e falava que 'sabia que eu queria' e, como não tinha câmeras no gabinete, eu podia ficar tranquila", contou a servidora do TRT, também à reportagem, sobre o que ocorreu em 2018, segundo ela (veja vídeo acima).

A advogada falou ao Me Too que, em 2020, durante o início da pandemia de Covid, seguia o juiz e professor nas redes sociais dele. Ela disse que Scalercio puxou conversa e depois, sem qualquer motivo aparente, passou a perguntar sobre a vida sexual dela.

“Começou com conversas relacionadas às dúvidas, sendo solícito como professor, mas já partiu para uma conversa de cunho sexual”, disse a advogada. Como ela não deu bola, foi chamada por Scalercio de “assexuada”.

Damásio desligou professor

O Damásio Educacional é um tradicional cursinho preparatório para concursos públicos em São Paulo

Kleber Tomaz/g1

Foto a partir de vídeo mostra plateia com alunos assistindo a aula do juiz Marcos Scalercio, professor de direito processual do trabalho do Damásio Educacional

Reprodução/Curso Damásio

.

Leia mais:

Mulheres acusam juiz e professor de assédio sexual após reportagem do g1

Juiz e professor de SP é acusado de assédio sexual a mulheres em fórum trabalhista e nas redes sociais

Mulheres que acusam juiz relatam beijos, agarrões, pedido de foto de calcinha e assédio na webcam: 'Estava pelado e se masturbando'

Origem da hashtag 'Me Too', usada no Twitter por mulheres que sofreram violência sexual

Juiz e professor de SP é acusado de assediar sexualmente mulheres dentro de fórum trabalhista e nas redes sociais; CNJ e TRF apuram

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/03/19/pf-faz-operacao-de-busca-e-apreensao-contra-juiz-marcos-scalercio-por-suspeita-de-crimes-sexuais-em-sp.ghtml

Pai que matou bebê durante briga com a mãe em Santana do Ipanema é preso

Ele estava escondido na casa de um parente em São Miguel dos Campos. Criança foi atingida na cabeça com um cabo de vassoura durante a briga do casal. Pai que matou bebê de 1 ano durante briga com a mãe é preso

Reprodução

O pai de uma bebê de um ano, que morreu após ser atingida com um cabo de vassoura por ele durante uma briga com a esposa, foi preso nesta quarta-feira (19). Ele estava foragido desde o dia do crime, ocorrido na cidade de Santana do Ipanema, interior de Alagoas, em fevereiro. Ele foi localizado na casa de parentes em São Miguel dos Campos.

A equipe da Delegacia Regional de Santana do Ipanema cumpriu o mandado de prisão preventiva. A bebê se chamava Maria Alice, e tinha 1 ano e 6 meses. Ela foi atingida pelo pai durante uma briga com a esposa. Segundo a Polícia Civil, ele jogou um pedaço de madeira na cabeça da criança.

"A delegacia fez todos os levantamentos e concluiu o inquérito policial, que já foi enviado para a justiça, entretanto o autor ainda estava foragido. A equipe, durante todo esse período, manteve contato com informantes, além de levantamentos com a inteligência da Delegacia Regional, e, na manhã de hoje, nós o encontramos, depois de diversas informações, de que ele estava na casa da sua irmã, na cidade de São Miguel dos Campos", disse a delegada Daniella Andrade.

Os policiais fizeram uma campana no local e conseguiram encontrá-lo. Ele foi levado para o CISP de Santana do Ipanema e deve passar por uma audiência de custódia.

Após o crime, a bebê chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu uma semana após a agressão.

Suspeito de matar filha de 1 ano com pedaço de pau em Santana do Ipanema está foragido

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2025/03/19/pai-que-matou-bebe-durante-briga-com-a-mae-em-santana-do-ipanema-e-preso.ghtml

Atuação como Rita Lee em musical dá a Mel Lisboa o Prêmio Shell de Teatro de melhor atriz na temporada paulista

Intérprete de Rita Lee em musical, Mel Lisboa posa com o Prêmio Shell de Teatro de melhor atriz da temporada paulista

Reprodução / Instagram Mel Lisboa

♫ OPINIÃO

♩ Quando representadas em cena, em musicais de teatro, as cantoras brasileiras costumam render frutos para as atrizes que as interpretam.

Na noite de ontem, 18 de março, a atriz gaúcha Mel Lisboa foi agraciada com o Prêmio Shell de Teatro de melhor atriz da temporada paulista de 2024 pela impressionante atuação como Rita Lee (1947 – 2023) no musical Rita Lee – Uma autobiografia musical (2024 / 2025), espetáculo que em abril completará um ano em cartaz no Teatro Porto, em São Paulo (SP), com sessões invariavelmente lotadas.

Mel Lisboa conseguiu um feito. Nas 35 edições do Prêmio Shell de Teatro, a tendência sempre foi premiar atrizes por peças dramáticas. Uma exceção foi Laila Garin, contemplada em 2013 com o troféu de melhor atriz pela interpretação da cantora Elis Regina (1945 – 1982) em musical estreado em 2012 no Rio de Janeiro (RJ).

Que a premiação de Mel sinalize uma mudança de mentalidade em premiações do gênero! O trabalho de uma atriz em um musical de teatro é tão relevante quanto o de uma atriz em um drama, em uma tragédia ou em uma comédia (gênero também minimizado na hora de julgar quem merece ser premiado).

No caso de Mel Lisboa, a premiação foi merecida. A atriz convence como Rita Lee em cena com interpretação que sustenta o (bom) espetáculo, inclusive nos números musicais.

