Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Apagão atinge área de shows do São João de Cabedelo, PB

Público ficou no escuro por cerca de uma hora, durante apresentação das Rainhas da Farra. Passava da meia noite quando a luz voltou ao normal. Apagão atinge área de shows do São João de Cabedelo, PB

Reprodução/TV Cabo Branco

O público que foi prestigiar os shows do São João de Cabedelo, Litoral da Paraíba, na noite desta segunda-feira (23), véspera de São João, foi surpreendido por um apagão. A área de shows no Dique de Cabedelo ficou sem luz durante boa parte de uma das apresentações da festa.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp

De acordo com a apuração da TV Cabo Branco, pouco tempo depois do início do show da banda Rainhas da Farra, faltou luz na área de shows do São João de Cabedelo. A única iluminação no local era a do palco, e por isso a maior parte do público ficou completamente no escuro.

O apagão durou cerca de uma hora, durante praticamente todo o show das Rainhas da Farra. Passava das 00h quando a energia voltou e a área de shows ficou novamente iluminada, somente no show da última atração da noite, Luciene Melo.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Cabedelo e com a Energisa, companhia responsável pela iluminação da cidade, para obter respostas sobre o que teria acontecido, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/sao-joao/noticia/2025/06/24/apagao-atinge-area-de-shows-do-sao-joao-de-cabedelo-pb.ghtml

Bebê de um ano morre após ser atingida por disparo de arma de fogo em Areia Branca

A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Polícia Civil e Militar em Sergipe

SSP/SE

Uma bebê de um ano de vida morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo no município de Areia Branca, nesta terça-feira (24). A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp

De acordo com a polícia, o suspeito dirigia uma picape em uma rua paralela à BR-235, tentou realizar uma ultrapassagem, não conseguiu e perseguiu o carro da frente, no qual a vítima estava com a família retornando de uma festa junina.

Ao alcançá-los, o suspeito disparou contra o carro e a criança foi atingida. O suspeito fugiu em seguida e ainda não foi localizado pela polícia.

A bebê foi socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Mais informações policiais em SE

Polícia Civil vai investigar morte de bebê em Itabaiana

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/06/24/bebe-de-um-ano-morre-apos-ser-atingida-por-disparo-de-arma-de-fogo-em-areia-branca.ghtml

Alfenas Rock City terá shows gratuitos de Jota Quest, CPM 22, Ira! e mais; saiba como trocar seu ingresso

Evento acontece no Loteamento do Trevo e reunirá grandes nomes do rock nacional, além de bandas cover e artistas da região. Alfenas Rock City terá shows gratuitos com Jota Quest, CPM 22, Ira! e mais

Divulgação

O rock vai tomar conta de Alfenas na sexta-feira (27) e no sábado (28) com a realização do Alfenas Rock City 2025. O festival, que promete reunir fãs de várias gerações, será realizado no Loteamento do Trevo. A entrada é gratuita.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Entre as atrações já confirmadas estão Jota Quest, CPM 22, Ira!, The Beast Experience (cover Iron Maiden), Ummaguma (cover Pink Floyd) e DZ6 Charlie Brown Jr.

O evento é promovido pela Prefeitura de Alfenas e a Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de fortalecer a cena cultural e musical da região.

Como garantir seu ingresso gratuito?

Para assistir aos shows, é necessário trocar 1kg de arroz ou feijão por um ingresso. A embalagem deve estar fechada, não violada e não fracionada. O alimento deve ter validade mínima de 6 meses.

A troca pode ser feita antecipadamente em 9 pontos espalhados pela cidade:

Supermercado Alvorada – R. José Constâncio da Silveira, 473 – Res. Aeroporto

Supermercado Alvorada – Av. Gov. Valadares, 800 – Parque das Nações

Supermercado Castelinho – Praça Melvin Jones, 152 – Centro

Supermercado ABC – R. Gabriel Monteiro da Silva, 1213 – Vila Borges

Supermercado Lacerda (Vista Grande) – R. Benjamim Constant, 3153 – Jardim São Carlos, Alfenas

Supermercado Nobre – R. da Saudade, 245 – Vila Betania II

Supermercado Pinheiros – Av. Jovino Fernandes de Sales, 3107 – Jardim Boa Esperança

Supermercado Unissul (Av. São José) – R. Gáspar Lopes, 81 – Centro

Supermercado São Paulo – R. Rui Barbosa, 171 – Centro

Os alimentos arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Serviço

📍 Local: Loteamento do Trevo – Alfenas/MG

📅 Datas: 27 e 28 de junho (sexta e sábado)

🎶 Entrada: 1kg de arroz ou feijão = 1 ingresso

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/06/24/alfenas-rock-city-tera-shows-gratuitos-de-jota-quest-cpm-22-ira-e-mais-saiba-como-trocar-seu-ingresso.ghtml

Vídeo: temperaturas ficam abaixo de zero e provocam geada em diversas cidades do Paraná

Até às 5h30 desta terça (24), os termômetros marcaram -4,6ºC no distrito Horizonte, em Palmas, na região Sul, segundo o Simepar. Veja outros registros. Temperaturas ficam abaixo de zero e provocam geada em diversas cidades do Paraná

A terça-feira (24) amanheceu com temperaturas negativas e geada em várias cidades do Paraná, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Veja vídeo acima.

✅ Siga o g1 PR no Instagram

✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

Além disso, rajadas de vento com intensidades entre cerca de 40 km/h e 55 km/h foram registradas entre o Norte Pioneiro, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Até às 5h30 desta terça, o órgão divulgou que no distrito Horizonte, em Palmas, na região Sul do Paraná, os termômetros marcaram -4,6ºC.

Veja outras temperaturas negativas no estado:

General Carneiro: -3,0ºC

Palmas: -2,9ºC

Pato Branco: -2,2°C

Cascavel: -2,2°C

Distrito de Entre Rios, em Guarapuava: -1,8°C

Laranjeiras do Sul: -1,6°C

Santa Maria do Oeste: -0,8°C

Guarapuava: -0,5°C

Toledo: -0,4°C

Pinhão: -0,3°C

Foz do Iguaçu: -0,2ºC

Francisco Beltrão: -0,2°C

Em Curitiba, às 7h, os termômetros registram a menor temperatura do ano, com 1,5ºC, com sensação térmica de -5,4ºC.

O Simepar deve divulgar nova atualização às 8h, já que a previsão indica possibilidade de queda ainda maior nas temperaturas nas primeiras horas da manhã.

Geada em Capanema

Marlon Rogério Becchi

LEIA TAMBÉM:

Curitiba: Trabalhador que sobreviveu a corte de corda enquanto limpava fachada de prédio morre em acidente

'Geada negra' e temperaturas a -5ºC: veja previsão do tempo para o Paraná

Vídeo: porca 'aprende a latir' após conviver com cachorros em propriedade rural do Paraná

Geada em Toledo

Fábio Gustavo Ames

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2025/06/24/temperaturas-negativas-geada-em-diversas-cidades-do-parana.ghtml

Spray de pimenta usado por médica para atacar família em igreja tem venda proibida no Brasil, diz GCM

Ataque feito por uma médica de 41 anos ocorreu durante missa na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí (SP). Ela foi presa em flagrante e liberada após a audiência de custódia. Médica que atacou família com jato de spray de pimenta não tinha autorização para ter o item, segundo a Guarda Civil de Jundiaí (SP)

Divulgação

O spray de pimenta usado por uma médica de 41 anos para atacar uma família durante uma missa, em Jundiaí (SP), neste domingo (22), não pode ser vendido no Brasil, de acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM). A corporação também informou que a mulher não possuía autorização para usar o item por não fazer parte de forças de segurança. Ela foi presa em flagrante e liberada após a audiência de custódia.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Conforme apurado pela TV TEM, o ataque aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Desterro, durante a missa das 18h30. Livia Maria Ponzoni de Abreu se irritou com o barulho que a filha de um casal, de apenas dois anos, estava fazendo durante a celebração religiosa. Por este motivo, ela usou o spray contra a menina, a mãe e o pai dela. Outros fiéis que estavam na igreja também tiveram mal-estar.

Durante o atendimento da ocorrência, a GCM apreendeu o spray que estava com Livia. Segundo a corporação, não é possível identificar a composição completa do produto, no entanto, há pimenta entre os componentes.

O produto tem a venda proibida no Brasil e seu uso é não é autorizado, portanto, de acordo com a GCM, a suspeita deve ter adquirido o produto por meio de um mercado paralelo.

Médica que atacou criança com spray de pimenta durante missa é solta pela Justiça

Represálias de fiéis

O ataque, que aconteceu na Igreja da Matriz, causou uma crise forte de tosse na criança, com vômitos e irritação nos olhos. A menina teve algumas queimaduras ao redor dos lábios, mas foi medicada e está se recuperando. Os pais dela também caíram no chão após a exposição ao agente químico.

O gás se espalhou pelo local e também provocou mal-estar em outros fiéis. Após a celebração, todos saíram da igreja. A mulher entrou em um carro e sofreu represálias da população, foi agredida por um homem e teve o carro danificado, mas o tumulto foi contido pela Guarda Civil Municipal (GCM).

A médica passou por audiência de custódia na tarde desta segunda-feira e recebeu liberdade provisória, pois cumpriu medidas cautelares, entre elas, o pagamento de uma fiança no valor de 20 salários-mínimos. O caso foi registrado como lesão corporal e é investigado.

Em nota, a Diocese de Jundiaí repudiou o caso e disse que, além de causar tumulto, foi uma "agressão que constitui grave violência contra o espírito de comunhão, respeito e fraternidade" que deveria reinar nos espaços sagrados.

"A Diocese de Jundiaí expressa solidariedade às vítimas do ocorrido e reafirma seu compromisso inegociável com a não violência, a defesa da dignidade humana e a promoção da paz — princípios inalienáveis da fé cristã. Confiamos às autoridades civis a devida apuração dos fatos e a tomada das providências cabíveis, com respeito ao devido processo e à verdade", diz o documento.

Padre que celebrava missa foi até o carro da suspeita de atacar família com spray de pimenta em Jundiaí (SP)

Pop TV/Reprodução

Ocorrência de ataque com spray de pimenta foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM) em Jundiaí (SP)

Pop TV/Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/06/24/spray-de-pimenta-usado-por-medica-para-atacar-familia-em-igreja-tem-venda-proibida-no-brasil-diz-gcm.ghtml

Paralisação de motoristas prejudica circulação de ônibus em BH nesta terça; saiba quais linhas

"/> Os motoristas não saíram da garagem da empresa que atende mais de 15 linhas em Belo Horizonte. Os motoristas não saíram da garagem da empresa que atende mais de 15 linhas em Belo Horizonte.

Reprodução/TV Globo

Os motoristas de ônibus que trabalham na "Garagem Ana Lucia" da empresa Coordenadas, que fica em Sabará, na Grande BH, iniciaram uma paralisação na madrugada desta terça-feira (24).

Ao menos 15 linhas que atendem a população de Belo Horizonte, então paralisadas. São elas: 102, 103, 903, 4102, 4103, 4106, 5104, 8107, 8150, 8401, 8405, 9204, 9403, 9501 e 9715.

De acordo com um representante do Sindicato dos Trabalhadores em Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), entre as reclamações e reinvindicações são a carga horaria excessiva, pagamento em dia do FGTS, melhores condições de serviço, veículos novos e aumento do valor do vale refeição.

Ainda não há previsão de retorno dos motoristas ao trabalho.

O g1 entrou em contato com a BHTrans, SetraBH e com a empresa Coordenadas, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Matéria em atualização.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/06/24/paralisacao-de-motoristas-prejudica-circulacao-de-onibus-em-bh-nesta-terca-saiba-quais-linhas.ghtml

Pai de Juliana Marins consegue embarcar para a Indonésia

O voo, que saiu de Lisboa para Bali, demorou mais tempo que o previsto pois tinha que passar pelo espaço aéreo do Catar, que estava fechado por causa dos ataques no Oriente Médio. Juliana Marins estava em mochilão pela Ásia desde fevereiro e desapareceu após queda em trilha na Indonésia. O pai da jovem Juliana Marins, que caiu durante uma trilha no Monte Rinjani, no último sábado (21), estava embarcando em um voo para a Indonésia por volta das 6h30 desta terça-feira (24).

"Estamos embarcando agora para Bali, prestes a entrar no avião. São praticamente 10 horas de voo daqui até lá. Quero pedir que vocês sigam orando pelo resgate da Juliana, que ela esteja bem e possa voltar conosco para o Brasil. Sã e salva. Obrigada por tudo", disse Manoel Marins Filho, que estava saindo de Lisboa, em Portugal, em um voo para Bali, na Indonésia.

O voo demorou mais tempo que o previsto pois o voo, de Lisboa, tinha que passar pelo espaço aéreo do Catar, que estava fechado por causa dos ataques no Oriente Médio. Em função disso, ele teve que aguardar.

Nesta segunda (23), ele postou um vídeo nas redes sociais para agradecer o apoio recebido pela família.

Na postagem, ele também agradece a ajuda diplomática dada pela embaixada do Brasil em Jacarta e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Obrigado a todos que estão se mobilizando, obrigado ao governo brasileiro, obrigado aos amigos e pessoas que eu nem conhecia e nem esperava, mas estão se mobilizando e fazendo o que é possível, nos apontando caminhos para que nós possamos trazer a Juliana sã e salva, que é o que nós esperamos. Obrigada pelo esforço de todos", agradece Manoel.

Pai de Juliana Marins agradece apoio no resgate da filha na Indonésia

No post sobre o caso feito pelo perfil do presidente, o pai comentou:

"Agradeço ao senhor e ao Ministério das Relações Exteriores, além da embaixada na Indonésia pelos esforços. Estou a caminho daquele país e espero voltar com minha filha viva".

Pai de Juliana Marins vai para a Indonésia

Redes sociais

Espaço aéreo fechado

Em outro vídeo, o pai informou que não está conseguindo viajar para a Indonésia devido ao fechamento do espaço aéreo provocado pelos recentes ataques envolvendo Israel, Irã e Estados Unidos.

"Estamos aqui no aeroporto de Lisboa e infelizmente soubemos que o espaço aéreo do Catar e Doha foi fechado. Nosso voo obrigatoriamente passa por Doha. Não sei se será possível viajar ainda hoje pra lá", diz Manoel.

"Continuamos confiando em Deus e que ele dará uma solução pra tudo, inclusive pra nossa viagem, porque preciso chegar lá para acompanhar o resgate, mas ainda não conseguimos porque o espaço aéreo foi fechado", acrescentou.

Juliana Marins e os pais

Reprodução/Redes sociais

A irmã de Juliana, Mariana, disse em entrevista ao Fantástico que ainda tem esperança de que a jovem seja encontrada.

Desde fevereiro, Juliana fazia um mochilão pela Ásia. Ela passou por Filipinas, Vietnã e Tailândia antes de chegar à Indonésia.

Alpinistas experientes se juntam ao resgate

Dois alpinistas experientes se juntaram, na manhã desta segunda-feira (23), à equipe que tenta resgatar a brasileira Juliana Marins. Segundo a família da jovem, os profissionais “estão indo ao encontro do local do acidente de Juliana”.

“Não temos a informação se eles conseguirão dar continuidade ao resgate durante a noite, mas sabemos que há um bom reforço com equipamentos específicos para acompanhar a equipe que já está no local”, informou o perfil @resgatejulianamarins, criado por parentes e único canal oficial de atualizações.

Jovem Juliana Marins, 26 anos, caiu em trilha na Indonésia

Redes sociais

O Parque Nacional do Monte Rinjani fica na Ilha de Lombok, na Província de Sonda Ocidental, e o fuso horário local está 11 horas à frente de Brasília. Às 5h desta segunda, meio da tarde na Indonésia, a família tinha dito que as buscas haviam sido novamente interrompidas, 3 dias depois do acidente, e que não havia informações sobre como a niteroiense está.

“Às 16h do horário local [5h em Brasília], o resgate foi interrompido por condições climáticas. Mas antes já havia sido dito que eles parariam ao entardecer por não operarem à noite.”

A página afirmou que Juliana parecia estar entre 500 e 600 metros abaixo no desfiladeiro.

“Um dia inteiro e eles avançaram apenas 250 metros abaixo, faltavam 350 metros para chegar na Juliana e eles recuaram. Mais uma vez! Mais um dia! Nós precisamos de ajuda, nós precisamos que o resgate chegue até Juliana com urgência!”

Brasileira foi abandonada por guia durante uma hora, diz irmã

Mapa mostra onde Juliana caiu

Infografia: Dhara Pereira/g1

Críticas

O perfil ainda fez críticas às autoridades da Indonésia.

“O parque segue com a sua atividade normalmente, turistas continuam fazendo a trilha, enquanto Juliana está precisando de socorro! Nós não sabemos o estado de saúde dela! Ela segue sem água, comida e agasalhos! Juliana vai passar mais uma noite sem resgate por negligência!”, escreveu.

Irmã de brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia desmente resgate

Aparentemente é padrão nessa época do ano que o clima se comporte dessa forma, eles têm ciência disso e não agilizam o processo de resgate! Lento, sem planejamento, competência e estrutura!”

O resgate havia sido suspenso neste domingo (22) também por causa das condições climáticas difíceis, com muita neblina.

Como é a trilha para o vulcão onde brasileira caiu na Indonésia

Quem é a brasileira que caiu em trilha e espera resgate na Indonésia

Informação desencontrada

A família da brasileira negou neste domingo (22) informações divulgadas por autoridades indonésias e até pela Embaixada do Brasil em Jacarta de que a jovem teria recebido comida, água e agasalho.

Drone flagra brasileira que caiu em trilha na Indonésia

“Recebemos, com muita preocupação e apreensão, que não é verdadeira a informação de que a equipe de resgate levou comida, água e agasalho para a Juliana. A informação que temos é que até agora não conseguiram chegar até ela, pois as cordas não tinham tamanho suficiente, além da baixa visibilidade”, afirmou Mariana, que está no Brasil.

A irmã também denunciou que vídeos divulgados como sendo do momento do resgate foram forjados.

"Todos os vídeos que foram feitos são mentiras, inclusive o do resgate chegando nela. O vídeo foi forjado para parecer isso, junto com essa mensagem associada a ele", disse Mariana.

