Meus 2sents olhando a coisa pelo meu ângulo:
Mineração caseira faz sentido se o cara achar outro propósito para ela que não ganhar dinheiro. Ex:
- se o cara usa como aquecimento de apoio da casa par ao inverno (no sul seria excelente por ex, baixaria muito o gasto de eletricidade e lenha (mas são só 3 a 4 meses de frio e o resto do tempo?)
- se o cara quer usar para pagar o investimento em segurança energética é outra boa opção. O cara investe em paineis solares e baterias offgrid por ex e a mineração ajuda a pagar o investimento ou ao menos a baixar um pouco o custo. O cara ganhou segurança energética e gastou pouco para isso.
- e outros casos que acharem poraí.
Aí vejo vantagem. Agora, focado em faturar mesmo não vejo sentido. Muito risco para pouquíssimo ou nenhum ganho.
Seria mesmo… essa interação é a parte mais legal.
Fica ligado no Bitcoin Spring Festival em Rolante. Vai ser outra oportunidade bacana.
E se conseguir, dá uma escapadinha lah em Rolante pra conhecer. Vale a pena a experiência de passar uns dias vivendo completamente em bitcoin, desde a pousada até restaurante, lojas, mercado, farmácia, etc… é bem legal.
Sim, bem tranquilo. Invlusive na Aqua vc pode receber via LN e o saldo já é automaticamente transformado em Liquid. E na hr de pagar uma fatura LN ele destransforma. Vantagem? Vc mantém seu saldo de sats em custódia própria!! É phoda!
Na Coinos pro ex (custodial), qq saldo q vc tenha já fica disponível em qq rede.
Isso já está bem estabelecido
4 carteiras com suporte a Liquid para você testar:
Green Wallet: A única com suporte a hardwallets (alguns modelos). Ela oferece uma funcionalidade interessante de 2FA, funcionando de forma similar a uma hardwallet, já que requer uma assinatura externa ao app. Isso garante uma camada extra de segurança em caso de hack, com o código do 2FA mudando a cada 30 segundos, protegendo bastante a carteira. Um meio-termo entre hot e cold wallet.🛡️
Aqua Wallet: A mais amigável para o usuário, com recursos nativos como swap para USDT e suporte ao Peg-in/Peg-out (transferência entre onchain e Liquid). Simples e intuitiva para quem quer usar a Liquid com facilidade. 💧
SideSwap: A carteira do serviço de swap mais conhecido e usada pela Aqua Wallet. Ideal para swaps rápidos e eficientes. ⚡️
Coinos.io: A única carteira custodial da lista, mas é a maneira mais fácil de gerenciar BTC para o dia a dia. O saldo em BTC fica disponível em várias redes, incluindo onchain, Liquid, Lightning e até Cashu. Para acessar, basta criar um login e senha, sem exigir KYC. É um serviço excelente, usado em Rolante há quase dois anos, sendo uma escolha acertada para quem precisa de flexibilidade.🔐
Conclusão: Teste e veja qual melhor se adapta ao seu estilo de uso! 🚀
Sim, eu já mintei, já enviei da Coinos pra “carteira” e reenviei pra Coinos e tal.
Meu ponto é que o conerciante não vai usar dessa forma. Ou fica automático que ele nem saiba que está usando, ou não tem usabilidade prática escalável.
Vai virar “coisa que nerd adora”, mas que não tem aplicabilidade. Tipo aquelas “novidades” que a samsung lança, que são interessantíssimas, mas que ninguém usa.
Qto a SatsConf não vou não.
É, para resolver a questão do off-line parece até promissor, mas se o comerciante tiver que instalar o cashu.me já não rola.
Precisa melhor em automação, para que o usuário nem sinta que está usando. Se tiver que instar algo ou decidir se confia ou não no mint, não vai rolar.
E nós nerds que temos essa capacidade, não somos escaláveis.
Cashu tem um grande problema, ao meu ver, e me corrija se eu estiver entendendo errado, pois o que mais quero é entender bem cada opção que temos para seguir no melhor caminho. Não tenho paixões e não sou preconceituoso.
Quando recebo um “pagamento” via Cashu, eu deveria investigar quem emitiu aquele e-cash para ter certeza se posso confiar ou não. É mais ou menos como ter que saber de quem é o cheque, para decidir se aceito ou não.
Se isso está correto, na minha opinião o projeto está fadado ao fracasso, pelo menos do ponto de vista da adoção por comerciantes normais. Em hipótese alguma eles vão se envolver em verificar de onde veio o pagamento. Ou é dinheiro, ou não é. Não faz sentido me propor um pagamento com algo que eu precise verificar se é confiável ou não.