Cabe lembrar que essa é a segunda vez que Mel vive Rita no palco. Em 2014, a atriz já encarnou a roqueira no musical Rita Lee mora ao lado, conseguindo sobressair em espetáculo marcado por dramaturgia alucinada e imprecisa.

No atual musical, o texto é outro, a dramaturgia soa mais fluente e Mel Lisboa brilha ainda mais, pondo em cena a leveza pop que caracteriza a obra de Rita Lee, sobretudo a partir da parceria com Roberto de Carvalho, iniciada em 1978.

Por isso mesmo, o Prêmio Shell de Teatro fez justiça a Mel Lisboa na 35º edição.

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2025/03/19/atuacao-como-rita-lee-em-musical-da-a-mel-lisboa-o-premio-shell-de-teatro-de-melhor-atriz-na-temporada-paulista.ghtml

Femagri deve reunir 35 mil cafeicultores em Guaxupé até sexta-feira

"/> Edição deste ano tem foco no desafio de manter a produtividade dos cafezais diante das mudanças climáticas. Produtor pode usar sua produção de café para o pagamento de equipamentos. Femagri em Guaxupé

Divulgação

A Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, em Guaxupé (MG) deve reunir 35 mil cafeicultores entre esta quarta (19) e sexta-feira (21). O evento, realizado pela Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) figura entre as maiores feiras da cafeicultura brasileira.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

A feira chega a sua 24ª edição com o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades” e, de acordo com a organização, irá apresenta soluções sustentáveis e tecnológicas para elevar a produtividade das lavouras cafeeiras, diante dos impactos climáticos que vêm ocorrendo nas últimas safras.

LEIA TAMBÉM: Saca de café é negociada acima dos R$ 2 mil há quatro meses; entenda motivos da alta histórica

O evento reúne 120 expositores, com mais de 12 mil produtos entre equipamentos, insumos e tecnologias, destacando soluções sustentáveis como bioinsumos, drones para pulverização e sistemas inovadores de irrigação, além de práticas para ajudar os cafeicultores a se adaptarem aos desafios climáticos atuais.

Um dos diferenciais da Femagri é que nas negociações dos equipamentos o café pode ser usado como pagamento, por meio da operação Barter.

Há ainda um espaço dedicado a grãos, nicho em que a Cooxupé passou a atuar este ano, com orientações sobre o mercado destas culturas, salão de beleza para as mulheres, barbearia e espaço kids com com brinquedos para as crianças e acompanhamento de monitores.

Veja alguns espaços e serviços oferecidos pela Cooxupé na feira:

Espaço de torrefação da Cooxupé na Femagri

Divulgação

SMC Specialty Coffes - a casa de cafés especiais da Cooxupé vai receber o público interessado em conhecer um pouco mais sobre este mercado. Os visitantes podem fazer uma degustação de cafés.

Corretora de Seguros- os cooperados terão a possibilidade de conhecer e contratar seguro agrícola de acordo com cada necessidade, entre as opções estão seguro para cafezal, para máquinas e equipamentos e para propriedade.

Vect.Ag - parceira da cooperativa auxilia o acesso das famílias cooperadas às linhas de financiamento rural para custear a produção e a comercialização de produtos.

Protocolo Gerações - os visitantes podem conhecer mais detalhes do programa de sustentabilidade da Cooxupé, que se subdivide em níveis de avaliação ambiental, social e econômica.

Torrefação e da Master Expresso - a indústria torrefadora da cooperativa produz a linha de cafés torrados e moídos como, por exemplo, as marcas Evolutto e Prima Qualità, enquanto a Master Expresso oferece soluções de café para o ambiente corporativo em sociedade com a Cooxupé.

Empório Cooxupé - loja com produtos como vestuários, botas, chapéus, jaquetas, jogos de facas, canecas, itens para cozinha e churrasco, cafés torrados e moídos.

Evento neutro em carbono

Femagri de 2025 tem foco no desafio de manter a produtividade dos cafezais diante das mudanças climáticas

Foto: Divulgação Cooxupé

Pelo terceiro ano consecutivo, a Femagri está na lista de eventos agrícolas neutros em carbono, com o Selo Evento Neutro Azul, um certificado de que todas as emissões de carbono geradas pela feira serão integralmente compensadas.

O selo é concedido pela Eccaplan - startup fundada em 2008 com o apoio Ministério da Ciência e Tecnologia e da USP, que tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas - e representa que todas as emissões provenientes de transporte de visitantes e expositores, consumo de energia elétrica e geração de resíduos durante a feira serão compensadas por meio do apoio a projetos ambientais certificados que capturam uma quantidade equivalente de carbono emitido.

Nas duas últimas edições da feira, mais de 80 mil quilos de carbono foram compensados.

Serviço:

Femagri 2025

Data: 19 a 21 de março

Horário: 8h às 18h

Local: Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, no Japy, em Guaxupé (MG)

Entrada: Gratuita – credenciamento na recepção

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/03/19/femagri-deve-reunir-35-mil-cafeicultores-em-guaxupe-ate-sexta-feira.ghtml

Pentágono expurga heróis de guerra dos EUA de seus sites

Censura ordenada por governo Trump a programas de diversidade e inclusão apaga da memória nacional referências a negros, mulheres, latinos e indígenas que contribuíram em guerras do país. Na luta para eliminar todos os vestígios que se referem a diversidade, igualdade e inclusão nos EUA, o governo Trump tenta apagar também momentos e personagens marcantes da História americana.

Heróis de guerra desapareceram das páginas dos sites do Departamento de Defesa e do Cemitério de Arlington, em Washington, por serem negros, mulheres, latinos ou indígenas, assim como sumiram as referências que continham a palavra “gay”.