A embaixada do Brasil na Indonésia diz que acompanha o caso e que pediu que a operação de resgate seja feita mesmo à noite. Ao Fantástico, o embaixador admitiu que repassou informações incorretas no início, com base em relatos imprecisos das autoridades locais.

Segundo nota do Itamaraty, dois funcionários da embaixada do Brasil na Indonésia foram enviados, no sábado (21), para acompanhar pessoalmente os esforços pelo resgate.

📸Clique aqui e siga o perfil do RJ1 no Instagram

✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular!

Condições climáticas da trilha onde a brasileira caiu são ruins neste domingo

Reprodução redes sociais

Em uma postagem nas redes sociais, Mariana deu detalhes sobre a queda da irmã na trilha. Segundo ela, Juliana saiu com um grupo de 5 pessoas e um guia local. O grupo já estava em seu 2º dia de trilha, quando Juliana disse que estava cansada para continuar.

"O guia falou: 'então descansa' e seguiu viagem. A gente tinha recebido a informação que o guia tinha ficado com ela, que ela tinha tropeçado e caído. Não foi isso que aconteceu".

"O guia só seguiu viagem para chegar até o cume. A gente só tem essas informações de mídia local. Juliana ficou desesperada porque ninguém mais voltou e caiu. Abandonaram Juliana", disse Mariana.

Jovem Juliana Marins, 26 anos, caiu em trilha na Indonésia

Redes sociais

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/06/24/pai-de-juliana-marins-embarque-indonesia.ghtml

Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca

Acompanhe as notícias da manhã na nossa região. Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca Acompanhe as notícias da manhã na nossa região.

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/ao-vivo/bom-dia-cidade-ribeirao-preto.ghtml

Rússia acusa Otan de 'militarização desenfreada' e não ser pacífica; aliança militar anunciou expansão de gastos em defesa

Secretário-geral da Otan, Mark Rutte, anunciou na segunda (23) que países-membros terão que gastar um mínimo de 5% do PIB com Defesa. O aumento é uma resposta à ameaça representada pela Rússia, que está em guerra na Ucrânia. Secretário-geral da Otan, Mark Rutte, anuncia aumento de gastos em Defesa para os países-membros da aliança em 23 de junho de 2025.

REUTERS/Yves Herman

Após a Otan ter anunciado uma expansão de gastos em Defesa e em equipamentos de guerra, a Rússia acusou nesta terça-feira (24) a aliança militar ocidental de realizar uma "militarização desenfreada" e de não ser pacífica.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a aliança militar foi criada para o confronto e está no caminho da "militarização desenfreada".

Expansão de gastos em Defesa

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, anunciou nesta segunda-feira (23) que os países-membros da aliança militar terão que aumentar seus gastos mínimos em Defesa para no mínimo 5% do PIB, um aumento considerável nos níveis investidos atualmente. A decisão foi tomada durante a cúpula realizada em Haia, na Holanda.

Segundo ele, todos os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordaram com os termos, em prol de uma defesa coletiva, e o incremento representará um "salto gigantesco (...) à medida que o mundo se torna mais perigoso".

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

"O plano de investimento em Defesa que os aliados aprovarão em Haia estabelece uma nova base: 5% do PIB a serem investidos em Defesa. Isso representa um salto gigantesco — ambicioso, histórico e fundamental para garantir nosso futuro", disse Rutte a repórteres.

Rutte disse ainda que os países-membros quintuplicarão os investimentos em defesa aérea, "porque vemos diariamente o terror mortal da Rússia vindo do céu sobre a Ucrânia — e devemos ser capazes de nos defender contra esse tipo de ataque".

O secretário-geral disse que os países-membros da Otan fornecerão mais de 35 bilhões de euros (cerca de R$ 221 bilhões) em ajuda militar à Ucrânia neste ano. Para Rutte, a entrada da Ucrânia na Otan é um processo irreversível e acontecerá em algum momento.

Ele foi incisivo ao dizer que "caso a Rússia nos ataque hoje, nossa resposta seria devastadora".

Além disso, o conflito direto entre Israel e Irã, que ganhou o envolvimento direto dos Estados Unidos no final de semana, também foi tema dos representantes dos países-membros presentes na cúpula. Rutte acusou o Irã de estar profundamente envolvido na guerra na Ucrânia — fornecendo drones Shahed aos russos — e disse que os EUA não feriram nenhuma lei internacional no ataque a instalações nucleares iranianas.

Salto no gasto com defesa

O aumento dos investimentos em Defesa pelos países-membros para 5% do PIB era algo que os Estados Unidos exigiam do bloco após Donald Trump reassumir a presidência, em janeiro deste ano. Os EUA são um dos poucos países que gastam acima desse nível, e os gastos atuais da maioria dos membros ficam entre 2 e 3,5%.

A Espanha, que se opõe ao aumento, assegura que a cúpula garantirá a ela espaço de manobra para não ser obrigada a alcançar a meta. O aumento do piso para 5% do PIB em Defesa não terá exceções, e o governo espanhol concordou com a meta, segundo Rutte.

A Alemanha planeja aumentar seu orçamento de Defesa para 3,5% do PIB até 2029, disseram nesta segunda-feira fontes do governo à agência de notícias AFP, o que estaria em conformidade com a nova meta da Otan para gastos militares. Atualmente, o país destina 2,4% do PIB para esse fim.

O premiê da Eslováquia, Robert Fico, afirmou que o país se reserva o direito de decidir o ritmo em que implementará o aumento de gastos em Defesa.

Zelensky admite ceder cargo se Ucrânia entrar na Otan

https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/06/24/russia-acusa-otan-militarizacao-desenfreada-nao-ser-pacifica-apos-alianca-militar-anunciar-expansao-gastos-defesa.ghtml

SC marca -8ºC e registra nova menor temperatura do ano

Urupema, na Serra, registrou a menor temperatura do ano nesta terça-feira (24). Às 4h, os termômetros marcaram, -8,06ºC. Santa Catarina registrou a menor temperatura do ano nesta terça-feira (24). Às 4h, os termômetros em Urupema, na Serra, marcaram, -8,06ºC. A informação foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo, e a Defesa Civil estadual.

A mínima mais baixa registrada anteriormente no estado ocorreu em São Joaquim, em 11 de junho quando os termômetros marcaram -6,5ºC. Nesta manhã, a cidade amanheceu marcando -5,23ºC. Urubici, cidade vizinha, marcou -5,73ºC, também às 4h.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Conforme a Defesa Civil estadual, as mínimas devem baixar ainda mais ao longo do dia. Veja a lista com a temperaturas mais baixas, atualizada às 6h40:

Urupema: -8,06ºC

Urubici: -6,75ºC

São Joaquim: -5,73ºC

Bom Jardim da Serra: -5C

Painel:- 4,35ºC

Água Doce: -4,73ºC

Todos os pontos monitorados pela Epagri em Santa Catarina marcavam abaixo de 10°C, às 6h. Em Florianópolis, por exemplo, a mínima foi de 8,5°C, no Norte da Ilha. Em Criciúma, no Sul catarinense, os termômetros marcaram 2°C no amanhecer.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/06/24/sc-marca-registra-nova-menor-temperatura-2025.ghtml

ONU condena ataque de Israel a prisão iraniana de presos políticos; ação deixou mortos e feridos, diz Irã

Ministro da Defesa israelense afirmou que Exército fez ataques com 'força sem precedentes' a símbolos do regime iraniano nesta segunda (23). Quartel da Guarda Revolucionária iraniana em Teerã também foi atingido. Irã respondeu com mísseis e drones. Israel explode porta de prisão do Irã para opositores do regime em retaliação a ataques

Israel anunciou ataques com "força sem precedentes" ao Irã nesta segunda-feira (23). Entre os alvos estão uma famosa prisão de presos políticos, a instalação nuclear fortificada de Fordow e um quartel da Guarda Revolucionária iraniana em Teerã.

Os locais atingidos compõem "entidades de opressão" do regime iraniano do aiatolá Ali Khamenei, segundo o ministro da Defesa israelense, Israel Katz.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

AO VIVO: Veja as últimas notícias sobre o conflito.

"De acordo com a diretriz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e minha, as Forças de Defesa de Israel (IDF) estão atualmente atacando com força sem precedentes alvos do regime e entidades de opressão governamental no coração de Teerã, incluindo: a sede da Basij, a prisão de Evin para presos políticos e opositores do regime, o relógio 'Destrua Israel' na Praça da Palestina, a sede de segurança interna da Guarda Revolucionária, o centro ideológico e outros alvos do regime", afirmou Katz em pronunciamento.

Um vídeo compartilhado pelo ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Saar, mostra a explosão da porta da prisão de Evin. Veja no vídeo acima.

O Exército israelense confirmou ataques à prisão e a Fordow, e afirmou que diversos centros de comando da Guarda Revolucionária iraniana foram atingidos, como o quartel de Tharallah, responsável pela segurança de Teerã, segundo a pasta.

A prisão de Evin, localizada no norte de Teerã, é a penitenciária mais famosa e temida do Irã, conhecida principalmente por abrigar presos políticos, ativistas, jornalistas, intelectuais e dissidentes do regime. Ela foi construída em 1972, ainda sob o regime do xá Mohammad Reza Pahlevi. O complexo também é conhecido pelos maus-tratos a presos políticos.

O governo iraniano confirmou o ataque a Evin e afirmou que partes da instalação foram danificadas, mas sem dar mais detalhes.

A instalação nuclear de Fordow, construída dentro de uma montanha a cerca de 100 km da capital Teerã, foi atingida por um bombardeio dos EUA com bombas antibunker durante o final de semana. (Leia mais abaixo)

O Irã respondeu ao ataque com uma onda de mísseis e drones lançados "de norte a sul" de Israel, segundo a Guarda Revolucionária iraniana. O Exército israelense afirmou estar atuando para interceptar os projéteis iranianos, e não há relatos de danos ou feridos em Israel até a última atualização desta reportagem.

Míssil iraniano atinge estrada em Israel

Fordow

Segundo o Exército israelense, o ataque a Fordow, dois dias após o Exército dos EUA ter bombardeado o local, teve como objetivo obstruir as rotas de acesso à instalação nuclear.

Um porta-voz da autoridade de gestão de crises na província de Qom, onde fica Fordow, confirmou o ataque israelense desta segunda-feira, segundo a agência de notícias estatal iraniana Tasnim. O oficial acrescentou que não haverá perigo para os moradores da região.

Imagem de satélite de 22 de junho mostra buracos e crateras na encosta do complexo subterrâneo de Fordow, após ataque dos EUA, perto de Qom.

MAXAR TECHNOLOGIES/via REUTERS

Os Estados Unidos entraram no domingo no conflito Irã-Israel ao bombardear as instalações nucleares de Isfahan e Natanz, assim como a central subterrânea de enriquecimento de urânio de Fordow. Apenas os EUA têm uma bomba capaz de atingir Fordow, construída pelos iranianos dentro de uma montanha para ser inalvejável. O Exército americano jogou 14 bombas antibunker MOP GBU-57 no local.

O presidente americano, Donald Trump, disse que os ataques destruíram completamente as capacidades nucleares do Irã. Porém, funcionários de alto escalão de Israel e dos Estados Unidos afirmam que ainda é cedo para avaliar os danos.

O Irã condenou o ataque e prometeu represálias. O país afirmou que não há sinais de contaminação radioativa após os bombardeios.

Estados Unidos bombardeiam instalações nucleares do Irã

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/24/onu-condena-ataque-israel-prisao-iraniana-mortos-e-feridos.ghtml

Com Trump de volta, cúpula da Otan é a mais importante desde a Guerra Fria?

Europa se prepara para a chegada de Trump à cúpula da Otan com questões difíceis sobre o Irã e os rumos da defesa, após exigência dos EUA de que os aliados passem a gastar 5% do PIB. Cúpula começa nesta terça-feira na Holanda e será a primeira com a presença de Trump desde que ele foi reeleito.

Dursun Aydemir/Anadolu/Getty Images via BBC

Enquanto o mundo prende a respiração para ver o que acontece depois dos ataques diretos dos EUA contra instalações nucleares iranianas e o frágil cessar-fogo anunciado entre Israel e o Irã, o presidente americano Donald Trump é esperado na Holanda nesta terça-feira (24/06) para a cúpula da Otan.

Essa será a primeira reunião de Trump na Otan desde que ele foi reeleito. No passado, ele acusou os países membros da aliança de se apoiarem demais nas garantias de segurança dos Estados Unidos. Agora, os aliados europeus estão desesperados para provar que ele está errado e esperam convencê-lo a não retirar tropas americanas do continente.

"As relações com a Europa estão tão tensas desde que Trump retornou à Casa Branca — por causa das tarifas e outras questões — que, até algumas semanas atrás, nós não sabíamos se ele ia aparecer nessa cúpula", me disse um diplomata de alto escalão sob condição de anonimato.

"Com a Rússia e a China de olho em qualquer sinal de fraqueza do Ocidente, isso teria sido um desastre."

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, montou essa cúpula em torno de Trump. Ele pretendia bajulá-lo concordando com um aumento significativo nos gastos com defesa para mostrar que os europeus estão dispostos a assumir mais responsabilidade pela própria segurança.

Rutte também esperava que, ao manter o encontro focado na questão financeira, ele conseguiria evitar qualquer atrito ou explosão entre Trump e seus aliados.

Mas esse plano, que foi cuidadosamente elaborado, pode estar desmoronando.

Agora que o Irã lançou mísseis nas bases americanas no Catar e no Iraque, em resposta aos ataques de sábado (21/06) contra suas instalações nucleares, o presidente dos EUA pode decidir permanecer na sala de crise da Casa Branca, em Washington.

Se ele realmente for para a Europa, como é esperado, como será possível não falar sobre o Oriente Médio considerando o que está em jogo?

Isso abriria espaço para um possível conflito entre Trump e os aliados europeus, que defendem a via diplomática — e não bombardeios — no caso no Irã.

Trump adora uma vitória e ele é extremamente sensível a críticas. Ele não vai querer nenhum tipo de desaprovação durante a reunião da Otan.

Separadamente, já tinha sido garantido a ele um triunfo na cúpula, com países europeus se comprometendo a gastar impressionantes 5% do PIB com defesa — exatamente como ele exigiu nas primeiras semanas após voltar à Casa Branca.

"Essa cúpula é sobre credibilidade", resumiu o embaixador dos EUA na Otan, Matthew Whitaker.

Mas, no domingo, a Espanha afirmou ter conseguido uma exceção nesse plano de gastos, algo que Rutte negou.

Outros aliados europeus que também estão com dificuldades para encontrar esse dinheiro extra começaram a mostrar incômodo.

A questão é: a Europa precisa manter os EUA, uma potência militar e nuclear, do seu lado. Foi assim que Rutte conseguiu convencer líderes relutantes — com exceção da Espanha — a aderir à nova onda de gastos. É um compromisso enorme.

Mas, como me disse a ex-embaixadora dos EUA na Otan, Julianne Smith, mesmo assim, não há garantia de nada com Trump.

Não está claro se os Estados Unidos vão assinar a declaração conjunta ao final da cúpula desta semana, que deve apontar a Rússia como principal ameaça à aliança da Otan.

A confiança da Europa nos EUA como seu protetor final tem sido abalada pela postura aparentemente branda de Trump em relação a Moscou, e também pela pressão agressiva que ele tem feito sobre Kiev ao tentar encerrar a guerra na Ucrânia.

Além disso, na noite de sexta-feira (20/06), quase dava para ouvir os diplomatas europeus "rangendo os dentes", depois que Trump justificou, com naturalidade, a meta enorme de 5% em gastos com defesa que impôs aos aliados, ao mesmo tempo em que isentava a si próprio e os EUA desse compromisso.

"Eu não acho que nós deveríamos, mas eu acho que eles deveriam", disse Trump. "Nós temos apoiado a Otan por tanto tempo.. então, eu não acho que nós deveríamos, mas eu acho que os países da Otan deveriam, com certeza."

Por outro lado, os líderes europeus discutem se eles deveriam estar mais preparados nesse sentido, em termos de auto-defesa.

Trump talvez seja o mais direto e imprevisível, mas está longe de ser o primeiro presidente a querer redirecionar a atenção militar e os investimentos da Europa para outras áreas prioritárias, especialmente o Indo-Pacífico. O próprio Barack Obama foi muito claro sobre isso em 2011.

Os Estados Unidos têm armas nucleares armazenadas na Itália, Bélgica, Alemanha e na Holanda. Também têm cerca de 100 mil soldados prontos para combate espalhados pela Europa, 20.000 deles posicionados em países da Otan no Leste Europeu, enviados por Biden depois da invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia.

O continente até poderia compensar uma possível redução no número de tropas americanas, especialmente com a Alemanha e Polônia planejando expandir significativamente suas forças terrestres nos próximos anos. Mas, a dependência da Europa dos Estados Unidos vai muito além disso, diz Malcolm Chalmers, vice-diretor do Royal United Services Institute.

A Europa depende de Washington para coleta de inteligência, vigilância, capacidade aérea e comando e controle. Os EUA exercem um papel de liderança crucial na Otan, integrando forças e aliados.

Essas são exatamente as capacidades escassas e necessárias para os militares americanos na Ásia, diz Chalmers. Se forem removidas da Europa, levaria muito tempo para serem substituídas.

Até pouco tempo atrás, muitos países da Otan na Europa evitavam investir em certas capacidades continentais — como, por exemplo, ampliar o alcance do chamado guarda-chuva nuclear da França para outros aliados — por medo do que os EUA diriam: "Ah, então vocês não precisam mais da gente. Estamos fora!".

Mas, agora, a Europa está sendo forçada a assumir mais responsabilidades pela própria segurança, não apenas para persuadir Washington a ficar, mas também no caso do presidente dos EUA decidir se retirar, de forma parcial ou total.

Ninguém sabe das intenções de Trump.

Os líderes europeus na Otan sentiram um grande alívio recentemente, quando a administração americana anunciou que o tenente-geral da Força Aérea dos EUA, Alexus Grynkewich, assumiria o cargo de Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa, uma posição tradicionalmente ocupada por um americano. Isso foi interpretado como um sinal de compromisso com a aliança de defesa.

Mas Washington está conduzindo sua própria revisão de gastos militares e de defesa. Anúncios oficiais săo esperados nos próximos meses. É pouco provável que haja novos financiamentos dos EUA para a Ucrânia. E muito provável que as 20 mil tropas adicionais enviadas ao Leste Europeu sejam as primeiras a serem retiradas do continente.

