Um chinês zoando a "liberdade de expressão nos EUA. Mas eu tenho uma questionamento? O que liberdade de expressão significa para vocês, poder falar algo sem sofrer represálias ou simplesmente falar algo e só não ser preso por isso?

cc nostr:npub1y3rzjvyzrdzl2v8vqp37eg9x2gh954mc2muc9755fhcw7090qw4s9yyq9d

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Segundo. Ações voluntárias entre indivíduos é belo e moral. Violência estatal é que deve ser combatido

São 2 assuntos diferentes.

Liberdade de expressão é nao ser impedido de falar. Mas vc pode sofrer consequências.

Crime de opinião serve para punir palavras. Acho um absurdo, mas temos no Brasil, por exemplo, na calúnia, injúria e difamação.

Quando os pensamentos puderem ser lidos, o próximo passo é punir pensamentos.

Mas as consequências podem vir do próprio estado?

Vc fala na prática, no Brasil? Se for, sim. Inclusive vários crimes nao precisam nem de representação da vítima. Por exemplo, injúria racial, incitação ao crime e calúnia contra funcionario público em razão da função.

Perceba, que nesses casos nao precisa nem comprovar que houve dano, so as palavras ja são consideradas o crime.

Não. Falo do que você acha ideal, de como deveria ser.

Acho que palavras e pensamentos nunca podem ser crimes.

Qualquer um deve poder falar o que quiser, quando quiser, por mais estúpido e absurdo que seja.

Já danos causados por palavras, sim, esses podem ser punidos. Mas o dano precisa ser comprovado. Não pode ser presumido ou subentendido.

Concordo

Um conceito ocidental antigo que foi aprimorado na idade média e deturpado pelas filosofias da época do iluminismo.

Um chinês com cultura milenar de monarquias tirânicas e mais recentemente com o PCC não consegue sequer conceber suas vantagens, mas consegue ver algumas consequências ruins e fazer piadas sobre isso.

Tem razão. Até mesmo o brasileiro tem dificuldade de entender a importância concreta da liberdade, e quando o fazem é em boa parte das vezes buscar liberdade para si e agressão contra outros 😕

Do jeito que é nóos EUA...você so é responsabilizado se o seu discurso fornuma fofoca que causar prejuízo financeiro ou físico a outra pessoa ou empresa. Tipo no caso de você falar que alguém é esfluflador ( e nao for verdade ) e a população da vizinhança dessa pessoa pegar paus, tochas e garfo de carregar feno e matar essa pessoa. Outro caso é se você falar que a Coca Cola usa cocaína pra viciar crianças e as vendas da Coca despertarem. Nesses casos você vai ser responsabilizado.

No caso de simplesmente emitir sua opinião, mesmo que seja a mais vil e preconceituosa de todas, você não deve sofrer nenhum tipo de responsabilização seja ela Civil ou Criminal. O discurso de ódio está contido dentro do conceito de liberdade de expressão. É importante deixar os idiotas falarem para você saber o que não se deve fazer.

Quando você censura um discurso você aumenta a relevância dele pelo efeito straisser e as pessoas vão passar a busca-lo, primeiro por curiosidade e depois por representar ser algo contra o stabilishment, tornando uma ideia estúpida forte e "revolucionária".

Tnc desse corretor desse telefone novo...está impedindo minha liberdade de expressão. Fica aqui o registro.

O discurso também de "tem que matar" não deve ser livre. Weintraub recentemente lembrou bem que na sociedade tem uma pequena porcentagem de esquizofrênicos. A chance de instigar um maluco a cometer um crime é muito grande quando vc faz um "broadcast" desumanizando alguém.

O caso do Kirk provavelmente foi isso.

Daí vc responsabiliza a pessoa que fez esse discurso e dá exemplo pra sociedade. Bota ela tambem numa perpétua ou pena de morte junto com quem cometeu o crime.

Mas esta estratégia custa vidas!

Não é melhor impedir um assassinato ao invés de apenas reagir a ele ?

Isso funciona como estratégia complementar para crimes envolvendo pessoas "comuns", mas esquizos geralmente não reagem a esta logica de "punição pelo exemplo", que aliás vai acontecer agora nesse caso dos EUA.

Não tem que ser ser um estado de vigilância chinês/corrano, mas nos EUA eles deixam o negócio tão solto que no começo dos anos 2000 eles eram cheios de células terroristas dentro do seu próprio território, justamente por deixar livre o discurso dos caras de turbante. "Aí não pode ser preconceituoso" e um monte de gente sendo literalmente explodida.

Então, no caso de doença mental o diagnóstico precoce é fundamental, agora vou te contar uma história bíblica:

Deus sabia que Caim tinha a intenção de matar Abel. Deus visitou Caim um dia antes e disse pra ele algo assim: Olha Caim, eu sei o que você tá pensando em fazer, é melhor que não faça!

No outro dia Caim foi lá e matou Abel.

Imagina, nem o Deus todo poderoso quis interferir no livre arbítrio de Caim, de quem Deus já conhecia o coração, quem somos nós pra dizer o que uma pessoa pode ou não dizer, pode ou não fazer. Liberdade é isso, você é livre para fazer o que quiser, mas é obrigado a arcar com as consequências.

No momento em que se dá brecha para censurar fulano, por causa disso ou daquilo, isso vai prevenir mortes ou isso e aquilo, você abre precedente para o estado dizer: "Poxa, não gostei da opinião dele, ele fala verdades inconvenientes sobre mim, vou censurar o discurso dele".

