Avatar
Calango Voador
0b884d0dd72c37fe0dbb4a3c422bf8cd632fb0bdc7be51749e545a449abbd54a
Libertário Cristão Presbiteriano Bitcoiner técnico Escola Austríaca de Economia Programador Desenvolvedor da PLS (Private Law Society) e outros projetos open source, particulares ou não (me siga para atualizações constantes). Um mundo justo é um mundo independente da justiça estatal. Este é o meu propósito. ## **Doações** | Lightning | | --- | | kiuusai@blink.sv | | Node lightning próprio | | --- | | kiuusai@getalby.com | | Liquid Network | | --- | | VJLGPdhKSnGbTgHjnhuX7QxKiuFzJ6Wr6HPjRMUpQPfbyd2gE2wLR47EAkjiPLME4XK3Nmfhv3Jde6eg | | Bitcoin OnChain | | --- | | bc1q7eq7cy4xqq0zp83ahh4qmsd7q4rrl8ndpepz0s |

Está certo em dizer que meu problema é com o preço da Monero não estar ligado ao Bitcoin. E é justamente isso mesmo. Monero não é 1-1 com Bitcoin e essa nem é sua proposta. Liquid e Lightning são. Isso porque são objetivamente assrguradas pela primeira camada com Taproot locking scripts em ambos os casos. As federações são baseadas nesses scripts de multisigs assim como os canais Lightning.

Está errado em dizer que Liquid é um token completamente diferente sem ligação nenhuma com o BTC. A ligação é feita justamente na rede BTC, com o bloqueio das UTXO's no peg-in. Fora isso, o funcionamento técnico das formações de UTXO's, locking scripts, encoding dos endereços, etc.

Outro detalhe: não é porque funciona em federações que é um custodiante em específico. O esquema de federações é feito justamente para que não se precise confiar somente na Blockstream. Querendo ou não, isso trás uma maior confiabilidade à rede e por ser uma segunda camada, é aceitável ter riscos moderados como o de não funcionar à base de PoW. É o tipo de coisa que não é aceitável em primeira camada, mas em segunda passa a ser justamente porque não é a rede principal e sim uma rede "de apoio" a qual não se deixa grandes volumes.

Eu rodo um node Lightning e Liquid, e posso assegurar que não tenho tais alegados problemas com as atualizações. Ambas as redes não exigem tantas atualizações constantes e não apresentam tantos problemas com retrocompatibilidade. Inclusive, diria que a rede Lightning é até mais retrocompatível e estável que a Liquid e mesmo a Liquid é centenas de vezes muito mais estável que a Monero. E mesmo que não o fosse, novamente, repetirei o mesmo ponto porque aparentemente não o está levando em consideração. Muitas das coisas que não considero aceitável na Monero se devem justamente ao fato de isso tudo acontecer em primeira camada. Que em tese deveria ser um alicerce firme, resistente e estável. **Primeira camada tem que obrigatoriamente ser algo estável**.

Novamente sobre a questão do preço, talvez realmente as oscilações de preço do par XMR/BTC não sejam tão grandes pra você. Mas para mim com certeza já incomoda e não é algo aceitável. Tenho confiança no poder de compra do Bitcoin. Outras coisas não me dão confiança o suficiente. Portanto não as uso. Essa ideia de que em curto e médio prazo XMR tenha superado BTC não me parece coerente, embora não tenha averiguado a fundo. Acho um pouco difícil isso ser verdade, devido ao market cap gigantesco do BTC. Mas não posso bater o martelo pois realmente não pesquisei. Mas mesmo considerando que isso seja verdade, o risco de perder dinheiro a curto e médio prazo ainda existe. Então prefiro evitar. Mais uma vez, confio no BTC. Não em outras coisas. Mais uma vez deixo registrado: se algum dia aparecer um M-BTC, de coração espero que o projeto vingue e serei um grande entusiasta. Enquanto esse dia não chega, minha abordagem continua a mesma.