Apesar disso, a Polônia disse que vai participar da cúpula da Otan com confiança. Em nítido contraste com a Espanha, Varsóvia acredita que está dando o exemplo — gastando mais do seu PIB em defesa (cerca de 4,7%) do que qualquer outro membro da Otan, inclusive os EUA. O objetivo do país é construir o exército terrestre mais poderoso da Europa.

Durante a Guerra Fria, a Polônia viveu sob a sombra da União Soviética. O país faz fronteira com a Ucrânia. Por isso, não é difícil convencer os poloneses que a defesa é uma prioridade.

Para políticos em países distantes da Rússia, o argumento é mais difícil. A imprensa espanhola tem sido alimentada com especulações de que os desacordos sobre os gastos com defesa podem até derrubar o governo de coalizão do país.

Tentando ao mesmo tempo agradar Trump com o compromisso de aumentar os gastos com defesa, enquanto torna a proposta mais palatável para líderes europeus com orçamentos apertados, a Otan está propondo dividir a meta de 5% em duas partes: 3,5% da renda nacional anual seria destinada à defesa, com os outros 1,5% do PIB para áreas "relacionadas à defesa", como, por exemplo, a expansão de portos de carga na Holanda ou o investimento da França em cibersegurança.

Esse modelo ainda teria a vantagem de alinhar a Europa com o nível atual de gastos militares dos EUA, que está em 3,4% do PIB, um marco simbólico importante, segundo Camilla Grand, ex-secretário-geral adjunto de Investimentos em Defesa da Otan e hoje especialista no Conselho Europeu de Relações Exteriores.

Mas, independentemente de como ficarão os números, nós estamos falando de governos gastando bilhões a mais com defesa. E esse dinheiro precisa sair de algum lugar — seja por meio de novos impostos (um método que a Estônia tem experimentado), seja por meio de mais endividamento, o que sai caro para países como a Itália, que já tem altos níveis de dívida pública.

Outra opção é cortar gastos sociais, o velho dilema conhecido como "canhões ou manteiga" ou "tanques ou pensões".

Com sua Revisão Estratégia de Defesa, o Reino Unido recentemente enfatizou ao público a necessidade de mais gastos militares, mas Chalmers diz que nem Downing Street, nem a maioria dos governos europeus, prepararam seus eleitores para os sacrifícios que esses gastos vão exigir.

O cronograma para atingir os 5% é um ponto-chave. Os aliados da Otan pediram um prazo de 7 a 10 anos. Já o secretário-geral da aliança sugeriu que isso pode ser tarde demais. Com a economia russa totalmente voltada para a guerra, ele alerta que a Rússia será capaz de atacar países da Otan dentro de cinco anos.

Defender a Europa não é só uma questão de quanto os governos gastam. Tão importante quanto é saber com o que eles gastam esse dinheiro.

Uma das grandes fragilidades da Europa é a enorme duplicação e incompatibilidade de capacidades militares no continente. Só na União Europeia, por exemplo, existem 178 diferentes tipos de sistemas de armamento e 17 modelos distintos de tanques. Colocar de lado o orgulho nacional e os contratos de defesa, e reunir os recursos europeus de forma mais eficiente é uma discussão delicada e que provavelmente será deixada de lado na cúpula dessa semana.

Então, o que podemos esperar como resultado concreto?

Isso vai depender bastante de Trump. O embaixador de Trump na Otan disse que essa reunião pode ser histórica.

"Um ponto de virada", foi como outro diplomata de alto escalão descreveu para mim — e, possivelmente, "a cúpula mais importante da Otan desde a Guerra Fria": o momento em que a Europa começou a gastar tanto quanto os Estados Unidos em defesa e realmente assumiu a responsabilidade por sua própria segurança.

As bombas da Otan que deram início a uma nova era de guerras

'Não criem caos na Ásia': a dura resposta da China à acusação da Otan de ajuda à Rússia contra Ucrânia

Qual o papel da Otan no confronto entre Rússia e Ucrânia?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/24/com-trump-de-volta-cupula-da-otan-e-a-mais-importante-desde-a-guerra-fria.ghtml

Veja o que se sabe sobre o caso da ossada encontrada em carro que pode ser de homem desaparecido em 2016

Luiz Paulo Magalhães de Freitas desapareceu em abril de 2016. Neste mês, o carro dele foi encontrado acidentado com uma ossada na Rodovia Mogi-Bertioga. Ossada é encontrada em carro e pode ser de homem desaparecido em 2016

O caso de uma ossada que foi encontrada em uma área de mata em Bertioga, no litoral de São Paulo, ganhou repercussão nacional. Isto porque os restos mortais estavam dentro de um carro que pertence a um homem desaparecido há nove anos, identificado como Luiz Paulo Magalhães de Freitas.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

A Polícia Civil trabalha para identificar se a ossada encontrada no carro de Luiz realmente pertence ao homem. No entanto, a família acredita que os restos mortais são dele e classificou a notícia como uma mistura entre dor e alívio. O g1 reuniu o que se sabe sobre o caso a partir dos seguintes pontos:

Desaparecimento

Tentativas de buscas

Filha se tornou psicóloga

Ossada encontrada

Exames necroscópicos

Mistura de sentimentos

1. Desaparecimento

Carro de Luiz Paulo Magalhães de Freitas (à esq.) foi encontrado em área de mata próximo à Cachoeira Véu de Noiva (à dir.), em Bertioga (SP)

Redes Sociais e Prefeitura de Bertioga/Divulgação

Segundo apurado pelo g1, Luiz Paulo trabalhava como encarregado de compras de um supermercado em Mogi das Cruzes, onde morava. Ele desapareceu no dia 14 de março de 2016, aos 41 anos.

Na época do desaparecimento, o sobrinho registrou um boletim de ocorrência. O familiar informou que o tio tinha histórico de tentativa de suicídio e, antes de desaparecer, havia ingerido uma medicação controlada.

Volte ao início.

2. Tentativas de buscas

Ao g1, a ex-esposa Karina Alves de Maio contou que a família sempre acreditou que Luiz estava nas proximidades da Rodovia Mogi-Bertioga, especialmente após receberem a informação de que o carro dele havia passado pelo radar da estrada no dia do desaparecimento.

No entanto, a mulher lamentou a falta de apoio das autoridades ao longo desse tempo. De acordo com ela, a família chegou a pedir para que um helicóptero sobrevoasse a serra em busca de Luiz, mas foi informada que teria que contratar uma aeronave para isso.

Volte ao início.

3. Filha se tornou psicóloga

Filha de Luiz Paulo (identidade preservada) tinha 16 anos na época do desaparecimento do pai

Redes Sociais

A ex-esposa de Luiz contou que a filha deles tinha 16 anos quando o pai sumiu e sofreu muito com a situação. "Ela carregava uma culpa enorme por não ter estado com ele no dia em que ele desapareceu. Como se, de alguma forma, ela pudesse ter evitado tudo aquilo”, explicou a mulher.

De acordo com Karina, a filha também pensava na possibilidade ter sido abandonada, então precisou de acolhimento incondicional dos familiares. Ainda segundo a mulher, os anos de incertezas quanto ao paradeiro de Luiz influenciaram para a jovem, hoje com 26 anos, se tornar psicóloga.

“Escolheu essa profissão justamente por tudo o que viveu e enfrentou durante esses anos”, disse. “Transformou toda a dor, a saudade e as marcas desse período tão difícil em algo positivo. Escolheu ser uma pessoa do bem, cheia de amor e tantas outras qualidades que nos enchem de orgulho".

Volte ao início.

4. Ossada encontrada

Uma ossada foi encontrada em uma área de mata em Bertioga, dentro de um carro que pertence a Luiz. De acordo com o registro policial, o veículo foi localizado na altura do km 86 da Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, conhecida como Mogi-Bertioga.

A equipe florestal do Parque Restinga de Bertioga realizava uma fiscalização na área quando se deparou com a ossada dentro do carro, no último dia 16, e acionou a Polícia Militar Rodoviária (PMrv).

No local, os agentes realizaram uma pesquisa com as placas do carro e descobriram que se tratava de um veículo de Mogi das Cruzes (SP), que tinha uma queixa de desaparecimento desde 2016, mesma data do sumiço do proprietário Luiz.

Volte ao início.

5. Exames necroscópicos

Carro de Luiz Paulo Magalhães de Freitas foi encontrado em área de mata próximo da Cachoeira Véu de Noiva (à dir.), em Bertioga (SP)

Redes sociais e Divulgação/Prefeitura de Bertioga

O Corpo de Bombeiros foi acionado para recolher a ossada após liberação da perícia. No entanto, como o ambiente era de difícil acesso, a corporação informou que a baixa visibilidade comprometia a segurança da operação e o trabalho de retirada dos restos mortais precisou ser realizado no dia 17.

A família do homem foi informada sobre o fato e equipe da Delegacia de Homicídios de Santos foi acionada para apurar o possível crime. Além disso, foi requisitado exame necroscópico para confirmar a identidade da ossada.

O caso foi registrado na Delegacia Sede de Bertioga. A Polícia Civil requisitou, na quarta-feira (18), um exame de coleta de material genético da filha de Luiz e da ex-mulher dele, para auxiliar na identificação da ossada.

Volte ao início.

6. Mistura de sentimentos

Apesar de ainda não ter confirmação, a família acredita que a ossada é de Luiz. A ex-esposa relatou que a descoberta trouxe "uma mistura de sentimentos".

“Traz uma dor, é claro, mas também um alívio por finalmente encerrar esse ciclo de incertezas. O mais importante é que agora ele foi encontrado. E, de alguma forma, com isso, ele possa descansar em paz”, afirmou a ex-esposa Karina Alves de Maio.

Volte ao início.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/06/24/veja-o-que-se-sabe-sobre-o-caso-da-ossada-encontrada-em-carro-que-pode-ser-de-homem-desaparecido-em-2016.ghtml

Horas após início do cessar-fogo, Israel acusa violação do Irã e promete resposta; ACOMPANHE

Interrupção no conflito foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite desta segunda (23), pelas redes sociais. O premiê israelense, Benjamin Nethanyahu, disse que concordou com o acordou e que Israel 'atingiu seu objetivo'. Horas após início do cessar-fogo, Israel acusa violação do Irã e promete resposta; ACOMPANHE Interrupção no conflito foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite desta segunda (23), pelas redes sociais. O premiê israelense, Benjamin Nethanyahu, disse que concordou com o acordou e que Israel 'atingiu seu objetivo'. Trump disse que Israel e Irã aceitaram um cessar-fogo completo que deve iniciar nas próximas horas. Os dois países concluirão as operações militares e, depois disso, os ataques serão suspensos.. Exército de Israel e mídia iraniana confirmaram que a trégua começou nesta terça (24). Antes do início da interrupção, ataques mataram 4 em Israel e 9 no Irã. . O Irã atacou uma base militar americana no Catar nesta segunda-feira (23). Não houve vítimas. O espaço aéreo da região foi fechado e companhias aéreas cancelaram ou remanejaram voos. . Os EUA entraram no conflito entre Israel e Irã e realizaram ataques contra três instalações nucleares iranianas no sábado (21).. O presidente americano descreveu a operação como "bem-sucedida". Satélites indicaram que os EUA miraram bombas em dutos de ventilação de bunker.

https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/israel-anuncia-ataque-ao-ira.ghtml

Segunda alça de viaduto sobre a avenida Cristiano Machado é liberada em BH

"/> O novo trecho possui 400 metros de extensão e vai permitir o acesso direto no sentido do Bairro Guarani para o Bairro Heliópolis. Segunda alça de Viaduto Sargento Roger Dias é liberada em BH

Foi liberada nesta segunda-feira (23), a segunda alça do viaduto Sargento Roger Dias, que fica sobre o cruzamento das avenidas Waldomiro Lobo e Cristiano Machado, no Bairro Guarani, na região Norte de Belo Horizonte.

De acordo com a Prefeitura de BH, este novo trecho possui 400 metros de extensão, duas faixas de trânsito e vai permitir o acesso direto dos motoristas no sentido do Bairro Guarani para o Bairro Heliópolis.

Mas apesar da liberação da segunda alça, quem precisa utilizar a avenida Cristiano Machado, saindo da região de Venda Nova para o centro da capital, encontra pelo menos quatro trechos em obras que complicam a vida do motorista.

No cruzamento com avenida Saramenha, depois na interseção com a Waldomiro Lobo e também com a Sebastião de Brito, no bairro Dona Clara. Nesses três casos, as intervenções são para construção de viadutos.

Já a implantação da Praça das Águas, no bairro 1º de Maio, faz parte do conjunto de obras, para melhorar a macrodrenagem do Ribeirão Pampulha e evitar alagamentos.

O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) afirmou que o cronograma das obras está seguindo conforme o planejado. Disse ainda, que depois que todas as etapas forem concluídas, o tempo de deslocamento vai ser em média 20 minutos menor.

Transporte Coletivo

Com a liberação da alça, as linhas 705, 706, 707, 8550, S55 e S70 retornarão ao itinerário original e os desvios e pontos de ônibus provisórios serão desativados.

As linhas 705, 706, 8550, S55 e S70, no itinerário em direção ao Bairro Heliópolis, passam a utilizar a alça do viaduto, melhorando assim o desempenho das viagens.

A BHTrans informou que placas e faixas de pano vão orientar os condutores sobre as opções de trajeto na região e que cartazes foram afixados nos pontos de ônibus desativados para informar os passageiros das alterações. Os agentes da BHTrans também irão monitorar o trânsito e esclarecer dúvidas dos motoristas e pedestres.

Segunda alça de viaduto sobre a avenida Cristiano Machado é liberada em BH.

Reprodução/TV Globo

Vídeos mais vistos no g1 Minas:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/06/24/segunda-alca-de-viaduto-sobre-a-avenida-cristiano-machado-e-liberada-em-bh.ghtml

Israel confirma início do cessar-fogo; ACOMPANHE

Interrupção no conflito foi anunciada pelo republicano na noite desta segunda (23), pelas redes sociais. Nethanyahu disse que concordou com o acordou e que Israel 'atingiu seu objetivo' Israel confirma início do cessar-fogo; ACOMPANHE Interrupção no conflito foi anunciada pelo republicano na noite desta segunda (23), pelas redes sociais. Nethanyahu disse que concordou com o acordou e que Israel 'atingiu seu objetivo' Trump disse que Israel e Irã aceitaram um cessar-fogo completo que deve iniciar nas próximas horas. Os dois países concluirão as operações militares e, depois disso, os ataques serão suspensos.. Exército de Israel e mídia iraniana confirmaram que a trégua começou nesta terça (24). Antes do início da interrupção, ataques mataram 4 em Israel e 9 no Irã. . O Irã atacou uma base militar americana no Catar nesta segunda-feira (23). Não houve vítimas. O espaço aéreo da região foi fechado e companhias aéreas cancelaram ou remanejaram voos. . Os EUA entraram no conflito entre Israel e Irã e realizaram ataques contra três instalações nucleares iranianas no sábado (21).. O presidente americano descreveu a operação como "bem-sucedida". Satélites indicaram que os EUA miraram bombas em dutos de ventilação de bunker.

https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/israel-anuncia-ataque-ao-ira.ghtml

Por que os microplásticos são um risco para quem vive perto do mar

"/> Estudo mostra que substâncias presentes no ar marinho, na água subterrânea e em peixes aumentam as chances de desenvolver diabetes, doenças coronarianas e sofrer um derrame. No começo do ano, a notícia de que amostras de cérebro revelaram concentrações surpreendentemente altas de microplástico chocou as pessoas. Esses resíduos já tinham sido detectados nos pulmões, no sistema reprodutivo e até na corrente sanguínea, mas o cérebro sempre foi considerado um dos órgãos mais protegidos. Agora, estudo publicado no Journal of the American Heart Association traz informação ainda mais sombria para quem mora perto do mar: microplásticos presentes na brisa marinha, em mananciais subterrâneos de água e em peixes aumentam o risco de diabetes tipo 2, doenças coronarianas e acidente vascular cerebral (mais conhecido como derrame).

Microplásticos em regiões costeiras: substâncias presentes no ar marinho, água consumida e na carne dos peixes aumentam o risco de diabetes, doenças coronarianas e derrame

Journal of the American Heart Association

Microplásticos são fragmentos com menos de cinco milímetros, originados principalmente da decomposição de materiais como polietileno e polipropileno – utilizados em roupas, embalagens de alimentos, garrafas e pneus. Pesquisadores analisaram sua concentração em 152 áreas costeiras nos Estados Unidos e descobriram que os moradores que viviam nas regiões com grande contaminação eram os que apresentavam a maior incidência de doenças.

Pesquisas anteriores tinham identificado que micro e nanoplásticos – partículas invisíveis ao olho nu, que medem de um a mil nanômetros – provocam estresse oxidativo, danificando células e tecidos. No entanto, não havia qualquer referência ao risco de viver em áreas próximas ao mar com um alto grau de contaminação por essas substâncias.

Embora não tenham medido a concentração de microplásticos no organismo dos indivíduos, neles havia uma prevalência 18% maior de diabetes tipo 2; 7% maior de aterosclerose; e 9% maior de derrames. “Esse é um dos primeiros estudos em larga escala a sugerir que águas poluídas estão relacionadas a doenças crônicas. Microplásticos não se limitam a ser uma questão ambiental”, afirmou Sarju Ganatra, autor sênior do trabalho e vice-diretor de pesquisa do Lahey Hospital & Medical Center, em Massachusetts (EUA).

Estuário de Santos, SP, tem uma das maiores contaminações por microplásticos do mundo

https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/06/24/por-que-os-microplasticos-sao-um-risco-para-quem-vive-perto-do-mar.ghtml

Roacutan contra acne: remédio usado por Ana Castela tem restrições; entenda quem deve usar e os riscos

Medicamento é indicado em casos moderados a graves, mas é de uso controlados por conta de extensa lista de efeitos colaterais. Ela é muito comum na adolescência e tende a piorar nessa faixa etária, por conta das mudanças hormonais, mas, para algumas pessoas, a acne é um problema para toda a vida.

No último fim de semana, a cantora Ana Castela, de 21 anos, compartilhou em suas redes sociais sua luta de anos contra a acne – e como, em seu caso, foi necessário o início do tratamento com Roacutan.

