Imagina só um dia descobrir que todas as escrituras e a tradição tem origem humana? Que perigo né.
Discussion
Você queria que viesse do espaço...rsrsrs...foram escritos por homens, na língua dos homens para os homens lerem. Os homens escreveram, mas a inspiração é divina, logo a origem é divina. A própria moral tem inspiração divina porque se você tira Deus da equação não existe moral. O homem por aí só não é capaz de escrever um código moral. Tenta fazer um exercício mental de escrever um código moral universalmente aceito sem a existência de Deus, vê se dá certo.
Eu ia responder, mas quando li seu comentário já fez justa resposta.
A inspiração divina parece um bom argumento, mas isso é porque é tão abstrato e incerto que torna possível estar certo e errado ao mesmo tempo. A bíblia é um código moral? Ela toda? Só o decálogo? As crueldades e sadismos da bíblia não tiveram inspiração divina? Só é divino aquilo que você acha que é bom? Essa pira de escrever código moral universal é coisa de crente, eu por mim acho que é irracional conceber que seres dinâmicos podem ter ideais morais estáticos, mas aí envolve uma discussão da natureza humana bem mais complexa que escapa aos estreitos limites da maioria dos crentes que já sabem de tudo. Deus jamais poderá ser base de qualquer coisa pelo simples fato de que ele não existe. A moral cristã é tão etérea, indeterminada e vazia quanto a própria ideia q fazem de sua divindade.
Você sabe qual história que a bíblia conta da primeira a última página ( sim é uma única história ), qual é o problema, qual o personagem principal, como o problema foi resolvido, o que estamos esperando?
Se você só vê a superfície das coisas sua visão vai ser superficial mesma, etéreo, como você diz. Gostei do pessoas dinâmicas, parece gay.
Consegue responder de onde viemos, qual o sentido da vida, o que é morte, o que vem depois da morte usando o ateísmo?
Segundo a visão ateísta vale a pena estar vivo? Estar vivo é melhor que estar morto? O que lhe impede de se churrascar se nada tem sentido, nem origem, nem desígnio? Qual o destino da humanidade?
Você é guiado só pela biologia? Você só responde aos seus instintos? O que lhe impede de matar alguém? Ou violentar uma mulher no meio da rua? Ou roubar alguém? A biologia, os instintos, o medo? O ateísmo pode explicar o sentimento de culpa? Qual é a lei que rege o mundo? Porque tudo ainda não descambou pra lei do cão, para a violência e para o extermínio mútuo?
Vale a pena ser honesto?
Como estaria o mundo hoje sem os valores cristãos?
Acredito que são questões importantes para se responder.
Conheço bem a bíblia, já a li várias vezes quando era crente, e cheguei a defender tua visão, mas a realidade uma hora se impôs contra todos os artifícios interpretativos.
Consigo responder a tudo isso, mas a origem de todas essas perguntas é a mesma, você acredita que toda a ética e moral possuem origem divina, ignorando os milênios de humanidade antes do surgimento da sua religião. Eu não preciso de religião nenhuma para ter uma conduta idônea, para me cercar de pessoas honradas e admiráveis e buscar eu mesmo ser melhor a cada dia. Tu realmente acha que é preciso uma historinha mágica pra que uma pessoa não se comporte como um porco? Não fosse a tua fé tu estaria praticando todos esses atos? Tu vê a esbórnia e a irracionalidade que descreves mais em países ateus ou em países cristãos? Digo mais, a grande maioria dos cristãos são moralmente um saco de bosta, alguns são seres deploráveis, bestiais. Dentro da sua bolha parecem o máximo, mas em sua essência possuem déficits de virtude que são o quede pior vemos no nosso tempo, o coitadismo, a covardia, a apatia e a estupidez, e são incapazes de enxergar essas deficiências.