Além disso, se eu recebo um e-cash hoje, não deveria guardá-lo, porque e se quem emitiu desaparecer do mercado daqui a cinco meses? Aí eu perco meu e-cash, pois ele sempre estará vinculado ao emissor, diferente de sats na Lightning ou na Liquid, que, quando recebo, são sempre dinheiro válido e confiável. Posso guardá-los pelo tempo que quiser, e quando for usá-los, seja para transferir, trocar ou passar para a onchain, sempre serão válidos.
Por favor, me corrija se eu estiver entendendo errado, DefiYoGi.
A Liquid Network é a forma mais rápida, barata, segura e confiável de movimentar sats hoje em dia.
Tirando o bitcoin do patrimônio, aquele que você nunca vai mexer (ou só vai mexer daqui a muito tempo), a Liquid está dando um show para praticamente todos os outros usos:
- Traders: Movimente sats da exchange para sua carteira pessoal de forma rápida e barata, sem esperar o tempo longo da onchain.
- Uso diário: Economias circulares, auto-custodia dos fundos com carteiras como Aqua Wallet, que permite até pagar faturas Lightning com sats armazenados em Liquid.
- Comerciantes/influencers: Retire o excedente dos ganhos para carteiras non-custodial e mova de volta para sua carteira custodial sempre que precisar.
- opera com USDT e tem troca rápida para btc e vice-versa. Para quem precisa estabilizar uma parte do caixa.
> Onchain: Segurança e confiabilidade, mas não é rápida nem barata.
> Lightning Network (LN): Rápida e barata, mas nem sempre confiável (problemas de rotas, especialmente em valores altos).
Gerida por 71 dos maiores players do mercado, a Liquid tem um nível de descentralização "suficiente" para o uso diário (infinitamente melhor que Lightning custodial como Wallet of Satoshi ou Coinos). Para guardar patrimônio, onchain é melhor, mas para o dia a dia, a Liquid é imbatível.
Ah, para aqueles chatos que vão dizer que btc na liquid não é btc é pq não conseguem entender que para cada uso, um nível de segurança é necessário. Por isso salientei várias vezes que liquid para patrimônio não. Já ou outros usos ela é hoje a melhor!
#Bitcoin #LiquidNetwork
nostr:npub1ajlrwgfj4yerhqf7ady03h7wmtk2qr3gs7h3sxcx83k05yld36sswpzx3q
Baita solução.
Não para patrimônio — para isso, o ideal é onchain com multisig, se possível.
Mas para todo o resto, a Liquid (e a Aqua, que é uma carteira Liquid excepcional) está dando um show.
A galera de Rolante e do RS não esperava nada melhor do governo mesmo!
E depois vem nos bloquear quando dizemos que não ajudaram em NADA nas enchentes!
Precisa ser maluco para tentar minerar bitico, bagulho só fica mais difícil.
Diz ae nostr:npub14zsx2n6k0h3ryyxc279g9c6z5qg4zxhcjgqgkcnv0v029fk99yxsde56r2
Poisé… não sei se falou brincando ou não, mas sempre pensei isso kkk
Tu vê, sempre tem um problema. Quando não é uma coisa é outra… esse mercado tem muito a “se achar” ainda.
Sim, são bons e são antigões e isso é importante.
Qdo usei, eles davam a opção de fazer uma conta normal e uma Vault, onde eles tiravam offline aquele saldo que vc determinasse. Aí demorava uns dias quando pedia o resgate daquele saldo, pois estava em coldwallets.
Estão a tempos e nunca tiveram problemas. Serviço top. Mas realmente fica caro pra maioria.
Alta histórica da atividade dos mineradores batida = 745 hexahashes por segundo!
poisé... aí ficou pesado…
talvez para quem só use a xapo pra tudo na vida, mesmo assim tem que ter um custo de vida alto pra valer a pena neh…
Ah, agora que vi que foi no post da strike.
Bom, usei a Xapo no início e depois nunca mais.
Eles tem Lightning?
No início da xapo sim, mas depois eles não serviam mais aos brasileiros, aí deixei de usar.
Parece que com doc brasileiro, hj em dia, eles não emitem o cartão. Me confirma essa informação?
This is the Brazilian Supreme Court judge, who should be impartial, but since X isn't complying (back in 2022), send them to the fake news inquiry (the 'end of the world' inquiry), where I do whatever I want, even without a law)!
"Minister Alexandre de Moraes: So let's get tougher with them. Prepare reports regarding these cases and send them to the fake news inquiry. I will order them to be taken down under penalty of a fine."