➡️O Roacutan é um medicamento que tem como princípio ativo a isotretiníona, um ácido retinoico (forma de vitamina A utilizada em tratamentos dermatológicos). Ele é indicado para tratamento de acne moderada a grave.

Em quadros leves, sabonetes específicos, cremes e ácidos podem ajudar a controlar a quantidade de cravos e espinhas. Mas, nos mais graves, a pele pode não responder aos tratamentos tópicos (com aplicação de medicamentos sobre a pele).

Pele com acne.

Freepik

Apesar de ser um tratamento eficiente para o controle da acne grave, o Roacutan é um medicamento controlado, principalmente por causa dos seus efeitos adversos – que incluem ressecamento da pele, alteração das enzimas do fígado e até má formação do feto, em caso de mulheres gestantes. (veja mais abaixo)

Na matéria abaixo, você entende:

Como funciona o Roacutan e quais seus possíveis efeitos colaterais

Para quais casos o medicamento é realmente indicado

Os riscos da banalização na prescrição desse medicamento

Roacutan afina o nariz? Especialista explica em 5 pontos o que é o medicamento e seus efeitos na pele

Uso do Roacutan e os efeitos colaterais

Os retinoides, derivados sintéticos da vitamina A, como o Roacutan, regulam a atividade das glândulas sebáceas. Eles ajudam a reduzir a inflamação local e a produção de sebo, sendo bons aliados no controle da acne.

Alessandra Romiti, médica dermatologista e assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que a substância é muito eficaz no tratamento de pacientes com acne grave e também para casos de acne moderada em que há um impacto muito significativo na qualidade de vida do paciente.

"A grande vantagem da isotretinoína é que o índice de recidiva da acne é menor do que o de outros tratamentos. Ou seja, o paciente que faz uso do medicamento tem um risco menor de voltar a ter acne do que com outros métodos", compara a dermatologista.

Nádia Aires, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, pondera que, apesar dos bons resultados observados com o medicamento, é essencial uma avaliação adequada por um dermatologista antes do início do tratamento.

VEJA TAMBÉM:

Uso indiscriminado de tadalafila pode gerar dependência psicológica, alerta médico

O uso é recomendado para pessoas a partir dos 12 anos de idade e é proibido para gestantes, devido ao alto risco de malformação do feto.

👉Além do perigo para o feto, o medicamento possui uma lista extensa de potenciais efeitos colaterais:

Ressecamento da pele e das mucosas

Alteração das enzimas do fígado

Aumento do colesterol

Mudanças de humor

Anemia

Irritação ocular

Dores musculares

Coceira na pele

⚠️Por esses motivos, o remédio tem venda controlada e seu uso deve ser feito sempre com acompanhamento médico.

Além disso, são necessários exames de sangue mensais para garantir que o medicamento não está interferindo no funcionamento do organismo.

Quando o Roacutan é indicado?

Considerado bastante eficaz no tratamento da acne, o Roacutan não é indicado para todos os tipos de problemas de pele.

O medicamento é recomendado para os seguintes casos:

Pacientes com acne grave;

Pacientes com acne moderada, mas que não melhora adequadamente com tratamentos convencionais ou com grande impacto na qualidade de vida;

Pacientes com acne com tendência a cicatrizes.

Nádia explica que, nos quadros mais leves, a tendência é que o dermatologista opte por tratamentos alternativos, como uso de sabonetes para controle de oleosidade, ácidos tópicos com retinoides para melhora da pele, secativos e até antibióticos tópicos.

Por que não devemos espremer espinhas?

"São diversas opções e combinações de tratamentos possíveis. Alguns outros casos podem precisar, além dos tópicos, associação de antibióticos orais específicos para melhor controle de uma acne inflamatória mais extensa", exemplifica.

Romiti ainda comenta que a contraindicação absoluta é realmente para gestantes, mas, em alguns outros casos, pode haver uma contraindicação relativa.

"Pacientes que têm alguma alteração hepática ou que tomam medicações que podem interagir com a isotretitoína, por exemplo, têm que ser avaliados e ainda mais acompanhados por um médico", recomenda.

Riscos da banalização da prescrição

Um ponto de atenção levantado pelas especialistas é o risco da banalização da prescrição desse medicamento, especialmente considerando os efeitos colaterais.

Nádia Aires comenta que se tem observado uma maior prescrição da isotretinoína oral, inclusive em casos leves, sem indicação da medicação e às vezes sem o acompanhamento adequado.

"Os riscos do seu uso indiscriminado envolvem os diversos efeitos colaterais da medicação, principalmente se usado sem orientação médica especializada e sem acompanhamento", alerta.

Nesse contexto, Alessandra Romiti pontua que as redes sociais acabam tendo muitas vezes um papel negativo. Isso porque muitas vezes o paciente vê vídeos de recomendações do uso dessa substância e busca a medicação por observar os efeitos positivos na pele.

Mas nem sempre o medicamento vai realmente ser adequado para todos os casos. Por isso, a médica defende a importância da venda controlada do Roacutan.

"Não é um remédio que a pessoa consegue chegar na farmácia e comprar sem receita. Isso é uma coisa que ajuda a manter nas mãos dos médicos a indicação adequada para a isotretinoína", afirma.

https://g1.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2025/06/24/roacutan-contra-acne-remedio-usado-por-ana-castela-tem-restricoes-entenda-quem-deve-usar-e-os-riscos.ghtml

Museu Pelé passa por modernização no sistema de climatização com investimento de R$ 1,4 milhão

Serviço inclui revisão completa dos equipamentos, troca de componentes e reforço na infraestrutura elétrica. A previsão é que o trabalho seja concluído em julho. Museu Pelé terá seu sistema de climatização modernizado entregue em julho em Santos, SP.

Matheus Tagé/A Tribuna Jornal

O sistema de climatização do Museu Pelé, em Santos, no litoral de São Paulo, passa por modernização com investimento de R$ 1.485.612,25. Segundo a prefeitura, a medida visa melhorar o desempenho dos equipamentos para garantir a preservação do acervo histórico e oferecer mais conforto aos visitantes. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até julho.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

De acordo com a administração municipal, a revisão do sistema está na fase final. O valor é custeado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município (Fundurb). A empresa FAM da Amazônia Indústria e Comércio de Ar Condicionado venceu a licitação e executa os serviços.

As ações incluem a verificação do rendimento dos equipamentos, da carga de gás refrigerante, dos dutos e do isolamento térmico, além da análise dos sistemas de renovação de ar, filtros e tampas de acesso.

Melhorias no sistema de climatização do Museu Pelé, em Santos, SP, estão 95% concluídas.

Divulgação/Prefeitura de Santos

Principais melhorias realizadas

Revisão, limpeza e manutenção geral das evaporadoras e condensadoras;

Análise de rendimento dos equipamentos;

Ajuste da carga de refrigerante;

Troca de sensores, válvulas, dutos e filtros;

Revisão dos isolamentos térmicos;

Melhorias no quadro de distribuição elétrica;

Substituição do compressor;

Instalação de pontos de ancoragem para segurança na manutenção.

Telhado também foi reformado

Paralelamente à climatização, o museu passou por manutenção da cobertura. As melhorias começaram em fevereiro e foram entregues neste mês. Os serviços incluíram limpeza, substituição de telhas de barro e aplicação de produto para impermeabilização.

A empresa Pandira Lourdes Figueiredo de Paulo Correia executou os reparos em calhas, forros internos e desentupimento de descidas pluviais por R$ 78,5 mil.

Sobre o Museu Pelé

Instalado nos antigos Casarões do Valongo, em uma área de 4.134m², o Museu Pelé expõe documentos, camisas, chuteiras, bolas, troféus e condecorações, entre outros itens do acervo pessoal do 'Atleta do século XX', Edson Arantes do Nascimento.

O acervo conta ainda com áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do Rei do Futebol. O museu pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 17h30, no Largo Marquês de Monte Alegre, 1. O ingresso é gratuito.

Museu Pelé fica em Santos, no litoral de São Paulo.

Marcelo Martins/PMS

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/06/23/museu-pele-passa-por-modernizacao-no-sistema-de-climatizacao-com-investimento-de-r-14-milhao.ghtml

Vento forte dificulta escoamento dos rios no RS e mantém milhares de gaúchos fora de casa

"/> Em 10 dias de temporais, quatro pessoas morreram. Um homem está desaparecido desde a semana passada, em Candelária. Mais de 6 mil pessoas seguem fora de casa. Vento forte dificulta escoamento dos rios no RS e mantém milhares de gaúchos fora de casa

Reprodução/TV Globo

A chuva parou no Rio Grande do Sul, mas o vento forte dificulta o escoamento dos rios e mantém milhares de gaúchos fora de casa.

A emprega doméstica Juliana Santana mora na região das Ilhas, em Porto Alegre. A casa dela alagou:

“Nós vamos ficar na barraca e vamos ficar no carro essa noite para ver o que vai acontecer. A água está vindo muito forte. Ontem, não tinha água aqui e agora já tem água”, conta.

Nesta segunda-feira (23), não choveu no Rio Grande do Sul. Ainda assim, há alagamento em várias cidades gaúchas. Na região das Ilhas de Porto Alegre, equipes da Marinha e da Defesa Civil municipal precisaram resgatar moradores que ficaram ilhados e com as casas alagadas. A orientação das autoridades é que eles não voltem para casa enquanto os rios níveis dos rios seguirem altos. E a expectativa é que eles subam ainda mais. Pelo quarto dia seguido, o Lago Guaíba ficou acima da cota de alerta. As águas invadiram um trecho da orla de Porto Alegre.

“A gente vai ver os níveis do Guaíba chegando ali por quarta, quinta-feira, próximos da cota da inundação, no nível 3,60. Ele vai se aproximar, a gente espera que ele não atinja, que ele chegue perto, mas não atinja. E, depois, ali por quinta ou sexta-feira, os níveis começariam a baixar muito lentamente”, diz Fernando Fan, hidrólogo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas – UFRGS.

Em Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha, o Rio Uruguai continua subindo; 132 municípios gaúchos registram problemas por causa das chuvas. Em dez dias de temporais, quatro pessoas morreram. Um homem está desaparecido desde a semana passada, em Candelária. Mais de 6 mil pessoas seguem fora de casa.

Em algumas cidades, o trabalho de limpeza começou. A diarista Giovana da Rosa mora em Cerro Branco e conseguiu voltar para casa:

“Ninguém esperava tudo de novo e nem quer passar por tudo isso de novo. Trauma, medo. Quando diz ‘a 100, 200 milímetros’, a gente começa a pensar: ‘Tudo de novo’. É horrível. A sensação é de medo, muito medo”, diz.

LEIA TAMBÉM

Nível do Guaíba deve subir nos próximos dias em Porto Alegre, observam especialistas

Temperaturas negativas, geada e possibilidade de chuva congelada: como deve ser a semana no RS

Chuva no RS: mais de 7 mil pessoas estão fora de casa e 125 cidades sofrem prejuízos; há 3 mortos e 1 desaparecido

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/06/23/vento-forte-dificulta-escoamento-dos-rios-no-rs-e-mantem-milhares-de-gauchos-fora-de-casa.ghtml

Veja o EPTV 2 Campinas ao vivo

Assista diariamente ao telejornal da EPTV pela internet. Veja o EPTV 2 Campinas ao vivo Assista diariamente ao telejornal da EPTV pela internet.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/ao-vivo/veja-o-eptv-2-campinas-ao-vivo.ghtml

Morador de Juiz de Fora é condenado a 14 anos por depredação do Palácio do Planalto em atos antidemocráticos

Robson Victor de Souza deverá cumprir pena em regime fechado, mas ainda pode recorrer da decisão. Segundo a denúncia da PRG, a entrada dele na sede do Poder Executivo Federal foi confirmada por exame de comparação facial. Vândalos são reprimidos pela polícia diante do Palácio do Planalto em Brasília

Ueslei Marcelino/Reuters

Mais um morador de Juiz de Fora foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Trata-se de Robson Victor de Souza, com endereço no Bairro Santa Efigênia.

▶️ Clique aqui e siga o perfil g1 Zona da Mata no Instagram

Ele terá que cumprir 14 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Confira abaixo o detalhamento da pena:

4 anos e 6 meses de reclusão, por abolição violenta do Estado Democrático de Direito

5 anos de reclusão por golpe de Estado

1 ano e 6 meses de detenção e 50 dias‑multa (cada dia‑multa equivalente a 1/3 do salário mínimo), por dano qualificado

1 ano e 6 meses de reclusão e 50 dias‑multa (cada dia‑multa equivalente a 1/3 do salário mínimo), por deterioração de patrimônio tombado

1 ano e 6 meses de reclusão, por associação criminosa armada

A decisão, publicada na segunda-feira (16), também determina pagamento de R$ 30 milhões de multa por danos morais coletivos, juntamente com os demais condenados.

O cumprimento da pena será em regime fechado, mas cabe recurso da decisão. Após o trânsito em julgado, ou seja, quando não tiver possibilidade de qualquer tipo de recurso, o nome dele será registrado no rol dos culpados.

O g1 fez contato com os advogados de defesa de Robson, mas ainda não teve retorno.

Manifestante entrou no Palácio do Planalto

A decisão foi proferida nos termos do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Ficaram vencidos, total ou parcialmente, os ministros Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.

Conforme a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República, Robson teria entrado com o grupo de bolsonaristas no Palácio do Planalto, "empregando violência e com o objetivo declarado de implantar um governo militar". Ao todo, os danos causados por eles, somente no Palácio do Planalto, ultrapassaria o valor de R$ 9 milhões, apenas com obras de arte.

LEIA TAMBÉM:

Mineiro é condenado a 17 anos de prisão por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília

Condenado a 17 anos de prisão, morador de Juiz de Fora que participou dos atos golpistas é preso e levado ao Ceresp

Prisão dos envolvidos nos atos golpistas é mantida após audiência de custódia em Juiz de Fora

PF prende dois suspeitos de participação nos atos terroristas em Brasília

"Esteve efetivamente nas dependências do Palácio do Planalto, participando ativamente e concorrendo com os demais agentes para a destruição dos móveis que ali se encontravam, conforme se infere do Laudo de Perícia Criminal Federal de Registros de Áudio e Imagens – que identificou o denunciado por meio do Exame de Comparação Facial".

Ele foi preso em flagrante na manhã do dia 9 de janeiro, em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília.

Outros juiz-foranos condenados

Em fevereiro, o juiz-forano Marcelo Eberle Motta, coordenador do movimento ‘Direita Vive’, também foi condenado. A sentença prevê condenação de 17 anos em regime fechado, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração do Patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Dez dias depois da decisão, proferida pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ele foi preso pela Polícia Federal e levado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).

Já em 2024, Joanita de Almeida foi condenada a 16 anos e 6 meses também pela participação nos atos antidemocráticos. A pena da ex-presidente da Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes foi de 16 anos e 6 meses, inicialmente em regime fechado.

Em 2023, Jaqueline Freitas Gimenez, que teria participado da invasão e depredação da sede dos Três Poderes, foi condenada a 17 anos de prisão.

Saiba como estão os presos de Juiz de Fora e região que participaram dos atos golpistas em Brasília

ASSISTA TAMBÉM: Moradores de Juiz de Fora envolvidos nos atos terroristas

Moradores de Juiz de Fora são presos e têm bens bloqueados por causa de atos terroristas

📲 Siga o g1 Zona da Mata no WhatsApp, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/06/23/morador-de-juiz-de-fora-e-condenado-a-14-anos-por-depredacao-do-palacio-do-planalto-em-atos-antidemocraticos.ghtml

Cinema de rua renasce em Floresta: após 10 anos fechado Cine Recreio reabre

Espaço histórico do Sertão de Pernambuco volta a funcionar como ponto de encontro e resistência cultural, com programação especial no São João. Cine Recreio em Floresta

Divulgação/Júlia Galvão

O Cine Recreio, um dos principais símbolos culturais de Floresta, no Sertão de Pernambuco, reabriu no sábado (22) após mais de uma década fechado. A volta do cinema à cidade foi marcada pela exibição do documentário Buchada, do diretor PV Ferraz, que lotou a sala com mais de 200 pessoas. O filme aborda a tradição da buchada de bode e suas releituras contemporâneas no Sertão.

✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp

Inaugurado nos anos 1960 por Evan Ferraz, o Cine Recreio fez parte da memória afetiva de gerações, com exibições que iam de clássicos italianos a produções nacionais como os filmes de Os Trapalhões e Mazzaropi. A reabertura do espaço é resultado da mobilização do Coletivo Bucaneiros, formado por artistas e educadores locais que viabilizaram recursos para restaurar o cinema.

“Reabrir o Cine Recreio é devolver à cidade um lugar para se enxergar, trocar ideias e fortalecer a cultura local. Queremos que o cinema seja da comunidade e para a comunidade”, destacou o grupo idealizador.

Cine Recreio exibiu documentário Buchada

Divulgação/Júlia Galvão

A noite de reabertura teve ainda apresentação de chorinho com Junior do Sax, além de números do grupo cultural Muvuka e do grupo jovem de dança do Coletivo Bucaneiros. Após a exibição do documentário, o público participou de um bate-papo com o diretor PV Ferraz e com personagens locais que aparecem no filme.

Para Josemar Ferraz, arquiteto e sobrinho do fundador do Cine Recreio, o momento representa um reencontro da cidade com sua história. “É uma emoção ver o cinema ser reaberto. Era um espaço onde a população via coisas que não existiam aqui e que trazia cultura para o povo da cidade”, afirmou.

O Coletivo Bucaneiros planeja manter o Cine Recreio em atividade com sessões regulares, oficinas e eventos que unam audiovisual, música e artes cênicas. O projeto integra a programação do São João de Floresta e busca transformar o cinema em um novo polo de cultura e memória no Sertão.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/06/23/cinema-de-rua-renasce-em-floresta-apos-10-anos-fechado-cine-recreio-reabre.ghtml

Ventania assusta moradores de Mogi das Cruzes

Motoristas que circularam pela avenida das Orquídeas, em Jundiapeba, nesta segunda-feira precisaram de cautela no volante. De acordo com os meteorologistas, onda de frio deve despencar temperaturas nos próximos dias na região. Ventania assusta moradores do Alto Tietê nesta segunda-feira

Uma ventania assustou os moradores dos distritos de Brás Cubas e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, no começo da tarde desta segunda-feira (23).

