De fato, é mais fácil de aplicar em uma blockchain. Talvez daria pra fazer algo do tipo na Lightning usando Cashu com condições de gasto para os tokens. Mas não tenho certeza da aplicabilidade disso. Tenho que estudar um pouco mais a fundo essa questão das condições de gasto em tokens Cashu e ver algumas possibilidades de simular coisas como multisigs usando Cashu ou simular o que é feito com TapScript na PLS atualmente. É realmente tudo especulação. Uma viagem minha mesmo com algumas ideias que eu tive da minha cabeça. Precisaria ser feito um estudo mais aprofundado das tecnicidades necessárias para implementar algo do tipo, para se ter alguma certeza se essa viagem minha seria de alguma forma aplicável
Acabei de ver o resto da thread dele. É o cara coringando porque um troll tá justamente fazendo coro pra ele e xingando o outro cara que ele tava acusando de olavista nazista. Só piora.
Ok, o post original dá pra dizer que o cara foi um pouquinho babaca a respeito da pizza de tanajura. Mas daí pra saltar pra nazista, mermão... Salto lógico do caramba.
A ironia é que o "jênio" usou justamente o Nostr para publicar uma idiotice dessas. Tem nazi até no X, meu amigo. E pode crer, há muito mais racistas no X, BlueSky e outras redes do que aqui. Até mesmo em porcentagem. Ou alguém realmente acha que a esquerda não é extremamente racista no estilo Senhorita Morello? O Nostr precisa de racistas e nazistas mesmo, porque o Nostr precisa ser descentralizado, anárquico, incontrolável, incensurável, para todos os espectros. Então o Nostr precisa tanto de nazistas de merda e racistas de merda como de esquerdistas de merda. Nenhum protocolo que se diga incensurável deve ter filtros para tais coisas. Até porque, se há filtro pra qualquer coisa que seja, e não um filtro individual onde as pessoas escolhem o que querem ver ou não, não é incensurável e está a mercê da manipulação de algum crápula que se julgue o dono da verdade.
Se você se incomoda com **QUALQUER COISA QUE SEJA**, simplesmente não siga a conta, bloqueie. Simplesmente "vade retro Satanás" e pronto. Não ficar choramingando porque queria que o coleguinha fosse censurado. Quer censura, pois vá para uma dessas redes sociais fiduciárias aí.
Novamente o exemplo dessa transação:
https://liquid.network/tx/341d297f11e946ddcb2236519fb1d8c7e5309b1b1332de6946452df970c042ec
Suponhamos que seja uma transação normal e não um atomic swap (novamente, é impossível diferenciar). Saberia me dizer qual o endereço de destino e o endereço de troco? Não há como saber, pois pode ser qualquer um dos dois. Além de que podem ser também, dois endereços de destino ao invés de um endereço de destino e um de troco. Qualquer dado que tente-se extrair daí será inconclusivo. Há carteiras que organizam o primeiro endereço como o de troco, outras, o último, e outras ainda, embaralham a ordem propositalmente.
Não tenho problemas com a tecnologia da Monero em si. Inclusive a Liquid usa parte dessa tecnologia (ring signatures deve ser um nome familiar para você). A decisão de não esconder os endereços foi visando uma maior facilidade em questões de compatibilidade com a primeira camada e para manter as coisas facilmente verificáveis. Para mais informações, pode consultar este post no blog oficial da Blockstream a respeito das Confidential Transactions.
https://blog.liquid.net/guide-to-confidential-transactions/
Aplicar a Ring Transaction por completo (com o Stealth Address) dificultaria essa maior compatibilidade com a primeira camada. Inclusive quanto aos TapScripts, que é uma ferramenta super versátil e útil disponível na primeira camada que também se encontra na Liquid.
Meu problema com Monero em si, não é em questão de tecnicidades quanto à privacidade do protocolo em si, mas sim com coisas como:
- Retrocompatibilidade com versões antigas dos nodes
- O token em si. Não é Bitcoin
Se um dia alguém decidir criar uma segunda camada do BTC com as implementações técnicas da Monero, tenha certeza que serei um dos primeiros entusiastas. Pode ser algo com federações como a Liquid, ou baseado em POW, até mesmo com o algoritmo de RandomX. Talvez quando ou se os BIPS 300 e 301 forem implementados/autorizados no protocolo isso ocorra naturalmente. Ou talvez alguém decida fazer algo parecido com a rede RootStock, só que focado em implementar as tecnicidades da Monero. Enfim... O tempo nos dirá.
