c1
LuisSP
c141120a216331099f7450b05441ac3040dcf71a8393e42a0684dbe7535c7f4d
já fui professor por aí....

Omnis aestas hominibus calidissima semper videtur - “Todo verão para os homens sempre parece ser o mais quente" (Seneca)

A psyop do 'climate change' monta nessa tendência humana. Sabem que Soros pagou curso pra journalista aprender a 'incluir climate change em todas as noticias'?

Assim, é reconfortante qdo político manda jorno praquele lugar, a janela de overton precisa abrir:

https://slaynews.com/news/desantis-nukes-reporter-blaming-hurricanes-global-warming/

Suspeitas do governo americano ter ajudado a impor a censura no bostil. Pedirão FOIA.

Ovo é só operador. Nossos parlamentares 'didireitcha cûnsêvadô' ajudarão esses processos? Com sorte, parte da justiça americana ainda funciona, mesmo que demore anos.

https://reclaimthenet.org/telegram-founders-arrest-and-brazil-censorship-spark-censorship-legal-battle-with-us-agencies

https://reclaimthenet.org/biden-admin-probed-for-alleged-role-in-brazils-social-media-crackdown

Puts, ainda é assim? 20 anos atrás, pensamos em propor projeto pra mamar esse fundo. A Noruega ameaçava tirar o $$ pq não foi utilizado, e o governo implorava pra submeter.

O critério era "quantas árvores serão salvas", e o mínimo a ser pedido era R$5M (década de 2000). Com criatividade, poderíamos afirmar que o que já queriamos fazer antes, também salvaria árvores... Mas ninguem no grupo teve cacife pra assumir a admin de um projeto desse tamanho, e nosso suporte na Amazonia eram poucas pessoas.

Não entendo como noruegueses e alemães são tão trouxas. é muita vontade de aparecer como 'salvador da amazonia'?

nostr:nevent1qqs805uapcwvljvwr0u03209xng08q45yru7ayghv9grsa6ehd3lczsppemhxue69uhkummn9ekx7mp0qywhwumn8ghj7mn0wd68ytnzd96xxmmfdejhytnnda3kjctv9uq32amnwvaz7tmjv4kxz7fwv3sk6atn9e5k7tcdnv7zh

UK destroi a última usina elétrica a carvão, e o penúltimo alto-forno que produz aço. Fim da Revolução Industrial?

https://www.breitbart.com/europe/2024/09/30/deindustrialisation-speedrun-britains-final-coal-power-plant-steel-blast-furnace-closes-today/

* energia mais cara do mundo

* dependência de importar aço

* sem poder ligar usina a carvão em crises energéticas

* taxa 'verde' matou todas usinas de carvão em uma década.

Decadência não é 'azar', é proposital.

Só pra salvar 1 polegada a mais do solo? 🤭

vou votar, gasto menos tempo do que pagar a multa depois. Moro perto. Estaria acordado as 8h de qq forma.

Minha cidade tá assim. Amanha nulo. No 2o turno, escolher a quadrilha de psycos que estiver contra o FSP, não por qq esperança de longo prazo, apeanas pra diminuir um pouco o rombo, e, principalmente, pela briga.

O nostr:npub1cmmswlckn82se7f2jeftl6ll4szlc6zzh8hrjyyfm9vm3t2afr7svqlr6f desenvolve ferramenta pra colocar PDF atras de paywall vinculado à carteira LN ou BTC. Mas nao esta pronto ainda.

npub1cmmswlckn82se7f2jeftl6ll4szlc6zzh8hrjyyfm9vm3t2afr7svqlr6f

mas pq a sua mae Testemunha de Jeová ficaria brava com o livro?

há tambem varias editoras on-demand no BR, poderia negociar deixar um pseudonimo. Mas houvi varias historias de terror. Nao pagam, enrolam, cliente pagante nao recebe o PDF, falha no sistema... Se vc achar uma que funciona e paga, conta pra mim, quero saber.

USA tenta proibir apostas sobre o resultado de eleições, justiça libera. Aqui querem proibir também. Ordem coordenada dos globalistas, ou o timing é coincidência?

https://www.wral.com/story/federal-appeals-court-allows-prediction-market-kalshi-to-offer-us-election-betting/21654584/

juiz afirma que o governo 'failed to demonstrate how it or the public will be irreparably harmed'

Ocaso da liberdade de expressão na Europa: Resumo, lista situação de varios paises c/ links. Provavelmente alguns casos vc não conhece ainda.

