Eu acho que não, acredito que seja uma restrição mental de muitos adultos mesmo.
Idosos tendem a não lidar bem com celulares, não por serem incapazes, mas por medo ou falta de vontade de aprender.
Eu acho que não, acredito que seja uma restrição mental de muitos adultos mesmo.
Idosos tendem a não lidar bem com celulares, não por serem incapazes, mas por medo ou falta de vontade de aprender.
então, na verdade, é incapacidade sim. é muito difícil você compreender conceitos novos depois dos 35, 40 anos (veja que a maioria das grandes descobertas científicas são feitas antes dos 40 anos de idade, depois disso os cientistas viram só propagadores das teorias que desenvolveram quando jovens). O cérebro perde o que chamam de "elasticidade", e vc deixa de ser capaz de aprender novos conceitos (ou fica muito mais difícil, na verdade) porque a forma do cérebro se organizar muda.
Um exemplo legal é como crianças aprendem linguas estrangeiras, e como adultos já não conseguem tão bem. Eu aprendi francês antes dos 8 anos de idade e falo sem sotaque. Meu inglês aprendi já adulto e tenho um horripilante sotaque brasileiro.
A partir de certa idade, nem isso vc consegue mais. A lingua estrangeira simplesmente não faz sentido pra vc, e vc no máximo fala as palavras da lingua estrangeira com a gramatica da sua lingua nativa. (Em filmes e seriados a gente vê isso bem, principalmente em orientais, que são sempre representados falando ingles com as palavras certas na ordem errada, tipo mestre yoda).
Enfim, idosos são simplesmente incapazes mesmo de aprender os conceitos necessários pra usar uma tecnologia nova. infelizmente é assim que nosso cérebro funciona.
E virou textão... foi mals!
Não quis dizer "Restrição mental" no sentido biológico, e sim psicológico, voluntário, comodismo.
Me expressei mal.
ma eu tou dizendo que é biológico mesmo. o cérebro muda a forma de funcionar com a idade, as sinapses são "fixadas" e não mudam mais depois de um tempo. Vou achar artigos sobre isso (depois que eu passear com a cachorra que tá cobrando)
Nosso cérebro não é matemática, até idosos com demência ao escutar músicas antigas reativam as memórias e voltam a conversar normalmente por um tempo.
E existe neuroplasticidade, quanto mais você se esforça, tenta aprender, exercita, melhor.
Me parece mais uma falta de vontade, tempo e comodismo do que "Não tenho mais idade pra isso".
Com certeza tem um pouco disso também, mas acredito que o fator que o nostr:nprofile1qqsrl7kr5my9n6423nwaktrsq2nwzzenal4e95p9k9826mu294jkv4cpzemhxue69uhk2er9dchxummnw3ezumrpdejz7qg4waehxw309ahx7um5wghx77r5wghxgetk9uq3xamnwvaz7tmhda6zuat50phjummwv5hs6yt6n9 mencionou faz bastante sentido.
Nós temos nosso auge, tanto física como intelectualmente. E nosso auge com certeza após os 40 anos, rs.
Se você estivesse na idade média, sequer chegaria a essa idade ou pensamento sem dogmas.
A sociedade evolui com o tempo, e o pensamento também.
O problema é que muitos não exercitam seu cérebro, e quando achamos alguém assim, é estranho.
Sim, mas exercitar o cérebro só vai evitar a deterioração mais cedo. É a mesma coisa com nosso corpo, podemos continuar fazendo esporte, mas nunca seremos tão rápidos fortes e ágeis como na nossa juventude. O mesmo ocorre com nossa capacidade intelectual.
E é verdade, porém não é tão absurdo como pensam, não é como uma perda de 100% pra 10%, é 100, 95, 90, 85.
Há os casos extremos de demência, mas a maioria viverá tendo chances de aprender, se não tiver a barreira mental de "Estou muito velho pra isso".
Como já mencionado, não é um fator só, eu diria:
1- Você perde interesse em aprender novas coisas porque vc tem uma certa compreensão de como o mundo funciona e você já tem uma vida financeira estável. Além disso você passa a dar prioridade para outras coisas na vida, como para pessoas que amamos ao invés de novos aprendizados, pois passamos a ter noção que a morte está perto.
2- Nosso cérebro fica mais lento e com mais dificuldade de aprendizado.
Tava pesquisando aqui e na verdade o principal fator é algo que a gente nem cogitou (mas que vc comentou aqui): declínio físico do corpo.
Usar celular exige não só uma visão boa de perto (o que pessoas com mais de 50 anos não tem, algumas nem mesmo com uso de óculos ), como uma habilidade motora com as mãos que é difícil de aprender quando se perde a flexibilidade das juntas. Como você disse, daria pra ter mantido essa habilidade e impedido ela se definhar através de treinamento mas pra isso era preciso saber antes de ficar velho que essa habilidade seria necessária. Sem bola de cristal, não tinha como.
Faz sentido.
Meditações
Livro III
1. Nós devemos considerar não apenas que nossa vida é um definhar diário, de modo que nosso tempo no mundo vai lentamente se esvaindo, como também ter em mente que ainda que um homem viva por muitos e muitos anos, é deveras incerto se a sua cognição se manterá lúcida o suficiente para que ele possa prosseguir na investigação e na compreensão das coisas, de modo que ainda tenha consigo o poder de contemplação necessário para o conhecimento do divino e do humano.
[...]
Assim sendo, devemos aproveitar todo o nosso tempo presente, não somente porque a cada dia nos aproximamos da morte, como pelo fato de que a nossa capacidade de conceber e bem compreender as coisas tenderá a cessar ainda antes da sua chegada.