BTW. Essa é a minha forma de ver as coisas e são os métodos que eu uso. Não posso e nem quero forçar os outros a aderir à isso. Cada um faz o que quer com o seu próprio dinheiro. Também creio que sua linha de raciocínio não faça sentido (ao menos não pra mim que sou extremamente conservador quanto a BTC). Mas ok. Cada um com sua estratégia e espero que mesmo com tais diferenças o diálogo sempre esteja aberto.

Quero deixar registrado que gostei da conversa, embora não esteja convencido que mexer com XMR seja uma boa ideia. Pois querendo ou não me fizestes pesquisar e me instigastes a estudar e gosto de ser intelectualmente instigado e provocado à pesquisar e raciocínar.

Replying to Avatar Dante

Tenho pensado em algo muito estranho sobre o Nostr…

A maioria dos clients repete formatos bastante semelhantes aos das redes sociais centralizadas. E o comportamento de muitos usuários parece estar sendo condicionado de forma parecida, mesmo sem a presença de agentes centrais ou influências externas claras que provoquem esse condicionamento.

A busca por interações rápidas (respostas, curtidas e também doações) faz com que alguns, senão todos, se tornem mais ansiosos por postar algo impactante ou chamativo. Quando não recebem o retorno esperado, acabam se sentindo decepcionados, como em um mecanismo de punição e recompensa. Com isso, muitos passam a se moldar ao ritmo dos outros para conseguirem interagir, reafirmando os mesmos pensamentos, ou então criando polêmicas e discussões vazias, apenas para gerar engajamento ou obter atenção.

À primeira vista, pode parecer algo banal. Mas esse padrão pode massificar ou até radicalizar ações e opiniões, muitas vezes sem que os próprios usuários percebam. Além disso, impacta negativamente a atenção e a concentração, gerando uma grande dispersão. Assuntos já discutidos retornam como se fossem novos, porque se perdem em um feed infinito e são logo esquecidos. Com isso, grande parte das interações não gera impacto positivo na vida de ninguém. Tudo se transforma em uma grande perda de tempo, ou pior, em uma dessensibilização com os temas e com os próprios indivíduos.

Isso também parece estar impactando na capacidade de interpretar o que é dito, de buscar informações por conta própria e ter a paciência necessária para compreender o outro antes de o julgar apressadamente.

Vejo esse fenômeno se repetir com notícias, memes, discussões ideológicas e até provocações mais diretas.

Muitos conteúdos são importados de outras redes, da mídia centralizada, de memes ‘channers’ e de conflitos vazios, o que acaba levando a comportamentos massificados e extremamente passageiros. São pautas do momento, muitas vezes impulsionadas pela raiva ou pelo deboche, em relação ao tema ou pessoa, e raramente pautas que buscam a criação real de valor.

Vejo que a atenção, mesmo dentro do Nostr, continua sendo o recurso mais escasso atualmente, e até arrisco dizer que ainda mais escasso que o Bitcoin. Afinal, o Bitcoin não surge do nada. É preciso antes ser, minimamente, produtivo em algum trabalho e na vida para o receber e manter. E isso pode se tornar cada vez mais difícil com o crescimento das distrações, das redes sociais e também incluo a crescente dependência em IAs para realizar praticamente qualquer coisa.

Esse post, é uma somatória de posts anteriores que eu fiz com questões mais atuais. Não estranhem caso achem que estão vendo a mesma coisa, pois é um ponto que acho que está escalonando.

Tenho percebido isso. Ultimamente tô realmente percebendo certos gatilhos no Nostr que são parecidos com os gatilhos de redes sociais como X ou Instagram, e vez ou outra acabo me pegando sendo capturado por esses gatilhos. Tenho que me manter vigilante quanto a isso. A ferramenta deve nos servir, e não nós servirmos à ferramenta

Toda interação social tem um certo nível de recompensa artificial (artificial no sentido de não trazer um benefício objetivo). Quer ver? Uma jogatina de Baralho ou Uno com os amigos, sem aposta. É algo recreativo. Não há uma recompensa real naquilo a não ser a interação social per se. A maneira que nos arrumamos para encontros sociais, quando recebemos elogios (tá cheiroso, arrumado), é gratificante e uma recompensa, que pode se dizer que é artificial também. Mesmo que seja analógica. A diferença desses estímulos para estímulos de redes sociais, é apenas que o segundo é virtual. Mas continua sendo uma validação social. Mesmo que seja da sua bolha. Da mesma maneira que vicia-se em jogar COD, vicia-se em jogar baralho, bingo ou dominó com os amigos. E o problema é o mesmo, o exagero, o vício. É possível se viciar em qualquer coisa, e vício sempre é prejudicial. Seja analógico ou digital.

