Anonimato é algo importante e deve ser almejado, no entanto não as custas da confiabilidade da moeda. Por isso a Monero não tem valor, eles privilegiaram o anonimato mas sacrificaram a auditabilidade da moeda e com isso sua confiança.

Btc ainda está evoluindo e tenho certeza que uma solução ótima irá aparecer.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Se Drivechain for ativada, será mais fácil ter experimentos nessa área.

O anonimato e a privacidade foram fundamentais para a pré-história da bitcoin. Nunca leste o manifesto cripto-anarquista ou cypherpunk? Ou qual era o objetivo da sua tecnologia? O objetivo era dinheiro anónimo e não rastreável.

Não sei onde foste buscar a ideia de que o Monero não tem valor. É a moeda de escolha para os mercados mais adversários e livres do mundo. Mercados Darknet.

"A Peer-to-Peer Electronic Cash System" O título do livro branco. O valor fundamental do papel-moeda é a sua combinação de privacidade, fungibilidade e natureza peer-to-peer. A moeda física é utilizada para poupanças a longo prazo? Não, é utilizada como meio de troca, com custos de transação muito baixos, tal como o Monero.

O Bitcoin só pode atingir o nível de privacidade do Monero em L2s, o que sacrifica a auto-custódia, a ausência de permissão, a descentralização e/ou o peer-to-peer. Com o Monero, é possível manter tudo isso.

Como eu disse, anonimato é importante, mas não a qualquer custo.

Eu li o whitepaper escrito por Satoshi Nakamoto. Você já leu? Se tivesse lido saberia que a proposta de Satoshi é um dinheiro/meio de pagamento descentralizado e distruibuido que não pudesse ser controlado e onde regras arbitrárias não pudessem ser aplicadas. O bitcoin é sobre isso e não sobre ideais filosóficos cypherpunk (o que não o impede de fazer parte dessas ideias). Satoshi explica do que se trata sua proposta logo no "Abstract".

Quem me disse que Monero não tem valor? O mercado, a sociedade os mineradores. A proposta da Monero está aí e foi rejeitada, simples assim. Meia dúzia de entusiastas e alguns traficantes usam a Monero, mas isso não é o suficiente para diser que é um meio te troca confiável. A principal razão de essa moeda não ser confiável é exatemnte sua baixa auditabilidade.

Se anonimato por si só fosse tudo necessário você poderia utilizar conchas, petras ou gravetos, muito mais anonimos que a Monero, mas péssimos meio de troca, assim como a Monero.

Mas uma coisa que você falou está correto, BTC só pode ter esse nível de privacidade em camadas superiores, o que é genial. Eles mantem a robustez e a segurança do sistema criado por Satoshi e garantem as features mais "legais" em camandas superiores.

Podemos ficar aqui discutindo nossas impressões sobre a Monero, mas a verdade é que as pessoas já escolheram qual a melhor estratégia. E a Monero foi rejeitada.

Talvez, somente talvez... A Monero tenha utilidade em uma possível futura drivechain do BTC, como uma camada de anonimato. Quem sabe.

Se leu o livro branco, sabe que Satoshi dedica uma secção inteira à privacidade. Você minimiza a enorme história cypherpunk que levou ao Bitcoin.

O Monero tem cerca de ~$150 de valor neste momento e é a principal moeda para os mercados livres e faz muitas coisas melhor do que o Bitcoin. Pela sua lógica, nada tem valor em comparação com o Bitcoin, o que obviamente não é verdade. Muitas coisas no mundo têm valor que não são Bitcoin. O valor é subjetivo. Se estivesses a morrer num deserto de sede, darias todo o teu Bitcoin por um simples copo de água.

Você está numa bolha. 99,9% das pessoas no planeta não aceitam Bitcoin como pagamento. O mercado e a sociedade se pronunciaram. Acho que o Bitcoin não tem valor pela tua lógica.

Você audita o Monero exatamente como faz com o Bitcoin. Você administra um nó. Nenhum Bitcoiner tira proveito da transparência matemática simples do Bitcoin. Eles administram um nó e não prestam atenção, assim como o Monero. Você se assegurou de que todas as transações em mais de 800.000 blocos são iguais? E faz isso a cada dez minutos? Não, você confia em um nó para fazer esse trabalho para você. Isso significa que você está confiando na implementação do software do nó para estar correto e não ter bugs. O mesmo risco que o Monero. Apanhar um bug de inflação depois de acontecer não o ajuda.