As remoções equivalem a um expurgo da memória nacional. Assim, o nome de Medgar Evers, que serviu na Segunda Guerra Mundial e tornou-se ativista dos direitos civis, até ser assassinado em 1963 por um supremacista branco, sumiu da seção do site do cemitério militar em homenagem aos heróis negros das guerras americanas.

O irônico é que o sargento foi reverenciado pelo presidente, em seu primeiro mandato, ao inaugurar o Museu dos Direitos Civis no Mississippi, que se referiu a Evers como inspiração para todos.

“Ele lutou na Normandia na Segunda Guerra Mundial e quando voltou para casa no Mississippi, ele continuou lutando pelos mesmos direitos e liberdade que havia defendido na guerra. Evers se tornou um líder dos direitos civis em sua comunidade”, declarou Trump em 2017.

Das páginas de Arlington, sumiram também os nomes de Colin Powell, o primeiro negro a chefiar o Estado-Maior Conjunto, de Thurgood Marshall, o primeiro juiz negro da Suprema Corte, e de Kara Spears Hultgreen, a primeira brigadeira-general negra da Força Aérea.

Ao assumir o cargo, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, considerou imorais os programas do governo referentes ao DEI (Diversidade, Igualdade e Inclusão) e determinou a atualização do conteúdo digital. Deu nisso.

Os itens sinalizados para excluir as menções ao DEI — 26 mil segundo a agência Associated Press — incluíam um ganhador da Medalha de Honra da Segunda Guerra Mundial, o Enola Gay, o avião que lançou a bomba atômica em Hiroshima, batizado assim em homenagem ao nome da mãe do piloto.

Nesse teatro de absurdos, de acordo com o site Axios, foram eliminadas as referências que consagravam as enfermeiras da Guerra Civil, as mulheres pilotos da Força Aérea, unidades de veteranos negros e um aviador latino que coordenou o apoio à saúde mental.

O Pentágono removeu artigos que se referiam aos codificadores Navajo, que tiveram papel fundamental para a vitória dos EUA em Iwo Jima e nas operações do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

O grupo de mais de 400 indígenas desenvolveu um sistema de comunicação baseado em idiomas tribais para transmitir mensagens confidenciais no campo de batalha, impossível de ser decifrado pelo inimigo. O próprio Trump homenageou os codificadores indígenas em seu primeiro mandato na Casa Branca: “Vocês são pessoas realmente incríveis”, disse o presidente, cujo governo agora elimina a referência histórica.

Outra página apagada que causou indignação é a que hospedava a foto icônica de seis fuzileiros navais hasteando uma bandeira em Iwo Jima, em 1945, somente por ressaltar as contribuições de um deles: o soldado indígena Ira Hayes, imortalizado na canção de Johnny Cash.

Veteranos reagiram à censura e ao cancelamento de seus heróis e fizeram o Pentágono recuar em alguns casos. “O mesmo Partido Republicano que corta a assistência médica para veteranos agora decide quem é digno de lembrança. Isso não é patriotismo. É branquear a história", resumiu o grupo VoteVets.

https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2025/03/19/pentagono-expurga-herois-de-guerra-dos-eua-de-seus-sites.ghtml

Operação da PF mira grupo suspeito de fabricar e distribuir cédulas falsas na Bahia

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Rio Branco, no Acre, e em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Polícia Federal

Polícia Federal (PF)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), uma ação com o objetivo de combater a fabricação e distribuição de cédulas falsas. A Operação Dracma cumpriu três mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco, no Acre, e em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

De acordo com a PF, um grupo criminoso utilizava das redes sociais para oferecer e distribuir notas falsas para várias cidades do Brasil.

As investigações tiveram início a partir da apreensão de cédulas que eram enviadas através dos Correios para Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e cidades da região, nos últimos dois anos. Ainda conforme a PF, oito pessoas são suspeitas de participarem do grupo criminoso.

Os suspeitos estão sujeitos a penas de até 15 anos de prisão pelos crimes de associação criminosa e moeda falsa, informou a Polícia Federal.

Grupo criminoso enviava cédulas falsas através dos Correios para Vitória da Conquista e região

Divulgação/Prefeitura PMVC

LEIA TAMBÉM:

Jogador de futebol é preso suspeito de estupro, assaltos e extorsões contra 11 mulheres na Bahia

Mulher com sinais de embriaguez cai de garupa de moto com criança de 2 anos na Bahia

Confrontos com policiais mataram 50 pessoas na Bahia em 18 dias

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé

https://g1.globo.com/ba/feira-de-santana-regiao/noticia/2025/03/19/operacao-dracma-pf-bahia.ghtml

Resumão diário #1410: Veja o que deve mudar com isenção do Imposto de Renda; Contribuintes relatam dificuldades para declarar o Imposto de Renda 2025

As notícias mais importantes desta manhã. Você pode ouvir o Resumão Diário no g1, no Globoplay, na playlist Caminho Diário, do Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Siga o Resumão Diário no seu agregador de áudio favorito para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Veja o que deve mudar com isenção do Imposto de Renda. Contribuintes relatam dificuldades para declarar o Imposto de Renda 2025; entenda por que e o que fazer. Para desacelerar economia e tentar conter inflação, BC deve subir taxa de juros ao maior nível em quase 20 anos. Itamaraty envia carta a senadores e se manifesta contra isenção de visto para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos. Como foi a volta dos astronautas 'presos' no espaço por 9 meses.

Resumão diário do g1.

