Sim, mas não atinge quem entende e busca a liberdade.
Discussion
só me preocupo com as massas, a maioria das pessoas ainda não entenderam como será o futuro...
Não se engane, as massas são as que apoiam essas medidas.
As massas são as que, inclusive, agradecem a censura... Não adianta, esses merdas só vão aprender depois que forem censurados. A censura começa com a ala mais contra o regime, até o dia que não sobrará sequer o que discorda apenas em 1 vírgula com o governo...
A maioria das pessoas em uma sociedade odeiam a liberdade, odeiam escutar verdades inconvenientes, logo elas irão apoiar censura sem nenhum problema.
This reminds me of Sons of Anarchy. I'm not the Anarchist type by any means, but there's a lot of truth to this line: "The only freedom men really wants is the freedom to be comfortable".
Série maravilhosa.
E eu para variar escrevi em inglês em um post em Português. Estou ficando velho demais para esse negócio de midia social com tradução automática hehehe.
Eu não gosto de tradução automática, mas o nostr:npub1gcxzte5zlkncx26j68ez60fzkvtkm9e0vrwdcvsjakxf9mu9qewqlfnj5z acha que é o futuro.
Eu acho que dá para desabilitar não dá? Nessa daí ru vou concordar com o Vitor porém. Eu sou bem menos bullish sobre esses LLMS, mas para tradução eles funcionam bem. Na hora que o serviço de tradução da Google chegar no nível de algo com o Kagi eu acho que vamos furar várias barreiras globais. I.e., Nostr "Japonês" continua sendo uma das minhas distrações favoritas.
Acho que dá para desabilitar sim, mas migrei em definitivo para o Jumble, rs.
Pode ser que eu esteja errado mesmo e isso seja o futuro da comunicação sem barreiras. Mas atualmente eu gosto de saber se estou conversando com um nativo ou não.
Dá para desabilitar por linguagem ou basta usar o flavor do fdroid, que não tem traduções. Vc nunca vai saber se está falando com nativo ou não.
Pois existem barreiras culturais que em uma conversa, precisamos separar.
Eu não posso conversar da mesma forma com um estrangeiro em relação a um nativo. Talvez conversas super técnicas ajude, mas nesse caso, tradução por demanda eu vejo mais sentido. Mas para conversas aleatórias tradução automática entre pessoas com diferentes culturas, acho complicado e penso que causaria bastante ruídos.
Já é complicado conversando com pessoas nativas, expressar em texto o que vc quis dizer, a forma a emoção, imagina usando tradução?
Não tem nada a ver com a escolha da linguagem. Por exemplo, grande parte do Nostr em ingles não são nativos do inglês. Eles postam em ingles com a cultura da linguagem de origem. Vc já está lendo algo traduzido o tempo todo, muitas vezes mal traduzido pq o autor não sabe se expressar tao bem em ingles. Para a grande maioria destas pessoas, é melhor postar na liguagem de origem e deixar o tradutor do destino traduzir do que postar já traduzido.
Sim, mas meu problema não é esse. A questão é a pessoa saber se quem está do outro lado é nativo ou não. Uma pessoa geralmente não conversa do mesmo jeito com um não nativo, pois ela entende que muitas nuances não seriam entendidas em uma conversa traduzida. Meu ponto de discordância é só na questão de saber se aquela conversa tem origem em tradução ou não.
Quando se sabe que o texto é traduzido, existe muito mais tolerância na conversa.
Mas isso que estou falando. Para aumentar o alcance, muitos brasileiros no Nostr só postam em inglês. Vc nem sabe que são brasileiros. A lingua do post não é um bom indicador da cultura da pessoa. A maioria acha que eles são americanos e vem falar de detalhes de cultura americana que o autor nem sabia do que se tratava.
Eu só não consigo perceber a diferença nos que praticamente nem são brasileiros mais, ex:vc, o fiatjaf e outros que não moram no Brasil.
Mas enfim, talvez vc tenha razão e isso seja o futuro e realmente funcione bem. Com certeza quebraria fronteiras e seria muito bom. Eu acredito que tradução instantânea em video mais interessante do que em texto, pois no vídeo vc consegue ver as expressões.
Além dr saber antecipadamente que não é um nativo.
