Avatar
Olavista Pardolista Integralista
e13cb9ddc680debc1f3935a1d9b518c2e8e5f3aa3744cfa909212933e8258358

No velho testamento a Bíblia é o livro que contém as histórias, os relatos dos profetas e as bases da aliança com o povo hebreu. No novo testamento a Bíblia contem as cartas dos primeiros cristãos, os relatos e o testemunho da vida de Cristo.

O cânone do novo testamento foi compilado pela Igreja Católica que selecionou textos dentre dezenas de textos apócrifos que circularam nas primeiras igrejas e comunidades cristãs.

Então para entender porque apenas alguns textos foram definidos como bíblicos no séc. IV, é preciso compreender a doutrina da Igreja.

Como introdução para a compreensão da doutrina, recomendo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que é uma versão resumida do Catecismo.

É um trecho do catecismo. O Catecismo é um livro que abrange os pontos principais da doutrina e da fé da Igreja Católica.

Não é que nascemos mal ou que somos mal por natureza. Nascemos com uma natureza decaída e desordenada. Temos uma tendência natural a praticar o mal. Temos a tendência de sermos nossos próprios reis e deuses. Esta foi a proposta da serpente no Eden e nossos pais caíram neste erro que condenou este mundo.

Mas existem pessoas virtuosas mesmo vivendo esta condição decaída. No velho testamento temos o relatos como o de Elias e Enoque e no tempo da Igreja temos os santos.

A sutileza do mal está bem aí. Não precisa nem que pessoa tenha convicção de estar errando. Basta cair no erro.

Os santos são nossos amigos. São homens semelhantes a nós, porém atingiram alto grau de amor ou tiveram vidas heróicas por Cristo.

Acredito que todos cristãos concordam que a oração tem poder. Se a tua fé e oração por outro irmão tem poder, por que não teria poder a intercessão de um santo, membro da igreja triunfante, que atingiu a abundancia de amor ainda neste mundo?

Pessoal diz que católico não lê a bíblia. Além de não ler a bíblia, não conhece sua própria doutrina, pois é carente de estudos. Como explicar para a beata humilde do interior os conceitos de igreja militante e igreja triunfante? Ou o significado da comunhão dos santos? Ou conceitos como dulia, hiperdulia e latria?

Fora o sincretismo com espiritismo, umbanda e outras crenças dissidentes...

Agora, quanto aos adoradores de moloch, basta ver as católicas pelo direito de decidir, que eu acredito nem serem católicas de verdade, sendo mais um grupo infiltrado para esmorecer a igreja. Elas advogam abertamente pelo sacrifício a Moloch.

E aos adoradores de mamon, não vou citar nomes para não me arriscar a cometer grave injustiça, mas acompanhe alguns membros midiáticos da Igreja que geram audiência mais com autoajuda e frases de efeito do que com a doutrina e a pregação do evangelho.

Caras como o Revelino e Rollo Tomassi já disseram: sexo é tudo o que elas têm, sexo é tudo o que elas são.

Não basta ser rica, ter família e ser bem sucedida... Necessitam do desejo e da validação masculina.

Acredito que elas não gostem de sexo tanto assim. Gostam mesmo é do sentimento de sentir-se desejada.

Ou melhor, se alguém fizer este tipo de afirmação contra ti, faça como o Olavo: chame de burro e mande-o estudar a doutrina da sua própria Igreja. O Catecismo da Igreja Católica expressa que os protestantes estão ordenados ordenados no povo de Deus e em uma comunhão imperfeita com a Igreja Católica.

QUEM PERTENCE À IGREJA CATÓLICA?