Comunicação/Globo

Produzido pelas equipes de vídeos e podcasts do g1, o Resumão é apresentado pela jornalista Carol Simões.

https://g1.globo.com/podcast/resumao-diario/noticia/2025/03/19/resumao-diario-1410-veja-o-que-deve-mudar-com-isencao-do-imposto-de-renda-contribuintes-relatam-dificuldades-para-declarar-o-imposto-de-renda-2025.ghtml

Leilão do Detran tem carro com lance de R$7 mil e moto por R$3 mil

Certame segue aberto até 1º de abril e mais de 100 veículos para circulação serão leiloados. Veículo quatro portas ano 2012/2013 é o lote nº1 e tem lance inicial de R$7,6 mil.

Divulgação/Detran-MS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) abriu leilão online de veículos e mais de 100 modelos aptos para circulação são ofertados no certame.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

O edital foi publicado nesta terça-feira (18) e segue aberto até o dia 1º de abril. O lote de circulação tem 84 motocicletas e 21 carros. Há veículo ano 2012/2013 com lance inicial de R$7,6 mil e moto 2020/2020 por R$3,8 mil.

A visitação presencial aos lotes será nos dias 27, 28 e 31 de março, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, no pátio da Autotran, localizado na rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira, 51-B, Jardim Colibri.

Lote nº74 é uma motocicleta vermelha 160 2020/2020 com lance inicial de R$3,3 mil.

Divulgação/Detran-MS

Outras modalidades

O leilão também contempla veículos em outras duas modalidades:

Sucata aproveitável: para pessoas jurídicas credenciadas em qualquer Detran do Brasil; são ofertados 41 lotes de veículos (27 motos e 36 automóveis)

Sucata inservível: para pessoas jurídicas que operam no ramo da siderurgia, fundição ou reciclagem e sejam credenciadas junto ao Detran-MS; lote único com 238 motos e 3 automóveis; material ferroso totaliza 24 toneladas.

O edital completo está publicado no Diário Oficial do Estado (acesse aqui).

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/03/19/leilao-do-detran-tem-carro-com-lance-de-r7-mil-e-moto-por-r3-mil.ghtml

Operação da Polícia Federal desarticula grupo de milicianos que comercializava ouro ilegal no AM

"/> Operação Ourives foi realizada na manhã desta quarta-feira (19), com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Manaus. Grupo criminoso atuava em garimpos ilegais da Amazônia. Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão

Divulgação/PF

c

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a 'Operação Ourives', que investiga a ação de um grupo formado por milicianos responsável pela comercialização de ouro extraído ilegalmente em garimpos clandestinos na Amazônia Legal.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Manaus, o que mobilizou 17 agentes. A relação de bens apreendidos não foi divulgada.

Segundo a PF, os criminosos recrutavam ourives para realizar o comércio do minério extraído nos garimpos ilegais. Ainda conforme as investigações, o grupo tinha ajuda de agentes da segurança pública estadual para fazer o transporte do ouro por meio de embarcações, caminhões e aeronaves.

De acordo com o órgão, os agentes do estado também forneciam o ouro ilegal e coordenavam a distribuição com intermediários, incluindo ourives e empresários. A organização criminosa possuía empresas de fachada para realizar a lavagem do dinheiro ilícito, com atuação no Amazonas e em Roraima.

O g1 questionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para saber se o órgão já foi notificado sobre a participação de agentes das forças de segurança do estado na ação criminosa e quais providências serão tomadas, mas até a atualização mais recente desta reportagem não houve resposta.

Ao todo as ações criminosas ocorriam em três municípios do Amazonas:

Humaitá

Japurá

São Gabriel da Cachoeira

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, dentre outros crimes correlatos.

LEIA TAMBÉM:

Servidor do Tribunal de Justiça do AM é preso no ES por agredir a namorada grávida; ela também foi detida

Jovem é preso ao tentar vender celular roubado em plataforma virtual no AM

VÍDEO: PF destrói avião e helicópteros durante operação contra tráfico de drogas no Amazonas

PF destrói avião e helicópteros durante operação contra tráfico de drogas no Amazonas

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/03/19/operacao-da-policia-federal-desarticula-grupo-de-milicianos-que-comercializava-ouro-ilegal-no-am.ghtml

VÍDEO: Bebê é salvo por açougueiro após se engasgar com plástico em Petrolina

"/> O caso aconteceu na tarde de terça-feira (18) em um açougue localizado no Centro da cidade. Imagens de câmera de segurança do estabelecimento registraram o salvamento. Criança engasgada é salva por açougueiro em Petrolina

Um bebê de 11 meses meses foi salvo por um açougueiro após se engasgar com um pedaço de plástico em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (18) em um açougue localizado no Centro da cidade.

Imagens de câmera de segurança do estabelecimento registraram o momento em que o pai chega pedindo ajuda. Prontamente, o açougueiro Luis Henrique pega o bebê Benício Ravi e faz uma manobra de desengasgo, que aparentemente alivia o desconforto. A criança engasga novamente e uma série de manobras são realizadas, até que açougueiro percebe um plástico vermelho na ponta da língua do bebê e consegue retirar o objeto, efetuando o desengasgo.

Bebê engoliu um pedaço de plástico de ketchup e se engasgou

Letícia Stefane da Silva/ Arquivo pessoal

Letícia Stefane, de 26 anos, que é mãe do Benício Ravi, de 11 meses, conta que mora na rua do açougue e que o filho estava no chão brincando quando começou a tossir e botar a mão dentro da boca. Ela realizou algumas manobras em casa e o Benício chegou a vomitar algumas vezes, mas continuou engasgado. Ela ligou para o marido, e quando ele chegou, correu em busca de ajuda.

"Ele correu na esquina e aí foi a hora que o pessoal do açougue ajudou ele. A gente não sabia com que ele tinha engasgado, foi na hora que o açougueiro abriu a boca dele e a gente viu que tinha alguma coisa. Aí a gente viu que era um pedaço de embalagem de ketchup. Eu não sei onde foi que ele arrumou, porque eu tinha acabado de limpar a casa", relatou.