Claro que a moral não vem da religião, vem de Deus. Se você era cristão então sabe que fomos criados a imagem e semelhança de Deus e que um pouco da centelha divina ainda existe em nós. É por isso que a humanidade existiu sem se aniquilar antes do cristianismo por milênios. E essa centelha divina, o Espírito de Deus, responde muitas das perguntas que fiz e é por isso que mesmo ateus, agnósticos e pagãos podem se cercar de virtudes mesmo sem conhecer o Deus cristão. Todas as pessoas possuem defeitos, inclusive os ditos cristãos. Ninguém procura um médico quanto está são, mas sim quando está doente. Ser cristão não lhe torna um poço de virtude automaticamente. Estar na igreja lhe torna tão cristão quanto estar dentro de uma garagem lhe transforma em um carro. Anão é sobre religião, é sobre Deus. Então você também sabe que esperamos a volta de Cristo e que depois disso o Espírito de Deus será retirado da Terra e serão tempos difíceis, como você leu em apocalipse. A religião é criação humana, mas Deus não. Sinto que voce ficou bem magoado, provavelmente pessoas muito próximas lhe fizeram muito mal, mas nem toda a maldade humana e nem todo o mau do mundo excluem Deus. Faça como o mestre disse, perdoe até 70 vezes 7. Você não precisa carregar todo este fardo sozinho. Lembra o que o mestre disse: Vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Você tava lendo Tolkien né? O que acha das virtudes dos livros dele? É uma bando de lixo? Escória? Realmente eu gosto do debate para entender o ponto de vista do outro, mas fique em paz, aqui não tem julgamento. Ninguém é melhor que ninguém apenas por deixar de acreditar ou acreditar em algo. No fim, estamos todos no mesmo barco, com, a nossa natureza caída é desprezível e pelo menos motivo é que é impossível ao homem salvar-se a si mesmo, mas para Deus nada é impossível. Espero que isto chegue bem. Saúde e Paz!
Digitar dentro do ônibus com ele balançando é um desafio, mas acho que deu pra entender.
Não tem criação mais humana que os deuses.
Essa de Jesus voltar devia ser a primeira coisa que comprava que, se ele de fato existiu, torna ele um baita de um pilantra. Pior que já se passaram 2mil anos e ainda tem gente esperando. O João do apocalipse, se é que existiu, lá na ilha todo ferrado esperando o mestre dele avisando pra galera que era breve e que tudo que Jesus tinha falado tava acontecendo. Morreu e o Jesus não voltou. A cada 100 anos os crentes inventam uma desculpa para as coisas que o coitado do João falou pra justificarem o fato de que o Jesus foi um baita de um pilantra.
Desculpe, mas chamar Jesus de pilantra é porque você não conhece a personalidade de Jesus. Jesus pregou sobre amor e perdão, mais do que isso, ele viveu o amor, o perdão, a fé, a humildade e a esperança.
Quem é pilantra perdoa seus inimigos, estende a outra face e ainda tem compaixão pelos que o acusam de fazer algo que ele mesmo não fez?
Pilantra foi Darwin, Marx, Bernard Shaw, Lenin, Stalin, Hitler, Mao, Pol Pot, Idi Amin dentre outros.
Se todos tivessem a personalidade de Jesus não precisaríamos de paraíso.
Se não ele quem escreveu ou inventou ele. Por que inventou esse deus meia boca calçado numa numa mitologia toda remendada e prometeu um final do mundo pra levar os crentes dele e sumiu. Muito sabiamente os pastores e a igreja católica souberem estender esse prazo do retorno dele, que está claro no livro de vocês que era no tempo de vida dos apóstolos, para arrecadar dinheiro de gente ignorante.
Eu tenho a ideia de que o livro de João é todo falso, absolutamente inventado, ele difere completamente dos demais e tem toda uma cosmologia e mística própria q diverge em muito dos demais. Dito isso, acho bem provável q Jesus tenha sido um essênio metido a iluminado q foi morto naquela época, e os fanáticos sobreviventes compuseram as lendas e feitos posteriormente reduzidas a escrito nos sinóticos. Daí talvez o próprio Jesus, acaso existente, tenha sido o menos pilantra da história toda.
Mateus 12:30 Quem não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não colhe, espalha.
31 Portanto, Eu vos assevero: Todos os pecados e blasfêmias serão perdoados às pessoas; a blasfêmia contra o Espírito Santo não será, porém, perdoada!
32 Qualquer pessoa que disser uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; porém, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem nesta época, nem no tempo futuro.
33 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou a árvore má e o seu fruto mau; pois uma árvore é conhecida pelo seu fruto.
Como falar contra algo que não existe?
Provérbios 9:8
Mateus 7:6
Máximas Délficas 8 e 141.
Ἕπου θεῷ
Número 1: Hépou theôi
Você sabe que isso se refere a Apólo né?
Bom saber que você crê em Apólo.
Pois para mim ele não é Deus.
E o texto acima diz: "Siga a Deus", ou "Honre a Deus".
Acho muito conveniente e até um plágio, dos 2 mandamentos apresentados por Jesus.
Ou dos muitos testamentos apresentados no velho testamento.
Eita cristão raiz, lê o que quer.