Agora convenhamos, jogar com seus amigos têm benefícios claros, quando não se é um vício. Mais networking, uma melhor conexão com os amigos, etc. Da mesma forma também há vantagens em ter engajamento nas redes sociais. Além da validação, isso pode ser bem recompensador financeiramente e aumenta muito a sua rede de contatos e de confiança (gancho para a PLS talvez?). Ambos os meios sociais (analógico e digital) são proveitosos quando não há vício. Acho que no caso não cabe culpar a ferramenta em si, mas justamente a fraqueza mental humana quanto às ferramentas.

Replying to Avatar Dusk

É só o macaco. Sou calango então podem me alimentar. Tá liberado alimentar os calangos. Sempre alimentem os calangos

Eu estranhei que tinha ouvido falar nesse projeto e ele realmente nunca foi pra frente. Me lembro que o perfil do Arcade City deu lugar para outro chamado OpenAgents. Eu também tava animado com ele. Porque seria uma forma de financiar uso de GPU's paradas. Fazer tipo um ChatGPT descentralizado. O projeto tá basicamente do mesmo jeito que o Arcade City agora. Parado. Sem avanço nenhum mais

Oi, gente.

Este post é um alerta para que vocês tomem muito cuidado com certos tipos de perfis, e também com um link que pode vazar suas informações (Se você fizer besteira).

Talvez alguns daqui que estão a mais tempo, provavelmente conhecem o Terzi, tudo o que aconteceu ano passado, e que possivelmente este usuário insano se passou por vários perfis fakes (Terzi, Lucille, Luiza, Pardal, Mari, Lea, Rodrigo Dias).

E agora, depois de algumas suspeitas, denúncias anônimas, e uma analíse detalhada da forma de linguagem do sujeito, mais um perfil provavelmente é um fake do Terzi:

nostr:nprofile1qqsy8r99xw9zpdnusz6fkxd5xq7n867zayq23n35qqyjs5gtu79032spzamhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgtcppemhxue69uhkummn9ekx7mp0qyg8wumn8ghj7mn0wd68ytnddakj7dd8e42

Não tenho como ter e afirmar com 100% de certeza, mas fica a suspeita.

O ponto é: este usuário (Terzi) foi o que mais encheu o saco de muita gente, causando polêmicas desnecessárias, xinga as pessoas, provoca, muda de personalidade, se contradiz, culpa outros, até ameaça vazar dados, inclusive vamos para o primeiro tópico e PRESTEM MUITA ATENÇÃO:

- Suposta foto com seus dados.

Existe um link de site que mostra o seu IP, Localização e alguns dados se usou navegador, nada problemático, apenas uma ferramenta, existem outros sites assim, como o WhatsMyIPAddress.com.

Porém neste caso, ela é uma imagem gerada automaticamente.

Se você estiver por exemplo em São Paulo usando um navegador FireFox sem VPN, quando usar esse link "http$://whodis.fyi/data.png" ela vai se transformar em uma foto com suas informações, de estar em SP, usando um browser Mozilla, e com seu IP real.

Se eu divulgar esse link no Nostr, cada um vai ver uma foto diferente, apenas os seus dados, mas se você não souber disso, alguém pode te ameaçar dizendo que tem sua localização, mesmo não tendo, mas ela mostra esse link e você não sabendo do que se trata, pode ser chantageado.

A foto em questão é essa:

Eu não consigo ver seus dados, se eu olhar essa foto, vejo apenas os meus. Mas é claro, se eu tirar print ou baixar ela com esses dados e enviar para vocês, é um perigo para mim.