Em relação ao momento desesperador que viveu, a mãe diz que isso serve de alerta para outros pais. "Temos que buscar aprender mais sobre a manobra de desengasgo para quando vier acontecer algo desse tipo estarmos preparados. Naquele momento ali, temos que saber o que fazer para não entrar naquele desespero", destacou.

O açougueiro Luis Henrique disse que nunca passou por treinamento, mas já tinha feito a manobra antes. "Eu cheguei a viver esse tipo de situação com minha filha né, minha filha se engasgou uma vez, foi isso que eu fiz, entendeu? Eu achei bom ter ajudado, porque eu salvei uma vida".

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2025/03/19/video-bebe-e-salvo-por-acougueiro-apos-se-engasgar-com-plastico-em-petrolina.ghtml

Ministério da Saúde anuncia investimento de R$ 200 milhões para IJF e Hospital da Mulher, em Fortaleza

"/> O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está em Fortaleza para a inauguração do Hospital Universitário do Ceará e anunciou investimentos que prometem acelerar o atendimento no Ceará. Funcionário é morto a tiro e tem cabeça arrancada dentro do Hospital IJF, em Fortaleza.

Marcos Moura/ Prefeitura de Fortaleza

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o envio de R$ 200 milhões para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF) e para o Hospital da Mulher. O ministro está em Fortaleza para a inauguração do Hospital Universitário do Ceará nesta quinta-feira (19) e concedeu entrevista à TV Verdes Mares.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

O IJF enfrenta uma dívida pública herdada de R$ 4,6 bilhões e está sob um decreto de contingenciamento. A escassez de insumos e medicamentos é um dos principais desafios enfrentados. Por outro lado, o Hospital da Mulher estava com as cirurgias suspensas. Com o investimento, o Ministério da Saúde busca fortalecer a compra de insumos, retomar os procedimentos e acelerar os atendimentos.

"Serão mais R$ 200 milhões do governo federal, já nesse momento, para o custeio, funcionamento e contratação dos insumos. Com esse recurso, vai abrir já no IJF, por exemplo, 750 novos exames de ressonância nuclear magnética (RNM). No Hospital da Mulher, vamos fazer um investimento importante também: vai voltar a fazer cirurgias para as mulheres. Tem mais de 600 mulheres esperando essas cirurgias e o hospital não estava fazendo. Então, vai reabrir”, declarou Padilha.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, no Ceará

Davi Rocha

Inauguração do Hospital Universitário do Ceará

O Hospital Universitário do Ceará será inaugurado nesta quarta-feira (19), em Fortaleza. Com mais de 830 leitos, o hospital receberá casos de alta complexidade e dará suporte aos hospitais da região metropolitana de Fortaleza e às unidades do estado.

O Hospital Universitário do Ceará vai dividir a história da saúde pública no Ceará em antes e depois desse hospital universitário. É o maior hospital universitário do Nordeste brasileiro e tem quase 40 especialidades médicas que vão funcionar nesse hospital.

Redução no tempo de espera

Com a inauguração do novo hospital, Padilha anuncia um novo modelo de tabela para redução do tempo de atendimento. "O ministério passa a fazer o pagamento com todos os exames de forma conjunta para ser mais rápido”, explica.

A proposta é que os pacientes realizem todos os exames em um único local, com um prazo determinado para a conclusão. Além disso, o hospital contará com um novo sistema de integração entre os sistemas de saúde municipais e estaduais, visando também agilizar os atendimentos.

As mudanças serão estendidas para todo o Estado. De acordo com o ministro, todos os municípios cearenses aderiram ao projeto de aceleração dos atendimentos.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/03/19/ministerio-da-saude-anuncia-investimento-de-r-200-milhoes-para-ijf-e-hospital-da-mulher-em-fortaleza.ghtml

Chuva torrencial provoca alagamentos em escola, casas e ruas de Santarém nesta quarta, 18; VÍDEO

No bairro Santarenzinho, até os ônibus do transporte público tiveram dificuldade para cumprir suas rotas dentro do horário em razão da forte enxurrada e de pontos de alagamento. Ônibus tentando vencer a enxurrada no Santarenzinho; na segunda imagem, avenida Dom Frederico Costa coberta por água da chuva

Reprodução / Redes sociais

A chuva torrencial que começou ainda na madrugada desta quarta-feira (18) em Santarém, oeste do Pará, provocou vários pontos de alagamentos por toda a cidade, inclusive no Centro comercial.

Na grande área do Santarenzinho, até os ônibus do transporte público tiveram dificuldade para cumprir suas rotas dentro do horário em razão da forte enxurrada e de pontos de alagamento. Um ônibus da linha Santarenzinho passou com a água batendo na porta e quase arrancando o para-choque no cruzamento das ruas Cruzeiro do Norte e Angelim.

A Escola Dom Floriano, localizada na avenida Maracanã, foi invadida pela enxurrada. Os alunos e professores tiveram dificuldade para chegar ao educandário, foi necessário enfiar os pés na lama.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

Do outro lado da cidade, no Mercadinho da Prainha, um antigo problema de drenagem voltou a dar sinais na manhã desta quarta, alagando todo o trecho da avenida Santos Dumont em frente à entrada do mercado e também à travessa professor José Agostinho, na lateral do logradouro.

Na feirinha em frente ao mercado, e do outro lado da Santos Dumont, onde há pontos de venda de farinha, foi preciso agir rápido para suspender as mercadorias antes que a água da chuva alcançasse os produtos e causasse ainda mais prejuízos.

