Avatar
reiartur
e97aaffa4001ba5db86e7c6bfc4f97c4278415f487df1eb3b52edb4a2ebd765d
Bitaites e calinadas de um disléxico e pseudo ilustrador. study #Bitcoin

O governo e o Banco Central da Nigéria, estão a estabilizar artificialmente a moeda, Naira, quando tempo vão conseguir suportar? as reservas de dólares não são ilimitadas, um dia vão acabar.

É uma bomba relógio... tic tac tic tac

https://news.bitcoin.com/pt/nigeria-injeta-543-5-milhoes-para-fortalecer-o-naira/

Não esquecer que o eNaira, a CBDC da Nigéria, entrou em vigor a 25 de outubro de 2021, a "evolução" tem sido notória.

de 410 para 1670 naira por dólar.

Replying to Avatar idsera

Hein nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpqa9a2l7jqqxa9mwrw034lcnuhcsncg905sl03ava49md55t4awewsculaf9, gostei dos seus argumentos e espero ter contribuído com alguma coisa também nessa discussão. Acho que você poderia até criar um artigo mais bem elaborado juntando as exposições que você colocou aqui na discussão no seu blog. Assim ficaria mais fácil simplesmente mandar o link do artigo quando fosse necessário contra argumentar quando alguém postar sobre Monero.

O que eu disse aqui, é uma opinião que eu tenho algum tempo. Não sei, se já tinha escrito em algum post, mas certamente, partes destas ideias devem estar dispersas por vários posts.

Tenho tanta coisa para fazer, o tempo disponível não dá para tudo, necessitava de dias com 48 horas.

Em relação às stabecoins, sim é verdade que dominam esse mercado.

Mas o bitcoin não optou por não inovar, houve muita inovação, o seu propósito é outro, é ser uma moeda.

Não foi a tecnologia que atrasou a adoção do bitcoin nesse países, foi a volatilidade. As pessoas não optaram por eth, mas sim por usdt, elas não querem saber da tecnologia, as pessoas só querem é dólares, não querem volatilidade.

Não é a "inovação" que reduzir a volatilidade do bitcoin, mas sim a adoção em massa. É o primeiro estágio de uma moeda, a reserva de valor, depois é que vêm o meio de troca. A redução da volatilidade já é visível, mas ainda será necessário mais alguns anos.

Por isso eu digo, é essencial crescer sem entrar em conflito com os governos ( europeu e EUA), porque são este que controlam o sistema financeiro mundial.

O que não acontece com as stablecoins, que entram em conflito com a maioria dos governos. O FED já controla indiretamente as stablecoins, congela dos fundo que quer. Não faltará muito tempo, nos países onde já existem controlo de capitais, onde o dolar (papel) é proibido, a tether vai receber um ordem para congelar os fundos de todos os cidadãos desses países. O congelamento de fundos será em massa, ai as pessoas vão dar valor à descentralização. bitcoin é a unica alternativa.

Clara que as decisões não são baseadas no que o governo gosta ou não, mas foram criadas sem entrar em conflito direto. Não foi necessário violar as regras, usar as regras existente a nosso favor. Se nós queremos que adopção rapida temos estar dentro da lei. é como os bons advogados trabalham, vê buracos nas leis e contornam as leis sem nunca as violar.

Em relação ao supply, um governo quando cria uma lei necessita do apoio moral da maioria população, eles nunca aprovam algo extremamente impopular, se o fizerem sabe, que vão perder as próximas eleições. Mesmo os impostos que são impopular, mas a maioria da população acredita que é bom, para construir estradas, hospitais e ajudar os mais podres. os governos necessitam de criar um narrativa para as leis.

A mudança do supply é extremamente impopular, será um ataque ao bitcoin, os governos tem mais a perder que a ganhar. Além de impopular, os governos sabem que a alteração nunca aconteceria.

