Avatar
Leandro Eagle 🦅₿
d94fa95f2dc83c6364fcb1b11681c01604fe64a91f75b7ad420b02726456ce4d
The journey is challenging, but it is the challenge that makes us evolve, let's take advantage and have fun in the process :) npub1wl8u4wfqsdz5m9ey0vvzh4y05mcpk2lm2xhhpw3uzs3878c2mw9sr2ksxk 🧡₿ npub1wnay730fz8kzc4r7lzjkq4pp4m3qkdax9tvd8qxan6w6ew8u7krqf2p87e 🍻

Tem vídeos para iniciantes também, seu objetivo é aprender mais sobre o Bitcoin ou saber sobre quais carteiras usar, onde comprar, etc?

Escolher a faculdade de direito foi uma decisão unicamente minha. Na época estava entre nutrição e edf também (pq foi quando comecei a treinar), mas estudar direito me fazia criar boas expectativas pela ampla oportunidade que a área poderia gerar.

Me tornei libertário já no meio da faculdade e conheci o #Bitcoin no 7º semestre, mas fui pensar em desistir já no 8º semestre, porém já tinha percorrido quase a maratona inteira mesmo, então resolvi terminar a faculdade.

Terminei ano passado, sempre tentando me motivar a voltar à gostar do que eu estudava.

Acontece que, estudar o #Bitcoin, Estado, economia, e ética libertária me fez descrê em tudo do direito, ficava questionando tudo, via que em uma sala de 40 alunos eu era o único que pensava diferente, todos profs de esquerda, sem contar de toda essa patifaria do STF que te faz sentir um merda, pq o que você estuda não vale de nada, até que ficou algo chato, enfim….

Mas foi nesses 5 anos que criei minha maior rede de apoio, fiz muitas amizades, networking, além de ter vivido MUITO kkk

Depois de estudar e aprender por conta própria, Bitcoin e outros “investimentos” e por sempre gostar de tecnologia, algo que lá em 2018 não imaginava iniciar como um curso, me despertou a vontade de aprender TI sozinho e do 0.

E hoje tô nessa aí, tenho muita ansiedade por ter “perdido” 5 anos e me tornei muito “imediatista”, apesar de ter só 23 anos, mas quando eu tinha 18 imaginava que com 23 anos eu estaria já ganhando bastante dinheiro e não começando um novo nicho do 0.

Se eu me arrependo? Talvez, mas, em 2018 em não tinha essa cabeça, e estudar direito e viver tudo o que vivi, foi essencial para amadurecer entender muita coisa e migrar de área. Talvez tudo tem seu tempo, e talvez se eu tivesse escolhido nutrição ou edf como mencionei no início do texto, eu não teria me revoltado e conhecido o #Bitcoin assim como várias outras coisas… Efeito borboleta que fala né. Enfim, hoje estou aqui, estudando TI, e esperando minha OAB, e desempregado kkk, mas sei que com isso tirei boas lições…

Que história interessante, que você consiga alcançar seus objetivos e acumular muitos Sats!

Então no meu caso eu conheci o Bitcoin quando tinha 16 anos, nessa época eu estava no 2 ano do ensino médio, e realmente já antes dessa época eu achava o sistema falho porque o foco da escola é enfiar texto inútil goela abaixo, mas depois que eu conheci o Bitcoin em paralelo com o libertárianismo tudo começou a fazer mais sentido, o sistema é falho de forma proposital e não foca em ensinar mas em doutrinar.

Antes mesmo de conhecer o libertárianismo eu já tinha vontade de empreender ao invés de trabalhar como empregado, já via histórias como a do Elon Musk e tudo isso me inspirou antes, até porque eu sou fascinado por tecnologia, nessa época já tinha a ideia de querer que o Brasil tivesse mais iniciativas de empreendedorismo e tecnologias, sempre ficava me perguntando porque o Brasil era tão atrasado, depois que eu conheci o libertárianismo tudo começou a fazer sentido, o Brasil é atrasado por causa do câncer estatal que enforca o empreendedorismo e a inovação, a partir dai eu comecei a buscar me afastar o máximo possível do estado, ao mesmo tempo eu comecei a estudar mais sobre o Bitcoin e fiquei mais fascinado ainda, minha vontade de empreender só aumentou depois disso, mas dês dessa época eu já gostaria de ter uma plataforma descentralizada de comunicação e comércio pois nessa época eu ainda era menor de 18 anos e as plataformas centralizadas como MercadoLivre, Uber, etc não aceitam menores de 18 anos e isso aliado a falta de privacidade, exigência de documentos e CPF, e o próprio risco de controle do governo me fizeram odiar essas plataformas centralizadas, não é atoa que eu fui um dos primeiros Brasileiros e entrar no Nostr.

Hoje o meu grande objetivo é expandir meu Network, empreender e ficar o mais longe possível do estado, ao mesmo tempo que incentivo outras pessoas a fazerem o mesmo, uma parte desse plano consiste em incentivar os comerciantes a usarem Bitcoin, falar para evitar contratar CLT, etc.

Também nessa questão de Network gostaria de reunir o máximo possível de serviços informais relacionados a Justiça privada, motoristas, médicos, etc. e conectá-los de forma livre e sem depender de plataformas centralizadas.

Aos poucos vamos construindo um mundo livre onde qualquer um poderá prosperar gerando valor com o seu espírito de empreendedor, não será fácil mas com Persistência chegaremos lá!

Essa é a minha história com o Bitcoin e o libertárianismo.

Sim o lado bom é que por mais que no início para facilitar eu recomende uma carteira custódial para os comerciantes, depois se ele se interessar mais pelo Bitcoin podera começar a usar essas carteiras autocustodiantes como a Phoenix.

São carteiras boas, inclusive eu uso elas, mas é preciso ter cuidado, na primeira vez que for receber o ideal é que pagamento seja grande para abrir um canal grande senão você vai pagar taxas várias vezes para abrir vários canais pequenos, não é uma coisa agradável para um comerciante começar a aceitar Bitcoin por exemplo, mas a Phoenix por exemplo apesar disso é bem fácil de usar.

Eu gosto do conceito da Liquid, mas o grande problema é que ela é muito centralizada, isso é tão arriscado quanto usar uma carteira custódial. SideChains são interessantes mas de nada adianta se forem centralizadas.

Eu também, gosto da Lightning mas ainda é muito experimental, na minha opinião o pior problema da Lightning é que é muito mais difícil ter autocustódia do que na rede ON-CHAIN de modo que as pessoas acabam usando carteiras custódiais e o pior de tudo, algumas de código fechado.

Na ON-CHAIN para ter autocustódia basta usar uma carteira como a Electrum, salvar as 12 palavras e tomar os cuidados básicos.

Na Lightning você precisa gerenciar canais, se quiser aumentar o limite precisa abrir mais canais, abrir com nodes honestos, problemas de liquidez, etc. Agora imagina tudo isso para pessoas leigas.

ws é o significa (web socket), quando é wss com 2 S, o último S significa que tem criptografia na conexão, é a mesma lógica de http vs https, no caso de relays na rede tor já há a criptografia dessa rede portanto não precisam ter criptografia neles mesmos.

Esse é o grande problema da Democracia, é a ditadura dos 51%, Quero contribuir o máximo possível para a construção de uma sociedade descentralizada baseada em leis privadas onde cada um pode escolher seu rumo sem interferir nos outros que escolheram caminhos diferentes.