Na avenida Dom Frederico Costa deste o bairro Jutaí até o Livramento, condutores de veículos precisaram encarar a forte enxurrada que cobria o asfalto, para não perderem o horário dos seus compromissos. Para os motoqueiros, no entanto, não foi possível passar. Muitos se abrigaram sobre as calçadas de estabelecimentos comerciais para esperar o volume de água diminuir.

Na avenida Borges Leal canto com a travessa Barjonas de Miranda, bairro Caranazal, um carro teve pane bem no meio da enxurrada. A água começou a entrar no veículo e a condutora que estava acompanhada de um filho precisou de socorro. Uma equipe da Polícia Militar pediu apoio do Corpo de Bombeiros para retirar mãe e filho de dentro do carro em meio à forte chuva.

No bairro Aeroporto Velho houve registro de alagamento em várias residências. Na rua Rosa Vermelha, um carro também teve pane após a parte elétrica ser afetada pela enxurrada. Em vídeo, moradores registraram um condutor tentando empurrar o veículo no meio da enxurrada, também mostram casas e terrenos alagados e um cão tentando escapar da chuva nadando. (Vídeo acima)

Placas de veículos recolhidas por populares na Av. castelo Branco

Reprodução / Redes sociais

Placas de veículos foram perdidas na enxurrada em vários pontos da cidade. Próximo ao campus do IFPA, na avenida castelo Branco, bairro Interventoria, ao menos três placas foram recolhidas por populares.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil faz o levantamento dos estragos provocados pela chuva na manhã desta quarta-feira em Santarém.

Em vídeo postado em suas redes sociais, o prefeito José Maria Tapajós (MDB) informou que iria hoje para a região do Tapajós, mas em razão do tempo decidiu ficar em Santarém para acompanhar a situação da chuva. "A nossa Defesa Civil e todas as nossas secretarias estão conectadas com as informações para dar toda a atenção possível para a nossa população. Qualquer situação alheia as nossas vontades, pode imediatamente ligar para a Defesa Civil, para que a gente esteja presente para atender as solicitações da população", disse.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/03/19/chuva-torrencial-provoca-alagamentos-em-escola-casas-e-ruas-de-santarem-nesta-quarta-18-video.ghtml

Batida entre dois carros, um deles de aplicativo, deixa três feridos na MGC-497 em Uberlândia

Carros seguiam sentido ao Distrito Industrial, quando um deles freou bruscamente e, sem conseguir parar, o motorista de aplicativo bateu na traseira. O impacto jogou ambos os carros para fora da pista. Acidente entre motorista de app e carro de passeio deixa 3 vítimas em Uberlândia

Três pessoas ficaram feridas em um acidente na MGC-497, em Uberlândia, após um carro de aplicativo bater na traseira de outro veículo e os dois saírem da pista na manhã desta quarta-feira (19).

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo atingido na traseira seguia sentido ao Distrito Industrial, quando precisou frear.

Três vítimas receberam atendimento com lesões leves e foram encaminhadas para a Unidade de Atendimento Imediato (UAI) do Bairro Planalto. Todos passageiros tiveram ferimentos leves. Os dois motoristas não se machucaram.

Carro de aplicativo ficou com a frente destruída no impacto

Corpo de Bombeiros/Divulgação

"É um local de fluxo muito grande de veículos, especialmente agora que as pessoas estão indo para o trabalho. A via não tem acostamento, então quando tem algum acidente, os motoristas devem ficar ainda mais atentos e respeitar a distância de segurança, para que não haja mais acidentes", disse o sargento dos Bombeiros, Rodrigo Mourão.

A Polícia Militar esteve no local para sinalizar o trânsito, que ficou lento no trecho.

Veículo de passeio também ficou destruído ao ser atingido

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Em menos de 24h, caminhão com fertilizante tomba e outro desce rua desgovernado

Duas mulheres morrem em acidente envolvendo três veículos na BR-365

Caminhão carregado com galinhas vivas bate em carreta de refrigerantes tombada

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

a

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/03/19/batida-entre-dois-carros-um-deles-de-aplicativo-deixa-tres-feridos-na-mgc-497-em-uberlandia.ghtml

Homem desaparecido após ser arrastado em desmoronamento causado por chuva é encontrado em MS

"/> Conforme a esposa da vítima, Marinalva Ribeiro, o marido havia saído do trabalho e seguia para creche, onde buscaria o filho do casal. A bicicleta segue no local e deve ser retirada pelo Corpo de Bombeiros. Dono de bicicleta arrastado por enxurrada é encontrado em MS

Lucas Ribeiro, dado como desaparecido após ser arrastado pela correnteza da chuva durante o desmoronamento do Lago do Amor, foi localizado na Santa Casa de Campo Grande (MS), no início da noite dessa terça-feira (18).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (19), a esposa, Marinalva Ribeiro, foi até o local do acidente para resgatar a bicicleta em que o marido estava e contou ao g1 como tudo aconteceu.

"Ele estava voltando do serviço, trabalha do lado do HU com pintura, e na hora que passou foi arrastado. Ele caiu lá embaixo, machucou na perna, teve uma pequena fratura, e escoriações pelo corpo. Mas graças a Deus tá bem", contou Marinalva.

LEIA TAMBÉM

Morador em situação de rua é flagrado 'surfando' em correnteza formada por temporal

'Pra mim ali já tinha acabado', relata motorista que quase teve carro arrastado pela correnteza

A mulher disse ainda que ficou sabendo horas depois do ocorrido, quando chegou em casa e viu que o marido e o filho não estavam.

"Ele ia pegar nosso filho na creche, estranhei que eles não tinham chegado e fiquei sabendo através da creche o que tinha acontecido", finalizou.