Replying to Avatar idsera

Eu tenho percebido que muitos defensores de Monero acreditam que existe uma certa captura do Bitcoin por governos, organizações, empresas e e etc, e que isso seria ruim pois iria de encontro com os ideais "antisistema". Inclusive os Moneiristas acreditam que proíbições da negociação de Monero em exchanges e etc, seria uma prova de que Monero seria superior, pois o Estado estaria proibindo seu uso. Eu discordo desses argumentos pelos seguintes motivos:

1- Eu acredito que uma proibição inicial em uma moeda que não existe lastro, como no caso das criptomoedas, sem que exista um mercado formado e uma demanda grande por essa moeda, limitaria essa moeda para casos específicos no mercado informal e serviria somente como um meio de troca nichado e não como reserva de valor. Proibição de qualquer criptomoeda não é algo bom, pois limitaria seu uso e seu valor.

2- Eu vejo errada a estratégia de moedas como Monero, em serem totalmente antisistema desde sua concepção, pois acaba que não permitiria seu crescimento antes de uma eventual proibição.

3- No caso do Bitcoin, como a estratégia está sendo crescer inclusive junto aos detentores de poder em uma sociedade, sejam empresas, pessoas ricas, governos e etc, acaba que fica sendo mais difícil uma eventual proibição na forma como o bitcoin se encontra hoje. Isso faz com que mais pessoas ganhem confiança no bitcoin, comprando-os e mantendo-os como reserva de valor.

Isso não significa que o lado da privacidade seja deixado de lado, pois muitos desenvolvimentos estão sendo feitos para aprimorar essa questão, enquanto o bitcoin segue seu crescimento. E mesmo que não se consiga aprimorar essa questão sem softforks, um grupo poderia, e eu acho que tem grande chance de acontecer, provocar um hardfork no futuro, criando duas moedas Bitcoin, assim como ocorreu com o Bitcoin Cash, aí teríamos um Bitcoin digamos amigável ao governo, apoiado pelo sistema, e outro Bitcoin apoiado pelos CypherPunks, anônimo. A beleza disso é que pessoas que tiverem Bitcoin não perderiam dinheiro, pois receberiam ambas as moedas e participariam de ambos "sistemas.

O problema dos Moneiristas, ao meu ver, é que eles ignoram a realidade e acham que seria possível, no mundo atual, simplesmente aceitarem Monero para trocas, não entendem que esse mercado ficaria super nichado, pois o mundo é globalizado, formal e industrializado, e por ser assim, o controle pelo governo é muito facilitado. Tudo tem seu tempo, não dá para ter tudo de uma vez, por isso eu acho que o caminho do Bitcoin está sendo o melhor caminho e o que tem mais chances de melhorar a sociedade.

cc nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpqx3j34yuj6d9ln5ryuw0ncy97aa6ttc5wwyxqwvjrz7mg039t6l5qe9y3dq nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpq8z4uprsemsf4tcxdnfc8q2esk36g5rleqp6mw9ealtn2kmv8pxjs6qnuze nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpq4a6q6xvt4wuv0wpdpfr336e4fweldtu6np3ehpw55h83xuw2h2zsu5l9dg nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpql0j7srkgmdwy8839st2hn8f9utlgh9vtrm04jksh8tsu32h5vpms3xrawx nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpqsaessfmtu5xwnwh60e0rwnj0e067npv6yxgc7d96algqqart056sqctrwv

Concordo com tudo.

Eu acho que o Satoshi foi um génio, ao colocar apenas o pseudo anonimato, em vez do anonimato total, assim permitiu o bitcoin crescer durante anos e quanto maior for a adoção, mais difícil será proibir, porque terá um grande impacto na população.

O monero será sempre um micro nicho, a generalidade da população não irá utilizar. As pessoas tem dificuldade em compreender a verdadeiro valor da privacidade, acreditam daquela ideia, “quem não tem nada a esconder, não tem nada a temer”.

Nós necessitamos de uma grande adopção, para que esta seja um escudo humano contra os políticos.

Na europa, o monero foi é proibido, não existe consternação pública, não existem grande críticas a isso, porque o total anonimato é uma boa desculpa para os governos proibir.

Assim, como bitcoin não existe anonimato, os governos não tem essa desculpa, apenas conseguem atacar os Mixers. mas isto não é um ataque ao bitcoin, é apenas um ataque a uma pequena parte de utilizares. É como as facas, não vamos proibir a utilização das facas, mas vamos condenar quem faz uma má utilização de uma faca. Não proibir a tecnologia, mas perseguir quem faz mau uso da tecnologia. Eu não considero a utilização dos mixer um crime, mas é a visão dos governos.