Motoristas que circularam pela avenida Comendador Fumio Horii, conhecida como avenida das Orquídeas, precisaram de cautela ao volante.

Camila Santos registrou em um vídeo a situação na avenida das Orquídeas. Nas imagens é possível ver as folhas das árvores, balançando com a ventania e a poeira trazida pelo vento.

✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Durante esta madrugada, a ventania foi intensa na região. Em Suzano, os ventos chegaram a 60 quilômetros por hora.

Segundo os meteorologistas, com os fortes ventos há risco de queda de árvores. O que pode atingir a rede elétrica e afetar o fornecimento de energia em alguns municípios.

De acordo com os meteorologistas, nesta segunda-feira (23) há previsão de chuva para o Alto Tietê. Uma onda de frio deve chegar entre esta terça-feira (24) e quarta-feira (25) e as temperaturas devem despencar.

Frente fria

A previsão do tempo indica que deve chover no Alto Tietê entre o final da tarde e o começo da noite desta segunda.

Em Ferraz de Vasconcelos e em Itaquaquecetuba a média de chuva deve ser de 5,2 milímetros. Em Arujá, de 4,3 milímetros e em Santa Isabel, 3,3 milímetros.

O frio deve ganhar força e algumas regiões do estado de São Paulo devem bater recorde. Segundo os meteorologistas, essa frente fria chega acompanhada de um ciclone extratropical.

Nesta terça-feira, o tempo deve ficar fechado e as mínimas no Alto Tietê variam entre 3 °C e 6 °C. Já as máximas ficam entre os 17 °C e 18 °C. A probabilidade é que volte a esquentar nesta quinta-feira (26).

Tempo fechou e vetnos levantaram poeira em avenida de Mogi das Cruzes

Reprodução/TV Diário

Leia também

Inscrição para concurso de Biritiba Mirim termina nesta segunda-feira; salários vão até R$ 4.721,25

Itaquaquecetuba realiza mutirão de emprego para pessoas trans

Veja tudo sobre o Alto Tietê

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2025/06/23/ventania-assusta-moradores-de-mogi-das-cruzes.ghtml

VÍDEO: Ônibus escolar pega fogo na zona rural de Onça de Pitangui; ninguém se feriu

Veículo levava estudantes da escola para casa quando começou a pegar fogo. Motorista conseguiu evacuar o ônibus a tempo. Ônibus escolar pega fogo na zona rural de Onça de Pitangui; ninguém se feriu

Um ônibus escolar que transportava sete estudantes pegou fogo por volta das 12h18 desta segunda-feira (23), na zona rural de Onça de Pitangui, no Centro-Oeste de Minas. Apesar do susto, ninguém se feriu.

➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Centro-Oeste de Minas no Instagram

O veículo fazia o trajeto de volta da escola para a casa dos alunos quando o incidente aconteceu. Segundo informações preliminares apurada pela TV Integração, o motorista percebeu a fumaça durante o trajeto, parou o ônibus e conseguiu retirar todos os alunos a tempo. Logo depois, as chamas se espalharam e o ônibus foi completamente destruído.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM) e da Prefeitura estão no local para apurar as causas do incêndio e dar suporte à ocorrência. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o fogo.

O g1 contatou a Prefeitura para comentar o ocorrido e aguarda retorno.

*Reportagem em atualização

📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no WhatsApp, Facebook e X

Ônibus escolar pega fogo na zona rural de Onça de Pitangui 23-06-2025

Reprodução/Redes Sociais

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/06/23/video-onibus-escolar-pega-fogo-na-zona-rural-de-onca-de-pitangui-ninguem-se-feriu.ghtml

Alpinista que foi dar apoio no resgate da Juliana Marins mostra acampamento e equipamentos em trilha na Indonésia; vídeo

O homem identificado como Agam, que é alpinista e guia na Indonésia, foi junto com outro homem apoiar o resgate daJuliana Marins, que caiu durante uma trilha no vulcão Rinjani. Alpinista mostra equipamentos para resgate de Juliana Marins

Um dos alpinistas experiente que foi dar apoio ao resgate da brasileira Juliana Marins, que caiu durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, postou vídeos do local onde eles estão acampados. O homem identificado como Agam está com um parceiro a caminho do local do acidente - que fica a mais de 6 horas do início da trilha.

No vídeo postado por ele dá para notar que visibilidade no local é ruim. A trilha é muito escura e ele está com lanternas. Ele mostra cordas, capacetes, uma maca e outros equipamentos. O vídeo foi postado pouco mais de meia-noite do horário local.

Agam também mostra outra barraca no acampamento e mantimentos como água.

O Parque Nacional do Monte Rinjani fica na Ilha de Lombok, na Província de Sonda Ocidental, e o fuso horário local está 11 horas à frente de Brasília. Às 5h desta segunda, meio da tarde na Indonésia, a família tinha dito que as buscas haviam sido novamente interrompidas, 3 dias depois do acidente, e que não havia informações sobre como a niteroiense está.

“Às 16h do horário local [5h em Brasília], o resgate foi interrompido por condições climáticas. Mas antes já havia sido dito que eles parariam ao entardecer por não operarem à noite.”

Mapa mostra onde Juliana caiu'

Reprodução/TV Globo

Nas redes sociais, Agam disse que só para a operação de resgate quando alcançarem a jovem.

O ponto onde Juliana foi localizada parece estar entre 500 e 600 metros abaixo no desfiladeiro.

Brasileira foi abandonada por guia durante uma hora, diz irmã

Mapa mostra onde Juliana caiu

Infografia: Dhara Pereira/g1

Críticas

O perfil criado pela irmã de Juliana para dar informações sobre o caso fez críticas às autoridades da Indonésia.

“O parque segue com a sua atividade normalmente, turistas continuam fazendo a trilha, enquanto Juliana está precisando de socorro! Nós não sabemos o estado de saúde dela! Ela segue sem água, comida e agasalhos! Juliana vai passar mais uma noite sem resgate por negligência!”, escreveu.

Aparentemente é padrão nessa época do ano que o clima se comporte dessa forma, eles têm ciência disso e não agilizam o processo de resgate! Lento, sem planejamento, competência e estrutura!”

O resgate havia sido suspenso neste domingo (22) também por causa das condições climáticas difíceis, com muita neblina.

A irmã de Juliana, Mariana, disse em entrevista ao Fantástico que ainda tem esperança de que ela seja encontrada.

Desde fevereiro, ela fazia um mochilão pela Ásia, tendo passado por Filipinas, Vietnã e Tailândia antes de chegar à Indonésia.

Como é a trilha para o vulcão onde brasileira caiu na Indonésia

Quem é a brasileira que caiu em trilha e espera resgate na Indonésia

Jovem Juliana Marins, 26 anos, caiu em trilha na Indonésia

Redes sociais

📸Clique aqui e siga o perfil do RJ1 no Instagram

✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular!

Em uma postagem nas redes sociais, Mariana deu detalhes sobre a queda da irmã na trilha. Segundo ela, Juliana saiu com um grupo de 5 pessoas e um guia local. O grupo já estava em seu 2º dia de trilha, quando Juliana disse que estava cansada para continuar.

"O guia falou: 'então descansa' e seguiu viagem. A gente tinha recebido a informação que o guia tinha ficado com ela, que ela tinha tropeçado e caído. Não foi isso que aconteceu".

"O guia só seguiu viagem para chegar até o cume. A gente só tem essas informações de mídia local. Juliana ficou desesperada porque ninguém mais voltou e caiu. Abandonaram Juliana", disse Mariana.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/06/23/alpinista-equipamentos-em-trilha-na-indonesia.ghtml

Casa de Saúde São José reabrirá maternidade fechada na pandemia

Com investimento de R$ 21 milhões, tradicional maternidade no Humaitá terá quartos PPP (juntando pré-parto, parto e pós-parto) e salas 'birth view', para parentes assistirem ao vivo aos nascimentos. Casa de Saúde São José

Divulgação

A Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio, anunciou a reabertura, até o fim de 2025, da tradicional maternidade fechada em 2020 durante a pandemia da Covid.

O investimento na modernização da estrutura e na compra de novos equipamentos foi de R$ 21 milhões, segundo o hospital.

Com 21 quartos de padrão premium e uma UTI neonatal com dez leitos — seis deles em quartos individuais —, a nova maternidade promete oferecer atendimento humanizado, com foco na experiência da gestante.

Parto ao vivo para familiares

O centro obstétrico terá três salas adaptadas para que familiares possam assistir ao parto ao vivo, por meio do conceito chamado birth view – visão do parto, na tradução.

Também serão disponibilizados os chamados quartos PPP, que integram pré-parto, parto e pós-parto em um único espaço.

A Casa de Saúde São José é administrada pela Rede Santa Catarina.

Fechamento há 5 anos

Uma das mais tradicionais maternidades do Rio teve o seu fechamento anunciado em junho de 2020, meses após o início da pandemia da Covid. Desde 1º de agosto daquele ano, foram encerradas as atividades do setor, assim como a UTI Neonatal e a Emergência Obstétrica – o restante do hospital seguiu em operação.

Na época, a decisão foi tomada considerando o crescente envelhecimento da população e a queda da taxa de natalidade no país, segundo o hospital. A pandemia do coronavírus contribuiu para que a medida fosse antecipada, de acordo com o anúncio.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/06/23/casa-de-saude-sao-jose-reabrira-maternidade-fechada-na-pandemia.ghtml

Rajadas de vento derrubam arena de eventos no litoral de SP; VEJA

Rajadas de até 63 km/h atingiram cidades da Baixada Santista; Defesa Civil havia emitido alerta para chuvas, ventos e risco de granizo. Ventania provocou estragos no litoral de SP

Os fortes ventos registrados na manhã desta segunda-feira (23) no litoral de São Paulo provocaram o desabamento de uma tenda de eventos em Bertioga, na Baixada Santista. No mesmo município, uma placa de uma agência bancária caiu sobre um carro estacionado. Já em Santos, também houve registro de quedas de galhos de grande porte, com rajadas de vento de até 63 km/h.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

A Defesa Civil do Estado havia alertado, no domingo (22), para a chegada de uma frente fria em todo o território paulista. “Há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos, quedas de árvores entre outros”, informou a pasta.

Arena desabou

Em Bertioga, a tenda da Arena Albatroz cedeu durante a manhã. A prefeitura informou que ninguém ficou ferido e que técnicos da administração, da Defesa Civil e da empresa responsável pela montagem da estrutura realizam vistorias no local.

Rajadas de vento derrubam arena de shows em Bertioga, SP

Reprodução

Ainda segundo o município, a área foi isolada por equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM), e o acesso permanece restrito por segurança. As causas do desabamento estão sendo apuradas, e uma perícia foi solicitada pela prefeitura.

A administração destacou que a estrutura está dentro do período de garantia contratual e que os reparos não devem gerar prejuízo ao município. A Defesa Civil de Bertioga acrescentou que os ventos podem continuar ao longo do dia, com rajadas superiores a 50 km/h.

Também em Bertioga, uma placa de sinalização do Banco Santander, na Avenida Anchieta, caiu sobre um veículo estacionado. Ninguém se feriu. Em nota, o banco informou que “está ciente do caso e tomando todas as providências cabíveis”.

Estrutura de Arena cedeu em Bertioga, SP

Reprodução

Santos tem rajadas de 63,8 km/h

Em Santos, a prefeitura registrou queda de galhos de grande porte na Avenida Siqueira Campos, no bairro Macuco. A Defesa Civil local informou que os ventos chegaram a 63,8 km/h. Equipes da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) foram acionadas para remover os resíduos vegetais ainda nesta manhã. Houve também queda de galhos na Praça Palmares.

Já as prefeituras de São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe e Guarujá informaram que, até o momento, não houve registros de ocorrências relacionadas ao mau tempo.

O município destacou que a obra está dentro do período de garantia contratual, que não terá prejuízos com os reparos. A Defesa Civil de Bertioga informou que a previsão é que os ventos continuem nesta segunda-feira (23), chegando a mais de 50km/h.

Além disso, houve a queda da placa de um banco em uma agência na Avenida Anchieta. A estrutura caiu sobre um veículo que estava estacionado em frente ao local. Em nota, o Banco Santander informou que está ciente do caso e tomando todas as providências cabíveis. Não houve feridos.

Placa caiu sobre veículo estacionado em Bertioga, SP

Reprodução/Redes sociais

Alerta

A Defesa Civil de São Paulo emitiu, no domingo (22), um alerta para temporais e frio intenso ao longo da semana. Segundo o órgão, uma frente fria avança sobre o estado e deve provocar chuvas, ventos fortes e até granizo a partir desta segunda-feira (23). A expectativa é de queda nas temperaturas entre terça (24) e quarta-feira (25), com mínimas de até 12°C na Baixada Santista.

“Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso”, destacou o órgão.

Em caso de tempestades, a recomendação é evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores, manter distância de janelas e estruturas metálicas, e permanecer em local seguro até que a instabilidade climática passe.

VÍDEO: g1 em 1 minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/06/23/rajadas-de-vento-derrubam-arena-de-eventos-no-litoral-de-sp-veja.ghtml

As 65 horas do acidente de brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia

Turista brasileira está desaparecida no Monte Rinjani. Equipes seguem as buscas, mas mau tempo dificulta trabalhos. Brasileira que caiu à beira de um vulcão, na Indonésia, está há mais de 48 horas à espera de socorro

A publicitária brasileira Juliana Marins, de 26 anos, está desaparecida no Monte Rinjani, o segundo vulcão mais alto da Indonésia, após sofrer uma queda durante uma trilha na região.

Juliana fazia um passeio de três dias pelo vulcão quando, segundo relatos da imprensa local e familiares, teria sido deixada para trás pelo guia após manifestar cansaço.

Desde então, as equipes de busca e salvamento enfrentam grandes desafios para localizá-la, como o terreno íngreme, a altitude elevada e o mau tempo.

A neblina densa e a chuva têm prejudicado a visibilidade e impedido que as operações avancem durante a noite.

A BBC News entrou em contato com a família de Juliana e com a administração do Parque do Monte Rinjani para comentários.

Os familiares da brasileira criticaram o fato de o parque permanecer aberto, permitindo a circulação de turistas na mesma trilha enquanto Juliana ainda aguardava resgate.

"Enquanto Juliana PRECISA DE SOCORRO! Não sabemos o estado de saúde dela! Ela continua sem água, comida e agasalho há três dias!", afirmaram em uma publicação em um perfil no Instagram criado para acompanhar os esforços de resgate da brasileira.

Subida 'muito dura'

Juliana Marins durante sua viagem para a Ásia

Arquivo pessoal

O Monte Rinjani, com mais de 3,7 mil metros de altura, é o segundo maior vulcão da Indonésia e um dos destinos mais procurados por turistas de aventura.

Em 2022, um português morreu ao cair de um penhasco no cume do vulcão. Em maio deste ano, um malaio também morreu após uma queda durante a escalada.

Em entrevista à TV Globo, dois integrantes do grupo de Juliana relataram que a trilha era difícil.

Um deles descreveu a subida como "muito dura" e disse que "estava muito frio, foi realmente muito difícil".

Outro contou que, no momento do acidente, Juliana estava na retaguarda do grupo, acompanhada do guia.

"Era bem cedo, antes do amanhecer, com visibilidade ruim, usando só uma lanterna simples para iluminar o caminho, que era difícil e escorregadio", disse.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que está em contato com o governo indonésio e que enviou dois funcionários da embaixada para acompanhar de perto as operações de resgate.

Por sua vez, Satyawan Pudyatmoko, do Ministério das Florestas da Indonésia, reforçou na segunda-feira que os visitantes devem priorizar sua segurança durante as escaladas.

Linha do tempo do acidente

Sexta-feira, 20 de junho, 19h (horário de Brasília)

Juliana sofre queda durante a trilha no Monte Rinjani, descendo cerca de 300 metros em terreno íngreme.

Sábado, 21 de junho, 17h10 (horário de Brasília)

Última vez que Juliana foi vista, sentada na encosta, em imagens captadas por drone de turistas.

Domingo, 22 de junho, 19h04 (horário de Brasília)

Itamaraty emite pronunciamento informando que mobilizou autoridades locais em alto nível, com o embaixador em contato direto com agências de resgate. Dois funcionários da embaixada se deslocam para o local para acompanhar as buscas. Ministro das Relações Exteriores inicia contatos para solicitar reforços nas operações.

21 a 23 de junho (sábado a segunda-feira)

Equipes locais realizam operações de busca, interrompidas várias vezes por condições climáticas adversas.

Segunda-feira, 23 de junho, 1h (horário de Brasília)

A página oficial do parque Visit Mount Rinjani publica uma nova atualização destacando que já se passaram dois dias desde o acidente na trilha do cume. O texto menciona que os gritos desesperados por socorro ouvidos no local ainda ecoam na memória de muitos e despertam profunda comoção.

O parque informa que, até aquele momento, aguardava um comunicado oficial das autoridades e da equipe de resgate, que segue trabalhando em condições desafiadoras. A nota expressa esperança de que os esforços resultem em boas notícias e no encontro da brasileira em segurança.

Segunda-feira, 23 de junho, 5h (horário de Brasília)

Resgate mais recente é interrompido devido ao mau tempo; já havia sido informado que buscas não ocorrem à noite.

Segunda-feira, 23 de junho

Funcionários da Embaixada do Brasil chegam ao local para acompanhar pessoalmente o resgate.

Segunda-feira, 23 de junho, 11h36 (horário de Brasília)

A página no Instagram @resgatejulianamarins afirma que dois montanhistas experientes da região estão a caminho do local do acidente, com equipamentos especializados para apoiar as equipes. Não há confirmação se atuarão durante a noite.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/06/23/as-65-horas-do-acidente-de-brasileira-que-caiu-em-trilha-de-vulcao-na-indonesia.ghtml

Ruas Decoradas 2025: saiba quem venceu o concurso da rua mais bonita de Sergipe

A premiação vai ocorrer nesta quinta-feira, com a entrega de certificado, troféu, placa decorativa da rua e uma festa junina com apresentação de trio pé-de-serra, quadrilha e buffet. Ruas Decoradas 2025

TV Sergipe

Às 11h da manhã desta segunda-feira (23) foi encerrada a enquete com as ruas finalistas do 'Concurso Ruas Decoradas', iniciada na última sexta-feira, com o objetivo de escolher a rua mais bonita de Sergipe. Promovido pela TV Sergipe e pelo governo do estado o concurso premia a tradição de enfeitar as ruas durante o período junino.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Com o total de 131.189 mil votos. O resultado final foi:

52,87% (69.361): Aracaju: Rua Ruth Santos - antiga Avenida São Carlos - Bairro Industrial

29,74% (39.018): Riachão do Dantas: Rua Antônio Marques - Povoado Tanque Novo

17,39% (22.810): Nossa Senhora do Socorro - Rua 18 - Fernando Collor

A rua vencedora é bicampeã do concurso. A Premiação vai ocorrer nesta quinta-feira (26), com a entrega de certificado, troféu, placa decorativa da rua e uma festa junina com apresentação de trio pé-de-serra, quadrilha e buffet.