Marinalva foi até a região, que segue isolada pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), para tentar recuperar o objeto que serve como principal meio de locomoção do marido para ir até o trabalho.

Sobre o desmoronamento

A forte chuva de terça-feira (18) abriu mais uma vez uma erosão na estrutura do Lago do Amor, em Campo Grande (MS). O trecho havia sido reconstruído há pouco mais de um ano, para garantir o escoamento da água e para impedir alagamentos. O ponto turístico precisou ser interditado após o lago transbordar.

Nesta terça-feira, choveu mais da metade do esperado para o mês de março, que é cerca de 153 mm. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 80 pontos de alagamento.

Em janeiro de 2023, parte da estrutura da barragem do Lago do Amor desabou com a força da chuva. As obras, feitas à época e entregues quase um ano após os estragos, teriam sido feitas para garantir o escoamento da água e para impedir futuros alagamentos.

Bicicleta foi encontrada entre os escombros após tempestade

Itamar Silva/TV Morena

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/03/19/homem-desaparecido-apos-ser-arrastado-em-desmoronamento-causado-por-chuva-e-encontrado-em-ms.ghtml

MP recomenda suspensão de obra viária em Gramame até realização de estudos ambientais

Licenciamento ambiental de obra executada em Gramame foi concedido com base em relatório simplificado e sem estudos de impacto ambiental, diz promotora. Obra viária fica no trecho compreendido entre a Rua Gutemberg de Sousa e a borda da Falésia de Gramame

MPPB/Divulgação

O Ministério Público da Paraíba recomendou que o Município de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), suspenda a execução da obra viária no trecho compreendido entre a Rua Gutemberg de Sousa e a borda da Falésia de Gramame, em uma extensão de 520 metros, até que sejam realizados estudos ambientais adequados e um novo licenciamento ambiental seja concedido.

A recomendação foi expedida pela 43ª promotora de Justiça da capital em substituição, Cláudia Cabral Cavalcante, que atua na tutela coletiva do meio ambiente e patrimônio social.

O departamento jurídico da Secretária de Infraestrutura (Seinfra) informou que recebeu a notificação do Ministério Público da Paraíba e está analisando as medidas que serão tomadas junto à Procuradoria Geral do Município.

De acordo com a promotora Cláudia Cabral, o licenciamento ambiental concedido pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) ocorreu com base em um Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e um Plano de Controle Ambiental (PCA), instrumentos que, conforme a promotra, não avaliam os impactos ambientais de uma obra dessa magnitude.

Foi recomendado ainda que a Seinfra se abstenha de iniciar qualquer nova etapa da obra, no trecho, enquanto não houver comprovação de que a intervenção não causará impactos irreversíveis na estabilidade da falésia e no equilíbrio ecológico da região, em respeito ao princípio da precaução.

Recomendações do MP

A promotora Cláudia Cabral recomendou que a Semam revise o licenciamento ambiental concedido inicialmente com base no Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e no Plano de Controle Ambiental (PCA), tendo em vista que esses instrumentos se mostram insuficientes para uma adequada avaliação dos impactos ambientais da obra, assim como o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA), posteriormente realizado, e que também não esclareceram os possíveis impactos e soluções.

A Semam também deverá complementar o processo de licenciamento ambiental vigente, exigindo a realização de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima), conforme exigido pelo artigo 2º da Resolução nº 01/1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Conforme a recomendação, essa complementação deve incluir análises detalhadas sobre:

a estabilidade geológica da falésia e os riscos de erosão e desmoronamento;

o impacto sobre a drenagem pluvial e o lençol freático;

os danos à biodiversidade local e possíveis medidas compensatórias; e

alternativas locacionais para evitar impactos ambientais irreversíveis.

Área de preservação

Na recomendação, a promotora de Justiça destaca que a Falésia de Gramame é considerada Área de Preservação Permanente (APP), conforme o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e a Resolução Conama nº 303/2002, sendo vedadas intervenções sem estudo ambiental adequado e sem justificativa técnica devidamente fundamentada.

Além disso, é ressaltado que o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) apresentado pelo município é insuficiente, pois não substitui o EIA/Rima, não apresenta laudo técnico sobre a estabilidade geológica da falésia, ignora o princípio da precaução, omite os impactos sobre o lençol freático e a fauna local e ainda traz justificativas contraditórias.

Outro ponto destacado na recomendação é que a execução da obra pela Seinfra, sem a devida realização de EIA/Rima e sem a adequada fiscalização da Semam, configura afronta à legislação ambiental vigente e pode comprometer a integridade da Falésia de Gramame.

Segundo a promotora de Justiça, a ausência de estudos técnicos aprofundados, como análises geotécnicas e hidrológicas, compromete a avaliação dos riscos da obra para a estabilidade da falésia, podendo gerar erosão acelerada, voçorocas e até desmoronamentos, colocando em risco a integridade da área e a segurança da população.

Além disso, de acordo com a recomendação, a autorização patrimonial para a obra concedida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) refere-se exclusivamente ao uso da área e não isenta o Município de João Pessoa do cumprimento da legislação ambiental vigente nem substitui a necessidade de um licenciamento ambiental adequado.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/03/19/mp-recomenda-suspensao-de-obra-viaria-em-gramame-ate-realizacao-de-estudos-ambientais.ghtml

Maior enchente em 10 anos causa estragos em Afonso Cunha, no Maranhão

Comunidades rurais estão isoladas, após mais de 10 horas chuva intensa no município. Imagens aéreas mostram a dimensão dos estragos causados por chuva em Afonso Cunha

Imagens aéreas registradas nessa terça-feira (18) mostram a dimensão dos estragos causados pela maior cheia dos últimos 10 anos em Afonso Cunha, cidade com pouco mais de 6 mil habitantes, a cerca de 300 km de São Luís. O transbordamento do riacho São Gonçalo, após mais de 10 horas chuva intensa, alagou cinco bairros e deixou duas comunidades rurais isoladas.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp

A força da água invadiu casas e comércios, causando prejuízos. Apenas dois bairros, localizados na parte mais alta da cidade, não foram afetados.

