Se leu o livro branco, sabe que Satoshi dedica uma secção inteira à privacidade. Você minimiza a enorme história cypherpunk que levou ao Bitcoin.
O Monero tem cerca de ~$150 de valor neste momento e é a principal moeda para os mercados livres e faz muitas coisas melhor do que o Bitcoin. Pela sua lógica, nada tem valor em comparação com o Bitcoin, o que obviamente não é verdade. Muitas coisas no mundo têm valor que não são Bitcoin. O valor é subjetivo. Se estivesses a morrer num deserto de sede, darias todo o teu Bitcoin por um simples copo de água.
Você está numa bolha. 99,9% das pessoas no planeta não aceitam Bitcoin como pagamento. O mercado e a sociedade se pronunciaram. Acho que o Bitcoin não tem valor pela tua lógica.
Você audita o Monero exatamente como faz com o Bitcoin. Você administra um nó. Nenhum Bitcoiner tira proveito da transparência matemática simples do Bitcoin. Eles administram um nó e não prestam atenção, assim como o Monero. Você se assegurou de que todas as transações em mais de 800.000 blocos são iguais? E faz isso a cada dez minutos? Não, você confia em um nó para fazer esse trabalho para você. Isso significa que você está confiando na implementação do software do nó para estar correto e não ter bugs. O mesmo risco que o Monero. Apanhar um bug de inflação depois de acontecer não o ajuda.
Shells e sticks não podem ser enviados instantaneamente para qualquer pessoa no planeta. Eles também podem ser confiscados. Não são fungíveis. Decaem com o tempo. Também não são convenientemente divisíveis. Comparação ridícula.
Sacrifica-se muitos aspectos fundamentais da Bitcoin ao subir para níveis mais elevados, como já expliquei. Portanto, eles não são realmente substitutos para o Monero. A não ser que gostes de pedir autorização, de dar o teu dinheiro a depositários, de passar por intermediários, ou que gostes apenas da ilusão da liquidação final.
É esse o problema. A privacidade é sempre tratada como uma questão secundária. Privacidade significa acções ocultas. Diferente de anonimato: identidade oculta. A privacidade está perpetuamente a apenas alguns anos de estar no Bitcoin. Se você precisa de privacidade robusta por padrão *agora* que não comprometa os valores fundamentais do Bitcoin, existe o Monero.