Eu não acredito em nada, você juntou uns trechos de um livro eu juntei trechos antigos de outra cultura. “Siga a Deus e Honre a Deus” num templo grego do século IV AEC, você acha que se refere a quem? Leu as outras 146 Máximas. Vocês são conhecidos por inventar coisa com base em trecho tirado de contexto, os judeus sabem bem. Tentar fazer o mesmo com a cultura grega pra mim é novidade.
Você me traz um conjunto de regras, onde a primeira é siga a Deus.
Num debate onde diz que não precisa de Deus e que Jesus não existe.
Acho que você está sendo o incoerente.
Não preciso ler todas as 146, se a número 1, a primeira regra, a base, a primordial é siga a Deus.
Se teu argumento for que veio primeiro, certamente ele é errado.
Vou encerrar por aqui, certamente não desejo lhe convencer de nada, e não há o que discutir se não entende o que digo.
Caraca. É um templo grego do século IV, não tá falando do seu deus hebreu não. Deixa eu te explicar uma novidade, o teu deus tem só 2mil anos e se ele existiu ele viveu no máximo 32 e pegou carona no deus judeu. Todas as outras culturas tinham deuses, o seu é só mais um, que doente.
É claro que vai encerrar, não sabe nem ler.
Esse tipo de ameaça é argumento pra alguma coisa? Se a ameaça for bem feita ela te converte? Seria isso uma reafirmação da covardia que marca a essência do "fiel" das religiões abraâmicas?
Ameaça alguma foi feita.
Se não acredita, ou se não existe não há o que se preocupar.
Por que lhe importa ser perdoado ou não por Deus? Porque se preocupa com um Deus que despreza?
Agora falar mal de Jesus Cristo, você não está muito longe dos que o crucificaram.
Tampouco daqueles que ensinavam falsos evangelhos apresentando doutrinas de "anjos".
É um direito que lhe assiste, "aquele que está em pecado peque mais ainda".
Por isso cito Romanos 1:24-32
"24 Por esse motivo, Deus entregou tais pessoas à impureza sexual, segundo as vontades pecaminosas do seu coração, para degradação de seus próprios corpos entre si. 25 Porquanto trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram objetos e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém!
26 E, por essa razão, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
27 De igual modo, os homens também abandonaram as relações sexuais naturais com suas mulheres e se inflamaram de desejo sensual uns pelos outros. Deram, então, início a sucessão de atos indecentes, homens com homens, e, por isso, receberam em si mesmos o castigo que a sua perversão requereu.
28 Além do mais, considerando que desprezaram o conhecimento de Deus, Ele mesmo os entregou aos ardis de suas próprias mentes depravadas, que os conduz a praticar tudo o que é reprovável.
29 Então, tornaram-se cheios de toda espécie de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão empanturrados de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros,
30 caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; vivem criando maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;
31 são insensatos, desleais, sem amor e respeito à família, sem qualquer misericórdia para com o próximo.
32 E, apesar de conhecerem a justa Lei de Deus, que declara dignos de morte todas as pessoas que praticam tais atos, não somente os continuam fazendo, mas ainda aprovam e defendem aqueles que também assim procedem."
Não, não é. Se tem uma coisa que a bíblia não é é um livro único com começo meio e fim, ainda mais quando se acrescenta o novo testamento, aí vira um Frankenstein.
Vocês inventaram isso de moral cristã e abraçaram com força pra se sentirem moralmente superiores, quando na verdade a moral vem de várias culturas e principalmente dos gregos, centenas de anos antes e foi muito bem expandida e replicada pela lei romana. A tal moral cristã nada mais é que um sentimento natural humano de bem estar em sociedade. Milhares de culturas tem essas mesmas regras morais, o mundo não tem 6 mil anos, calma lá. Temos que agradecer ao Renascimento que redescobriu a beleza da cultura greco romana muito sabiamente usando do dinheiro que a igreja extorquiu dos fiéis analfabetos e ignorantes.