836. «Todos os homens são chamados [...] à unidade católica do povo de Deus; de vários modos a ela pertencem, ou para ela estão ordenados, tanto os fiéis católicos como os outros que também acreditam em Cristo e, finalmente, todos os homens sem excepção, que a graça de Deus chama à salvação» (326):

838. «Com aqueles que, tendo sido baptizados, têm o belo nome de cristãos, embora não professem integralmente a fé ou não guardem a unidade de comunhão com o sucessor de Pedro, a Igreja sabe-se unida por múltiplas razões» (328). «Aqueles que crêem em Cristo e receberam validamente o Baptismo encontram-se numa certa comunhão, embora imperfeita, com a Igreja Católica» (329). Quanto às Igrejas Ortodoxas, esta comunhão é tão profunda «que bem pouco lhes falta para atingir a plenitude, que permita uma celebração comum da Eucaristia do Senhor» (330).

Existem igrejas protestantes que dão ênfase exagerada à livre interpretação dos textos bíblicos e isso causa muitas divergências entre elas.

Muitas igrejas, por não aceitarem uma autoridade central, bem como por discordarem da doutrina e da tradição da Igreja, fazem um trabalho arqueológico de restaurar um cristianismo primitivo. Então, ao retirar a doutrina e a tradição, sobra apenas a bíblia como testemunho fidedigno da época dos primeiros cristãos.

Assim a igreja protestante tende a se moldar àquilo que pode ser extraído e confirmado dos relatos bíblicos e deixa de lado a tradição e a doutrina milenar.

Só que o ponto central do cristianismo não é a bíblia. A bíblia, em especial os evangelhos, conta o preparo do mundo e o testemunho do advento do Nosso Salvador a este mundo. O ponto central do Cristianismo é Cristo, que nos deixou uma Igreja.

A bíblia é fundamental porque a Igreja selecionou e preservou no seu cânone os textos hebreus e cristãos que trouxeram o entendimento acerca da preparação da humanidade e da vinda do Messias.

Existem dezenas de textos apócrifos que não estão presentes do cânone justamente porque a Igreja já possuía no século IV doutrina e tradição maduras para rejeitar textos contendo heresias e conteúdo incompatível com a revelação de Nosso Senhor e sua Igreja.

Eu não gosto porque acredito que imagens de estradas devem levar a algum lugar, nem que seja apenas um campo aberto. A mata fechada no caminho da estrada não ficou legal.

Já a outra dá a impressão de que logo vc vai ver um céu aberto e ensolarado.

Sim. A tendência do btc é aumentar seu valor de paridade com outras moedas.

E a tendência do real é perder valor perante outras moedas.

Para os católicos sim. Para os protestantes seria o reavivamento de um cristianismo primitivo à luz das escrituras.

Homem novo só vai atrás de mulher mais velha porque sabe que pode conseguir o que deseja de forma bem mais fácil.

Só o Emanuel Macron gosta de velha.

A tendência do homem é sempre se atrair por mulheres mais novas.

Existe um tipo de relacionamento que chamam de "ficante premium" em que parceiros trocam mensagens de paquera, viajam de vez em quando e saem para se divertir de forma preferencial. Se isto se estender de forma recorrente, pode causar problemas para o homem num futuro próximo.

Porque os homens já perceberam que evitar relacionamentos formais tem suas vantagens. Então o sistema vai atrás dos relacionamentos informais, assim como o governo vai atrás das movimentações financeiras dos trabalhadores informais.

Tá tudo dominado.

Parei de acompanhar as baboseiras deste cara no dia que ele queimou uns livros do Olavo numa lareira da casa dele.

Percebi que ele sequer entendeu a filosofia do professor que tem como linha mestre a defesa da personalidade individual contra a tirania da coletividade.

O próprio Dando o Boura incentivando uma coletividade de idiotas ignorantes a desmerecer trabalho do Olavo.

O tempo, como sempre, mostrou quem tinha razão e quem eram os idiotas.

Liberdade de expressão é um bem fundamental, mas parece que o monark trata como se fosse o valor supremo... Ele é muito idealista. Acho que vc pode dizer bastante coisa usando inteligência e sutileza sem bater de frente com as potestades.

De qq forma, é muito mais honrado e corajoso que o mito. Monark está em outra ordem de grandeza comparado com o Bonoro.