Eu estava lendo sobre fundos de pensão, e é impressionante como tem dinheiro nisso né. Aí me veio uma ideia que não sei se faz sentido mas que é intrigante para mim:

Se o Bitcoin tivesse contratos inteligentes e permitisse criar um contrato em que as pessoas depositassem bitcoins e esses bitcoins só pudessem ser gastos depois de um período, sei lá 10 anos. Se a pessoa desejasse sacar antes do prazo, ela poderia mas haveria uma punição de uma % do valor, e esse valor seria distribuído proporcionalmente entre os outros participantes que permanecessem.

Eu acho que poderia ser interessante essa funcionalidade para aqueles que acreditam de fato no bitcoin e forçaria uma escassez em muitos bitcoins. Seria o sistema de previdência dos bitcoiners, haha. Testaríamos de fato a baixa preferência temporal dos bitcoiners, até chegar no momento que a tecnologia e a sociedade avance e possamos ter de fato bitcoin como meio de pagamento amplamente aceito.

Isso deve ser possível no Ethereum né. Por isso eu queria a sidechain de bitcoin https://botanixlabs.xyz/en/home funcionar.

cc nostr:npub169jj88ry88e7f6cmcngcz8mu67ak6q6u2pgtcae6wa4ju00z8gts8hac60

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

As pessoas colocariam o btc nisso em troca da porcentagem dos que saem antes?

Sim, eu e você queremos o sucesso do bitcoin, queremos ver ele valorizar, corrigir distorções da sociedade, somos skin in the game e não só nas palavras, certo? Imagina um monte de gente com esse pensamento travando os bitcoins e consequentemente retirando uma boa parte deles do mercado, favoreceria a apreciação né.

Se alguém entrasse nesse contrato mas por algum motivo desejasse sair antes do prazo, seja porque valorizou muito, ele poderia, mas pagaria uma multa, % do valor que ele depositou, isso é mais um incentivo para participar e ganhar uns satoshis da galera que não cumpriu o contrato.

Entendi. Acho que como a gente está acostumado com rentabilidade em Fiat de ipca +5%, a proposta parece ter rentabilidade baixa, pelo custo de imobilização. Mas em dinheiro de verdade, pode ser um bom negócio tirar 2% em 10 anos.

Vejo como o maior empecilho essa questão de reajuste mental da taxa.

Não me parece uma má ideia, acho q algum dia possamos ver algo semelhante ... Eu com certeza iria aplicar algum valor

Eu também colocaria.

Então, não estudei sobre, mas entendo que a parte mais importante do fundo é que ele pode ser aplicado em produtos financeiros e gerar renda; qual seria o intuito de colocar btc numa carteira de forma compartilhada, se isso por si só não geraria renda?

Até onde sei, contratos da ethereum não possuem noção de tempo. Em vez disso, deveria ser estipulado uma quantidade de blocos que faria o prazo de 10 anos. Tirando isso, o restante é perfeitamente programável.

Não há lógica em alguém depositar btc para simplesmente não poder sacá-lo. O ponto central de qualquer sistema desse não é o tempo, mas a rentabilização desses depósitos. Criada a forma segura de renda desses depósitos, um sistema de previdência universal será criado sobre o btc. De qualquer modo, parece ser impossível srm um terceiro de confiança para gerir e garantir os depósitos e a rentabilidade.

1- A pessoa pode sacar a qualquer momento, pagando uma multa.

2- Queira ou não, Bitcoin é algo social, todo dinheiro não commodity, o valor é estabelecido pela força ou por convenção social, no caso do Bitcoin é por convenção, só tem valor porque as pessoas acreditam e dão valor. Não existe nada que garanta o valor do bitcoin.

3- Não entendi sistema de previdência universal em cima do bitcoin. Acho isso impossível.

4- No Bitcoin da forma que é hoje, não é possível.

Acho q estamos de acordo na maioria dos pontos. Eu mencionei previdênvia "universal" pq se um sistema desses for criado sobre o btc, ele poderia ser prestado no mundo inteiro, sem barreiras geográficas.

Existe time lock, usando o número do bloco.

Sim, mas só existe essa possibilidade de travar até uma data futura, mas as outras funcionalidades que mencionei, não tem como.

Concordo, mas isso daria superfície de ataque. O que tem de smart contract que é drenadora de carteira não está no gibi.

Aí já é outra história. Mas tem como ter contratos seguros, por isso acho que esse não é um bom argumento.

Problema conceitual: fundo de pensão é fundo de investimento, não um cofre coletivo.

O fundo, com profissionalismo e ganhos de escala, investiria melhor que os individuos.

Faria sentido se o fundo usasse o BTC, pra emprestar ou investir.

Se vc acredita que o BTC valorizará, guarde o seu na sua carteira e espere, não tem porque coletivizar.

Fundo de pensão foi só o start que me fez pensar. A única relação é congelar o dinheiro para usufruir no futuro.

Eu acho que faz todo sentido sim congelar valores e dar transparência nisso. Isso provoca escassez e demonstra a baixa preferência temporal dos bitcoiners. Faz diferença assim como faz diferença analisar os Bitcoins do satoshi para ver se estão lá parados ou não.