O Ovo é só um operador e não age sem suporte, daqui e de fora.

https://gatesofvienna.net/2024/10/one-of-the-most-dangerous-times-for-free-speech-in-our-history/

Bom ponto do nostr:npub1hfg3tsmmp7g3u5cw6mzg0n9andehmgel6jug486eppsr0rqx4a3qlp7yfm : Como avaliar se programador sabe mesmo, ou é só engenharia de prompt?

Já, devido ao GPT, profs diminuiram o valor de labs em casa, focando mais em provas sobre algoritmos, ou seja, invertendo a tendência dos últimos anos. Incluindo descrever solucoes em pseudo-codigo.

Mesmo projetos opensource... Como saber ele entende o que o GPT gerou pra ele? No caso de um projeto individual de sucesso, sabemos que pelo menos ele gerenciou desenvolvimento e user feedback. E em outros casos?

Prevejo reforço da tendência de contratar programadores menos pelo CV, e mais por entrevistas ao vivo, jogando problemas pra ele 'se virar' e explicar como resolveria.

Entrevistas não ajudam alguns muito introvertidos ou mais metodicos e menos criativos. Algumas perguntas de entrevistas são 'fora da caixinha' demais.

nostr:nevent1qqsx4z0t3r22drkn0dnet6cxalrsm3a94evjykxxauw66dhtywgpkwspg3mhxw309a3xjarrda5kuu3kv3jn2mrtweurgarswajx67njv3nxgurvvy6hx7tpxfskvamsvdsky6n4wqe8surfx4j82mrzv9jzummwd9hkutcpzamhxue69uhky6t5vdhkjmn9wgh8xmmrd9skctcppemhxue69uhkummn9ekx7mp0y8kg07

Replying to Avatar idsera

Li esse artigo que fala sobre questões como herança digital e etc:

https://www.migalhas.com.br/coluna/reforma-do-codigo-civil/408156/a-heranca-digital-na-proposta-de-atualizacao-do-codigo-civil

É interessante como tanto no Bitcoin em custódia própria como no Nostr com custódia própria também, essas regulações acabam não valendo nada.

Coisas do tipo:

1- Herdeito ter acesso á sua rede social.

2- Plataforma ter que deletar perfil social depois de x dias da morte da pessoa.

3- Rede social só para maiores de 16 anos.

O que me leva a conclusão que no futuro, todos os apps nostr serão removidos das lojas do Google e Apple, Google proibirá instalação via apk. Enfim, toda forma de controle possível.

A única saída deverá ser instalar por uma Rom sem Google e etc, mas até isso provavelmente será dificultado. Talvez até regulação para que fabricantes de celulares não permitam instalação de rom não autorizada.

Acho que esses tipos de controle começaram agora com o esquema das bets, e daqui pra frente só irá crescer conforme o governo ver necessidade.

a propria Microsoft, alguns anos atrás, já tem papo de compilador precisar de chave criptografica vinculada ao autor, e dependendo de autorização cancelável pela Microsoft, e nenhum executavel executa sem isso, forçado direto pelo OS.

Em windows isso não rolou de forma tão draconiana, mas bastaria Android e iOS implementarem algo assim.

simplesmente quem eles não autorizarem, não pode nem compilar um exe.

Ainda abre a porta para depois de algum tempo, as chaves expirarem, e só novos executaveis funcionariam, o que ainda forçaria usuarios a atualizarem as apps e com isso, o proprio telefone.

Linguagens interpretadas poderiam ser cobertas proibindo-se interpretadores diretos e autorizando apenas interpretadores de codigo-intermediario compilado.

Não postem fotos na internet à toa. Há poucas minhas (além de BDs do governo... )

Se eu fosse PCC, governos, inteligencia... estaria correndo pra montar The One DataBase to Rule Them All.

nostr:nevent1qqsdw0uua92tvjwc9zlmv2xxw6jygytqjmwgqj79ykmplwzzr95g22qpzpmhxue69uhkummnw3ezumt0d5hs0enu38

talvez ele tenha requisitos e motivos pra deixar o codigo extensivel e claro, mas não é seu problema pq vc não é pago pra aprender/seguir todo o processo dele. E há traumas com códigos macarronicos e empolgação com aulas de eng software que levam as pessoas ao exagero.