Shells e sticks não podem ser enviados instantaneamente para qualquer pessoa no planeta. Eles também podem ser confiscados. Não são fungíveis. Decaem com o tempo. Também não são convenientemente divisíveis. Comparação ridícula.

Sacrifica-se muitos aspectos fundamentais da Bitcoin ao subir para níveis mais elevados, como já expliquei. Portanto, eles não são realmente substitutos para o Monero. A não ser que gostes de pedir autorização, de dar o teu dinheiro a depositários, de passar por intermediários, ou que gostes apenas da ilusão da liquidação final.

É esse o problema. A privacidade é sempre tratada como uma questão secundária. Privacidade significa acções ocultas. Diferente de anonimato: identidade oculta. A privacidade está perpetuamente a apenas alguns anos de estar no Bitcoin. Se você precisa de privacidade robusta por padrão *agora* que não comprometa os valores fundamentais do Bitcoin, existe o Monero.

Topico completo sobre privacidade reservado por Satoshi, com uma marcação especial pra você:

https://void.cat/d/SZuXvCaXfLX5thjwZ1DexL.webp

Se eu tivesse a morrer em um deserto e precisasse de Monero pra comprar água, talvez ele tivesse valor, verdade, mas não é o caso.

Eu estou em uma bolha, verdade, você também está. Todos nós estamos. É o mercado se pronunciou, você tem razão. Não importa o que eu ou vc pensemos sobre isso e o sinal que o mercado vem dando é, que o BTC tem valor e a cada ano q passa esse sinal fica mais e mais forte, enquanto todas as outras criptos (incluindo Monero) se arrastam com a popularidade do BTC.

Sobre a auditabilidade da Monero, isso nem é uma discussão pq o próprio pessoal da Monero admite que não dá para auditar a Monero como se audita o BTC, ta lá na página deles vc pode ver.

A questão é que, auditoria é algo humanamente verificavél. O fato de não dar para checar acaba com qualquer confiança no processo, simples assim

Sobre galhos e pedras, oq ue disse prova meu ponto, anônimato por si só não é tudo. Aliás, não serve de nada sem o todo.

E por fim, A Monero já sacrificou os valores fundamentais do BTC, ao acabar com o conceito de livro caixa público. Não se pode confiar em um sistema onde moedas podem magicamente surgir do nada, onde a escacez é questionável. Lamneto, Monero não tem valor algum a não ser como (talvez) uma camada de anonimato para o BTC.

Abraços

Sim, estou numa bolha, mas sei disso e não me iludo com o facto de a Bitcoin ou a Monero serem tão amplamente aceites e omnipresentes, ao contrário de si.

O mercado global ainda prefere muito mais a moeda fiduciária, por isso não sei como é que a popularidade ajuda o teu argumento.

Os mercados da Freenet (também conhecidos como o berço do Bitcoin) estão a escolher cada vez mais o Monero em vez do Bitcoin. O verdadeiro teste de adoção num ambiente livre e contraditório.

Não há diferença no mundo real entre auditar o Bitcoin e o Monero. É tudo uma questão de teoria. Para o fazer, é necessário ter nós e confiar no software de implementação adequado para ambos. Como eu disse, encontrar um bug de inflação depois que ele acontece é quase inútil uma vez que ele tenha sido explorado. Nenhum Bitcoiner tira partido da transparência do Bitcoin. Sabes o que é LARPing?

Sim, mas o Monero não tem *apenas* anonimato. Portanto, não vejo como seu argumento de paus e pedras se aplica.

Privacidade e auditabilidade absoluta são mutuamente exclusivas. O Monero faz uma única troca decisiva. E em termos práticos, da forma como os utilizadores do mundo real auditam os nós de confiança do Bitcoin, não há diferença.

