Avatar
Guia para a Liberdade
ccf5ced9736d9ce4b9988bfd60c6ee81c9124eaf10039417fb4c328e874589c6

Tá curioso ver um monte de gente discutindo lei áurea e deixando de discutir a propria escravidão.

Acham errado escravo ter escravo, mas ser escravo do estado está tudo bem!

Mas na época os escravos eram propriedade. Isso é um fato.

Mesmo pq se não fossem propriedade, nao seriam escravos...

Não quer dizer que era certo ter seres humanos como escravos (propriedade de alguém). São coisas diferentes

Ele disse que a lei áurea pode ter sido um erro (estratégico) para o império (já que a escravidão seria com o tempo abolida). Ele não emitiu uma opinião pessoal sobre a escravidão, mas sim sobre o jogo político, já que pra ele, esse foi um fator para a derrocada do regime monárquico.

Btc foi projetado pra ser dinheiro p2p... Usar corretora ou usar a LN custodia nao é necessario, é uma questão opcional. Assim como é opcional usar Fiat, colocar qualquer cripto na corretora, usar monero e ver os desenvolvedores realizarem 2 hardforks por ano etc etc. Cada uma com as suas escolhas.

"Centralização" da mineração só pode acontecer por causa dos pools de mineração e nao dos mineradores em si, situação fácil de resolver migrando pra pools como a Ocean. Alem do mais isso não afeta o bitcoin, porque quem garante a descentralização do btc são os nodes e não os mineradores.

Quem acha que isso é um problema sério, precisa entender melhor a rede.

Não vi polêmica nenhuma. Pra se tornar moeda global, vai ter que ser comprada e aceita por todos, e isso inclui os governos. Os maus e os bons, os ricos e os pobres vão comprar bitcoin, e isso não quer dizer que algum deles terá o controle.

🧵 Os EUA são uma potência, mesmo com o setor público quebrado – e o que isso significa para o Bitcoin? 👇

Existe uma ideia de que o dólar sendo impresso em massa levará ao colapso dos EUA como um todo. Mas não é bem assim. É importante separar o EUA público do EUA privado, porque os dois funcionam de formas bem diferentes. 🇺🇸

O setor privado dos EUA está voando! 🚀 Empresas como Apple, Microsoft e Amazon lideram a inovação global. É o país com mais potencial para investimentos, pois teve a capacidade de se reinventar, migrando de uma matriz baseada em energia, carros e bens de consumo para tecnologia, com maior potencial de geração de riqueza – algo que a Europa não conseguiu fazer.

🔑 O motor da economia está no privado, que não depende tanto do setor público quanto parece. O setor privado dos EUA está muito bem posicionado.

Já o setor público é problemático. 🏚️ O governo está enterrado em US$ 33 trilhões de dívidas. Para manter o sistema funcionando (salvar bancos, evitar colapsos de liquidez e financiar benefícios sociais), o governo precisa, em última instância, imprimir dinheiro. 💵 Esse endividamento cresce sem solução clara à vista.

O público quebra o privado?

Nos EUA, a princípio, não. ⚖️ O desenho do sistema permite que o setor público se complique sem arrastar o privado junto. O governo garante o básico para evitar crises maiores, mas não há o mesmo parasitismo direto que vemos em países como o Brasil.

🇧🇷 No Brasil, o setor público sempre resolve seus problemas sufocando o setor privado com impostos. Nos EUA, mesmo com os erros do setor público, o privado continua prosperando.

📌 Ou seja:

🇺🇸Nos EUA, o governo cria o problema, mas não repassa diretamente para o privado, permitindo que ele cresça.

🇧🇷No Brasil, o governo cria o problema e manda a conta para o privado pagar, sufocando qualquer chance de crescimento.

Bitcoin é o maior beneficiário dessa dinâmica. 🟠

O Bitcoin se beneficia da liquidez e da impressão de dinheiro. Ele é como um buraco negro para a liquidez, sugando tudo que está abundante para dentro dele. 🌌

📉 Usando a lógica do sistema contra o próprio sistema, o Bitcoin funciona como um hedge contra a desvalorização do dólar. Quanto mais o governo imprime dinheiro para manter o sistema, mais o Bitcoin se valoriza como alternativa. 💎

O paradoxo americano é claro:

✅ O setor privado continua inovando e gerando riqueza.

❌ O setor público acumula dívidas e enfrenta problemas estruturais.

No meio disso, o Bitcoin surge como uma alternativa sólida e extremamente beneficiada por essa dinâmica.

Conclusão:

Investir no setor privado dos EUA ainda é uma boa opção – provavelmente a melhor entre as grandes economias. 🌍 O governo vai continuar sustentando o sistema a qualquer custo, garantindo liquidez para o mercado. Isso leva o setor público a se complicar, mas fortalece o Bitcoin como reserva de valor e proteção. 🔐

https://nostrcheck.me/media/d1da05d307e663c91c93fd9ffbbbbf987dc244bf609255ede571237599db7780/22f297493f21c3b551f7d663d3316c9fcf243580db42efe7e4c053a34e74ab8e.webp

O que pode quebrar no EUA é o padrão monetário FIAT, que interliga tanto os sistemas público quanto o privado.

É graças a ele que a dividia esta trilionaria e existem tantas empresas zumbis no mercado. Quando isso acontecer a quebradeira será gigantesca. O dólar só se salvará se abandonar o padrão Fiat e voltar a se lastrear (em btc quem sabe?)

O povo tá tendo que trabalhar cada vez mais pra receber cada vez menos, por culpa da moeda fiduciaria, mas discutem tudo menos isso. Culpam o empresário, mas não conseguem enxergar que o principal problema está no roubo monetário do governo.

Quem já percebeu isso e está se protegendo com bitcoin, está sentido a diferença brutal no resultado e na vida.

Enquanto uns com zero bitcoins na carteira comemoram a copa do brasil, que não vai trazer resultado nenhum na vida dessas pessoas, outros comemoram o sucesso do bitcoin.

Diferença brutal!