Mas meu colega prof de eng sw diria que antes de fazer tudo abstrato, extensivel, manutenivel, lindo, deve-se pensar se é plausivel que o projeto crescerá nessas direções. Outro segredo é não ter preguiça de jogar todo o 'simples' fora se realmente a necessidade de algo mais abstrato aparecer. Até porque, com um minimo de modularização, o 'simples' será pequeno. Preguiça de refatorar e medo de bug em codigo que funcionava antes, não querer 'desfazer uma linha do que esta feito', é outro problema.

curioso se vc pode dar exemplos das suas idiosincrassias e da super-abstração.

seus pontos são válidos. o povo de eng de soft. há décadas afirma que otimos programadores produzem 10x que os mediocres. A IA deve aumentar essa diferença. Pra trabalhos braçais, idiosincrassias da linguagem, gerar exemplos onde a doc é porca, etc. Impressiona.

Mas os alunos estão com preguiça mesmo, ao ponto de deixar de entregar qdo não conseguem 'explicar para o GPT' o problema. E entregam soluções subpar, ineficientes, pq nem sempre o GPT gera o melhor código possivel.

Laboratorios de estrutura de dados: Alg. de grafos como Prim, arvores balanceadas, Hash, variações de QuickSort. Submetem o PDF do enunciado do lab, o GPT gera tudo. Com erros, mas eles submetem os erros de volta ao GPT, e assim vai, ate corrigir. Nos labs mais simples do 1o ano o GPT acerta de cara, o sujeito nem aprende um "printf" pra debugar. Mesmo se funciona, e mesmo se ele entender o codigo, todo o processo cognitivo é diferente.

"Para código do mundo real o gpt tem muitas falhas intencionais, você precisa à mesma de saber como escrever código." Essa é a minha percepção, a pergunta é como fazer os alunos perceberem isso.

Estamos em um nivel onde:

* Um aluno pediu "gere uma GUI para Nurikabe" (um jogo obscuro) e a IA gerou em python, certo de primeira.

* Prof. incluiu requisitos de desempate para a escolha de arestas no Prim. De forma que todos os alunos acham a mesma árvore, o que é incomum. Mas bastou submeter o PDF do enunciado, e o GPT resolveu.

Pergunta: pq um programador deveria saber programar manualmente sem IA gerar tudo, sem contar 'para aprender'?

1) Código sob segredo comercial ou militar: se for proibido submeter codigo a servidores de terceiros, e a empresa não tiver um servidor IA local? Ou, se o servidor local cair, então o programador tira férias?

2) Linguagem / lib nova: programador tira férias até alguma IA ser treinada com a linguagem/lib nova?

3) variações de algoritmos podem ser incomuns o suficiente pra impossibilitar geração automática.

Que outros argumentos contra a posição que basta colocar o enunciado pro GPT, executar o codigo, e alimentar pro GPT as mensagens de erro até corrigir, sem digitar uma linha de código? Ou concordam com essa posição?

há alunos passando pelas disciplinas iniciais sem digitar uma linha de código. IA faz tudo. O sujeito não sabe nem imprimir uma mensagem de debug.

Sem rede, a produtividade cai muito, e será o mesmo com IA. Mas "produzi zero pq a IA estava indisponível", isso é desculpa aceitável?

Universitarios que não conseguem ler livros - USA, não Bostil. Não é Uniesquina, não é engenheiro, é Columbia e Berkeley, humandas. Não deixem crianças viciar em celular, shorts, etc. Destroi a capacidade de concentração mais que a 'TV emburrece' do nosso tempo.

https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2024/11/the-elite-college-students-who-cant-read-books/679945/

Twenty years ago, Dames’s classes had no problem engaging in sophisticated discussions of Pride and Prejudice one week and Crime and Punishment the next. Now his students tell him up front that the reading load feels impossible. It’s not just the frenetic pace; they struggle to attend to small details while keeping track of the overall plot.

Victoria Kahn, who has taught literature at UC Berkeley since 1997, used to assign 200 pages each week. Now she assigns less than half of that. “

Lembro qdo ajudei uma intercambista francesa a se instalar. Qdo soube que a roomate provisoria dela era uma mestranda de letras, pensei 'deve ser poliglota'. Chegamos... English? Français? Espanol? - "Só falo portugues".

https://jihadwatch.org/2024/10/columbia-students-can-support-terrorists-but-cant-read