Gostas do que o Satoshi diz? Bem, esta é a opinião de Satoshi sobre a questão da privacidade e está mais actualizada. Ele descreve todas as características de privacidade que estão no Monero:

Enfim, acho que ficou bem claro os pontos que eu apresentei e acho tbm q no fundo você entendeu. Agora, o resto é especulação, o q eu acho ou o que você acha não vão mudar os fatos. Se Monero fosse uma boa solução já estariamos vendo isso, se eu estiver enganado então monero será o novo padrão, mas não é o que me parece estar acontecendo.

Popularidade tem tudo a ver com isso, já que a melhor moeda será a vencedora. E até o momento BTC é o que vem vencendo a corrida.

Se você acredita na monero, então troque tudo por monero e boa sorte. Eu prefiro uma moeda sólida e só o BTC é, até o momento.

Abraços.

A Monero e a Bitcoin têm os seus próprios pontos fortes e fracos. São excelentes nos seus próprios domínios. Não sou um maximalista. Utilizo cada uma delas pelos seus pontos fortes. Da mesma forma que se usa uma ferramenta diferente para tarefas diferentes.

O Monero não está a tentar ser uma moeda global padrão como o Bitcoin. Ou uma reserva de valor. Essa é a diferença de pensamento.

É apenas uma ferramenta para transferir valor de forma privada e sem permissão ou intermediários. É para aqueles que precisam dela, não necessariamente para todos.

Eu vou tirar um tempo para estudar mais a Monero e seus principais pontos, mas para mim a questão da transparência nas transações me parece ser algo fundamental para se ter um processo confiável.

Também tem alguns pontos de privacidade que não são claras para mim como o "Doom Principle". Enfim... É isso.

O que é o "doom principle"?

Uma falha de privacidade possível e conhecida na monero que permitiria (em teoria), caso a moeda comece a ser largamente utilizada, rastrear transações.

https://www.youtube.com/watch?v=yq_cOVHr8Pg

Ah, sim, vi este vídeo.

Vários problemas...

1. Todas as potenciais questões de privacidade que aborda afectam muito mais o Bitcoin do que o Monero.

É como uma pessoa nua a gritar a outra pessoa completamente vestida para ter alguma decência porque a sua mão pode estar a aparecer.

2. Monero tem 3 camadas de tecnologia de privacidade para o remetente, valor e recetor. “Ring Signatures”, “Confidential Transactions”, e “Stealth Addresses”. Portanto, se uma camada for quebrada, as outras 2 não são afetadas. Ele está a falar de “Ring Signature” que apenas afectam a privacidade do remetente. A comunidade Monero está bem ciente de que esta é a mais fraca das 3, porque não está verdadeiramente escondida, é apenas ofuscação.

Transação Monero:

Talvez Alice tenha enviado $[?] para [?]

3. Tudo o que precisa de fazer para evitar esta situação muito improvável de que ele fala é usar uma carteira diferente para actividades diferentes ou enviar algumas transacções para si próprio. O que ele próprio admite no final do vídeo.

O orador também comete um erro ao dizer que o Monero ainda tem um tamanho de anel de 11, quando agora é 16. O Monero terá em breve um tamanho de anel de pelo menos 128 com a atualização do Seraphis. E dentro de alguns anos, o Monero terá "full membership proofs" e as assinaturas de anel serão completamente obsoletas.

1 - Mas, pera aí, a Monero não é sobre isso? Sobre ser mais privado que o BTC? Oras, se tem algo que o torna tão vulneravel quanto o BTC então não tem nenhuma vantagem. E é isso que afirma esse estudo, que no longo prazo não teria muita diferença do BTC.

2 - Esse "apenas" já quebra toda a proposta da coisa. Mas não estou certo sobre até onde vai essa vulnerabilidade.

3 - Opa, pera lá, a coisa se propõe a ser privada "desde a base" e agora eu preciso conhecer certos processos para obter essa privacidade? Bom, não tem mais a alegada vantagem sobre o BTC, já que ele sobre os devidos cuidados também tem um aceitável nivel de privacidade.

Talvez no futuro todos esses problemas sejam resolvidos, verdade, mas hoje ainda tem muitas questões que colocam os fundamentos e razões da Monero em questão. Esse projeto só tem um único objetivo e razão de ser e hoje não o cumpre como promete.

Está a ir longe demais. Talvez não tenha uma compreensão completa de como o Monero funciona.