Apesar de tudo, quem utiliza os mixers, fica meio proteguido entre nós, os bitcoins não são confiscados devido à descentralização, podem continuar a transacionar, apenas não podem enviar para exchanges.

O outro ponto onde os governos podem atacar o bitcoin é a auto-custódia, mas aqui existe um enorme medo dos governos ocidentais, ao fazê-lo, vai dar uma percepção à população que é um ataque às liberdades individuais, os governos não querem dar imagem de ser autoritários. Pode gerar o efeito Barbra Streisand, como o fruto proibido é o mais apetecido, poderia gerar uma adoção em massa.

Como não existe um motivo concreto para proibir, os governos mudaram de estratégia, primeiro começaram a difamar, agora estão a optar por tentar limitar o seu impacto e a sua utilização. Estão a tentar direcionado as pessoas, permitindo a utilização apenas como um ativo, uma reserva de valor, como o ouro, mas ao mesmo tempo estão a dificultando a sua utilização como moeda, eles apenas não querem concorrência à sua moeda.

Num primeiro momento, a Europa e os EUA, até poderão limitar a utilização do bitcoin como moeda, mas vai permitir que a adopção do bitcoin seja enorme, vai valorizar e reduzir a volatilidade, o bitcoin vai tornar-se numa grande reserva de valor.

Com a redução da volatilidade vai permitir um enorme crescimento da adoção do bitcoin como moeda no resto do mundo, sobretudo na América latina, América central, África e Ásia.

Depois mais tarde, os fluxos migratórios vão fazer crescer exponencialmente o utilização como moeda na Europa e EUA, será uma doação global.

O bitcoin tem que viver no limbo, entre a legalidade e a ilegalidade. Não pode estar na ilegalidade, mas também não podem compactuar com as imoralidade dos governos.

Mais tarde ou mais cedo, possivelmente numa situação extrema, os governos Europeus e EUA vão proibir o bitcoin, mas ai poderá ser tarde demais, o bitcoin já está de tal maneira disseminado, como parte significativa da população já o tem e quero mantê-lo, será uma escudo humano enorme.

Apesar de tudo o bitcoin ainda é pequeno, existe uma força desproporcional dos governos. Nós nunca venceríamos com um chocar de frente com os governos, rapidamente perdiamos a guerra. Nós não conseguimos explodir o sistema, mas podemos implodi-lo, ou seja, entrar dentro do sistema como um vírus. depois, sim mudar o sistema.

Isto é a beleza do #nostr, existem clientes para todos os gostos, cada um escolhe o melhor de adequa ao seu perfil. E se não gostares de nenhum, até podes construir um.

Replying to Avatar CAPiVARA

Um dia eu estava de ouvinte em um spaces da bolha e entrou uma moça querendo saber de #bitcoin, novata, e a conversa escalou muito rápido para P2P, rodar o próprio node e tails no pendrive.

Galera, ensinem o básico. Peguem na mão do iniciante e não confunda mais ainda a pessoa rs

Basico:

- Compre alguns sats na nostr:nprofile1qqs0r5axgmk4qnu8md93tavnuy377svhwaspwjrhus8tfg8463cp20cpz4mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfduhsfgy20v (não é pecado)

- Configure uma carleira lightning, passe alguns sats pra lá, outros prá cá.

- Configure uma carteira onchain, app de celular mesmo, entenda o conceito das 24 palavras, chave privada, chave pública, mais uma vez, transfira alguns sats. Apague a carteira, tente recuperar com o backup (24 palavras) de preferência em outro App.

- Stack ficou grande? Invista em uma hardwallet, pode ser a trezor, já dará muito mais segurança que os apps.

- Ficou fácil de usar a hardwallet? Estude sobre passphrase, para dar uma camada extra de segurança para o stack.

- Está seguro em usar a trezor com passphrase? Stack está num tamanho razoável? Pense em uma carteira airgap. Aqueles modelos que não se conectam ao computador. Recomendo a coldcard.