Rua Ruth Santos - Bairro Industrial - Aracaju

Arquivo Pessoal

Ruas Decoradas: Aracaju: Rua Ruth Santos - Bairro Industrial

https://g1.globo.com/se/sergipe/saojoao/noticia/2025/06/23/ruas-decoradas-2025-saiba-quem-venceu-o-concurso-da-rua-mais-bonita-de-sergipe.ghtml

Caminhão tomba na Avenida K e complica trânsito na saída para Prata

Acidente afetou o tráfego no Setor Oeste de Uberlândia nesta segunda-feira (23). Profissionais estimam interdição total de mais de duas horas. Acidente na avenida K em Uberlândia

Bárbara Almeida/TV Integração

Um caminhão com carga de alimentos tombou na manhã desta segunda-feira (23) na Avenida K, que dá acesso à MGC-452, na saída de Uberlândia para Prata. O acidente interditou totalmente a pista no início da tarde e afetou o trânsito no Setor Oeste da cidade.

➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motorista perdeu o controle ao se aproximar de um quebra-molas. Após o tombamento, houve vazamento de óleo e o local foi sinalizado.

O caminhão ficou atravessado na via. A previsão é de que o destombamento leve cerca de duas horas. A carga foi retirada para facilitar o trabalho, que, segundo o serviço de guincho, apresentou dificuldades técnicas.

O motorista, Márcio Oliveira, relatou à TV Integração o que aconteceu. "Eu estava vindo sentido Prata e pisei no freio e o caminhão puxou. Tentei voltar e não consegui segurar. Aí ele tombou e aconteceu isso aí, o eixo arrancou, foi parar lá no meio do mato e o caminhão tombou", contou.

Ele não teve ferimentos graves, mas se queixou de dores nas costas.

Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e do serviço de guincho permanecem no local.

Seis pessoas morrem em acidentes nas rodovias da região durante o feriado

LEIA TAMBÉM:

Casal morre em grave acidente entre picape e caminhonete na BR-365 em Patrocínio

Uma pessoa morre e outras duas ficam gravemente feridas após capotamento na BR-365

📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/06/23/caminhao-tomba-na-avenida-k-e-complica-transito-na-saida-para-prata.ghtml

Festival Rota 01 voltado ao motociclismo terá bandas e mais de 50 bateristas em Ponta Grossa

Com entrada gratuita, evento acontece nos dias 12 e 13 de julho no Sesc Estação Saudade e Parque Ambiental. O Festival Rota 01 promete transformar Ponta Grossa na capital do rock, da liberdade e da vibração coletiva nos dias 12 e 13 de julho. Com uma programação musical intensa, o evento gratuito reúne ao menos sete bandas e a apresentação especial do Bateras Day, com mais de 50 bateristas tocando simultaneamente. Os shows acontecem no Sesc Estação Saudade e no Parque Ambiental, integrando cultura, motociclismo e experiências turísticas em um dos maiores encontros do gênero no Sul do Brasil.

“Neste ano, celebramos os 40 anos do Dia Mundial do Rock, criado a partir do icônico festival Live Aid, em 1985. A escolha das bandas no Rota 01 é uma homenagem direta a esse legado. Queremos que o público viva a essência do rock em suas diferentes vertentes — com atitude, energia e, acima de tudo, com espírito de liberdade, que é o que o rock e o motociclismo têm em comum. Outro destaque será o palco interativo, no qual o público pode participar das bandas”, destaca Daniel Wagner, idealizador da Rota 01 e empresário do setor turístico

A trilha sonora do festival começa no sábado (12), com a Banda Clube Garagem, trazendo clássicos do rock nacional e internacional para aquecer o público. Após é a vez de Mr Gomes, com muita personalidade. No início da noite, a energia segue com a Banda Armação Ilimitada, conhecida pela performance animada e eclética. Fechando a noite sobe ao palco a Hillbilly, com um repertório enraizado no country rock.

Evento

No domingo (13), a maratona musical começa cedo. Pela manhã o aguardado Bateras Day traz a potência com mais de 50 bateristas tocando juntos, numa celebração única da percussão e da união entre músicos. No período da tarde, o palco recebe os irreverentes Mamilos Polêmicos, com muito humor e atitude em versões inusitadas de hits do rock. Logo após, o som segue com a Araucárias Experience, grupo que mistura influências regionais com rock alternativo. O encerramento oficial ocorre no final da tarde com agradecimentos e a preparação para o show final: a Banda Zero23, que assume o palco para fechar o festival em alto estilo.

O secretário municipal de Turismo, Paulo Stachowiak destaca que o Festival Rota 01 é incentivado pela Lei de Incentivo aos eventos de fluxo turístico.

"O Festival Rota 01 é um importante evento que reúne música, gastronomia, paixão pelas motocicletas, pelo motociclismo e pessoas com energia muito positiva, proporcionando lazer para toda a população de Ponta Grossa. É entretenimento e turismo sendo movimentados mais uma vez em nossa cidade”, comenta.

Além da música, o Festival Rota 01 oferece experiências para todos os gostos: gastronomia variada, espaço kids, exposições de motos e carros antigos, estande de experiências turísticas, voos de balão, barbearia retrô, tatuagens e muito mais.

“Para nós é uma alegria receber o Festival Rota 01, que lembra os pioneiros do motociclismo e a trajetória de quem teve o sonho de desbravar. Esses pioneiros fazem parte da construção cultural de Ponta Grossa e do Paraná. É um pouco da essência de nossa cidade reunida em um único evento”, frisa o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal

A expectativa é de reunir mais de 12 mil pessoas durante os dois dias, dobrando o público da edição anterior. O evento é promovido com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, Viaje Paraná, Fecomércio PR, Sebrae/PR e empresas locais, como Colégio Sepam, Sicredi, Hotel Planalto, Unimed e Lumen Café. Para mais informações é possível acessar o www.instagram.com/rota01mototurismo .

Assessoria de imprensa:

PB Comunicação

Patrícia Biazetto

Telefone: (42) 98827-9194

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/rota-01/noticia/2025/06/23/festival-rota-01-voltado-ao-motociclismo-tera-bandas-e-mais-de-50-bateristas-em-ponta-grossa.ghtml

Israel emite alerta de evacuação para Teerã e diz que continuará a atacar o Irã nos 'próximos dias'

Militares israelenses emitiram comunicado através da rede social X, embora os iranianos estejam com dificuldades para acessar a internet. Israel explode porta de prisão do Irã para opositores do regime em retaliação a ataques

Israel emitiu um aviso de evacuação direcionado aos residentes de Teerã, capital do Irã, nesta segunda-feira (23).

O anúncio foi feito pelas Forças de Defesa israelenses através de um comunicado oficial na rede social X, divulgado em farsi e em árabe, e pede que os iranianos fiquem longe de centros de produção de armas e bases militares.

“Caros cidadãos de Teerã, nos próximos dias, o exército israelense continuará seus ataques contra alvos militares na região de Teerã. Para manter sua segurança pessoal, pedimos que fiquem longe de centros de produção de armas, bases militares e instituições de segurança afiliadas ao regime", diz o aviso.

O Irã criticou os alertas como uma forma de assustar a população. Além disso, os iranianos estão com dificuldades para acessar a internet por causa de um blackout nas comunicações.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

AO VIVO: Veja as últimas notícias sobre o conflito.

Ataque a prisão de opositores do regime

Mais cedo, Israel já fez ataques a uma famosa prisão de presos políticos do país, à instalação nuclear fortificada de Fordow e a um quartel da Guarda Revolucionária iraniana em Teerã.

Os locais atingidos compõem "entidades de opressão" do regime iraniano do aiatolá Ali Khamenei, segundo o ministro da Defesa israelense, Israel Katz.

"De acordo com a diretriz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e minha, as Forças de Defesa de Israel (IDF) estão atualmente atacando com força sem precedentes alvos do regime e entidades de opressão governamental no coração de Teerã, incluindo: a sede da Basij, a prisão de Evin para presos políticos e opositores do regime, o relógio 'Destrua Israel' na Praça da Palestina, a sede de segurança interna da Guarda Revolucionária, o centro ideológico e outros alvos do regime", afirmou Katz em pronunciamento.

Um vídeo compartilhado pelo ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Saar, mostra a explosão da porta da prisão de Evin. Veja no vídeo acima.

O Exército israelense confirmou ataques à prisão e a Fordow, e afirmou que diversos centros de comando da Guarda Revolucionária iraniana foram atingidos, como o quartel de Tharallah, responsável pela segurança de Teerã, segundo a pasta.

A prisão de Evin, localizada no norte de Teerã, é a penitenciária mais famosa e temida do Irã, conhecida principalmente por abrigar presos políticos, ativistas, jornalistas, intelectuais e dissidentes do regime. Ela foi construída em 1972, ainda sob o regime do xá Mohammad Reza Pahlevi. O complexo também é conhecido pelos maus-tratos a presos políticos.

O governo iraniano confirmou o ataque a Evin e afirmou que partes da instalação foram danificadas, mas sem dar mais detalhes.

A instalação nuclear de Fordow, construída dentro de uma montanha a cerca de 100 km da capital Teerã, foi atingida por um bombardeio dos EUA com bombas antibunker durante o final de semana. (Leia mais abaixo)

O Irã respondeu ao ataque com uma onda de mísseis e drones lançados "de norte a sul" de Israel, segundo a Guarda Revolucionária iraniana. O Exército israelense afirmou estar atuando para interceptar os projéteis iranianos, e não há relatos de danos ou feridos em Israel até a última atualização desta reportagem.

Míssil iraniano atinge estrada em Israel

Fordow

Segundo o Exército israelense, o ataque a Fordow, dois dias após o Exército dos EUA ter bombardeado o local, teve como objetivo obstruir as rotas de acesso à instalação nuclear.

Um porta-voz da autoridade de gestão de crises na província de Qom, onde fica Fordow, confirmou o ataque israelense desta segunda-feira, segundo a agência de notícias estatal iraniana Tasnim. O oficial acrescentou que não haverá perigo para os moradores da região.

Imagem de satélite de 22 de junho mostra buracos e crateras na encosta do complexo subterrâneo de Fordow, após ataque dos EUA, perto de Qom.

MAXAR TECHNOLOGIES/via REUTERS

Os Estados Unidos entraram no domingo no conflito Irã-Israel ao bombardear as instalações nucleares de Isfahan e Natanz, assim como a central subterrânea de enriquecimento de urânio de Fordow. Apenas os EUA têm uma bomba capaz de atingir Fordow, construída pelos iranianos dentro de uma montanha para ser inalvejável. O Exército americano jogou 14 bombas antibunker MOP GBU-57 no local.

O presidente americano, Donald Trump, disse que os ataques destruíram completamente as capacidades nucleares do Irã. Porém, funcionários de alto escalão de Israel e dos Estados Unidos afirmam que ainda é cedo para avaliar os danos.

O Irã condenou o ataque e prometeu represálias. O país afirmou que não há sinais de contaminação radioativa após os bombardeios.

Estados Unidos bombardeiam instalações nucleares do Irã

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/23/israel-emite-alerta-de-evacuacao-para-teera-e-diz-que-continuara-a-atacar-o-ira-nos-proximos-dias.ghtml

Confusão em estacionamento de shopping termina com um esfaqueado em Várzea Paulista

Homem de 50 anos foi preso no domingo (22). Caso foi registrado na delegacia de Várzea Paulista (SP)

Google Maps/Reprodução

Um homem de 50 anos foi preso suspeito esfaquear outro homem, de 43, a facadas no estacionamento de um shopping de Várzea Paulista (SP), no domingo (22).

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Segundo o boletim de ocorrência, a confusão teria começado entre motoboys e o agressor, que depois foi levado ao carro dele por seguranças.

No entanto, o homem voltou com uma faca e tentou ir para cima do supervisor dos entregadores. Um homem tentou ajudar e acabou sendo esfaqueado no abdômen.

A vítima foi socorrida até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O homem foi preso e vai responder por tentativa de homicídio.

Confira outros destaques do g1

Prefeitura de Boituva lança cadastro para comunicação de voos de balão

Após morte de turista, Prefeitura de Boituva lança cadastro para comunicação de voos de balão

VÍDEO: estação registra momento em que meteoro cruza céu de Sorocaba

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/06/23/confusao-em-estacionamento-de-shopping-termina-com-um-esfaqueado-em-varzea-paulista.ghtml

Promotoria recomenda aprovação em orçamento e implementação de residência inclusiva em 2026

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser votada nesta semana pela Câmara Municipal de Santarém. LDO de 2026 deve ser votada pela Câmara Municipal

Reprodução / Redes sociais

A Promotoria de Justiça Cível de Santarém, oeste do Pará, expediu Recomendação destinada à Câmara de Vereadores do município, para inclusão no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, com prioridade no ano de 2026, da implementação de equipamento de proteção social de alta complexidade, na modalidade residência inclusiva, com objetivo o acolhimento de jovens e adultos com deficiência, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

A expectativa é de que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seja votada pela Câmara Municipal nesta segunda (23) ou na terça (24).

A Recomendação foi expedida no dia 13 de junho pela titular do cargo de 11º Promotor de Justiça de Santarém, promotora de Justiça Larissa Brasil Brandão.

A Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) prevê que as residências inclusivas são unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

A promotoria considera que nos autos do inquérito civil em trâmite, a Procuradoria-Geral do Município de Santarém informou que realizou a inclusão, no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, da implantação da Residência Inclusiva, e encaminhou o projeto à apreciação da Câmara Municipal. Destaca ainda que em consulta pública realizada pelas Promotorias de Justiça de Santarém, 60% por cento dos entrevistados ressaltaram a importância da implantação do serviço no município.

De acordo com a Lei nº 01/90 (Lei Orgânica do Município de Santarém), a Câmara Municipal deve apreciar e deliberar acerca do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias até o dia 30 de junho. A promotoria recomenda que seja aprovada a inclusão, com prioridade para o de ano 2026, para implementação do equipamento, dada a sua efetiva e urgente necessidade.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/06/23/promotoria-recomenda-aprovacao-em-orcamento-e-implementacao-de-residencia-inclusiva-em-2026.ghtml

AO VIVO: Assista ao GR1

Acompanhe o GR1 deste segunda-feira (23), com apresentação de Vanda Torres AO VIVO: Assista ao GR1 Acompanhe o GR1 deste segunda-feira (23), com apresentação de Vanda Torres

https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/ao-vivo/ao-vivo-assista-ao-gr1.ghtml

Carga com 16 toneladas de açaí é apreendida por irregularidade fiscal no nordeste do Pará

Produto foi avaliado em R$ 88 mil; empresa apresentou nota fiscal irregular durante fiscalização. Carro incendiado em Cachoeira do Piriá

Divulgação

Fiscais da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Gurupi apreenderam 16 toneladas de açaí, durante uma fiscalização realizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará. O caso ocorreu no sábado (21).

Durante a operação, também foram apreendidas 15 toneladas de resina termoplástica, avaliadas em R$ 43,5 mil. A carga de açaí foi retida após o transportador apresentar uma nota fiscal com origem em Belém e destino em João Pessoa, na Paraíba, o que levantou suspeitas

📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp

Segundo os fiscais, a empresa responsável pelo transporte havia sido aberta recentemente e apresentou documentação fiscal irregular. Nos documentos apresentados, foi identificado que a empresa não era optante do Simples Nacional e não realizou o destaque do ICMS, como previsto em lei.

Após a análise, foi constatado que se tratava de açaí popular congelado. A carga, avaliada em R$ 88.320,00, foi retida, e lavrado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 16.957,44.

Por se tratar de mercadoria perecível, a empresa foi nomeada fiel depositária e deverá manter a carga sob sua responsabilidade até a regularização da situação fiscal.

Vídeos com as principais notícias do Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/06/23/carga-com-16-toneladas-de-acai-e-apreendida-por-irregularidade-fiscal-no-nordeste-do-para.ghtml

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica no Distrito Industrial de Teresina

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu rapidamente todo o depósito devido à presença de material altamente inflamável. Incêndio de grandes proporções atinge fábrica no Distrito Industrial de Teresina

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de silos localizada no Distrito Industrial de Teresina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), que atendeu a ocorrência, o fogo começou por volta das 17h30 de domingo (22).

Ainda conforme o CBMEPI, o incêndio atingiu rapidamente todo o depósito devido à presença de material altamente inflamável. "Pelas fortes labaredas que se via já de uma certa distância, já tínhamos uma ideia de que o combate seria complicado", afirmou o comandante de Socorro, tenente Marreiros.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

"Por isso decidimos enviar a força máxima de combate a incêndio, com o pelotão contendo o trem de socorro, que possui dois caminhões ABT com 15 mil litros de água, além de ambulância e três picapes com kits de combate", completou o tenente.

O CBMEPI informou que duas frentes de combate foram formadas imediatamente no local, enquanto outras equipes se posicionaram ao redor do depósito para conter as chamas e evitar a propagação do incêndio para os depósitos vizinhos.

"A ação durou cerca de quatro horas e meia. Foi possível controlar a situação e evitar danos ainda maiores à estrutura da fábrica. Não houve registro de vítimas, e os prejuízos materiais seguem em avaliação", informou o Corpo de Bombeiros em nota.

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica no Distrito Industrial de Teresina

Divulgação/Corpo de Bombeiros

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/06/23/incendio-de-grandes-proporcoes-atinge-fabrica-no-distrito-industrial-de-teresina.ghtml

Polícia investiga morte de dois homens encontrados em zona rural de Boituva

Vítimas, de 42 e 46 anos, foram encontradas no domingo (22). O caso foi registrado como homicídio. O caso foi registrado como homicidio na delegacia de Boituva (SP) no domingo (22)

Leonardo Vieira/TV TEM

A Polícia Civil investiga a morte de dois homens, de 42 e 46 anos, encontrados em uma área rural de Boituva (SP), no domingo (22).

📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os guardas civis foram acionados para atender a ocorrência de encontro de cadáver. No local, as duas vítimas foram encontradas.

A Polícia Civil e a perícia foram acionados e requisitados exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto de Médico Legal (IML).

Ainda segundo a SSP, os exames estão em elaboração. O caso foi registrado como homicídio na Delegacia de Boituva e é investigado.

Confira os destaques do g1

Prefeitura de Boituva lança cadastro para comunicação de voos de balão

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/06/23/policia-investiga-morte-de-dois-homens-encontrados-em-zona-rural-de-boituva.ghtml

Conheça 10ventura, banda finalista do 'ÉPra Cantar - Dia do Rock', e ouça a música

Banda concorre ao prêmio do concurso musical da EPTV, que é a abertura do show de Frejat no Rock in PA. Saiba mais sobre a história deles. Vote nos finalistas. 'Mar Calmo, Furacão', de 10ventura, de Ouro Fino (MG)

Inspirada em um relacionamento à distância, a canção “Mar Calmo, Furacão”, da banda 10ventura, foi uma das escolhidas pela banca de jurados no concurso da EPTV “É Pra Cantar – Dia do Rock”. A banda agora é finalista e segue para votação popular.

🗳️ VOTE: CLIQUE AQUI E ESCOLHA O VENCEDOR DO 'ÉPRA CANTAR'

O grupo da cidade de Ouro Fino (MG), que mistura letras melancólicas e arranjos enérgicos, concorre à chance de abrir o show de Frejat no palco do Rock in PA, em Pouso Alegre. O festival acontece em 12 e 13 de julho.

Mais de 60 músicas autorais e em português, vindas de 31 cidades, foram inscritas no concurso promovido pela EPTV. Durante a semana, o g1 apresenta todos os cinco selecionados em ordem alfabética.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

“Mar calmo, furacão”

A música finalista nasceu de uma experiência pessoal vivida pelo vocalista da banda Victor Ramos, que na época estava em um relacionamento à distância entre Alfenas (MG) e Campinas (SP).

“A distância deixava tudo instável. Escrevi a música no meu apartamento em Campinas e, quando terminei, pensei: essa aqui é diferente. Ela tem um quê de ‘musicão’, que a gente sempre procura quando está compondo, sabe? Aquele sentimento de que você acertou", afirma Victor.

A letra e melodia são de sua autoria, com produção assinada por Caio Weber.

Letra da música “Mar calmo, furacão”

Faço de ti algo que já sonhei um dia

por não ter medo do final

Acho que é muito curta a vida,

quem dera eu ser imortal.

Travesseiro que mais dormir

já viajei por tudo que é país

experimentei toda droga que eu podia

mas o seu amor é o que eu mais queria

Me desculpe se eu não souber

prender a respiração

você é o mar calmo e também o furacão

quando fecho os olhos eu posso te ver

quando fecho os olhos eu sonho com você.

Travesseiro que mais dormir

já viajei por tudo que é país

experimentei toda droga que eu podia

mas o seu amor é o que eu mais queria.

Me desculpe se eu não souber

prender a respiração

você é o mar calmo e também o furacão

quando fecho os olhos eu posso te ver

quando fecho os olhos eu sonho com você

Experimentei toda droga que eu podia

mas o seu amor é o que eu mais queria.

Sobre a banda “10ventura”

Música “Mar calmo, furacão”, da banda 10ventura, é finalista no concurso da EPTV “É Pra Cantar – Dia do Rock” e segue para votação popular

Divulgação

A banda é formada por três integrantes: Victor Ramos no vocal e guitarra, Pedro também no vocal e bateria e Gustavo no baixo. O projeto Desventura começou em 2016, logo após o fim de uma antiga banda. A ideia inicial era fazer covers de bandas nacionais.

A resposta do público e o desejo de expressar experiências próprias impulsionaram a transição para as composições autorais.

“Eu tinha muita coisa guardada, mostrei pro Pedro e ele adorou. Aí chamamos o Tales e o Rafael. O Rafael foi um achado, vi ele tocando Avril Lavigne num vídeo e pensei: esse cara tem que ser o baixista da banda”, lembra o vocalista e guitarrista.

Em 2024, a 10ventura lançou seu primeiro álbum, intitulado “Me Atraso Pra Compromissos”. O disco conta com oito faixas autorais, entre elas a finalista “Mar Calmo, Furacão”. Antes disso, o grupo lançou dois singles, “De Qualquer Mulher” e “Óculos” — além do EP de estreia, “Menção Honrosa”, lançado em 2019.

“Chegar à final do concurso é mais do que uma conquista: é a chance de viver um sonho. Dividir o palco com o Frejat é algo surreal. Ele fez parte da trilha sonora da nossa vida. Imagina abrir o show dele aqui perto, em Pouso Alegre? É muita responsabilidade, mas também muito libertador", conclui Victor.

Votação

A votação fica aberta no site do g1 até o dia 30 de junho e vai definir qual das cinco músicas finalistas será a grande vencedora do concurso. Confira os artistas selecionados:

“Mar Calmo, Furacão”, da banda 10ventura, de Ouro Fino (MG);

“2 Gumes”, do artista solo Celsinho Voxl, de Alfenas (MG);

“Tentação”, da banda OFFENCE, de Poço Fundo (MG);

“Retrato”, da banda Santa Session, de Santa Rita do Sapucaí (MG);

“Drink”, do artista solo The Silas, de Elói Mendes (MG).

'ÉPra Cantar - Dia do Rock': escolha o vencedor do concurso musical da EPTV

Initial plugin text

Veja tudo sobre o 'ÉPra Cantar - Dia do Rock' no g1

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/e-pra-cantar/noticia/2025/06/23/conheca-10ventura-banda-finalista-do-epra-cantar-dia-do-rock-e-ouca-a-musica.ghtml

‘Divórcio’ entre Musk e Trump: memes ironizam racha na geopolítica

Dois dos homens mais poderosos do mundo trocaram farpas em frente ao mundo. Até semana passada Donald Trump e Elon Musk eram parceiros políticos e rendiam elogios mútuos. Trump e Musk discutem em rede social e rompem relação

O clima esquentou entre o presidente Donald Trump e o bilionário Elon Musk depois que o empresário fez críticas ao projeto fiscal do líder americano. E não estamos falando das questões climáticas, mas de uma briga que ganhou contornos pop depois de ganhar as redes sociais. Afinal, se caiu na rede, virou meme.

A briga entre os poderosos acabou se tornando piada para alguns usuários das redes sociais, que fizeram a treta render algumas risadas.

O presidente dos Estados Unidos ameaçou nesta quinta-feira (5) encerrar os subsídios e contratos governamentais com empresas de Musk. Depois, o dono da Tesla e da SpaceX acusou Trump de estar envolvido em um escândalo sexual. (Veja ao final deste texto um infográfico que explica a briga entre os dois.)

LEIA TAMBÉM

Trump diz que Musk 'ficou louco' e ameaça romper contratos com empresas; bilionário associa presidente a escândalo sexual

Trump x Musk: veja a guerra de posts que chocou os EUA

Epstein, cápsula Dragon, lei orçamentária: entenda o que Trump e Musk jogaram no ventilador durante briga

Publicações que fazem piada com Trump foram, inclusive, curtidas por Elon Musk.

Reprodução/X

Tradução: "Eu tenho um plano para cortar gastos", e abaixo, no papel diz "aumentar gastos".

Teve gente apoiando a briga entre os poderosos.

Reprodução/X

Tradução: "Só espero que ambos os times percam".

O público brasileiro também entrou na brincadeira.

Reprodução/X

Ainda entre brasileiros, que costumam ser os maiores criadores de memes do mundo, a briga continuou rendendo piadas.

A "camiseta da união" foi uma sugestão para os ex-colegas de palanque.

Reprodução/X

Initial plugin text

Tradução: "Não posso prometer que este será o último dos memes hoje".

Initial plugin text

A guerra virtual entre Donald Trump e Elon Musk

Arte/g1

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/06/divorcio-entre-musk-e-trump-memes-ironizam-racha-na-geopolitica.ghtml

Tribunal de Contas suspende licitação para construção de posto de saúde em Varginha

Órgão alegou prejuízo à competitividade em processo de R$ 2,5 milhões após oito empresas serem desclassificadas. Licitação de posto de saúde em Varginha é suspensa

O Tribunal de Contas (TCEMG) suspendeu uma licitação que seleciona empresa para construir um posto de saúde no bairro Sagrado, em Varginha (MG), com contrato estimado em cerca de R$ 2,5 milhões.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

De acordo com o órgão, há indícios de prejuízo à competitividade do processo licitatório. O relator da decisão apontou “a presença de indícios de prejuízo à ampla participação de empresas na licitação” após oito das 17 empresas participantes serem desclassificadas por finalizarem seus lances com valores abaixo de 75% do custo estimado.

Embora os valores apresentados fossem considerados inexequíveis, ou seja, impossibilitaria a realização da obra, o TCEMG considerou que não foi dada a essas empresas a oportunidade de regularizarem os documentos de habilitação ou as propostas.

O processo teve início a partir de denúncia da empresa que apresentou o menor preço. A licitação ficará suspensa até a resolução do caso.

TCE-MG Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Divulgação/TCEMG

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Varginha disse que irá acatar a decisão do TCEMG para não atrasar a obra, devido a sua importância e também para garantir os recursos federais que serão utilizados na sua execução.

“Como se trata de uma obra de relevância social, que é a construção de uma UBS numa área sensível, a administração pública optou, ao invés de recorrer, atender de imediato a determinação do Tribunal de Contas e convocar esta empresa para que ela demonstre a executabilidade da sua proposta”, afirmou o procurador do município de Varginha, Evandro Santos.

A possibilidade da obra ser executada com o valor apresentado pela empresa será analisada pela Secretaria de Planejamento.

“O que não significa dizer que essa empresa será vencedora deste procedimento licitatório. Ela precisa comprovar a executabilidade da proposta”, ressaltou Santos.

O procurador explica que o cálculo do valor da obra do posto de saúde foi feito por profissionais técnicos, como engenheiros e arquitetos especializados dentro da administração pública, vinculados à Secretaria Municipal de Planejamento e que a desclassificação de empresas que apresentam propostas muito abaixo do valor segue a Lei de Licitações.

“Os insumos que são utilizados, como cimento, tijolos e blocos e a mão-de-obra, todo esse custo é elaborado numa planilha específica por profissionais capacitados e aí nós temos uma média de mercado do custo disso tudo. E a nova lei de licitações, que está em vigência desde 2021, deixa muito claro que as empresas que apresentarem propostas inferiores a 75% do valor orçado pela administração pública, são automaticamente desclassificadas. Foi o que aconteceu com essa empresa”, disse.

A lei foi modificada, segundo o procurador, para evitar empresas que apresentam valores baixos para vencer a licitação, mas depois não conseguem cumprir o contrato.

“Vence o procedimento licitatório, mas depois abandona a obra, pede reequilíbrio antes da hora, não consegue pagar os funcionários, não consegue cumprir os cronogramas. Então, a nova lei de licitações veio justamente para resolver esse problema, estabelecendo um piso, que é 75% do valor orçado pela administração pública, mas o Tribunal de Contas teve entendimento diverso nesse caso específico, a decisão afronta a própria lei vigente”, afirmou.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/06/05/tribunal-de-contas-suspende-licitacao-para-construcao-de-posto-de-saude-em-varginha.ghtml

Na reta final, um terço dos contribuintes de Divinópolis ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2025

"/> A expectativa da Receita Federal é que cerca de 61 mil contribuintes façam a entrega neste ano na cidade. Prazo termina na próxima sexta-feira (30); veja como fazer a sua declaração. Universidade Cândido Mendes oferece ajuda para preencher a declaração do Imposto de Renda

Reprodução/TV Globo

Faltando poucos dias para o fim do prazo, cerca de um terço das declarações do Imposto de Renda ainda não foi entregue em Divinópolis, segundo dados da Receita Federal enviados ao g1. O prazo termina na próxima sexta-feira (30), e quem não enviar dentro do período está sujeito a multa mínima de R$ 165,74.

Até as 19h15 de segunda-feira (26), 40.237 declarações foram recebidas na cidade. A expectativa da Receita é que cerca de 61 mil contribuintes façam a entrega neste ano. Com isso, cerca de 34% ainda não enviaram o documento.

A maioria dos moradores de Divinópolis tem optado por preencher a declaração no computador, usando o programa da Receita Federal. Do total entregue até agora:

85,9% usaram o programa do computador (PGD);

9,6% fizeram online, pelo site ou e-CAC;

4,5% usaram o aplicativo no celular.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

Quem deve declarar

Deve fazer a declaração do Imposto de Renda quem, em 2024:

Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;

Teve receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;

Teve posse ou propriedade de bens acima de R$ 800 mil em 31/12/2024;

Obteve ganho de capital com venda de bens ou realizou operações na bolsa de valores.

Como fazer

A declaração pode ser feita de forma totalmente digital. Veja o passo a passo:

Baixe o programa do IR 2025 no site da Receita Federal ou use o app Meu Imposto de Renda;

Escolha entre declaração pré-preenchida ou preenchimento manual;

Preencha os dados com atenção e revise antes de enviar;

Após o envio, guarde o recibo de entrega.

Também é possível declarar pelo portal e-CAC, com conta gov.br de nível prata ou ouro, para usar a versão pré-preenchida com dados disponíveis na Receita.

VEJA TAMBÉM: Passo a passo para fazer a declaração pré-preenchida

O que acontece se não declarar?

O que acontece se não declarar imposto de renda?

Segundo informações do Fisco, no caso de apresentação da declaração após o prazo previsto ou da não apresentação do documento, o contribuinte que é obrigado a declarar fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:

Multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração, ainda que integralmente pago, até um teto de 20%;

Multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava "obrigado a declarar", mesmo sem imposto a pagar)

O atraso começa a ser contado pela Receita Federal a partir do primeiro dia após o fim do prazo de entrega.

De acordo com o Fisco, aqueles que não fizerem a declaração e não pagarem a multa dentro do prazo de vencimento, também poderão ter a dedução desse valor nas restituições futuras, com os respectivos acréscimos legais.

LEIA MAIS:

Veja perguntas e respostas

Receita paga o 1º lote de restituição na sexta; veja o calendário

📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/05/27/na-reta-final-um-terco-dos-contribuintes-de-divinopolis-ainda-nao-entregou-a-declaracao-do-imposto-de-renda-2025.ghtml

Mulheres morrem em acidente com caminhão em Jales

Acidente ocorreu na Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) na noite de sábado (24). Caminhoneiro não ficou ferido e fez o teste de bafômetro que deu negativo. Roberta Segan, de 25 anos, e Camila Freitas, de 28, morreram no local. Camila Freitas (à esquerda) e Roberta Segan (à direita) morreram após acidente em Jales (SP)

Reprodução/Facebook

Duas mulheres morreram em uma batida frontal contra um caminhão no sentido contrário na Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) na noite de sábado (24) em Jales (SP).

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

Segundo a Polícia Rodoviária, Roberta Segan, de 25 anos, e Camila Freitas, de 28, morreram no local. Os corpos serão velados no Auditório Azizi, da PIB Jales, a partir das 13h neste domingo (25). O sepultamento será realizado no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Paz.

O caminhoneiro não ficou ferido e fez o teste de bafômetro que deu negativo. O caminhão tombou no acostamento e a carga de transformadores ficou espalhada, mas a pista não precisou ser interditada.

As causas do acidente são desconhecidas.

Confira os destaques do g1

g1 em 1 minuto: jovem é encontrado morto em Salto

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/05/25/mulheres-morrem-em-acidente-com-caminhao-em-jales.ghtml

Aos 78 anos, aposentado corre todos os dias e planta árvores pelo caminho: 'Enquanto tiver força, vou continuar'

"/> Enfermeiro aposentado, Ademar de Melo, de Jaú, já disputou mais de 20 São Silvestres. Atleta tem mais de 100 troféus e 200 medalhas. Aos 87 anos, aposentado de Jaú une corrida e meio ambiente ao plantar mudas durante treino

Apaixonado por corrida e pela natureza, o aposentado Ademar de Melo, de 78 anos, encontrou uma forma única de unir as duas paixões. Todos os dias, ele sai para correr pelas ruas de Jaú (SP), com mudas de árvores nas mãos, que planta pelo caminho.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Ademar começou a correr aos 33 anos, quando participou de uma prova amadora no bairro Vila Maria, onde morava. Atualmente, ele percorre cerca de 10 quilômetros por dia e já participou de mais de 20 edições da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

Com mais de 100 troféus e 200 medalhas, o enfermeiro aposentado não deixou a paixão pela corrida esfriar com o tempo. Por ser apaixonado por natureza, Ademar começou a plantar árvores nos percursos que fazia.

Seu Ademar tem mais de 100 troféus e 200 medalhas

TV TEM/Reprodução

A prática, que teve início há cerca de 20 anos, se tornou parte da rotina. Ele planta, rega e acompanha o crescimento das mudas, como se cuidasse da própria saúde.

“ Fui criado na roça, na fazenda, plantando. Plantei muito café, feijão, arroz, milho. Plantava de tudo, então gosto de plantar.”, afirma.

Quando não chove, ele coloca garrafas de água no porta-malas do carro para regar as árvores que plantou por ruas, praças e avenidas.

Quando não chove, Ademar coloca garrafas de água no porta-malas do carro para regar as árvores

TV TEM/Reprodução

Rotina exemplar

Além do cuidado com o corpo e o meio ambiente, Ademar inspira a família. Para a filha, Daniela Melo, o pai é um exemplo que atravessa gerações:

“É um exemplo de ser humano. Como pai, não tenho o que falar, sempre foi o melhor, não teria como ser melhor do que ele já é. É só orgulho", explica Daniela.

E mesmo perto dos 80 anos, Ademar não pensa em parar e faz questão de manter a rotina diária de treinos com a mesma disciplina de quando começou.

“Enquanto eu estiver vivo e tiver força, eu vou continuar cuidando e plantando. E correndo, todos os dias", diz Ademar.