Mesmo com este cenário muito improvável, o Monero continuaria a ser muito mais privado do que o Bitcoin. Portanto, ainda não seria "tão vulnerável quanto o Bitcoin", como você diz. O montante enviado e o destinatário continuariam a ser completamente ocultos. Não posso exagerar este facto. Não existe um gráfico de transacções como no Bitcoin, mesmo que se descubra o remetente. Também não há valores visíveis.

Também não se saberia necessariamente a identidade do remetente literal. Talvez seja a mesma entidade que enviou uma quantidade desconhecida de Monero para um destinatário desconhecido.

O Monero também tem proteção IP padrão com "Dandelion ++", pelo que não se saberia a origem IP da transação, mesmo sem Tor ou uma VPN.

Monero neste cenário é improvável:

Talvez Alice tenha enviado $[?] para [?]

O Bitcoin funciona perfeitamente como normal:

Alice definitivamente enviou $X para Bob

1) % Dos blocos órfãos são convenientemente cortados da imagem (coisa normal para ocasionalmente acontecer em qualquer blockchain).

2) Observe quantos blocos acontecem entre qualquer bloco órfão (blocos amarelos).

3) Finalmente, perceba que o hash desconhecido inclui mineradores solo e outras piscinas desconhecidas - não apenas Qubic. Eu posso te ensinar como criticar adequadamente Monero, irmão, mas isso não é slam dunk que você acha que é 😂

https://moneroconsensus.info/

https://miningpoolstats.stream/monero

Uma tendência óbvia e maciça para o aumento da utilização do Monero na rede livre. Não se esqueça que este gráfico já tem 2 anos.

Monero e Bitcoin não precisam de ser inimigos ou mutuamente exclusivos. Você pode usar ambos. Use o Bitcoin para suas economias e reserva de valor. Use Monero como um meio de troca. Dinheiro digital privado e fungível com taxas de transação muito baratas.

Não há necessidade de manter o Monero a longo prazo ou armazenar grandes quantidades se achar que a sua tendência de preço vai continuar. Use-o como dinheiro para gastar.

Eu pessoalmente prefiro usar soluções BTC only e sem necessidade de trocar meu dinheiro por tokens quaisquer q sejam.

Mas cada um sabe os riscos que vale a pena correr, quem quiser e tiver coragem, que use Monero hehehe.

Essa é a beleza da liberdade.

Tecnicamente, o Monero não é um token, estou apenas a dar um argumento amigável, mas concordo, somos todos livres de escolher o que preferimos. Isso é tudo o que realmente importa

🤝

Outra coisa que vi tbm, são os vários fatores de centralização da Monero, que dão sinais perigosos, como os hard forks forçados, centralização de devs, especialização de hardware para mineração, bloco infinito (sério?) e etc.

Não vejo como um projeto como o Monero pode ser considerado centralizado. Ele é FOSS assim como o Bitcoin.

A qualquer momento, se a comunidade não gostar da direção que está a tomar, pode ser bifurcado. Toda a utilização é voluntária. Ninguém está a ser forçado a comprar ou usar o Monero. A qualquer momento, se não gostares do caminho que está a ser seguido, podes vender o teu Monero ou trocá-lo por uma criptomoeda diferente e ninguém te pode impedir.

Quase todo o software que está a usar agora é hard forked. É preciso poder atualizar numa corrida ao armamento como a privacidade. Tudo o que importa é que o projeto seja FOSS, então o código é verificável e pode ser bifurcado.

A mineração Monero tem mais potencial para ser descentralizada porque usa RandomX para mineração de CPU, o que significa que qualquer pessoa tem acesso à mineração, não apenas fazendas de mineração corporativas ou pessoas que podem pagar ASICs de mil dólares. Toda a gente já tem várias CPUs por aí. Até se pode minerar no telemóvel. Além disso, a mineração de CPU é muito mais discreta e furtiva do que a de ASICs. Os ASICs são barulhentos, quentes e consomem muita energia. É muito mais óbvio que se está a minerar criptomoedas.