- Fez tudo isso acima e acha que pode ir além? Rode seu próprio fullnode de bitcoin.

- extra: quer mais privacidade? Comece negociar P2P.

Um passo atrás do outro. Pessoalmente, acredito que boa parte da jornada deve ser autodidata, o próprio indivíduo deve ser capaz de solucionar suas dúvidas mentalmente. E só o indivíduo vai ser capaz de avaliar se está pronto para dar o próximo passo na jornada.

Espero ter ajudado 😉

Começar a andar monociclo, tem tudo para dar errado.

Cada vez mais acredito que a CBDC vai ter uma enorme adesão em Portugal. Hoje tive mais um episódio, que me leva a acreditar que isso vai acontecer.

Na loja de telecomunicações, foi pagar com dinheiro, a funcionária disse que não tinha troco, o melhor seria pagar com cartão ou MBWAY.

Como eu recusei pagar com cartão, ainda me acusou de estar a ser indelicado porque tinha à disposição serviços pagamentos eletrónicos e apenas não utilizava por teimosia.

Que culpa tenho eu, de terem apenas 20 cêntimos na caixa.

Como a data limite do pagamento já tinha sido ultrapassada, não me restou outra hipótese, tive que ir a uma loja ao lado, trocar uma nota de 50€.

Cada vez mais dificultam a utilização do dinheiro, os políticos não necessitam de fazer nada, a própria população vai incentivar a utilização da CBDC.

Replying to Avatar idsera

Eu tenho percebido que é muito difícil existir uma recepção agradável no Nostr para pessoas que pensam completamente diferente da turma que habitou o Nostr inicialmente, maioria (Libertários/ Bitcoinheiros)

Se pessoas fora dessa bolha entrarem ,geralmente não encontrarão conteúdo que as satisfaçam, logo, se postarem algo em desacordo com o pensamento da maioria atual que está no Nostr, serão conflitadas de alguma forma. Isso acaba afastando esses usuários novos.

Além disso, funcionalidades que poderiam ajudar, como por exemplo o silenciar, atualmente não funcionam bem nos clientes, fazendo com que as pessoas mais sensíveis acabem vendo posts de pessoas que elas não gostariam.

Eu acho que a única solução para esses problemas é, iniciar essas pessoas no Nostr por meio de comunidades, assim elas estariam inicialmente expostas somente a conteúdos relacionados a essas comunidades específicas, tipo o que ocorre no Mastodon. Mas nada impediria que elas pudessem ver, se tiverem interesse, o feed global de tudo que é postado no Nostr, e assim encontrar novos usuários e conteúdos. A boa notícia é que algo assim existe no Nostr, desenvolvido pela nostr:nprofile1qqs8sxs4yuz47axp7uprpugrs3sfkdz5379tdg9xe2n5qfvz070a4egprdmhxue69uhkwmr9v9ek7mnpw3hhytnyv4mz7un9d3shjqg4waehxw309aex2mrp0yhx6mmnw3ezuur4vgzaq60d, e já temos inclusive três comunidades listadas, cada uma com seu domínio próprio. Tem inclusive comunidade de mulheres, que pode ser acessada aqui: https://henhouse.social/.

cc nostr:nprofile1qqsznr9rlv2xaxvh4qszuk6wsgndxplt66fp598d60dymrgq826k7mcpzemhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgqgjwaehxw309ac82unsd3jhqct89ejhxqg5waehxw309aex2mrp0yhxgctdw4eju6t0s9l358 nostr:nprofile1qqsvge7h5c528k2epdct6mcdspkd6szap7pl308pxfz2zg8kdmdn5fcpzemhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgqgjwaehxw309ac82unsd3jhqct89ejhxqgkwaehxw309aex2mrp0yhxummnw3ezucnpdejq0525ql nostr:nprofile1qqsywfvswmy9lyjqapfyyrtjz0y4a9gs9uw7j20mvren5tpj2uxf33qprdmhxue69uhkwmr9v9ek7mnpw3hhytnyv4mz7un9d3shjqg5waehxw309aex2mrp0yhxsmmydshxzu30qy08wue69uhkzerdd9hzu6tsd4hhxctfvdhjucm0d5argwp58qhsefcr7x nostr:nprofile1qqsqgc0uhmxycvm5gwvn944c7yfxnnxm0nyh8tt62zhrvtd3xkj8fhgprdmhxue69uhkwmr9v9ek7mnpw3hhytnyv4mz7un9d3shjqgcwaehxw309ahx7umywf5hvefwv9c8qtmjv4kxz7gpzemhxue69uhhyetvv9ujumt0wd68ytnsw43z7s3al0v