Todos os dias Ademar corre 10 quilômetros e planta novas árvores

TV TEM/Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

VÍDEOS: assista às reportagens da região

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/05/25/aos-78-anos-aposentado-corre-todos-os-dias-e-planta-arvores-pelo-caminho-enquanto-tiver-forca-vou-continuar.ghtml

Delegado Olim persegue e prende quatro suspeitos de assalto em Moema, na Zona Sul de SP

Antônio Olim, que também é deputado estadual (PP), publicou nas redes sociais que conseguiu render os suspeitos neste sábado (24); um deles foi baleado. Suspeitos de assaltar prédio são presos em Moema, Zona Sul de SP

Reprodução/Instagram Delegado Olim

Quatro suspeitos de assaltar um prédio foram presos neste sábado (24), na região de Moema, Zona Sul de São Paulo, após serem rendidos pelo delegado Antônio de Assunção Olim, que também é deputado estadual (PP).

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o delegado aparece informando sobre a prisão. “Quatro ladrões roubaram um prédio aqui e agora pegamos eles. Tem um baleado aqui”, afirmou.

Ainda no vídeo, quem filma narra que o caso aconteceu no cruzamento das ruas Jauaperi e Rouxinol, e relata que Olim estava em um restaurante quando viu os suspeitos tentando fugir.

Nas imagens, é possível ver os quatro homens deitados na rua e, ao fundo, o carro usado por eles, com danos após uma batida.

O delegado também aparece pedindo socorro para um dos presos, que foi baleado. Ainda não está claro se o disparo partiu do próprio delegado.

Moradores relataram, em grupos de WhatsApp, que os ladrões teriam assaltado a cobertura de um prédio e, durante a fuga, quebraram um vidro, o que gerou gritaria na rua. Segundo os relatos, o delegado percebeu a movimentação e perseguiu os suspeitos. Os objetos roubados teriam sido encontrados no carro.

Por telefone, a Polícia Militar informou que foi acionada às 16h54 para atender a uma ocorrência de suspeita de assalto em um condomínio na Avenida Macuco, em Moema. O zelador do prédio teria visto dois homens desconhecidos circulando pelo local, usando bonés para cobrir parcialmente os rostos.

Pouco depois, às 17h06, a PM recebeu um novo chamado para uma ocorrência de disparo de arma de fogo na esquina da Alameda Jauaperi com a Avenida Rouxinol, também em Moema. Na ligação, foi informado que um homem havia sido baleado nas nádegas.

O g1 e a TV Globo procuraram a Secretaria da Segurança Pública, que informou que, até o momento, não há registro da ocorrência.

Roubo de rolex

Em 1º de maio, o delegado Antônio de Assunção Olim teve o seu relógio Rolex roubado por um assaltante armado no Itaim Bibi, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo. O parlamentar não reagiu e o criminoso, que estava numa moto, fugiu levando o artigo de luxo.

Olim registrou boletim de ocorrência sobre o roubo no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A investigação será feita pelo 96º Distrito Policial (DP), Monções.

De acordo com o registro policial, o parlamentar contou que dirigia seu carro, um Ford Landau, quando um motociclista se aproximou do veículo e anunciou o assalto, apontando a arma para ele. Olim entregou o relógio de pulso para o bandido, que foi embora com o objeto.

Delegado Olim, delegado estadual de SP, tem relógio Rolex roubado em assalto em SP

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/05/24/quatro-suspeitos-de-assalto-sao-presos-em-moema-zona-sul-de-sp.ghtml

Cidade do Tocantins abre inscrições para concurso com salários de até R$ 3,5 mil

São ofertados vários cargos para os níveis fundamental incompleto, ensino médio e ensino superior. As inscrições vão até o dia 18 de junho. Prefeitura de Cristalândia

Divulgação/Prefeitura de Cristalândia

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Cristalândia. São ofertadas 101 vagas para diversos cargos do quadro geral e da saúde pública do município (veja lista abaixo). Os salários variam entre R$ 1.518 a R$ 3.500. Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de junho deste ano.

📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Do total de vagas, 96 são para ampla concorrência e cinco para pessoas com deficiência. Para fazer a inscrição é necessário ter cadastro no site do Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania (Idesc), responsável por organizar o concurso.

As vagas são para nível fundamental incompleto, ensino médio e ensino superior. A taxa de inscrição para fundamental incompleto é de R$ 80, ensino médio R$ 110 e ensino superior é R$ 150.

➡️ Confira o edital completo aqui

A previsão, segundo cronograma, é que as provas sejam aplicadas no dia 20 de julho. Os gabaritos preliminares devem ser divulgados no dia seguinte. O resultado do concurso deve sair no dia 8 de agosto.

LEIA TAMBÉM

Aprovados em concurso da Educação de Palmas fazem mutirão de exames na expectativa para nomeação

Menino que sobreviveu a picada de jararaca foi surpreendido por cobra: 'Estava fechando o portão'

Veja os cargos ofertados

Ensino fundamental incompleto

Auxiliar de Limpeza Urbana

Auxiliar de Serviços Gerais

Merendeira

Motorista (com CNH categoria 'B')

Operador de Máquinas Pesadas (com CNH categoria 'D')

Vigia

Ensino médio

Agente de Vigilância Sanitária

Assistente Administrativo

Fiscal de Postura

Fiscal Tributário

Monitor de Transporte Escolar

Monitor Escolar

Técnico em Enfermagem (precisa ter curso técnico em enfermagem e registro no conselho)

Ensino superior

Assistente Social

Enfermeiro

Farmacêutico

Fisioterapeuta

Nutricionista

Confira dicas estratégicas para organizar estudos para concursos

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/05/23/cidade-do-tocantins-abre-inscricoes-para-concurso-com-salarios-de-ate-r-35-mil.ghtml

Assista aos telejornais da TV Liberal

Acompanhe diariamente a transmissão do Jornal Liberal 1ª e 2ª Edição. Assista aos telejornais da TV Liberal Acompanhe diariamente a transmissão do Jornal Liberal 1ª e 2ª Edição.

https://g1.globo.com/pa/para/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-liberal.ghtml

São Vicente, SP, oferece atendimento veterinário gratuito; veja locais

Os serviços incluem castrações e outros procedimentos cirúrgicos. São Vicente (SP) oferece atendimento veterinário gratuito

Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, oferece atendimento veterinário gratuito para animais sob tutela de moradores nas Unidades Básicas de Saúde Animal (Ubasas) Centro e Continental. Os serviços incluem castrações e outros procedimentos cirúrgicos.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

De acordo com a prefeitura, diariamente são distribuídas 15 senhas para atendimento clínico nas duas unidades, que ficam na Rua Catalão, nº 530, Vila Voturuá e na Avenida Ulisses Guimarães, nº 231, no bairro Jardim Rio Branco. Já as cirurgias de castração são feitas exclusivamente com agendamento prévio por meio do telefone (13) 3566-6027.

Segundo a administração municipal, a Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem) também atua na fiscalização sobre maus-tratos. Por isso, recebe denúncias presencialmente na sede da secretaria, na rua Padre Anchieta, nº 462, no Centro.

Eventos de adoção são realizados semanalmente, em diversos pontos de São Vicente.

Confira os próximos:

13/05 (Terça) - Praça do Barão | 14h às 16h

15/05 (Quinta) - Praça do Barão | 14h às 16h

17/05 (Sábado) - Pier dos Apaixonados I 14h às 16h

20 /05 (Terça) - Praça do Barão | 14h às 16h

22/05 (Quinta) - Praça do Barão |14h às 16h

24/05 (Sábado) - Pier dos Apaixonados | 14h às 16h

27/05 (Terça) - Praça do Barão | 14h às 16h

29/05 (Quinta) - Praça do Barão | 14h às 16h

g1 Santos relembra

Uma jovem de 28 anos, grávida de sete meses, caiu no meio da rua ao tentar afastar o cão dela de dois cachorros de grande porte em Santos, no litoral de São Paulo. Apesar do susto, ela, a bebê e o pet passam bem.

O caso aconteceu na Rua Dr. Aniz Tranjan, no bairro Castelo, em abril. Thayná passeava com o golden retriever Aslan quando foi surpreendida pelos dois cães, segundo ela, da raça pit monster, que estavam soltos e sem tutor por perto. Vídeos obtidos pelo g1 mostram o momento em que Thayná tentou fugir, mas acabou caindo e, mesmo no chão, segurou os cães como pôde. Veja:

Grávida cai na rua ao tentar defender cão de outros dois cachorros no litoral de SP

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/05/12/sao-vicente-sp-oferece-atendimento-veterinario-gratuito-veja-locais.ghtml

Paquistão diz que Índia lançou mísseis contra três de suas bases aéreas

Um dos alvos estaria próximo à capital paquistanesa, Islamabad. Este é o momento de maior tensão entre os dois países, adversários históricos, em mais de três décadas. Ambos reivindicam o controle da Caxemira. Militar empunha arma no porto de Karachi, no Paquistão

Shakil Adil/Reuters

O Paquistão disse que a Índia disparou mísseis contra três bases aéreas na madrugada de sábado (10, sexta à noite no horário de Brasília), incluindo uma que fica próxima à capital, Islamabad. As defesas aéreas paquistanesas teriam interceptado a maioria dos disparos.

Este é o momento de maior tensão entre os dois países, adversários históricos, em mais de três décadas. Ambas as nações detêm armas nucleares.

Envolvidos em uma disputa de longa data pela Caxemira, os dois países têm se envolvido em confrontos diários desde quarta-feira, quando a Índia lançou ataques dentro do Paquistão contra o que chamou de bases de militantes. O Paquistão prometeu retaliar.

"A Índia, por meio de seus aviões, lançou mísseis ar-superfície. A base de Nur Khan, a base de Mureed e a base de Shorkot foram alvos", disse o porta-voz militar do Paquistão, tenente-general Ahmed Sharif Chaudhry, em um pronunciamento televisionado tarde da noite.

Uma das bases aéreas fica na cidade de Rawalpindi, que fica nos arredores da capital Islamabad, e as outras duas ficam na província do Punjab, no leste do Paquistão, vizinha da Índia.

O porta-voz militar paquistanês disse que apenas alguns mísseis conseguiram passar pelas defesas aéreas, e esses não atingiram nenhum "ativo aéreo", de acordo com as avaliações iniciais de danos.

Os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa da Índia não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Ataque a turistas

A Índia disse que seus ataques na última quarta-feira foram uma retaliação a um ataque mortal contra turistas hindus na Caxemira indiana no mês passado.

O Paquistão negou as acusações da Índia de que estaria envolvido no ataque aos turistas. Desde quarta-feira, os dois países trocaram artilharia entre as fronteiras, e enviaram drones e mísseis para o espaço aéreo um do outro.

Grande parte dos combates desta sexta-feira ocorreu na Caxemira indiana e nos Estados indianos vizinhos. A Índia afirmou ter abatido drones paquistaneses.

Pelo menos 48 pessoas foram mortas desde quarta-feira, de acordo com estimativas de vítimas em ambos os lados da fronteira que não foram verificadas de forma independente.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/05/09/paquistao-diz-que-india-lancou-misseis-contra-tres-de-suas-bases-aereas.ghtml

Transformador de energia eólica inicia viagem de Suape para Paraíba após atraso de duas horas

"/> Partida do comboio começou às 7h30 após após problema com uma das rodas. Expectativa é que primeira parada aconteça na cidade de Paulista, no Grande Recife, na tarde desta quinta-feira (1º). Início de operação para levar transformador para parque eólico na Paraíba atrasa 2 hora

O início do transporte do transformador de energia eólica que segue de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife, para o estado da Paraíba, atrasou mais de duas horas nesta quinta-feira (1º). Programada para iniciar às 5h, a operação atrasou e o percurso foi iniciado apenas às 7h50.

O atraso foi causado por uma alteração na ordem das carretas que puxam o comboio e também pelo travamento de uma das rodas, cerca de 500 metros depois de iniciar a viagem (veja vídeo acima).

✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE

O transformador está sendo levado para o Complexo Eólico da Serra da Limeira e o percurso de 500 quilômetros será feito em cerca de 20 dias. A previsão é que ele percorra os 94 quilômetros até a divisa entre Pernambuco e Paraíba até segunda (5), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O comboio com o transformador ficou dois dias estacionado na saída da PE-09. Durante o percurso, haverá interdições na rodovia entre o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e Goiana, na Zona da Mata Norte.

Ao todo as carretas têm 388 pneus. A viagem segue a uma velocidade média de 7 quilômetros por hora, com paradas constantes para realizar manutenções nos veículos. Ao todo, participam do transporte 10 motoristas: cinco para a carreta e cinco para a escolta.

Segundo o inspetor Cristiano Mendonça, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o atraso na saída não deve ter impacto no planejamento final para a conclusão do percurso.

“Hoje a previsão é de chegar até Paulista, no Km-53 da BR-101. A previsão inicial era chegar lá por volta das 14h, então pode haver um pouco de atraso, chegando entre 15h e 16h. Nesse primeiro dia, vai estacionar por lá e isso não vai prejudicar os demais dias”, explicou o policial.

Mendonça reforçou que para quem vai para o Litoral Sul a rodovia está livre. Já para quem segue para o Litoral Norte, a opção é seguir pela PE-15 e seguir em direção aos municípios de Abreu e Lima e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O percurso está dividido em três etapas, com bloqueios em diferentes locais:

Quinta-feira (1º): saída às 5h do Cabo de Santo Agostinho, passando por Jaboatão dos Guararapes, Recife e Paulista, com previsão de chegada às 14h;

Sexta-feira (2): saída de Paulista às 5h, passando por Abreu e Lima até parar em frente ao posto da PRF em Igarassu, onde ficará estacionado durante o fim de semana por causa da eleição suplementar em Goiana, no domingo (4);

Segunda-feira (5): o traslado é retomado às 8h, passando por Goiana, até chegar à divisa com a Paraíba.

Estão programados desvios de trânsito em nove pontos:

Charneca (km 103), na saída da rodovia em direção à BR 101 antiga, em Jaboatão dos Guararapes;

Viaduto da Coca-Cola (km 82), na saída da rodovia em direção à Estrada da Batalha em Jaboatão dos Guararapes;

Fórum de Jaboatão dos Guararapes (km 80), na saída da rodovia em direção a Prazeres;

Ibura (km 76), na saída para a Avenida Dois Rios em direção ao Ipsep;

Ibura/Milagres (km 73), na saída para a Avenida José Rufino;

Hospital da Mulher no Curado (km 71), na saída para a Avenida Abdias de Carvalho;

Viaduto da Caxangá (km 67), na saída para a Avenida Caxangá;

Viaduto de Dois Irmãos (km 64), na saída para a Avenida 17 de agosto;

Terminal da Macaxeira (km 63), na saída para a Avenida Norte.

Rotas alternativas

Os motoristas que precisarem chegar a Abreu e Lima ou às praias do Litoral Norte durante o traslado do transformador podem optar pela PE-15. Para os demais trajetos, as alternativas são:

Sentido Litoral Sul/Recife

Pegar o acesso para a PE-45, em Maçauaçu, em Escada (km 125);

Acessar a BR-232, em Vitória de Santo Antão;

Seguir em direção a Moreno para chegar ao Recife por Jaboatão.

Sentido Recife/João Pessoa

Seguir pela BR-232 até Caruaru;

No quilômetro 130 da rodovia, acessar a BR-104, em direção a Toritama e Taquaritinga do Norte;

Seguir até Campina Grande e, de lá, acessar a BR-230 em direção a João Pessoa.

Sentido Palmares/João Pessoa

Pegar o acesso à PE-126, em Lajedo;

Acessar a PE-120 em direção a Catende;

Seguir até a BR-104 até Agrestina;

Continuar pela BR-104 em direção a Caruaru, Taquaritinga do Norte e Campina Grande até chegar à BR-230 e seguir para a capital paraibana.

Segundo transformador transportado

Este é o segundo transformador de energia destinado ao parque eólico de Nova Limeira que passa por Pernambuco em menos de dois meses. Na primeira passagem, em março, o equipamento atraiu curiosos, que fizeram uma grande festa, com direito a churrasco e fantasias, nas margens da BR-101, gerando memes na internet.

O novo transformador é idêntico ao primeiro:

São 250 toneladas, com 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura;

Para levá-lo, são utilizados três caminhões e dois semirreboques, além da base que leva o equipamento;

A estrutura completa tem 113,7 metros de comprimento e pesa 600 toneladas;

O transformador foi produzido na China e chegou a Suape no início de abril;

Ele faz a conversão da energia eólica em elétrica, ligando a produção da usina ao sistema de distribuição de energia;

Segundo a PRF, a decisão de iniciar a escolta no Dia do Trabalhador foi tomada para minimizar o impacto no trânsito, já que, com o feriado no meio da semana, o fluxo de veículos tende a ser menor.

Transformador de energia eólica será levado de Suape até o parque eólico de Nova Palmeira, na Paraíba

PRF/Divulgação

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2025/05/01/transformador-de-energia-eolica-inicia-viagem-de-suape-para-paraiba-apos-atraso-de-duas-horas.ghtml

VÍDEO: Acrobata fica ferido após cair de altura durante apresentação em circo no Ceará

Acidente aconteceu após o cabo de aço que sustentava o artista ceder. Acrobata fica ferido após cair de altura durante apresentação em circo em Russas

Um acrobata ficou ferido após cair de uma altura durante uma apresentação em um circo na cidade de Russas, a 166 quilômetros de distância de Fortaleza, na noite deste domingo (27). O acidente aconteceu no momento que o artista fazia performances aéreas no tecido acrobático.

✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp

Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o momento que o homem despenca do alto enquanto estava agarrado ao tecido, de cabeça para baixo. É possível perceber que um cabo de aço do equipamento que sustentava o artista cedeu.

Cabo de sustentação cede e faz acrobata cair do alto de lona durante apresentação em circo na cidade de Russas.

Reprodução

O Circo Porto Rico informou que o acrobata foi socorrido e levado imediatamente ao hospital, onde está recebendo assistência.

"Felizmente, o quadro é estável, e ele está sendo assistido com todo o cuidado e atenção. [...] No momento, prezamos pela responsabilidade e respeito ao artista e seus familiares, evitando especulações e informações desencontradas. Reiteramos o nosso compromisso com a segurança de todos os nossos profissionais e com a transparência ao nosso público", diz um trecho da nota do Circo Porto Rico.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/04/28/video-acrobata-fica-ferido-apos-cair-de-altura-durante-apresentacao-em-circo-no-ceara.ghtml