Para o cérebro a coisa toda realmente demanda um certo nível de plasticidade que eu não tenho mais. Para ser sincero eu já mal acompanha o que está acontecendo no Brasil em geral (mesmo tendo família ainda morando no país). Quanto mais entender o contexto das últimas tendências Ancap, xpto que rolam aqui no Nostr.
De uma maneira ou de outra, nessa daqui eu não vou culpar a tecnologia. Se existe uma maneira fácil de desligar a feature, acho que o Amethyst está fazendo a coisa certa (nesse ponto, tem várias coisas em que o Amethyst é uma merda e a codebase já chegou naquele ponto de entropia em que fixes requerem mudanças estruturais mais radicais).
O Jumble e Nosotros são ambos muito bacanas e eu uso eles no Desktop. Mas tem muita coisa em que o Amethyst ainda é a melhor (ou a única alternativa)... Apesar de spammar meus relays como se não tivesse amanhã. Minha principal reclamação principal sobre o Amethyst continua sendo a mesma. Em relação a simplesmente escrever eventos em relays, Amethyst parece alguns homens tentando usar o banheiro. O Amethyst espalha eventos para todos os lados, menos para onde eles deveriam ir 🤣 (sem respespeito aos devs by the way, enquanto desisti de insistir no assunto, entendo bem o porquê das coisas estarem como estão apesar das melhores intenções de todos os envolvidos).
Poisé, uma das coisas que eu estou tentando refinar com outbox, mas tah difícil. O Amethyst sempre mostra muito mais posts do que todos os outros clientes. Se eu usar o ditto, primal ou coracle por exemplo, eu perco 10-20% do meu feed.
Isso acontence pq os posts estão nos relays errados. O blast do Amethyst para download garante que o feed seja o mais completo, mas ao custo do uso do plano de dados. O blast the upload tenta fazer o post aparecer nas outras apps, mas ainda não é suficiente.
Eu entendo o trade-off e a dificuldade de evoluir sem desagradar usuários e quebrar o que já está lá (o Haven está para completar um ano e já estou lidando com situações assim. Vou precisar lançar uma v2 não backwards compatible em breve). Eu sei que o que estou falando provavelmente não consid34w uma série de constraints arquiteturais do próprio Amethyst, mas na sua pele eu atacaria isso com o famoso exercício do "carpaccio de elefante".
Passo 1: Faça todas as milhares de setinhas do Amethyst para read e write funcionarem. Adicione as setinhas mesmo nos relays de Inbox, Outbox, DMs etc. Nesse ponto usuários como eu podem usar as opções de configuração para parar o self-spamming nos próprios Relays deles 🤣. Ah.. adicione setinhas e opções de tempo para salvar drafts também, pois drafts são uma das coisas que estão spammeando infinitamente os relays.
Passo 2: Não mexa nas configurações dos usuário atuais por enquanto (i.e. a galera que está mijando fora do pinico em todos os relays que existem vai continuar mijando fora do pinico, bem como lendo uma firehose com todos os eventos do Nostr e mais alguns). Faça mais algumas maratonas ajudando usuários a configurarem relays "corretamente". Mostrando a diferença que isso faz em performance, bandwidth, bateria, etc. Você já fez isso várias vezes no passado, mas é um trabalho contínuo de educação.
Passo 3: Mude o código para que novos relays específicos (E.g., inboxes e outboxes adicionados kind 10002, DM relays no kind 10050, etc) já entrem com as "setinhas" corretas, e.g., novos relays adicionados ao Kind 10050 só escrevem e leem eventos NIP-17, etc. Quem quiser o comportamento antigo pode ir lá, adicionar o mesmo relay na seção de relays gerais e clicar em todas as setinhas que quiser.
Passo 4: Avise para as pessoas que daqui a 6 meses ou um 1 ano ou sei lá quando você vai remover as setinhas e a seção de relays gerais. Espero o dobro do tempo e aí sim faça usso.
O que eu quero dizer é, se clientes como o Amethyst empurrarem os novos padrões aos poucos, isso não vai desagradar os usuários. E com o tempo, conforme a galera for mexendo nas configurações de relays, criando novas chaves, etc todo mundo vai migrando para os novos padrões. Aos poucos essa diferença entre Outbox model e companhia vs ler e escrever de / para todos os relays do Universo vai diminuindo.