Não gosto de Monero por um fator em específico: é um token diferente. Fosse uma segunda camada eu com certeza faria uso. Mas não o é e pior, é tail emission. Sei que o objetivo é que no futuro as taxas continuem baixas, mas sinceramente, eu não trocaria um token tão escasso quanto o Bitcoin, com um efeito de rede tão grande, por algo que a emissão nunca acabará.
No demais, vejo que sim, há certas vulnerabilidades na Liquid em questão de privacidade. Mas eu tenho conhecimento das mesmas e qualquer bom bitcoiner também as tem e sabe lidar com isso. Ela com certeza continua sendo útil. Tanto para taxas de transação mais baixas, como para **aumentar** a privacidade das transações. Como você mesmo disse, a Monero também tem certas falhas de privacidade. Qualquer protocolo tem falhas. O que podemos fazer é aprender a lidar com essas falhas, ou criar novas soluções e protocolos que resolvam essas falhas. E acredite, a cada dia que passa, há novas soluções com o objetivo de melhorar a privacidade até mesmo na primeira camada.
Basta logar com a Alby ou logar com sua nsec no site em específico. Vamos descontinuar o uso de extensões para o BJP (Bitcoin Justice Protocol, a parte que executa os contratos de fato) por conta de uma implementação de tweak e talvez mais a frente o uso de MuSig2 para os contratos. Mas isso não é necessário na parte de WOT (Web Of Trust), que é justamente a parte de avaliações. Então pra essa parte em específico, pode usar a extensão Alby (ou qualquer outra, se não me engano) ou largar a nsec lá. Por hora, são essas as duas formas de operar por lá. Aliás, a parte de WOT é totalmente integrada com o NOSTR.
PLS = Private Law Society, ou em um bom português: Sociedade de Leis Privadas.
É basicamente uma plataforma para se fazer contratos com colateral em Bitcoin. O legal disso é que meio que isso cria um mercado de árbitros. É realmente a ideia de justiça privada.
A parte que eu postei se refere à esse site: https://pls-wot.vercel.app/
É basicamente a parte onde pessoas dão avaliações (positivas ou negativas) para outras.
O legal é que isso permite criar uma rede de confiança, que é nosso próximo objetivo. A montagem de árvores/grafos de confiança.
Tem outra parte onde é executada a parte dos contratos em Bitcoin (via OnChain ou Liquid). https://pls-bjp.vercel.app/
É onde se monta o contrato de fato (cláusulas escritas, escolha dos juízes/árbitros, partes envolvidas, assim por diante). Daí você tem uma multisig com essas partes onde se deposita o colateral pra se fazer cumprir lei entre as partes. Caso o contrato seja encerrado sem conflitos, cada um pega sua parte. Caso contrário, leva-se ao árbitro ou árbitros e decorre-se um julgamento decidindo quais são as penas aplicáveis financeiramente para esse contrato em questão. Multas, indenizações, etc. De acordo com as cláusulas do contrato.

nostr:npub1qn8rpsky3t8v5dn30rycfwpktwclm544nlef98tg23drgk022a4qtzekjd está usando a PLS! Cara, fico muito feliz com isso. Embora talvez seja só um entusiasmo com o projeto, também sou entusiasta e tenho orgulho em dizer que contribuo para a evolução desse projeto! Vejo que com o tempo a PLS ganha cada vez mais popularidade! Com o tempo com certeza isso vai ser grande...
nostr:npub1g6jjgu06nctv74e96u84jux6vxm3ezncjh7tyquvm66jug02xvzqmqu08l
nostr:npub17natddjkmse4z8frh7ysynwtzanzmvs9d76c5r53546wsnzs25gqfdeqey
nostr:npub1ne99yarta29qxnsp0ssp6cpnnqmtwl8cvklenfcsg2fantuvf0zqmpxjxk
Não sei se viram, mas foram bem avaliados na PLS.
Temos planos de em breve criar árvores de confiança com os dados atuais. Tudo isso vai ser bem legal!
nostr:npub1p79dx59d5gctllar73cqnucqft89gpkfmydxj4mmk2jj69s7hn3sfjatxx está crescendo!
Provavelmente algo parecido com o antigo 4chan (no modo de usar, digo). Engraçado que o Aether me lembra aquele mod do Minecraft mó legal que cria uma nova dimensão em oposição ao Nether. Saudades dos tempos de Minecraft...
