Como eu disse, anonimato é importante, mas não a qualquer custo.
Eu li o whitepaper escrito por Satoshi Nakamoto. Você já leu? Se tivesse lido saberia que a proposta de Satoshi é um dinheiro/meio de pagamento descentralizado e distruibuido que não pudesse ser controlado e onde regras arbitrárias não pudessem ser aplicadas. O bitcoin é sobre isso e não sobre ideais filosóficos cypherpunk (o que não o impede de fazer parte dessas ideias). Satoshi explica do que se trata sua proposta logo no "Abstract".
Quem me disse que Monero não tem valor? O mercado, a sociedade os mineradores. A proposta da Monero está aí e foi rejeitada, simples assim. Meia dúzia de entusiastas e alguns traficantes usam a Monero, mas isso não é o suficiente para diser que é um meio te troca confiável. A principal razão de essa moeda não ser confiável é exatemnte sua baixa auditabilidade.
Se anonimato por si só fosse tudo necessário você poderia utilizar conchas, petras ou gravetos, muito mais anonimos que a Monero, mas péssimos meio de troca, assim como a Monero.
Mas uma coisa que você falou está correto, BTC só pode ter esse nível de privacidade em camadas superiores, o que é genial. Eles mantem a robustez e a segurança do sistema criado por Satoshi e garantem as features mais "legais" em camandas superiores.
Podemos ficar aqui discutindo nossas impressões sobre a Monero, mas a verdade é que as pessoas já escolheram qual a melhor estratégia. E a Monero foi rejeitada.
Talvez, somente talvez... A Monero tenha utilidade em uma possível futura drivechain do BTC, como uma camada de anonimato. Quem sabe.