Mas para dar certo grandes como o Amethyst, Damus, Primal, etc tem que começar esse processo de migração "gentil" dos usuários. O Amethyst, apesar da entropia, ainda é um dos clientes mais ágeis e maleaveis entre os grandes. Se você não sinalizar a mudança eu duvido que os outros corram atrás.
Dito isso, entendo que mesmo nesse modelo de fatias finas, alguma dor de migração será necessária. Se não vamos ficar nesse loop de que não dá para ler/escrever nos relays corretos pois os clientes não estão lendo/escrevendo dos relays corretos para sempre.
> Adicione as setinhas mesmo nos relays de Inbox, Outbox, DMs etc.
Não. O outbox não permite isso. Caso contrário, vamos criar mais problemas para os outros apps que não esperam esse tipo de distinção
> Faça mais algumas maratonas ajudando usuários a configurarem relays "corretamente"
Sinceramente, meio que estou decepcionado com o baixissimo impacto desses apelos ao usuário. Usuário nenhum configura corretamente os relays. Talvez precisamos de uma estratégia diferente onde os usuários nem mexem com isso. A app simplesmente sobrescreve tudo e corrige os problemas automaticamente.
> novos relays adicionados ao Kind 10050 só escrevem e leem eventos NIP-17,
Isso já está corrigido no master branch.
> Mas para dar certo grandes como o Amethyst, Damus, Primal, etc tem que começar esse processo de migração "gentil" dos usuários.
O problema é a migração errada. Primal, nostrudel e outros colocaram todos os relays do kind 3 no outbox e agora todo mundo tem 20 relays na lista que deveria ter só 3. Agora os clientes precisam lidar com 20 relays ou correr o risco de não encontra os posts se escolherem só os 3 primeiros ou se randomizar 3 relays da lista.
> O outbox não permite isso. Caso contrário, vamos criar mais problemas para os outros apps que não esperam esse tipo de distinção
Mas o Amethyst já está fazendo isso hoje sem nem dar a opção de corririgir correto? E.g., quando eu posto uma nota kind 1 de alguma maneira ela também vai parar no meu Inbox, relay de notas privadas, relays de DM, etc. Ou isso também já foi corrigido no master / só não lançado ainda.
> Sinceramente, meio que estou decepcionado com o baixissimo impacto desses apelos ao usuário. Usuário nenhum configura corretamente os relays. Talvez precisamos de uma estratégia diferente onde os usuários nem mexem com isso. A app simplesmente sobrescreve tudo e corrige os problemas automaticamente.
Eu entendo a frustração... Mas de cadinho em cadinho vamos melhorando. Autosettings é uma excelente ideia. Mas acho que dificilmente será implementando de maneira adequada na maioria dos clientes. E se for um serviço independente, as únicas pessoas que vão usar provavelmente não precisariam 🤣. Os usuários sempre vão precisar de alguma educação sobre o assunto para usar uma rede social descentralisada com conceitos mais avançados como O Nostr... E os devs... Também 🫠
> > novos relays adicionados ao Kind 10050 só escrevem e leem eventos NIP-17,
> Isso já está corrigido no master branch.
Excelente. O Amethyst é um dos poucos clientes não especialidados em mensagens que suporta NIP-17 direito. Parar de mandar minhas mensagens para relays públicos sem AUTH já é um passo excelente na direção correta.
> O problema é a migração errada. Primal, nostrudel e outros colocaram todos os relays do kind 3 no outbox e agora todo mundo tem 20 relays na lista que deveria ter só 3. Agora os clientes precisam lidar com 20 relays ou correr o risco de não encontra os posts se escolherem só os 3 primeiros ou se randomizar 3 relays da lista.
Eu entendo bem novamente. O Haven tem o mesmo problema para construir WoTs. É bem difícil evoluir algo quando todo mundo está destruindo as listas / sets, etc. De novo, alguém tem que começar o processo de educação e forçar os outros devs a correrem atrás. E.g., um ano atrás eu estava teimando com o utxo sobre remover suporte para kind 4 do Haven e o double down em Blossom (e apenas Blossom). Mas agoras vivemos em um mundo com Primal com suporte e Blossom e até mesmo mirroring. DM-17 infelizmente ainda não prgou... Mas se não fosse o Nostrudel e Amethyst forçando a barra nessa direção, nem a evolução que conquistamos teria acontecido.