Dito isso, vamos ao que importa:

Se um determinado perfil apresentar essas características:

• Provoca e causa discussões desnecessárias de forma muito agressiva e repentinas vezes (Principalmente envolvendo o cristianismo e relacionamentos);

• Vive se vitimizando sobre não conseguir uma parceira/relacionamento;

• Constantemente parece mudar de personalidade, seja nos argumentos sobre moral, foto de perfil, nome, até carteira de Bitcoin Lightning;

• Costuma se contradizer de forma muito repetida, clara e constantemente parte para o xingamento e culpabilização do outro usuário, ou afirmações sobre o outro ter alguma relação com ideologias como nazismo, fascismo, etc;

• Tem uma relação estranha com perfis femininos, dizendo que todos são homens, provoca, suspeita, desrespeita, mas constantemente toma iniciativa de chamar esses perfis no privado para conversar (Sabe-se lá sobre o quê);

• Tende a levar o assunto "Mulheres" para o lado de religião, cristianismo, amor platônico que ele diz sentir, que não gosta de mulheres da idade dele, e como é bom estar apaixonado;

• Xinga bastante pessoas e provoca sobre não serem cristãs;

• Comportamento passivo-agressivo, com muita frequência;

• Costuma pedir sempre respeito aos que homossexuais, porém xinga diversas pessoas com termos pejorativos para "homossexuais";

• Parece ameaçar de forma velada, principalmente citando dados, ou justiça, ou alguém que supostamente "controla o Nostr/Muitos Relays";

• Por fim, costuma criar vários posts citando 1 usuário de cada vez (Que geralmente conversou com ele), insinuando coisas sexuais no mínimo questionáveis e estranhas sobre o corpo e vida afetiva da pessoa em questão, principalmente o Fiatjaf (Brasileiro criador do protocolo Nostr);

O objetivo não é pedir um "cancelamento" a esse tipo de usuário que possua várias dessas características, e sim alertar, pois o usuário em questão não parece ter boas intenções no Nostr com os outros usuários, seja nas provocações ou ameaças.

Tomem muito cuidado se alguém parece se contradizer em tudo e repetidas vezes em poucos minutos, ser mentalmente instável, chamar no privado com intenções estranhas, ou ameaçar você, seja de forma passiva-agressiva, ou "brincadeira", etc.

Sigam o protocolo Terzi:

Identificou muitas dessas características em algum perfil estranho?

1. Avise alguém que seja bem ativo no Nostr, de preferência no privado;

2. Se parecer um alarme falso, deixe de lado, e espere;

3. Se continuar estranho, avise mais pessoas ativas no Nostr;

4. Se ainda parecer um alarme falso, é melhor descartar e esquecer o tal usuário, ou pelo menos deixar os outros alertas;

5. Se as suspeitas forem muito grandes, avise na comunidade /n/Brasil para que outros tomem cuidado e/ou fiquem alertas, e cite a NPUB sem medo. Use um perfil anônimo se achar necessário.

A grande vantagem do Nostr é o fato de que tudo é transparente, e hora ou outra golpistas, ou pessoas que ameaçam outras podem ser descobertas a tempo e possíveis vítimas avisadas.

Percebo que existe um certo sentimento de complacência em alguns daqui, a sensação de que está tudo seguro, e de fato, na maior parte do tempo sim, mas nem sempre.

| Tomem isso como um cuidado, não um cancelamento aos usuários, ou seus tipos citados. E se possível, compartilhe/impulsione o post.

Boa noite.

A ironia é que as características citadas são basicamente a descrição de um lacrador médio do X (antigo Twitter) ou do BlueSky. É a caricatura de um NPC médio de esquerda

Não dá pra aplicar a mesma lógica pra Monero porque não é conectado ao Bitcoin, o token não é um M-BTC (Monero BTC) ou só BTC de fato. É outro token diferente, com um valor de mercado diferente, emissão diferente, aliás, emissão própria e não baseado em um valor já existente na rede BTC. Uso Lightning e Liquid porque:

- Mesmo Lightning sendo mais recente, ainda tem uma privacidade ótima, taxas baixíssimas e é excelente pra micro pagamentos e o melhor, é BTC

- Liquid não é tão privado quanto Monero. Mas ainda é BTC. Ainda tem uma transação na primeira camada bloqueada que assegura que eu posso resgatar aquele valor a hora que eu quiser. O mesmo vale para Lightning

São camadas secundárias com foco em privacidade e baixo custo e que **o token base é Bitcoin**. Não em stricto sensu, mas em lato sensu o é. Não tente criar falsas contradições onde não existe. Não está tudo bem se o Liquid for o seu próprio token. Porque não o é. O token é Bitcoin. Novamente, em lato sensu, mas ainda é Bitcoin. Como na Lightning.

