Pergunta para nós cristãos, como você separa a moeda #bitcoin que as vezes parece uma religião de suas crenças ⁉️

Eu estou perguntando isso, pq todas as manhãs eu escrevo minhas seeds em um papel e depois eu queimo🔥 e jogo as cinzas fora, e posso te mandar a real, já está parecendo um ritual, digo isso pq o próprio nosso senhor Jesus Cristo disse: "Não poderes servir a Deus e a Mamom" Mt. 6.24

Seria o bitcoin uma nova religião?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Deixe a moeda se apenas o que ela é: uma unidade de conta, uma reserva de valor e um meio de troca.

Não viva uma vida em torno da moeda, mas deixe a moeda lhe ser útil nos momentos necessários.

Para muitos o unico objetivo de vida é juntar sats e isso acaba virando sua unica felicidade e objetivo de vida, infelizmente isso está profundamente ligado ao que as moedas FIAT proproem.

Faça o bitcoin realizar seus sonhos, mas não deixe que o bitcoin seja seu sonho.

Sobre o 'ritual', oras(literalmente), trate isso apenas como uma forma de memorização das suas seeds, mas não deixe que isso vire "a sua vida".

A igreja já tinha resolvido essa questão faz muito tempo.

A moeda tem que nos servir, e não o contrário. Não ser escravo físico e mental dela, não ficar idolatrando, não colocar no centro da sua vida. É um meio e não qualquer fim em si. Bitcoin é só uma moeda, que é muito melhor que fiat, mas continua sendo moeda.

O pessoal libertário também esquece de $ é só uma parte, e nem tão importante assim, de se medir poder, uma ferramenta de poder, apenas um meio de ação.

A triste realidade é que se for muito interessante para o Estado tomar tudo da população e cometer um genocídio, a única chance que temos é emigrar. Não dá p usar bitcoin quando vc está morto!

Escovar os dentes todos os dias para acabar com o bafo é um ritual?

Não.

Como ousa usar uma escova de dentes pra pecar todos os dias??? 🤣

😁

Oh, céus!

O problema não é o hábito em si, é a quantidade de valor que se dá ao Bitcoin frente outras coisas. Algumas coisas não deveriam ser trocadas por ele...

Eu, por exemplo, acho bastante sem sentido colocar tanto tempo e esforço em falar sobre bitcoin, como costuma ser feito por muitos, sem que isso venha cumprir mais papéis importantes na vida dela (ser um aprendizado, trabalho, formação de uma comunidade local mais segura e outras coisas na esfera mais utilitária).

Já cheguei a criticar o economicismo antes aqui no Nostr, pois muitas pessoas terminam caindo em resumir a vida apenas à esfera economica/financeira, e com o Bitcoin até mais, como ideologia moral.

Não vejo assim. Não há um ritual nem nada do tipo, muito menos divinificação. Agora é preciso ter cuidado com o amor ao dinheiro (materialismo) que Deus condena

## Não faça do Bitcoin o seu deus

Bitcoin é uma ferramenta incrível. Um símbolo de resistência, soberania e liberdade financeira.

Mas nunca se esqueça: **é só dinheiro**. Nada mais que isso.

Você pode usá-lo para proteger seu trabalho, sua poupança, seu futuro, e isso é legítimo.

Mas o erro começa quando ele se torna o **centro da sua existência**, o **medidor do seu valor**, ou ainda seu **ídolo**.

O amor ao dinheiro corrompe, lentamente, silenciosamente, e isso vale tanto para os papéis coloridos estatais quanto para o ouro digital. O materialismo continua sendo um veneno da alma.

### Busque liberdade, não ganância

A verdadeira revolução não está apenas em rejeitar o sistema fiduciário, mas em **rejeitar o apego ao agora, a tal "preferência temporal"**.

A ferramenta serve ao homem, não o contrário.

O Bitcoin é um meio. Não é o fim.

Use o Bitcoin, mas **não seja usado por ele**.

nostr:nevent1qqsp62jhhgw70uj846uvzndxf3jr9hdepgdnwvxw7zftwahxq2waqrgpzamhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgtczyzmamhpdl5dauvhny0ev2aggpu3v69xj3fdvur4jqfkannfs9j8sgqcyqqqqqqg7cuyzk

Cara, é dinheiro, e tratando como dinheiro, tudo certo. Daqui a 300 anos (ou menos) vai ter coisa melhor substituindo como sempre acontece. Só não cria neurose ou glamourização, porque o mundo já fez isso em excesso durante a história.

Nunca tive esse problema. Não sou como alguns que acreditam que o Bitcoin vai consertar todas as coisas, como as famílias, arte e afins. Pra mim, essa visão é bem materialista.

Bitcoin é o meio mais coerente de salvação material e financeira; também sendo uma das coisas mais morais em todo o processo que envolve sua aquisição e verdadeira posse.

Mas ele não é salvação espiritual, e não deve estar a frente de seus deveres perante o Senhor.

Ele é uma possibilidade positiva a longo prazo numa vida terrena.

A salvação é uma certeza no que desrespeito à algo eterno.

Portanto, priorizamos a fé.

Vc não aceita ser controlado pelo estado mas pela religião sim?

Pela religião não, mas pela autoridade de Jesus sim, nesse caso, sigo o que está na bíblia, admito e tenho plena consciência que sou um pecador imundo e tudo que existe de bom em mim é porque tenho Cristo, eu não presto pra nada.

Jesus nunca fundou nenhuma religião, quem fundou foi alguns de seus seguidores séculos depois. Os ensinamentos de Jesus eram contra todo tipo de dogma e religião organizada. Essa doutrina de ser "salvo pelos pecados" nem é de Jesus e sim do apóstolo Paulo que sequer conheceu Jesus pessoalmente

Jesus nunca fundou uma religião, isso é verdade.

me provocou a escrever uma reflexão antiga: cada vez que vejo noticias sobre "pote de moedas de ouro antigas desenterrado" penso em quem as deixou lá.

Ele encarava o pote como um plano B prudente, com riscos diferentes do "plano A", pra aumentar a segurança da sua família, pra poder dizer que fez a sua parte? E morreu de repente?

Ou as esperanças dele estavam ali?

A guerra veio rápido demais? Ou ele deu mole porque se sentia seguro com seu pote enterrado?

Foi morto, ou levado à força pra outro lugar? Imagine um escravo pensando no pote de ouro que tinha na sua terra distante.

Morreu de repente, sem deixar instruções para um parente? Ou (triste) não tinha ninguem em quem confiar? Seus planos não contavam com a sua propria morte ou doença? Imagino um viajante, ficou doente, e lá longe, morrendo, não quis contar pra ninguém sobre o pote.

É muito diferente do seu caso? Imagine quanta coisa pode dar errado com o seu bitcoin, inclusive se vc morrer. E o quão grande seria o baque se sumisse, perdesse o valor ou te tirassem à força.

No caso do btc não dá pra ninguém achar o pote enterrado.

Há grupos de pessoas que usam uma linguagem soteriológica. São fáceis de identificar, pois usam arremedos de linguagem cristã, tipo «A salvação é individual» ou estão prenhes de um iminente pseudo-apocalipse, à espera do caos econômico-social a qualquer momento, pessoas sem sonhos nem futuro, só tem planos de fuga na vida, e o BTC seria para elas o «salvador». No mínimo, isso dá o que pensar, não?

Você não tem uma cópia de segurança em papel, metal ou num pendrive?

Tenho.

Penso que deve-se TER dinheiro (bitcoin) e VIVER a Espiritualidade. Porém as pessoas inverteram a ordem – vivem o dinheiro e tentam ter (consumir) espiritualidade.