Boaaa! Esse cara q fez esse post ai não parece entender o bitcoin e como as camadas do bitcoin funciona
É isso ae mesmo nostr:nprofile1qqsqhzzdphtjcdl7pka550zz90uv6ce0kz7u00j3wj09gkjyn2aa2jspz4mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfduhsz9thwden5te0dehhxarj9ehhsarj9ejx2a30qywhwumn8ghj7mn0wd68ytnzd96xxmmfdejhytnnda3kjctv9ud3v9pd certinho
Rapaz... Me preocupa um pouco o diabo me elogiar... Mas quando é a vontade soberana de Deus, até o diabo é obrigado a falar a verdade 😂
ex1qf3t3al5nmx3vpxps99gngd3el2jdgpwlsdnk9a enviou x valor para ex1q3yn2rrlselk9summ74kqszx895swkmhldlxdew e y valor para ex1prttn0n9hzrnywrqdsxyypdmhv5jcm28f3xaxu2twsmatyl2cc9msksty4k.
Peguei isso de uma transação aleatória: https://liquid.network/tx/6cae4e669e2a7f917c9ff1b22f916c896fc987e7a98f05192e2fea161de1a823
O ponto é: do que adianta saber endereços sem saber os valores que transitaram? Lembre-se que uma única carteira pode ter vários endereços. Logo... Uma pessoa/conta não é uma relação 1 pra 1 como acontece nas carteiras Ethereum ou outras cryptos por aí. O cara pode simplesmente fazer várias transações para si mesmo se for necessário tirar este "rastro" que se alega ter mesmo na Liquid.
Veja: https://github.com/bitcoinjs/bitcoinjs-lib/issues/1454#issuecomment-631115171
Neste último link tem um exemplo de como vários endereços são formados a partir de uma única carteira usando derivation paths do BIP44. Isso também existe na Liquid.
Além disso, plataformas como a https://boltz.exchange fazem atomic swaps entre essas redes sem necessidade alguma de KYC e sem deixar atrelado qualquer endereço seu onchain com algum endereço Liquid. Boa sorte para a galera de chain analisys na hora de fazer tracking na Liquid. Há também a possibilidade de usar outras DEX como a https://sideshift.ai para fazer o mesmo (embora seja um pouco mais caro).
Há de se levar em consideração também que a Liquid tem suporte para vários assets. Incluindo USDT, EURx e outros tokens seja de stablecoin seja de qualquer outra coisa. Então não é sequer possível saber se uma transação com 2 inputs (ou mais) e 2 outputs (ou mais) não seja um atomic swap.
Veja esta transação: https://liquid.network/tx/341d297f11e946ddcb2236519fb1d8c7e5309b1b1332de6946452df970c042ec
Ela pode ser perfeitamente um atomic swap da https://sideswap.io como pode ser uma transação normal. Não há como ter ciência disso.
Logo, cai por terra a ideia de que a Liquid não esconder os endereços remetentes e destinatários é um problema pra esse caso.
O único ponto de falha aí seria se o Estado te obrigasse a mostrar cada transação feita e pra quem foi feito. E nesse caso, é falha sua liberar essa informação. Nem a Monero nem nenhuma crypto pode proteger sua privacidade quando você é a ponta fraca da mesma.
Tem que concordar. Ele é muito habilidoso...
Pronto... É bem isso mesmo. Eu quase nunca posto aqui. Muito pela minha falta de tempo. Inclusive tenho uns moneristas pra responder. Mas preciso terminar minhas implementações em projetos open source. Além de minhas outras obrigações, claro.
Embora eu tenha entre 20 e 35, acredito que seja mais ou menos isso mesmo. Outro possível fator talvez seja algo bem mais primitivo do ser humano. *O medo*.
Claro, há um medo em praticar ideias de liberdade vindas de todas as faixas etárias. Mas convenhamos, pessoas acima dos 35, já viveram "muito" e não têm mais tanto medo de fazer coisas arriscadas ou teoricamente perigosas, como fazer parte de uma comunidade anarquista, comprar Bitcoin, etc.
Por outro lado, jovens antes dos 20, ainda têm um deslumbre todo pela vida, poucas experiências e como citado por você, um ímpeto mais rebelde. Quase nunca se depararam com situações de real perigo nem tiveram noção de risco de algumas coisas. Não há ainda o porquê de ter medo. Nessa etapa também não medimos muito a consequência de nossos atos e muitos, principalmente adolescentes costumam virar baderneiros pela cidade justamente por esse ímpeto jovem e a falta de medo/respeito pelas "autoridades". Misture isso com hormônios e temos uma bomba que os faz virar ou anarcocapitalista ou comunista.