Mano você tem uma visão muito distorcida da Bíblia cristã. Em Gênesis o primeiro homem pecou contra Deus e introduziu o pecado no mundo e em sua linhagem. Os demais livros do pentateuco e os profetas falam da primeira vinda de Jesus. O novo testamento narra a primeira vinda de Jesus. No dia da crucificação de Cristo todas as profecias sobre ele no antigo testamento se cumpriram plenamente. Jesus tirou o pecado do mundo. Se o pecado foi introduzido no mundo por um homem, um outro homem veio e tirou o pecado do mundo. Jesus também é chamado de segundo Adão. Foi santo e justo, cumpriu todo o mandamento de Deus e levou sobre si todo o pecado do mundo ao se oferecer como sacrifício perfeito, um cordeiro santo e imaculado. Por isso ele também é chamado de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus vai voltar, todos nós morremos na esperança de encontrá-lo. Dimas o bandido não encontrou Jesus antes e depois da sua morte? Porque o tempo de Deus tem que ser igual ao tempo dos homens? E se quando você morre você é transladado para o fim dos tempos e encontra Jesus? O que falaria para ele? A bíblia sim é uma única história: É a história do plano de Deus para salvar a humanidade. É muito claro isso. E quem falou de ser moralmente superior? Se a gente espera nossa recompensa no céu, em outro mundo. O próprio Jesus disse que aqueles que buscam a recompensa dos homens terão apenas isso, mas não terão a recompensa do céu. O nosso tesouro está no céu, qualquer um que se diz cristão e se acha moralmente superior aos outros não é um verdadeiro cristão, porque o cristão é o seguidor de Cristo e Cristo sendo Deus se esvaziou de sobe se humilhou, honrou o pai e por isso foi glorificado, por isso seu nome é só re todo nome na Terra, abaixo da Terra e nos céus. Um cristão soberbo não é um cristão de verdade, mas sim um religioso, exatamente como eram os fariseus na época de Cristo. A sua argumentação carece de entendimento histórico e teológico da Bíblia. É mais uma opinião sem embasamento que um argumento.
Você tem uma visão bem maquiada da Bíblia, não é uma descrição da criação do mundo, é a descrição da criação do mundo do povo que o escreveu. Foi um livro escrito pelos muito provavelmente pela elite daquele povo, por isso o homem é imagem e semelhança do Deus deles, o paraíso fica exatamente onde aquele povo vivia. A construção de mundo é tão limitada que dá pra ver que era um povo sem instrução, a final um Deus criador não deixaria seu livro ter tantos erros factuais como luz e plantas antes do sol, um domo que segura as águas celestiais (sim, eles acreditavam que o céu era um domo e acima dele tinha água), que cobra falava sem falar nos erros do dilúvio que é um clássico a parte, inspirado no conto de Gilgamesh. Daí o povo que escreveu esse livro foi inventando histórias pra se enaltecer, toda cultura fez isso. Eles mentiam com força, principalmente durante o êxodo que não tem um puto de registro. Conquistas militares e até as derrotas tinham um apelo ao deus deles.
Foram incorporando elementos de outras crenças como a alma, anjos e até inferno. Até por que não sei se já percebeu, mas em nenhum momento deus criou um inferno. O diabo é mais uma deturpação do cristianismo, pegam versículos isolados e acham o que precisam em traduções porcas.
Pulando para os os profetas se Jesus é o Messias ele tá todo errado. O Messias é da linhagem de Davi e José não é da linhagem de Davi, mesmo que fosse ele nao é pai de Jesus, segundo seu mito. O Messias devia trazer paz ao mundo, desde a invenção de Jesus foi só desgraça, de 500 anos pra cá que deu uma melhorada com o renascimento. Fora outros tantos pontos que os judeus apontam claramente no livro deles em relação a Jesus não ser o Messias. E aí que os cristãos entram numa armadilha, porque se o antigo testamento está errado e vocês se baseiam nele pra validar o seu Deus, vocês estão errados, se o livro deles está certo vocês estão errados. No fim é só uma cultura como qualquer outra que passou pela terra, logo é absorvida ou da lugar a uma outra. O islamismo tá vindo com força.
Segundo você mesmo o seu mito diz que Deus criou tudo, fez o homem, deu uma regra qualquer pra ele seguir, mas burro como ele era não seguiu e aí Deus condenou todo a humanidade a uma danação que ele mesmo criou, aí ele mesmo veio e salvou todo mundo, pero no mucho. Por que ele morreu pelos pecados só que ainda tem gente morrendo a todo e não é pouco, pois o pagamento do pecado é a morte como está escrito em Gênesis. No final é um amarrado de coisas sem sentidos de uma cultura que foi sodomizada por várias até o império romano levar ela para o mundo e se destruir nesse processo (não foi só o cristianismo que destruiu Roma, foram muitas outras coisas, mas ele contribuiu fortemente). É hoje estamos aqui com uma parte da população mundial esperando a volta de um cara que não existiu ou que morreu e virou pó como todo mundo.
Nunca pensei que falaria isso, mas Olavo tinha razão!
Seria o fim da moralidade