Isto é o problema do efeito de rede, é muito difícil "roubar" público de uma rede social consolidada. Os poucos que experimentam, chegam cá não conhecem ninguém, existe pouco conteúdo do seu interesse.

Hoje em dia, é muito monocórdico, se não tiveres interesse no bitcoin ou liberdade é extremamente chato.

Criar esses nichos poderá ser interessante no inicio, para crescer novos assunto de interesse.

concordo plenamente.

Vamos a umas teorias da conspiração.

Após vários dias de inflows elevados nos ETFs de Bitcoin, inesperadamente mudou esta terça-feira.

O S&P500 como o bitcoin, tiveram uma queda forte após abertura dos mercados os EUA, às 14 horas de Portugal (seta azul). No momento, não era previsível o correção tão forte, mas passado 4 horas (seta vermelha), começam a aparecer nos noticiários das tvs, a noticias dos lançamentos dos misseis por parte do Irão.

Aqui está uma explicação para a queda dos mercados no dia, como eu disse em cima, é uma teoria da conspiração, não estou a insular que houve insider trading...

Após saber as consequências do ataque, S&P500 subiu um pouco, enquanto o bitcoin continuo a cair até ao fecho do mercado do EUA.

Ou seja, mercados financeiros tradicionais, precificaram a queda muito mais rápido o restante do bitcoin, o S&P500 caiu sobretudo antes das noticias se tornar pública.

É incrível o volume que os ETFs de Bitcoin têm, é bem identificável no gráfico, no volume, quando o mercado dos EUA está aberto ou fechado.

E como espectável a Fidelity e a Ark com outflows, com clientes sobretudo de especuladores; A contrariar esteve a BlockRock que clientes com um perfil mais "holder".

Mais tarde ou mais cedo, os especuladores que fazem insider trading, vão perceber que, para ter vantagens de tempo em relação ao restantes, têm que ter bitcoin e não ETFs. Ter bitcoin e ter a possibilidade de negociar 24/7, é uma vantagem muito grande.

Como a percentagem de especuladores é muito superior aos dos holders, nos ETFs de Bitcoin, existirá muita volatilidade. Só mudará quando começarem a entrar fundos de pensões, com um pensamento a longo prazo. Quando a maioria for holders, ai haverá menos volatilidade.

Mais um mês, mais uma atualização.

Setembro fechou no verde.

Comparação mensal:

O Birr da Etiópia foi a moeda que mais desvalorizou contra o Bitcoin.

Os retornos de 2024:

Uma dúvida de quem não é brasileiro, posso estar a ver mal.

Se as pessoas estão a utilizar o dinheiro em bets é porque não necessitam do bolsa familia. em vez de proibirem as bets, porque não, reduzir o bolsa familia dessas pessoas.

O sistema FIAT beneficia os políticos e seus amigos, eles nunca vão querer mudar isso.

Além disso, maioria da população não consegue compreender o problema moeda FIAT, culpa os empresários pela inflação.

Basta o politico dizer a verdade à população, o fim da moeda fiat, representa o fim do bolsa familia, logo, parte significativa da população vai querer manter a moeda fiat.

Se alguma vez acontecer uma mudança, só daqui a muitas decadas.

Imagina que são 100 LUSD será necessário 110$ em btc em colateral.

O preço do btc cai bastante, o colateral fica a valer 50$, ou seja,

100 LUSD = 50$

Quem vai querem 1LUSD que vale apenas 0.5, metade do valor.

Em teoria, se todos os detentores do token esperarem pela valorização do btc, não havia problema.

Mas na prática, o medo vai levar os detentores a venderem os tokens, provocando o colapso.

Eu sou muito desconfiado destes projetos, mas posso estar completamente errado.