O Monero tem um tamanho de bloco dinâmico, o que significa que ele muda com a demanda. Isto garante que as transacções no Monero serão sempre extremamente baratas. Quanto maior for o número de utilizadores, mais rentável será para os mineiros e mais barata será a transação. Atualmente, é menos de um cêntimo. Tecnicamente, no momento, o Monero tem um tamanho de bloco menor do que até mesmo o Bitcoin. O tamanho do bloco do Monero é de 0,3 MB. Não pode crescer para além disso, a menos que haja uma pressão sustentada a longo prazo sobre esse limite.

https://monero-bitcoin-fees.vercel.app/

Ele tem pontos de centralização bem complicados que não existem no BTC, como os que eu citei.

O que você disse basicamente se aplica a qualquer cripto, o q não muda sua centralização rsrsrs.

Agora sobre o hard fork você colocou um ponto muito importante, sim quase todo software é assim, isso pq quase todo software é centralizado, mas o BTC não é um software em si, ele é um protocolo. Tem diferença! O fato de você argumentar que "é preciso ter que atualizar" significa apenas uma coisa, centralização. Esse era um ponto que eu nem conhecia na Monero mas que joga ela para o grupo de criptos centralizadas, junto com todas que não são BTC. O fato de o código poder ser birfucado não significa descentralizaçao, se fosse assim todo o universo open source seria descentralizado. O código pode ser birfurcado assim como empresas concorrentes podem surgir em um seguimento do mercado, o que não significa que essas empresas não tenham centros de decisão.

Não, a mineração de Monero não tem mais potencial para ser descentralizada, muito pelo contrario, o fato de os blocos serem ilimitados no longo prazo torna impossível pequenos nodes existirem. Veja bem, hoje eu posso minerar BTC com um raspberry, não é lucrativo, mas é descentralizado, eu poderia fazer isso a qualquer momento. A monero no longo prazo exigira a necessidade de storages gigantes para um node completo.

Esse argumento de "Ah escolhemos CPUs a ASICs para incluir o povo" parece até algo escrito por Marx rsrsrs (brincadeira). A verdade é que não cabe ao grupo de devs decidirem quais máquinas podem ou não minerar, não deveria caber a ninguém, o lance deveria ser competitivo e facultativo. A vida real é assim.

A guerra dos blocos já passou, sabemos que esse papo de bloco grande só leva a centralização e é completamente desnecessário. O Monero hoje tem um bloco menor pq ninguém usa isso rsrsrs aliás a impressão que tive depois de entender melhor é que a única razão da Monero funcionar é essa.

Se é tecnicamente centralizado neste aspeto, não me interessa. Tudo o que importa é que as pessoas podem entrar e sair quando quiserem, tal como num mercado livre. Qualquer pessoa pode também bifurcar o projeto se assim o desejar. Obviamente, os utilizadores do Monero valorizam estes programadores e mantenedores ou não estariam a utilizar o Monero.

Não houve um único hardfork contencioso no Monero porque os seus objectivos são claros. Pode o Bitcoin dizer o mesmo, mesmo com a sua política de não hard fork? O Bitcoin tem tido uma base de utilizadores dividida com guerras de tamanho de bloco e AINDA teve que se comprometer com o Segwit. E poder-se-ia argumentar que o Bitcoin Core toma as decisões actuais e não é verdadeiramente descentralizado na prática. https://luke.dashjr.org/programs/bitcoin/files/charts/software.html

O Bitcoin Cash é ainda mais descentralizado na diversidade de software de nós do que o Bitcoin.

A falta de capacidade de mudança do Bitcoin é tanto uma força quanto uma fraqueza. Quase 15 anos e ainda não há privacidade e muitas meias medidas.

Fazes muitas suposições se pensas que só porque o Monero tem um tamanho de bloco dinâmico, já não é descentralizado. Tudo isso depende da taxa de adoção, dos avanços tecnológicos do consumidor (lei de Moores) e das melhorias de escalabilidade do protocolo (o tamanho do Monero tx já foi reduzido em ~ 80%). O tamanho do blockchain do Monero é menor que o do Bitcoin e também tem aproximadamente o mesmo número de nós. Não há razão para que a centralização de nós seja uma inevitabilidade. Não é binário.

https://sethforprivacy.com/posts/dispelling-monero-fud/#monero-cant-scale

https://monero.fail/map

https://bitnodes.io/

Não, seria marxista se as pessoas fossem obrigadas a usar Monero e