Começa assim, com uma boa causa e termina sempre muito mal. Você pode usar esse mesmo argumento da esquizofrenia para dizer quem pode ou não beber, ter armas, dirigir, se reproduzir...vainpor mim, não é bom, mas não quero de forma alguma lhe convencer, só estou trazendo meus argumentos.

Pegando no gancho em outro exemplo que você deu, terroristas muçulmanos, até onde sei lá no país de origem deles não tem liberdade de expressão e isso não coibir, de maneira alguma, que eles se organizassem em grupos e células terroristas e se espalharem pelo mundo. Ao contrário, é a censura que gera intolerância, uma opinião padrão, mais streaming. O debate de ideias antagônicas leva à tolerância e ao entendimento, porque se pode conhecer um ponto de vista diferente do seu.

Entendo seu ponto de vista, já tive uma fase na adolescencia/vida adulta em que lia muito Mises, um pouco de Popper e outros autores desse tipo.

Como católico, tenho uma compreenção bem diferente do que o liberal acredita ter sobre liberdade. A liberdade total sempre termina na escravidão do sujeito, e isso é um conhecimento antigo cujos detalhes deveriam ser resgatados e compreendidos.

Censurar parece legal no começo, mas vira um monstro no final. Por isso estamos aqui.

Alimente um monstro e seja devorado por ele.

Se for analisar melhor, é justamente o contrário: alimente a liberdade total e obtenha a tirania! Desde Aristóteles e Platão se sabia que democracias, pelos seus vícios inerentes e excessos de liberdades sem limites, se tornavam tiranias. Não sei por que os autores mais libertários, neste ponto, ignoram a causa ou colocam como causa a própria consequência. Algum dia vou estudar mais o judaismo para entender melhor, pois me parece que a chave está aí.

Então você não é a favor da liberdade de expressão irrestrita, correto?

Nenhuma liberdade incondicional e irrestrita.

Eu sei que é difícil conceber isso na atualidade "binária": ou vc é totalmente a favor de liberdade ou comunista. E tem um monte de tirano tentando moldar o mundo a seu modo que corroboraria a visão mais libertária. Mas foi justamente essa "total liberdade de pensamento" e de sua expressão que gerou o pensamento revolucionário, que vem causando tanta tirania e destrução, vide a revolução francesa e seus reflexos até hj.

Mas eles não estão querendo demitir do governo quem celebrar a morte do Charlie Kirk? Isso não seria uma punição civil?

Isso é lindo e moral. Se não está de acordo com os princípios da empresa e dos consumidores essas listas de exclusão são o mais belo tipo de justiça.

A pessoa pode procurar emprego numa empresa esquerdista e que tem consumidores esquerdistas e que comemoraram a morte dele.

I don’t judge whether others have freedom of speech or not. Humans are social animals—there’s no such thing as absolute freedom. If what you say is accepted by the majority in your community, then you’re "free." If it isn’t, then you’re not. People aren’t as tolerant as they like to think, most just want to hear what they already agree with.

When you grow up inside a certain group, most of your words naturally align with those around you, so you feel like you have freedom of speech. But when you step into a completely different group, you may have to hold yourself back, because you might say something they can’t accept—and then face consequences.

The reason I make fun of the U.S. is simply because they like to judge others. Of course, I don’t mean all Americans—mainly their government and media. I know it’s meant to stir up division. It’s childish, but sadly, it works.

Try to be as tolerant as you can, and show as much respect as possible for other people’s cultures.

There is no such thing as all Americans. In the USA something like 60% of the population reads below a 6th grade level. These people live among everyone else but in a totally separate world. That is why they can’t agree on what is what anymore.

Poder falar qualquer coisa sem ser preso.

A liberdade de expressão dos EUA permitiu a ploriferação e a força de um monte de seitas, do movimento feminista, dos pensadores da Escola de Frankfurt, do Movimento Hippie, da Bauhaus...

Tudo isso encontrou terreno fértil lá. Um grande laboratório cultural de ideias ruins que foram exportadas em escala mundial.

É o preço a ser pago pela liberdade de expressão?

Acho que sim. Da mesma forma, que permitiu coisas ruins, permitiu coisas boas.

E muitas vezes o que achamos ruim, pode não ser ruim de fato, pode ser ruim só na nossa visão.

Sim. Pq o preco de reprimir ideias é muito maior. Ainda mais qnd se lembra que para reprimir, vc tem que dar poder a um repressor.

Tem algumas camadas:

1. O básico é não haver censura, coação e agressão estatal quanto ao discurso. Principalmente quanto ao estado ditar o que deve ser declarado verdadeiro ou falso e controlar expressões artísticas e literárias.

2. Estabelecer um ambiente propício para discussões, debates e criação de conhecimento. Não no sentido de coibir a liberdade de associação nem de estar absolutamente livre de represálias para qualquer coisa, mas, sim de se tolerar divergência de ideias e de pensamento e haver espaço para todo tipo de crítica.

É o que o meio acadêmico e universitário idealmente deveria ser, por exemplo, mas, os marxistas odeiam isso.

De todo modo, cabe a todos nós criar e manter isso para se ter uma sociedade livre.

Eu percebi agora, por que printou em vez de pôr o id?

Para mostrar em português. Afinal não são todos que usam um cliente decente como o Jumble que permite traduzir notas.

Verdade, já me acostumei com Jumble.

Se acostumar com coisa boa é fácil, rs.