A Prefeitura de Afonso Cunha criou um gabinete de crise para definir estratégias de apoio às famílias atingidas. Como medida emergencial, uma rua precisou ser cortada para ajudar no escoamento da água represada.

O Corpo de Bombeiros de Chapadinha, cidade vizinha, foi acionado para auxiliar no resgate de moradores e na remoção de famílias das áreas de risco.

O prefeito Pedro Medeiros (PL) afirmou que a prioridade é garantir assistência aos desabrigados e minimizar os danos. No entanto, ainda não há um um levantamento oficial sobre a quantidade de famílias afetadas.

A força da água invadiu casas e comércios, causando prejuízos em Afonso Cunha

Reprodução/Redes Sociais

Monitoramento de rios no Maranhão

Com as chuvas atingindo a região, a Defesa Civil de Caxias passou a monitorar de forma permanente os rios. O rio Itapecuru está em estado de alerta, e a preocupação é com o volume de chuva nas nascentes.

Em Codó, o rio Itapecuru já apresenta níveis cada vez mais altos e começou a transbordar, avançando para áreas habitadas.

Já em Pedreiras, o rio Mearim está três metros acima do nível considerado normal e alagou áreas ribeirinhas. Famílias estão sendo retiradas de suas casas, e pelo menos sete já estão desabrigadas.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/03/19/maior-enchente-em-10-anos-causa-estragos-em-afonso-cunha-no-maranhao.ghtml

Motorista de carro fica gravemente ferido após bater em carreta na BR-116

"/> Outros dois caminhões que passavam pela rodovia no momento do acidente não conseguiram parar e bateram nos veículos. Pista, entre Muriaé e Miradouro, chegou a ser interditada, mas foi liberada ainda na noite de terça-feira (18). Carro ficou destruído após batida na BR-116, em Muriaé e Miradouro

Silvan Alves/Reprodução

O motorista de um carro de 45 anos ficou gravemente ferido após bater de frente com uma carreta na BR-116, entre os municípios de Muriaé e Miradouro, na noite de terça-feira (18).

🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), outros dois caminhões que passavam pela rodovia no momento do acidente não conseguiram parar e bateram nos veículos.

Acidente entre dois carros e duas motos deixa oito feridos na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora

Caminhão bate em carro de passeio e pega fogo na MG-353

A pista chegou a ser interditada, mas foi liberada ainda na noite de terça-feira.

O motorista do carro foi socorrido em estado grave e levado para o Hospital São Paulo, em Muriaé. A unidade de saúde não divulga informações sobre os pacientes. Os outros envolvidos no acidente não sofreram ferimentos.

Um dos caminhões envolvidos na batida na BR-116, em Muriaé e Miradouro

Silvan Alves/Reprodução

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

m

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/03/19/motorista-de-carro-fica-gravemente-ferido-apos-bater-em-carreta-na-br-116.ghtml

VÍDEOS: Inter TV Notícia desta quarta-feira, 19 de março de 2025

Inter TV Notícia desta quarta-feira, 19 de março de 2025 Inter TV Notícia desta quarta-feira, 19 de março de 2025

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/playlist/videos-inter-tv-noticia-desta-quarta-feira-19-de-marco-de-2025.ghtml

Aposta de Lula para eleição, Minha Casa Minha Vida ganha mais recursos no Orçamento de 2025

"/> De olho em programas populares para impulsionar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo aumentou mais uma vez o valor destinado ao "Minha Casa Minha Vida" no Orçamento Geral da União deste ano.

Em ofício encaminhado nesta terça (18) à Comissão Mista de Orçamento (CMO), o Ministério do Planejamento aumentou de R$ 15 bilhões para R$ 18 bilhões o reforço de verba destinado ao programa.

Congresso adia votação do Orçamento

A alteração ocorreu no dia seguinte em que a comissão recebeu outra mudança do governo aumentando em R$ 15 bilhões a dotação para o programa.

No novo ofício, há ainda uma nova alteração: os valores deixam de ser para faixa 3 e passam a ser para "operações de crédito reembolsável". Ou seja, agora o Minha Casa Minha Vida vai ter uma verba extra neste ano de R$ 18 bilhões.

Com o reforço de caixa, o governo estuda criar uma nova faixa para o programa Minha Casa Minha Vida: a faixa 4, que contemplaria beneficiados com renda de R$ 8 mil a R$ 12 mil.

A sugestão foi um pedido do próprio presidente Lula ao ministro das Cidades, Jader Filho, como forma de melhorar a aprovação do governo com a classe média.

Construção de moradia pelo Minha Casa, Minha Vida no RN

Elisa Elsie/Governo do RN/Arquivo

Além disso, o governo avalia que o setor da construção civil depende de estímulo público e é capaz de gerar empregos.

As sucessivas modificações do governo têm atrasado a votação do Orçamento deste ano.

Tradicionalmente, o texto é apreciado no fim do ano anterior, mas ficou para este ano. Enquanto isso, o governo só pode gastar 1/12 do orçamento do ano anterior por mês.

A expectativa é que a leitura do relatório ocorra nesta quinta (20) e a votação tanto na Comissão de Orçamento quanto no Plenário ocorra na sexta (21).

https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2025/03/19/aposta-de-lula-para-eleicao-minha-casa-minha-vida-ganha-mais-recursos-no-orcamento-de-2025.ghtml