1 - Mas, pera aí, a Monero não é sobre isso? Sobre ser mais privado que o BTC? Oras, se tem algo que o torna tão vulneravel quanto o BTC então não tem nenhuma vantagem. E é isso que afirma esse estudo, que no longo prazo não teria muita diferença do BTC.
2 - Esse "apenas" já quebra toda a proposta da coisa. Mas não estou certo sobre até onde vai essa vulnerabilidade.
3 - Opa, pera lá, a coisa se propõe a ser privada "desde a base" e agora eu preciso conhecer certos processos para obter essa privacidade? Bom, não tem mais a alegada vantagem sobre o BTC, já que ele sobre os devidos cuidados também tem um aceitável nivel de privacidade.
Talvez no futuro todos esses problemas sejam resolvidos, verdade, mas hoje ainda tem muitas questões que colocam os fundamentos e razões da Monero em questão. Esse projeto só tem um único objetivo e razão de ser e hoje não o cumpre como promete.
Ele tem pontos de centralização bem complicados que não existem no BTC, como os que eu citei.
O que você disse basicamente se aplica a qualquer cripto, o q não muda sua centralização rsrsrs.
Agora sobre o hard fork você colocou um ponto muito importante, sim quase todo software é assim, isso pq quase todo software é centralizado, mas o BTC não é um software em si, ele é um protocolo. Tem diferença! O fato de você argumentar que "é preciso ter que atualizar" significa apenas uma coisa, centralização. Esse era um ponto que eu nem conhecia na Monero mas que joga ela para o grupo de criptos centralizadas, junto com todas que não são BTC. O fato de o código poder ser birfucado não significa descentralizaçao, se fosse assim todo o universo open source seria descentralizado. O código pode ser birfurcado assim como empresas concorrentes podem surgir em um seguimento do mercado, o que não significa que essas empresas não tenham centros de decisão.
Não, a mineração de Monero não tem mais potencial para ser descentralizada, muito pelo contrario, o fato de os blocos serem ilimitados no longo prazo torna impossível pequenos nodes existirem. Veja bem, hoje eu posso minerar BTC com um raspberry, não é lucrativo, mas é descentralizado, eu poderia fazer isso a qualquer momento. A monero no longo prazo exigira a necessidade de storages gigantes para um node completo.
Esse argumento de "Ah escolhemos CPUs a ASICs para incluir o povo" parece até algo escrito por Marx rsrsrs (brincadeira). A verdade é que não cabe ao grupo de devs decidirem quais máquinas podem ou não minerar, não deveria caber a ninguém, o lance deveria ser competitivo e facultativo. A vida real é assim.
A guerra dos blocos já passou, sabemos que esse papo de bloco grande só leva a centralização e é completamente desnecessário. O Monero hoje tem um bloco menor pq ninguém usa isso rsrsrs aliás a impressão que tive depois de entender melhor é que a única razão da Monero funcionar é essa.
Outra coisa que vi tbm, são os vários fatores de centralização da Monero, que dão sinais perigosos, como os hard forks forçados, centralização de devs, especialização de hardware para mineração, bloco infinito (sério?) e etc.
Uma falha de privacidade possível e conhecida na monero que permitiria (em teoria), caso a moeda comece a ser largamente utilizada, rastrear transações.
Eu vou tirar um tempo para estudar mais a Monero e seus principais pontos, mas para mim a questão da transparência nas transações me parece ser algo fundamental para se ter um processo confiável.
Também tem alguns pontos de privacidade que não são claras para mim como o "Doom Principle". Enfim... É isso.
Evolução natural

Eu pessoalmente prefiro usar soluções BTC only e sem necessidade de trocar meu dinheiro por tokens quaisquer q sejam.
Mas cada um sabe os riscos que vale a pena correr, quem quiser e tiver coragem, que use Monero hehehe.
Essa é a beleza da liberdade.
Enfim, acho que ficou bem claro os pontos que eu apresentei e acho tbm q no fundo você entendeu. Agora, o resto é especulação, o q eu acho ou o que você acha não vão mudar os fatos. Se Monero fosse uma boa solução já estariamos vendo isso, se eu estiver enganado então monero será o novo padrão, mas não é o que me parece estar acontecendo.
Popularidade tem tudo a ver com isso, já que a melhor moeda será a vencedora. E até o momento BTC é o que vem vencendo a corrida.