Bitcoin é convenção social, quanto mais pessoas dispostas a segurar para o longo prazo mais forte ele fica e com maior tendência a valorização.

Além disso você teria uma ferramenta para confrontar os influencers e pessoas que dizem acreditar no Bitcoin para longo prazo e etc, saber se eles de fato são skin in the game.

ok, brainstorm. mas o ponto é porque coletivizar.

se vc acha q o BTC subirá, guarde o seu. Zé pos 1 BTC no 'fundo'. Joao pos 2 BTC. depois de 10 anos, não dividirão igualmente. Zé sacará 1, João 2. Então, o fundo não fez nada que carteiras individuais não fariam.

'nao poder sacar', é uma restrição. o que Zé ganha aceitando essa restrição, se depois de 10 anos, ele receber o mesmo 1 BTC que depositorou?

Agora, se o fundo emprestasse BTC, e devolvesse 1.5 BTC pro zé, aí era outra conversa.

Você ignora o fato de que para pessoas que realmente acreditam no Bitcoin, é interessante ter semelhantes agindo da mesma forma, com skin in the game. Hoje você está exposto a um jogo e não sabe se as pessoas que estão nesse jogo estão blefando ou só querendo fazer dinheiro rápido. Um monte de gente se tremeria todo se a carteira do Satoshi Sakamoto movimentasse ou do Michael Saylor.

Bitcoin é convenção social, só tem valor porque as pessoas acreditam que tem valor, não é uma moeda commodity.

O Zé ganha a % das pessoas que não cumpriram o contrato.

Essa ideia de emprestar bitcoin não existe pois nenhum lugar aceita Bitcoin. O fundo teria que vender bitcoin por Fiat, investir e correr o risco do bitcoin valorizar e pagar menos em bitcoin do que a pessoa emprestou.

E não é sobre achar que o bitcoin vai subir. Eu acharia que o Bitcoin subiria, justamente se muitos dos bitcoins fossem congelados.

eh um jogo fraco. cada um q sai deixa 5% ou 10%, divide entre os outros. ao custo de deixar parado por 10 anos, e ter 3os gerenciando as minhas chaves e essas sobras.. Fraco.

emprestar e investir BTC é fraco tambem, como vc diz, concordo. Mas... o proposito de um fundo coletivo é usar $ pra gerar mais $. Sem isso, fica sem proposito. Um cofre coletivo de BTC já existe, se chama exchange.

por isso, não existem esses fundos BTC. Melhor guardar na minha carteira, tá na mao qdo quiser. Se precisar fugir do bostil, travarem minha conta bancaria, ou ter uma emergencia financeira.

Tá bom, rs. Não sei se você está fazendo de desentendido, mas ok.

1- Não existiria terceiros gerenciando nada.

2- Você teria liberdade para movimentar os fundos

3- Cofre coletivo = exchange? o que isso tem a ver?

4- Por isso não tem fundo BTC?

E você não colocaria todos seus Bitcoins nisso. Seria uma parte.

1- ué? então, maria quer desistir e pagar a multa. Ela tem que dividir a maulta entre todos os outros? Fazer conta, pedir endereco de todos, etc? Fazer n transações manuais? Alguem tem que controlar...

2- liberdade com multa. Se deixar na minha carteira, é liberdade sem multa.

3- ué. todos nós podemos deixar BTC na exchange. Não rende nada. Mas eles prometem que está lá. (ok, nesse ponto seria diferente se o fundo comprovasse que 100% do BTC está com eles, seria um cofre coletivo de verdade, sem fracionamento)

4- sim, o seu jogo nao vale a pena, nem investir/emprestar BTC diretamente. Exchange e ETF é só cofre coletivo com fracionamento e taxas, se eles investem o valor do seu BTC ou o seu deposito em R$, fica tudo com eles..

Só não consigo ter coragem o suficiente pra ficar exposto a um possível bug no contrato inteligente. Provavelmente iria prefirir deixar em auto custódia

Óbvio que teria que ser algo bem feito e auditado no mesmo patamar que ocorre com o próprio software do bitcoin.

Dá pra fazer isso com bitcoin sim, usando taproot (se bobear até sem taproot):

algo como "timelock até daqui a 10 anos, saque integral pra sua carteira" OU "saque de 90% pra sua carteira + 10% pras carteiras dos outros participantes, sem timelock". É um contrato bem simples aparentemente.

se for querer outras sofisticações igual propuseram (um administrador usar esse dinheiro pra investir ou emprestar), ai não dá pra ser no bitcoin, mas so o "ou espera 10 anos ou saca com agio" dá pra fazer fácil.

Sei que tem timelock mas confesso que desconfio que dê para fazer algo como relatei, onde você tem um endereço específico e todos que depositarem algo lá, ainda teriam a posse dos Bitcoins mas com as regras do timelock e a regra da punição.

seriam endereços separados pra cada um. MAs com taproot, talvez dê pra fazer um unico endereço pra todos. (preciso estudar melhor, não sei se dá pra fazer contratos onde o endereço de origem seja considerado, mas deve ser possivel)

taproot é bem poderoso, dá pra fazer contratos bem sofisticados com ele. Só não tem muitas ferramentas ainda pra isso.

Entendi, sou leigo tecnicamente mas seria muito bom saber que existe de fato essa possibilidade.