Enquanto isso, as pessoas entre 20 e 35, estão nesse equilíbrio delicado que os fazem serem mais cautelosos e amedrontados. Já viveram o suficiente para não serem tão inconsequentes, sabendo os riscos que correm, mas não viveram o suficiente pra simplesmente dizer dane-se pra tudo como boomers não estranhamente acabam por fazer algumas vezes (aquela história do tiozão que ao presenciar um assalto num bar não dá a mínima pro assaltante e ainda desdenha. O assaltante confuso simplesmente vai embora).
Se o propósito é somente fazer swap entre redes a fim de tirar os rastros de KYC da corretora, já é mais do que o suficiente. Não tem necessidade de holdar na Liquid. E sinceramente, pela volatilidade da Monero acho mais seguro usar a Liquid. Vai ser temporário mesmo 🤷🏾♂️
"Ah, mas eu compro Bitcoin por meio de P2P, então não há risco de ser rastreado." Pobre ilusão. Mal sabe você que está confiando seus dados a um completo desconhecido, dependendo do método de pagamento escolhido. Como a máxima do bitcoin é: “Não confie, verifique”. Parece ilógico adquiri-lo de tal maneira. Neste post, você aprenderá como adquirir Bitcoin de maneira 100% anônima, sem pagar as elevadas taxas que costumam ser aplicadas em transações P2P.
# Passo 1: Convertendo Fiat para Bitcoin na Rede Lightning
O primeiro passo é adquirir Bitcoin na rede Lightning. Onde? Isso fica a seu critério. Recomendo o uso de corretoras, pois elas geralmente cobram taxas mais baixas em comparação aos serviços P2P. Além disso, como a conversão ocorrerá no próximo passo, você não precisará se preocupar com a vigilância da Receita Federal. O que importa é que, logo após a compra, seu Bitcoin será transferido e utilizado, logo não está mais sob a sua custódia (em teoria 😉)
# Passo 2: Convertendo Bitcoin Lightning para Monero
O próximo passo é converter seus Bitcoin na Lightning para Monero, utilizando uma plataforma descentralizada de swap. A opção com as menores taxas, em minha experiência, é a ff.io . Esta conversão tem como objetivo eliminar qualquer possibilidade de rastreamento dos seus fundos. Após a conversão para Monero, seu dinheiro estará efetivamente fora do alcance de qualquer vigilância governamental. Você pode estar se perguntando: "Mas eles vão saber que eu comprei Bitcoin Lightning!" A resposta é simples: você gastou seus fundos minutos após a compra, logo eles não estão mais com você.
# Passo 3: Convertendo Monero para Bitcoin
Finalmente, no último passo, você converterá seus Monero para Bitcoin de maneira on-chain. Ao realizar essa conversão, seus fundos serão armazenados sem qualquer vínculo com a sua transação inicial de Bitcoin, garantindo total anonimato. A plataforma descentralizada com as menores taxas (0,5%) para tal operação é a https://exch.cx/?ref=CD0f50Fb , utilizem esse link para me apoiar 🙏.
A diferença entre o valor original e o final é de cerca de 1%, ou seja, além de ser mais seguro, esse processo acaba sendo mais econômico do que realizar uma compra via P2P.
Caso tenha dúvidas ou indagações, sinta-se à vontade para perguntar nos comentários.
Não seria mais fácil fazer swap de Lightning pra Liquid e depois lançar pra OnChain ao invés de passar por Monero? Até porque é tudo BTC e as blind signatures da Liquid mascaram também o saldo transferido de uma ponta à outra. Além de passar pelo swap. Então fica tudo bem mascarado mesmo. Depois posso postar aqui um site pra fazer swap da maneira mais barata possível
Fora habilidades envolvendo TI, ainda sou encanador, eletricista e tenho algumas habilidades de mecânica. Então acho que ainda dá pra se manter...
### 1. Pagar coisas com Bitcoin:
##### Enviar Pix e pagar boletos usando Bitcoin:
##### Milhares de Giftcards internacionais, (incluindo Brasil) pagos com Bitcoin.
eSIMs, Viagens, Games, Ecommerce, Comida, Atacados, Restaurantes, Electrônicos, Lojas de Roupas, Streaming, Entretenimento, Recarga de celular, Farmácia, Estética, etc.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bitrefill.app&hl=en-US
##### Passagens aéreas pagas com Bitcoin:
https://cheapairticket.org/cheapair-com-accepts-bitcoin-for-flights-hotels-review/
##### Farmácia com milhares de itens disponíveis, pagos com Bitcoin:
##### VPN paga sem identificação usando Bitcoin:
##### Armazenamento de arquivos, documentos, PDFs, fotos e vídeos. 1 GB por mês por 0.05 dólar, pago com Bitcoin, e usando o Nostr.