Seria contradição realmente se eu defendesse o uso de Bitcoin somente em stricto sensu e usasse segundas camadas. Mas não é isso que foi dito. Quando há uma aparente contradição entre textos tão recentes, não se presume que o autor se contradisse. Mas tenta-se entender qual a mensagem em geral que o mesmo quis passar. Se tem esse tipo de pensamento crítico com qualquer autor de qualquer obra. Por que não fazer o mesmo aqui?

Novamente, sobre a retrocompatibilidade. Há um nível que pra mim é aceitável e outro que não é. Ter problemas com retrocompatibilidade constantemente é de fato um problema. Isso não ocorre na Liquid. Só me lembro de um único hard fork que realmente quebrou a compatibilidade e foi muito bem planejado. Se torna um pouco mais aceitável em raros casos por ser uma segunda camada. Na Monero esse caos ocorre em primeira camada! **Isso é inaceitável** para mim ao menos.

No demais, com todo o respeito, mas gostaria que não criasse falsas contradições e não pusesse palavras na minha boca as quais não fiz uso e nem sequer é plausível de tal interpretação. É até ridículo ter que forçar a entender algo que claramente não é o que foi dito.

Isto é das ideias aí. Aliás, nem sei se é da Isto É ou alguma outra revista da Globo. Mas eu peguei. Só não lembro exatamente de onde é. É. Concordo plenamente. O Nostr precisa de gente falando merda também

Já jogou jogo de mídia não original (seja pirata, lost media ou indie) em PlayStation ou Xbox? Fazer um jailbreak nesse caso é à grosso modo igual desbloquear um Xbox pra jogar os jogos diretamente baixados de outros lugares que não a lojinha do console

Eu particularmente deixei de usar o X à muito tempo. Já tem um efeito de rede legal aqui. Acredito que se essa galera começasse a postar mais aqui também, teriam um público interessante. Já tem gente que nem eu que prefere muito mais ficar pelo Nostr do que as redes alternativas. Até esquerdista já tem aqui. Infelizmente

Se pá dá pra fazer até os backups (não dos arquivos, mas como uma conta de backup) por aqui. Tem apps dedicados para vídeos. Além de poder postar conteúdo exclusivo que não pode ser falado em outras plataformas. O único "problema" é que não dá pra tirar os vídeos do ar por qualquer erro ou mandado de ação judicial. Se bem que... Isso poderia ser considerado um erro?

Se tem programador que é esquerdista doente (o que também me é estranho), quem dirá chefe de setor de T.I. Uma coisa que aprendi é que tem gente burra, inocente e mal caráter (não necessariamente todos juntos, mas possivelmente também) em todos os lugares possíveis

L-BTC é um pra um com Bitcoin. É isso que eu quero dizer com "ser Bitcoin" nesse caso. Monero não é e nunca vai ser 1 pra 1 com Bitcoin porque essa nem é a proposta. Se eu fosse me limitar ao que realmente é de fato Bitcoin, de maneira estritamente técnica, nem Lightning usaria, pois não é Bitcoin de fato. É um token lastreado em Bitcoin em uma rede descentralizada off-chain. Nesse sentido, o mais importante é ter o lastro em Bitcoin e uma descentralização em níveis aceitáveis. Ninguém guarda todo seu patrimônio em Liquid e Lightning (eu espero). São segundas camadas, logo, menos seguras que a primeira. Já que se baseiam justamente na segurança da primeira.

