Em que momento da vida adulta se inicia a declaração do imposto de renda, e como?

18 anos? A partir do primeiro emprego formal? Primeiro salário? Certa renda? Existe alguma "notificação" ou aviso do governo sobre quando isso começa?

Como vocês começaram? Foram os pais de vocês que disseram pra começar e ensinaram?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Nem eu sei, não vou declarar MSM, não tem nada do meu nome

Boa tarde Lorena.. você só paga imposto de renda quando começa ganhar uma certa quantia de dinheiro. Creio que esse ano o regime lulopetista irá coloca na faixa de 5 mil reais mensais. Quem ganha abaixo disso não será obrigatório pagar o imposto de renda.

só lembrando que a declaração desse ano corresponde ao que foi ganho ano passado, então esse limite de 5mil vai valer apenas para a declaração do ano que vem. a desse ano ainda é dois mil e caçambinha.

É a partir da sua renda

Não tenha nada no banco, não seja trabalhador formal, compre #Bitcoin e não tenha nada no seu nome

Não sei, mas acho que a melhor decisão é nunca começar, Igual votar.

Tá no lugar errado fazendo as perguntas erradas, não se paga imposto voluntariamente

Não é a partir da idade, mas da renda. Eu nunca precisei, nem sei direito como faz.

É baseado na renda, eu mesmo passei 3 anos sem pagar nem declarar, como não utilizo nenhum serviço público nem fiquei sabendo. Daí quando fui pesquisar alguma coisa que precisava da conta .gov, quando tentei utilizar recebi a mensagem "regularize etc..". E então fiquei sabendo que passei 3 anos sem fazer declaração, porque a minha renda já ultrapassava o teto.

Hoje já fazem 7 anos sem declarar, devo multas e tudo mais.

Deve ser hereditário, meu pai morreu sem título de eleitor e documentos kkk

Nunca votou nem contribuiu, o único documento que tinha era o RG e a certidão de casamento com a minha mãe kkk brabo demais

Visionário, esse era anti estado

Você teve alguma punição, problema, passaporte, proibição, ou foi apenas a macaquísse da multa?

Até agora só multa e não posso acessar alguns serviços da caixa economica federal como financiamentos etc. Passaporte ainda não vi, mas acho que certamente vou ter alguns problemas e vou ter que pagar uma propina pra resolver..

tira um passaporte de outro pais (paraguai é o mais fácil). dai não impsota o brasileiro, vc tem outro.

O menor pode ser declarante ou dependente, como dependente ele pode ter sua renda somada à dos pais (declarante), e ter algumas deduções para o declarante, mas também pode fazer uma declaração apartada, o q retira sua renda da declaração dos pais, e isso pode ser viável a depender dessa renda destacada, principalmente se estiver na faixa de isenção. A obrigatoriedade segue a regra geral, ou seja, se teve renda acima da isenção, comprou ou vendeu imóveis, operou na bolsa, etc. Eu nunca deixo de declarar, principalmente porque você precisa ter um histórico patrimonial convincente, ainda q não declare renda tributável, pra não chamar a atenção. E lembre-se, só declare no último dia pra se perder na multidão. Know your enemy.

Ou seja, se alguém me enviar 40 mil reais de qualquer forma, eu (em teoria) preciso declarar?

Não posso votar, dirigir, viajar pra outro Estado ou país sozinha, não posso sair da escola e ser autodidata, mas declarar sim?

🦧🐒🇧🇷

> Ou seja, se alguém me enviar 40 mil reais de qualquer forma, eu (em teoria) preciso declarar?

a resposta é "depende". Depende se essa grana é "renda", se ela é tributável, e que tipo de tributação incide nela.

Por exemplo, se for 40 mil que vc recebeu do tesouro direto, CDB, fundos de investimento, etc, é sujeito a tributação exclusiva, e vc não precisa declarar (a menos que vc já declare normalmente). Se for 40 mil de um investimento isento (LCI, LCA, alguns tipos de CRI etc) não tem imposto devido. não precisa declarar também.

Se for 40 mil de venda de bitcoins, ai incide outro imposto, o Ganho de Capital, que vc declara separado do imposto de renda, e a declaração tem de ser mensal. Se esses 40 mil foram num mesmo mes, incide 15% em cima do lucro apurado. Se for em varios meses, sendo menos de 35 mil cada mes, é isento.

se for 40 mil de uma herança, vc paga o imposto antes de receber, e precisa apresentar o comprovante pro juiz para ele emitir o alvará que te permitirá transferir aquilo pro seu nome. E é outro imposto: ITCMD.

Se for doação, também é o ITCMD que tem de pagar. E não tem declaração anual. Só o pagamento da guia no momento da doação ou herança.

Se for 40 mil de salário, ai vc faz a declaração anual.

Tem mais um zilhão de situações que eu não contemplei, até porque nem conheço todas.

Enfim, tudo depende de onde vem esse dinheiro.

Já trabalhei numa empresa que descontava tudo direto...

Felizmente passei pouco tempo nela, tinha caido em uma furada em muitos sentidos da palavra.

Hoje o meu dinheiro vem de outras formas, mas prefiro não aprofundar aqui.

Ps.: Não pratico nada danoso a ninguém, caso alguém tenha chegado a pensar 😅

Ninguém te avisa. Se você for CLT você até recebe a Declaração de Rendimentos no começo do ano pra poder preencher a declaração do IR.

Eu declarei meu singelo imóvel anos atrás quando comprei, porém não declarei coisas seguintes só pra não dar motivo e porque tava no meu nome e tudo.

Tô no dilema de no futuro eu passar a declarar ou buscar meios de sonegar. O ideal é sonegar sempre, porém não quero que o estado tenha motivos de tomar o que é meu, já que aqui qualquer vagabundo sem casa consegue roubar propriedade alheia, quem dirá o estado. Mas é problema do meu eu do futuro.

Nunca me falaram sobre isso, eu só sabia que existia. Eu não pretendo começar kkkkk

Até os 18 anos, seus pais **podem** te declarar como dependente e incluir sua renda junto com a deles. Mas, se você ganha mais de **um salário mínimo**, normalmente **vale mais a pena declarar separado** (porque esse é basicamente o desconto que eles conseguem por te incluir).

Depois dos 18 anos, você **só precisa declarar** se ganhar mais que o limite de isenção, que hoje é uns **30 mil por ano** (ou cerca de **dois salários mínimos por mês**). Se ganhar menos que isso, precisa só fazer a **"declaração de isento"** no site da Receita Federal, pra garantir que seu CPF não seja cancelado.

Se você tem menos de 18 anos e quiser declarar separado dos seus pais, funciona igual adulto:

1. **Se ganha entre um e dois salários mínimos**, faz só a **declaração de isento**.

2. **Se ganha mais que dois salários mínimos**, precisa fazer a **declaração anual**.

Eu mesmo só comecei a declarar quando tive meu primeiro emprego ganhando acima do limite de isenção (lá pelos **24 ou 25 anos**). Antes disso, eu era **pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré**.

Hoje você está rico e não declara. Quero ser igual você.

Rico declara mas não paga, é melhor ainda

imposto de renda... comeca qdo vc tem renda acima de um limite definido.

de menor ate 14 anos, nem pode trabalhar a principio pela lei bostileira. nem sei como atores mirins fazem, e.g., qual a excecao ou loophole.