O prazo de 1 mês só se concretiza se você usar todo o limite de uma vez. Caso use metade, um quarto, um oitavo, 10% ou menos, o prazo será extendido para alguns meses a frente.
Por exemplo: se pagar 1 GB, mas colocar só algumas fotos e documentos leves, talvez só precise renovar 2 anos depois. Se colocar bem mais, a renovação ficará em alguns meses a frente, se usar tudo, será 1 mês exato.
Quanto mais você chegar perto do limite que pagou, mais próximo de 1 mês para ser pago novamente. Do contrário, irá durar muito mais conforme usar menos armazenamento do que pagou.
- Se você possui um email no ProtonMail, use o Proton Drive, 2GB de armazenamento criptografado gratuitamente.
### 2. 2 P2Ps confiáveis, SimpleX Chat, Telegram e Whatsapp:
##### 1. Will P2P
(Bitcoin em todas as redes & DePix) Somente no SimpleX Chat.
R$500,00 até R$15.000,00.
Taxa fixa de 8,5%
Dica:
Espere ele responder. Ele sempre cumprimenta perguntando "Tudo bom?", se você responder "Tudo bom nada" imitando o Daniel Fraga, a taxa cai para 7% em todos os valores.
Após a compra se você quiser comprar mais ele irá dizer 1 palavra aleatória para você lembrar e ser reconhecido nas próximas vezes. Da terceira vez em diante a taxa será fixa de 5% para todos os valores.
Ele aceita PIX, TED e Boleto. E só trabalha com o SimpleX Chat.
Link de contato:
Problemas com o link, lembre-se de ativar mais servidores no SimpleX Chat.
Foto de perfil > Configurações > Servidores > SimpleX Chat > Ative o máximo que puder.
Após isso tente de novo.
Outra forma de contato com o Will, envie seu endereço SimpleX para esse email:
alt.si-903a7c9@yopmail.com
##### 2. SallesP2P
(Bitcoin todas as redes & DePix), disponível no Whatsapp, Telegram e SimpleX Chat.
R$20,00 até R$5.000,00
Taxa variável de 10% a 7%. Fixa de R$10,00 se for uma negociação abaixo de 100 reais.
Pagamentos somente via PIX.
Contato do Whatsapp:
https://wa.me/qr/T6ZTW5NHA6V2F1
Contato do Telegram:
### 3. Plataformas sem KYC para trocar criptomoedas e redes:
##### 1. Boltz: Trocar Bitcoin OnChain <> Lightning <> Liquid com taxas mínimas
##### 2. FixedFloat: Trocar Bitcoin, Ethereum, Monero, diversas redes de Dólar Tether, etc.
##### 3. Trocador: Alternativa ao FixedFloat, com cartão digital pré-pago sem KYC disponível
Tutorial do Prometheus HODL para o cartão:
https://www.youtube.com/watch?v=DG4fPRXyMsY
Nostr do Prometheus:
Canal dele:
https://www.youtube.com/channel/UCgYcxn8JISuaSUGiKt708fg
### 4. Melhor Exchange e cartões com KYC:
##### 1. Exchange CoinEX de Hong Kong:
https://m.youtube.com/watch?v=CAvVVJv3TxE
##### 2. Cartão Crypto.com:
- Cartão físico custa cerca de R$9,00 a R$10,00 e o virtual é gratuito.
Para uso, até R$1.000,00 sem taxas. Após isso, 2% fixo para qualquer pagamento.
Isso vale apenas para o cartão gratuito básico, há outras opções e deixarei vídeos abaixo para você conferir.
https://m.youtube.com/watch?v=sJNdRKRUMDM&pp=ygURQ2FydGFvIGNyeXB0by5jb20%3D
##### 3. Cartão RedotPay:
Custa 100 dólares para ter o cartão físico.
https://m.youtube.com/watch?v=bIdjDfWm0I4&pp=ygUIUkVkb3RwYXk%3D
### 5. Mais links:
LORENA EU TE AMO! ♥️💕🫂
Que Jesus te dê muitos bitcoins, sua linda!
Daqui a pouco não vão ter mesmo. Quando começar a ser proibido, não vai nem mais existir jogo de cara ou coroa.
Já não bastava o X/Twitter, aí vem esses chatos de galocha querer cancelar o povo aqui também? Uhh...
A pior pobreza de todas é a espiritual. Para essa, não há dinheiro no mundo que resolva. O brasileiro precisa de Jesus. Assim terá verdadeiramente paz de espírito que consequentemente, paz comunitária e igualmente, acaba com essa merda degenerada de som alto. (Desculpa. Coringuei no final)