Se você acredita na monero, então troque tudo por monero e boa sorte. Eu prefiro uma moeda sólida e só o BTC é, até o momento.
Abraços.
Topico completo sobre privacidade reservado por Satoshi, com uma marcação especial pra você:
https://void.cat/d/SZuXvCaXfLX5thjwZ1DexL.webp
Se eu tivesse a morrer em um deserto e precisasse de Monero pra comprar água, talvez ele tivesse valor, verdade, mas não é o caso.
Eu estou em uma bolha, verdade, você também está. Todos nós estamos. É o mercado se pronunciou, você tem razão. Não importa o que eu ou vc pensemos sobre isso e o sinal que o mercado vem dando é, que o BTC tem valor e a cada ano q passa esse sinal fica mais e mais forte, enquanto todas as outras criptos (incluindo Monero) se arrastam com a popularidade do BTC.
Sobre a auditabilidade da Monero, isso nem é uma discussão pq o próprio pessoal da Monero admite que não dá para auditar a Monero como se audita o BTC, ta lá na página deles vc pode ver.
A questão é que, auditoria é algo humanamente verificavél. O fato de não dar para checar acaba com qualquer confiança no processo, simples assim
Sobre galhos e pedras, oq ue disse prova meu ponto, anônimato por si só não é tudo. Aliás, não serve de nada sem o todo.
E por fim, A Monero já sacrificou os valores fundamentais do BTC, ao acabar com o conceito de livro caixa público. Não se pode confiar em um sistema onde moedas podem magicamente surgir do nada, onde a escacez é questionável. Lamneto, Monero não tem valor algum a não ser como (talvez) uma camada de anonimato para o BTC.
Abraços
Acredito que devemos sempre caminhar em direção a mais liberdade, sempre que possível. Hoje o Milei parece ser o que temos a disposição.
Como eu disse, anonimato é importante, mas não a qualquer custo.
Eu li o whitepaper escrito por Satoshi Nakamoto. Você já leu? Se tivesse lido saberia que a proposta de Satoshi é um dinheiro/meio de pagamento descentralizado e distruibuido que não pudesse ser controlado e onde regras arbitrárias não pudessem ser aplicadas. O bitcoin é sobre isso e não sobre ideais filosóficos cypherpunk (o que não o impede de fazer parte dessas ideias). Satoshi explica do que se trata sua proposta logo no "Abstract".
Quem me disse que Monero não tem valor? O mercado, a sociedade os mineradores. A proposta da Monero está aí e foi rejeitada, simples assim. Meia dúzia de entusiastas e alguns traficantes usam a Monero, mas isso não é o suficiente para diser que é um meio te troca confiável. A principal razão de essa moeda não ser confiável é exatemnte sua baixa auditabilidade.
Se anonimato por si só fosse tudo necessário você poderia utilizar conchas, petras ou gravetos, muito mais anonimos que a Monero, mas péssimos meio de troca, assim como a Monero.
Mas uma coisa que você falou está correto, BTC só pode ter esse nível de privacidade em camadas superiores, o que é genial. Eles mantem a robustez e a segurança do sistema criado por Satoshi e garantem as features mais "legais" em camandas superiores.
Podemos ficar aqui discutindo nossas impressões sobre a Monero, mas a verdade é que as pessoas já escolheram qual a melhor estratégia. E a Monero foi rejeitada.
Talvez, somente talvez... A Monero tenha utilidade em uma possível futura drivechain do BTC, como uma camada de anonimato. Quem sabe.
O pseudo anonimato possui pontos positivos e negativos. Neste episódio do Bloco Podcast, eu e nostr:npub1mqn5acr09lls33wapadkdf27t9v87h22jf53c473wzpkgld6z7hs72mwzd conversamos sobre este tema delicado para alguns.
Anonimato é algo importante e deve ser almejado, no entanto não as custas da confiabilidade da moeda. Por isso a Monero não tem valor, eles privilegiaram o anonimato mas sacrificaram a auditabilidade da moeda e com isso sua confiança.
Btc ainda está evoluindo e tenho certeza que uma solução ótima irá aparecer.
Eu vou me mudar pra Argentina só pra votar nesse cara
https://video.nostr.build/fdffc518fc3e3da15eedc31884948a125a99beee97745c40028de2a1f0663910.mp4
Historicamente os russos e chineses sempre foram os maiores patrocinadores de políticas globalistas, pq isso torna os paises ricos menos eficientes enquanto eles mesmos ignoram todas essas políticas.