Em comparação de retrocompatibilidade... Nodes Liquid são muito mais retrocompatíveis do que nodes Monero em si. A Monero faz muito mais hard forks com muito mais frequência do que a Liquid (e o Bitcoin em si). Nisso, as quebras de retrocompatibilidade dos nodes Liquid são muito menores a nível de comparação do que Monero, que são constantes e até planejadas. Dito isso, a retrocompatibilidade dos nodes Liquid é parcial, enquanto Monero simplesmente não há tal retrocompatibilidade. Eu considero o nível de retrocompatibilidade dos nodes Liquid aceitável. Mas não considero aceitável ter que sempre ficar de olho em riscos de hard fork, ou constantemente ter que atualizar com risco de perda de dados (ou tokens) frequente.

Sim, entendo que em nível de rastreabilidade a Monero talvez seja mais segura realmente (isso tem que se provar com o tempo) e realmente tem uma tecnicidade maior. Mas esse não é um tradeoff que quero pagar (perder lastro em Bitcoin). Aceito arcar com tais "vulnerabilidades" as quais não são tão difíceis de se contornar assim ao meu ver. Quando houver uma segunda camada com as tecnicidades da Monero, aí sim a considero usar, se for testadamente segura.

Meu ponto é: não consigo ver um cenário no mundo real ao qual a "rastreabilidade" da Liquid seja um real problema em um ponto onde não seria um problema também na Monero. Ao meu ver, o único ponto de falha lógico que possa existir aí seja justamente o próprio usuário abrir o bico quanto as suas transações em particular e novamente, nesse cenário, nenhuma tecnologia pode realmente te salvar. Ninguém se interessa só no percurso dos inputs e outputs sem saber os valores. Saber endereços que são infinitos pra cada pessoa e que nem são necessariamente de uma pessoa em específico, sem saber os valores atrelados à cada input e output, é inútil.

"Parei de ler em"... Daí se revela talvez uma falta de capacidade cognitiva ou simplesmente um ego em escala interplanetária. Seria de se admirar se você parasse pra entender de fato o que alguém realmente pensa ou tentar entender uma opinião mais complexa que a sua.

Igualzinho a galera do "passou de duas linhas não leio". É o mesmo raciocínio. É mais fácil simplesmente taxar todo mundo que não concorda com você de nazista. Não é?

Esse é o ponto. Defender o direito de opinar até quando a opinião do cara é uma merda. Não é porque a opinião é idiota que ela deve ser censurada. Isso o nostr:nprofile1qqsyzn6r3l59rff7utwffzpnqrgy7pqk2vm3g87fw436tmn9gf3hvcqpzemhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgqgjwaehxw309ac82unsd3jhqct89ejhxqgdwaehxw309ahx7uewd3hkcn2e9u4 ainda não entendeu aparentemente. Nisso os estadunidenses com certeza estão muito mais a frente em questão de debate do que o brasileiro médio

Ele que me deu o npub dele diretamente. Então, até onde posso verificar, é a conta real. Mas qualquer coisa, se tiver o contato dele, é fácil averiguar isso. Eu confio nessa npub porque ele me passou ela diretamente. Mas qualquer coisa, não custa nada verificar mais uma vez. Podes ir lá e pedir a npub dele para checar

A WOT (Web Of Trust) é para estabelecer uma rede de confiança. Tipo um grande "cê é fi de quem?" em bom mineirês. A confia em B e B confia em C, logo A pode confiar em C. Coisas do tipo. É justamente essa parte de avaliação que você pode ver. O BJP(Bitcoin Justice Protocol), que é o outro sistema que implementa a parte das multisigs e Bitcoin, é o que possibilita o esquema de arbitragem. Fiz esse rodeio todo pra dizer que sim. Já é escalável para arbitragem. Como curiosidade até contrato de casamento já teve usando o BJP e o árbitro sendo avaliado no WOT.

Para facilitar sua vida, aqui vai os dois sites do projeto:

BJP (Bitcoin Justice Protocol): https://pls-bjp.vercel.app/

WOT (Web Of Trust): https://pls-wot.vercel.app/

Não precisa confiar em mim de toda forma. Tem o site oficial dos mesmos: https://privatelawsociety.net/

Também tem o GitHub do projeto com todos os códigos: https://github.com/PrivateLawSociety