Eu faço isso, você mensiona só o risco de esquecer, mas existe também o risco de ser sequestrado e etc. Eu tenho uma wallet que só existe na minha cabeça, eu criei com a seed mais uma senha, passei 5 dias pegando umas 1 hora e escrevendo a seed com a senha em um caderno e depois queimando as folhas, não esqueço mais, as vezes ainda escrevo várias vezes em uma folha e queimo, periodicamente. Porém, a medida que começou a valorizar muito tive que enviar boa parte para outra carteira com outro esquema de segurança, imagina ficar andando de boas com mais de 100k na cabeça... Existem vários perigos além do esquecimento. Hoje essa wallet que só está na minha cabeça é apenas o meu bote salva vidas em caso de tragédias extremas, tenho só uma pequena parte do todo nela.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Acho que vou fazer outro post, melhorando e dando mais detalhes

Se o problema for passar no aeroporto da pra criar um esquema próprio de palavras em um livro ou coisa do tipo, codifique cada palavra em um número e anote como se fosse número de cllr em um caderno ou qualquer coisa, depois que passar no aeroporto pegue o esquema de palavras que montou e desfaça a "codificação" kkk é menos arriscado e da pra fazer até utilizando a lista de 2024 palavras utilizadas pra gerar a seed, você vai precisar apenas dos números porque a lista pra decodificar é facilmente encontrada na internet. Enfim, da pra usar a criatividade de muitas formas, por isso Bitcoin é maravilhoso demais kkk

Peguei um livro de matemática e faça vários cálculos nele. Daí faça a codificação como se fosse um cálculo, por exemplo:

Se a primeira palavra da seed está no índice 600, anote algo como 60x10, daí a segunda no índice 1560: anote como 1000+560, e assim por diante. Isso em um livro de matemática cheio de cálculos ninguém nunca vai notar porra nenhuma, e se quiser tornar melhor ainda, anote três "códigos" desses por página em páginas diferentes e não em ondem seguida.

60x10 1000+560 .....

Quando chegar no seu destino é só entrar no Github ou em qualquer outro lugar que tenha a lista de palavra e fazer a "decodificação".

Isso foi uma ideia que pensei agora, da pra fazer literalmente de qualquer forma, o limite é a sua imaginação. Vou até fazer coisas assim prós meus filhos descobrirem e ganharem presentes como uma brincadeira kkkk

Ótima sacada. Dá pra fazer isso num caderno de kumon. Meros exercícios de matemática são na verdade as seeds.

Fiscal da Bosteita no aeroporto: "o que é isso?"

Bitconheiro: "faço exercícios de matemática para passar o tempo da viagem".

E esse carioca... Pqp que sujeito servil. Sabujo.

Por mais que reforce na memória ainda tem o perigos de esquecer.

Coloca num papel e guarda a passphrase como um usuário aqui sugeriu. Não precisa guardar ela nua e crua, cria um padrão de criptografia no papel que você vai saber, nada rebuscado, troca uma palavra por outra, muda a ordem das frases. Sua cabeça não é o melhor lugar pra guardar.

Sim, também tem risco de acidente e morrer com as palavras na cabeça, risco de bala perdida etc, muitos riscos.

Na carteira que tenho decorada só tem uns 6 a 7 mil reais em Bitcoin, para o caso de se eu viajar pro Paraguai esse assaltado e perder carteira, cllr etc, não virar mendigo e dar um jeito de me virar, ou outras coisas catastróficas do tipo.

Olha esse esquema que acabei de pensar kkkk:

nostr:nevent1qqs9hz8yqs7telgg037hun3uzh62dw9vt6r8edx4q99xp0p8hgnun9spz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchsygz4guhfcq0n0g6lvqetndud4h3cdehyc47cplgaqer2hvujsrj7yupsgqqqqqqswj6haw

Gosto de usar o padrão "cifra de césar" porém em braille cravado numa chapa de alumínio fina, na época pensei que seria útil se tivesse os olhos inutilizados .