Realmente ele tem uma voz meio estranha. Minha mãe não suporta. Eu não ligo tanto para a voz conquanto cante no compasso e tenha uma boa sonoridade, melodia no som.
Eu ouço um monte de cantores de voz horríveis: Bob Dylan, Leonard Cohen, Chico Buarque, Antônio Carlos Belchior, Vanessa Carlton, Dolly Parton, Noel Rosa, Cartola, Ian Curtis, Herbert Vianna, Alanis Morissette, Joey Ramone, entre outros..
Lobão é uma lenda, membro da banda Vimana com Lulu Santos e Ritchie, se tivesse vingado, poderia ser uma das melhores bandas nacionais.
Não que eu não goste de algumas versões, mas tenho tendência de ficar com a primeira versão que eu gostei de alguma música, tipo, antes de chegar no Lobão, eu passei pelo Cazuza, por isso me apeguei mais às versões de 'Vida, louca vida", "Azul e amarelo", "Baby lonest" cantadas pelo Cazuza. Também ouvi primeiro "Vida bandida" com a Cássia Eller e achei muito legal, por isso fico a versão dela. A única exceção é "Noite e dia", conheci a versão do Paulo Ricardo (RPM) primeiro, mas achei a versão original com Lobão mais top. Depois de conhecer versões de outras músicas dele com outros cantores depois de ouvir primeiro com ele, fico com as dele.
Apesar de ter uma voz estranha, há músicas super lindas e emocionantes como "Me chama", "Por tudo que for", "Essa noite não" e "Chorando no campo" que a última coisa que dá pra reparar é a estranheza da voz.
Poucos cantores eram declaradamente capitalistas, acho que o Renato Russo disse na Transamérica que era capitalista, que gravava para vender mesmo. A maior parte dos artistas eram da canhota ou talvez fingiam que eram para se socializar.